Sumários e tepecês
Aula 1-2 (17 [5.ª, 4.ª, 9.ª] e 19/set [3.ª, 2.ª]) Indicações úteis
ao trabalho ao longo do ano. Leitura de frases sobre autores mais presentes no
programa do 11.º ano para ajuizar da sua veracidade. Preenchimento de
caderneta, incluindo acróstico com caracterização pessoal. Leitura (e audição) de
«Cinco horas» (p. 343), de Mário de Sá-Carneiro, modelo para criação de quadras
de autorretrato. TPC — Em Gaveta de Nuvens lê ‘Preceitos’. Relanceia
também tudo o que marquei a azul turquesa.
Aula 3-4 (19 [5.ª], 20 [9.ª, 4.ª], 21/set [3.ª, 2.ª]) Explicação
sobre dêixis. Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A
mãe de Whistler», em torno de deíticos, transcrição do oral versus escrito, antecedentes de
pronomes. Redação de discurso-apreciação acerca de pintura. Assistência a
trechos de Bean, Um autêntico desastre.
TPC — Em Gaveta
de Nuvens, lê ‘Deíticos’. Ficará reproduzida também a ficha do Caderno de Atividades (5, pp. 36-37)sobre «Dêixis: pessoal, temporal e espacial» (a versão que copio tem já as
soluções — podes, mais do que praticar muito, verificar se saberias resolvê-la,
vendo logo as respostas).
Aula
5-6
(24 [5.ª, 4.ª, 9.ª], 26/set [3.ª, 2.ª]) Resolução de exercício sobre deíticos. Audição de cantiga de amigo («Vaiamos, irmana,
vaiamos dormir»), para responder a ‘Oralidade’ (p. 12); audição de versão de
Natália Correia musicada; e de original musicado por Pedro Caldeira Cabral; e por
Paulina Ceremuzynska. Supertaça da leitura em voz alta, seguida de audição/visualização
de outras duas declamações e de poucas indicações sobre o poema, de Sophia
Andresen, na p. 13. Cópia do texto de Sophia mas em prosa e inserindo pontuação.
Assistência ao final de Bean, um
autêntico desastre. TPC — Lê
capítulo de gramática sobre ‘Pontuação’ reproduzido em Gaveta de Nuvens. (Poderias ainda relancear as páginas sobre pontuação
no manual, «H. Construção de resposta a questionário interpretativo», pp.
355-357, mas, neste caso, são fracas.)
Aula 7-8 (26 [5.ª], 27 [9.ª, 4.ª], 28 [3.ª, 2.ª]) Correção do discurso-apreciação feito na penúltima
aula e agora devolvido. Sinais usados na correção de redações. Exercício sobre
pontuação. Compreensão do discurso de Mia Couto, na p. 18, para criação de trechos
em falta. Audição/visualização do discurso. Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda. Assistência
a sketch de «Porta dos Fundos» sobre
novos nomes de deputados. Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos;
por Variações). Comentário-resposta em torno da letra da canção. TPC — Vai já escolhendo, e lendo, livro
do projeto de leitura (evita poesia). Lista de obras está aqui e no manual
(pp. 20; 74-75, 154-155, 230-231, 282-283, 308-309, 344-345).
Aula 9-10 (3 [3.ª,
2.ª], 4 [9.ª, 4.ª], 8/out [5.ª]) Correção
do comentário sobre «Maria Albertina». Compreensão de «Lusofonia» (p. 16), de
Nuno Júdice, para redação de respostas-comentário. Exercício sobre apelidos
patronímicos. Depois de assistência ao início de episódio de Bruno Aleixo (2.ª
temporada, episódio 1), preenchimento de resposta sobre tipos de apelidos. Compreensão de
«O primeiro amor» (p. 17), de Baltasar Lopes, para escrever continuação de
narrativa. Assistência a começo de O
discurso do rei. TPC — Revê as noções
de ‘anáfora’, ‘catáfora’, ‘elipse’, ‘correferência’ — dentro de «[Coesão]
Referencial», seja no terço final da p. 388, seja nestas páginas que reproduzo de uma gramática. (Se for caso disso, conclui/melhora, redação
começada em aula e trá-la na próxima aula.)
Aula 11-12 (8 [9.ª, 4.ª],
10 [3.ª, 2.ª], 12/out [5.ª]) Questionário de compreensão de «Ler é maçada» (p.
21), de Pedro Mexia. Resposta
a perguntas sobre campo lexical de ‘nome’ e campo semântico de «nome». Relance a
lista de vencedores do Prémio Camões (marcando tipo de apelidos). Completamento de síntese lacunar sobre
onomástico e O Discurso do Rei;
anúncio da recolha das folhas. Sobre Avaliação. Nomes medievais oferecidos aos padrinhos de hoje (referir
Soeiro Pereira Gomes). Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Redação de texto argumentativo-expositivo em
torno de frase de Jorge V e de cartoon de Boligan. TPC — Revê as
classes de palavras, particularmente, para já, o nome e o adjetivo (no manual,
poderás ler quase toda a p. 367; em Gaveta
de Nuvens, as primeiras quatro páginas reproduzidas em ‘Classes de palavras’, sobre ‘nome’, e, mais à frente, a parte sobre ‘adjetivo’). No
blogue, destacarei também uma zona que inclui as noções de ‘campo lexical’ e de‘campo semântico’.
Aula 13-14 (11 [9.ª,
4.ª], 12 [2.ª, 3.ª], 15/out [5.ª]) Correção de
redações entregues, com leitura de parte de trecho que é sequência do que lemos
de Chiquinho. Compreensão de trecho
de
O Murmúrio do Mundo (pp. 14-15)
através de resposta a itens. Localização de elementos paratextuais em livros da
coleção ‘Literatura de viagens’. Criação de paratexto de livro inventado. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. TPC — Completa e
melhora (e, depois, traz-mo) texto iniciado.
Aula 15-16 (15 [9.ª,
4.ª], 17 [3.ª, 2.ª], 19/out [5.ª]) Correção do questionário de compreensão feito na
penúltima aula. Relance a revista «Ler» para ler na diagonal crónica de Pedro
Mexia. Leitura de crónica de
Afonso Cruz, «Os camelos [...]» (pp. 23-24), para escrever síntese. Exercício
de correspondência com termos e definições de elementos do paratexto. Assistência
a trecho de O Discurso do Rei. Imprecações e
interjeições. TPC — Em Gaveta de Nuvens
lê as duas ou três páginas que ficarão sobre ‘Paratexto’; lê ainda o que está
em ‘Classes de palavras’ sobre Interjeições.
Aula 17-18 (18 [9.ª, 4.ª], 19 [2.ª, 3.ª], 22/out
[5.ª]) Entrega e comentários das redações feitas há duas aulas. Assistência a
discurso de Bruno de Carvalho com «berdamerda»; resposta de Rudolfo Reis. Explicação sobre campo semântico de
«berdamerda», Neologismos; Arcaísmos. Assistência a trecho de «Governo sombra».
Sobre cronologia de Vieira. Redação de síntese de três textos ensaísticos na p.
32. Cópia de boa resposta. Transposição para português actual da didascália
inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento de
legenda a um verbete de «pregar» e «pregar». Assistência a mais um trecho de O Discurso do Rei. TPC — Lê as páginas em Gaveta
de Nuvens, retiradas de inteligente enciclopédia de linguística, sobre
estes três tópicos: ‘O léxico do português’; ‘Neologismos [vs. Arcaísmos], empréstimos e estrangeirismos’; ‘Palavras[divergentes:] vernáculas e cultismos’.
Aula
19-20 (22
[9.ª, 4.ª], 24 [3.ª, 2.ª], 26/out [5.ª]) Explicação de pontos necessários à
compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I, incluindo clip com Santo António
a pregar aos peixes. Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena
1) sobre «Ser o sal da terra». Preenchimento de lacunas em síntese-análise,
para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 36-38). Redação de curta narrativa com criação de um
milagre de Santo António. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. TPC — Relanceia o glossário de termos sobre o sermão em Gaveta de Nuvens («alegoria», «conceito
predicável», «exórdio»). Entretanto, no manual podes ler também, no glossário
final, as entradas «Sermão» (p. [400]) e «Barroco» (p. 397). Também aconselho
muito que vás passando os olhos pelos excertos ensaísticos nas imediações das
páginas que estivermos a ler em aula (para já, pp. 28-35).
Aula
21-22 (24 [9.ª, 4.ª], 29 [5.ª], 31/out [3.ª, 2.ª]) Audição da
parte I do Sermão dita por Luís Lima Barreto. Paratexto de Nos passos de Santo António; ainda a
coleção ‘Literatura de viagens'. Dois
filmes sobre Santo António no momento do milagre do sermão aos peixes. Resposta a umas duas ou três perguntas ainda sobre
o exórdio. Assistência a anúncios publicitários a banco
(Banif; CGD) e aos sketches «Mofo ou
bafio?», «Primeiro-ministro discursa», «Parvoíce
em torno de sinónimos», para resolver texto lacunar sobre conotação,
denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia. Redação de
resposta sobre polissemia de «sermão». Assistência a trecho de O discurso do Rei. TPC —
Em Gaveta de Nuvens relanceia «denotação, conotação; polissemia;hiperonímia, holonímia» (é o mesmo capítulo de que já terás estudado «campo
lexical, campo semântico»). Vê também as páginas 5 e 6 do Caderno de Atividades, ambas sobre o «Sermão
de Santo António», aqui e aqui (já com soluções). Não
esqueças ainda a escolha e a leitura de livro integrável no Projeto de
leitura.
Aula 23-24 (29/out [9.ª, 4.ª], 2/nov [5.ª, 2.ª,
3.ª]) Explicação, de novo, sobre termos (polissemia, homonímia, aceções, campo
semântico, palavras convergentes) abordados na última aula. Sobre o neologismo
«ser inácio» (assistência a «Já decidiste onde [...]»). Sobre português europeu e
português brasileiro (trecho de episódio 1 de A Cave do Markl). Compreensão de «Expulsão do Paraíso Infernal»
(pp. 42-43), de Luísa Costa Gomes, para completar itens com resposta já
esboçada. Assistência a dois sketches dos Monty Python («RAF Banter» e «Woody
and tinny words»), para preenchimento de análise (em torno de aspetos de
semântica e de léxico). Assistência a trecho de O Discurso do Rei. TPC —
Numa folha folha de linhas e não rasgada, traz a indicação do livro que estás a
ler ou que já decidiste ir ler. Deves escrever a caneta, segundo estes modelos
de referências bibliográficas (o que aqui fica em itálico, no teu caso, será
sublinhado): Luísa Costa Gomes, Clamor,
Lisboa, Cotovia, 1994; John Banville, O
Mar, tradução de Teresa Curvelo, s.l., Sextante Editora, 2018; Ian McEwan,
Na Praia de Chesil, tradução de Ana
Falcão Bastos, 4.ª edição, Lisboa, Gradiva, 2018.
Aula 25-26 (5 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 7/nov [3.ª, 2.ª]) Compreensão do
cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas curtas. Assistência
a apresentação de Bruno Nogueira (Último
a sair) para identificar deíticos. Sorteio da Liga dos Campeões. Redação de
comentário sobre alegoria e «Sermão». Assistência a conclusão de O Discurso do Rei. TPC — Prepara leituras em voz alta do
«Sermão de Santo António» (segundo mapa resultante do sorteio da Liga dos Campeões).
Vê a folha da aula e a tabela que ponho a seguir. Leituras serão feitas ao
longo das próximas semanas, sem mais avisos. (Para tirar dúvidas pontuais, pode
ser útil a audição das leituras em voz alta que ponho aqui, sobretudo da de Pedro Guilherme, cujos tempos estão identificados na tabela a seguir, entre parênteses retos.)
Aula 27-28 (8 [9.ª, 4.ª], 9/nov [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Resolução de
tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos), com
relance às pp. 386-388 e 40-41 do manual. Correção comentada da tabela sobre
coesão. Assistência a dois sketches
dos Monty Python ou da série Lopes da Silva (para perceber diferença entre coesão e coerência). Criação de
exórdio, após leitura do texto sobre Gandhi (p. 49). TPC — (1) Lê em «Coerência e coesão textuais» — em
Gaveta de Nuvens —, a parte sobre
‘Coesão’ (a parte sobre coerência podes olhá-la com menos atenção); no manual,
as pp. 386-388 tratam dos mesmos assuntos. Relanceia e estuda a ficha sobre ‘texto
e textualidade’ (coerência e coesão) no Caderno
de Atividades (pp. 32-33), que reproduzirei aqui já com soluções. (2) Completa, ou melhora, o exórdio começado em aula.
Aula 29-30 (12 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 14/nov [3.ª, 2.ª]) Questionário
de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48). Assistência a início de
Gandhi. Correções da redação de
relato de milagre. Explicação de princípios da coerência com recurso a
sketches (Lopes da Silva) e ficha. A
propósito de trecho de episódio de Governo
Sombra (reações à ereção de estátua do Padre António Vieira), redação de
texto de opinião. TPC — Vai lendo livro; vai preparando leitura em voz alta; vai
estudando gramática. (Podes também ler aqui o milagre de Santo António correspondente àquele sobre cujo título criaste o relato devolvido na aula de hoje.)
Aula 31-32 (15 [9.ª,
4.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Sobre referências bibliográficas devolvidas; e sobre
rémora e outros peixes louvados no cap. III. Compreensão de resumo do cap. III
do «Sermão [...]», com preenchimento de tabela. Exercício sobre argumentos na
p. 46 e definições alternativas. Assistência
a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos. Resolução de ficha
em torno de tipos de argumentos. Liga dos Campeões da LVA. Redação de louvor a animal.
TPC — (1) Passa a trazer sempre a
folha onde estão as jornadas da Liga dos Campeões. (2) Prepara as duas leituras
em voz alta que te calharam. Em termos de expressividade, ou mesmo de
fidelidade ao texto, não dês mais importância à declamação que deixei como
exemplo do que à tua própria análise cuidadosa do texto. (3) Entretanto, vai
concluindo leitura do livro que escolheste. Mantém, por favor, a obra à tua
disposição, pois vou pedir-te que a tragas a certa altura.
Aula 33-34 (19 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 21/nov [3.ª, 2.ª]) Correção
do questionário de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48). Compreensão
do cap. IV do «Sermão» (pp. 50-52) através de completamento de respostas dadas,
em esboço, em ficha. Leituras em voz alta de «Sermão [...]». Redação de
parágrafos com argumentos e exemplos. Assistência a trecho de Gandhi.
Aula 35-36 (22 [9.ª, 4.ª], 23/nov [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Questionário
de compreensão dos textos nas pp. 54 e 55 («Rapinar», «Ao encontro do
preciosismo»). Resposta a ficha sobre empréstimos, estrangeirismos e
neologismos «preciosistas». Redação, de texto expositivo ou de opinião, com
inclusão obrigatória de doze conectores. TPC
— Consulta o Dicionário deestrangeirismos (não fiques só pela letra A). Escolhe três estrangeirismos, de
línguas de origem diferentes. Para cada um, cria um equivalente vernáculo, com
formação percetível e, eventualmente, alguma graça.
Aula 37-38 (26 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 28/nov [3.ª, 2.ª] Correção
de questionário de compreensão feito na aula anterior. Leitura (em scanning)
para cap. V do «Sermão de Santo António» (1.ª parte, sobretudo). Leitura em voz
alta do cap. IV (resto). Redação de repreensão a animal. TPC — Revê as funções sintáticas. Podes relancear a ficha do Caderno de atividades na p. 30 — com
soluções, aqui — e estudar pelas pp. 372-380 do manual ou pelas páginas de gramática‘Funções sintáticas’.
Aula 39-40 (29 [9.ª, 4.ª], 30/nov [9.ª, 2.ª, 3.ª]) Compreensão
do passo do polvo (cap. V, pp. 61-62) e resposta em torno de recursos
estilísticos (p. 63). Assistência a trecho de À procura de Dory. Leituras em voz alta (cap. V, 1.ª parte ou 2.ª
parte). Redação de acróstico com «Sermão de Santo António aos peixes». Assistência
a final de À procura de Dory. TPC — Se ainda não o fizeste, acaba a leitura do livro que estarás a ler
e cuja referência me terás dado já há umas aulas (se a esqueceste, entrega-ma
logo que a redijas). Completa acróstico com «Sermão de Santo António [aos
Peixes]» (podes relancear textos e ensaios no manual ou ver vídeos de programas
sobre Vieira a partir do blogue).
Aula 41-42 (3 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 5/dez [3.ª, 2.ª]) Correção
de trabalho de criação de neologismos «preciosistas». Assistência a poema em
língua gestual portuguesa. Reconstituição de poema de Cesário Verde, dados
apenas os versos em recortes. Audição de «De tarde», dito por Sinde Filipe,
Mário Viegas e João Villaret. Preenchimento
com transcrições do poema de uma sua análise lacunar. Audição de
«Homenagem a Cesário Verde» (p. 341). Redação de poema de momento recordável,
segundo exemplo de «De tarde», mas sem rima. Assistência a trecho
inicial de Uivo. TPC — Melhora poema que estiveste a escrever.
Aula 43-44 (6 [9.ª, 4.ª], 7/dez [9.ª, 3.ª, 2.ª]) Correção
dos «Louvores a animal». Questionário sobre «Sermão de Santo António» e livro lido.
Leitura na diagonal de livros de poesia recente para escolher epígrafe para
poema próprio, fazer referência bibliográfica, começar poema que o retome (paródia,
continuação, texto antónimo, texto-homenagem, …). Assistência a «Mixórdia de
temáticas» sobre Santo António. Leitura em voz alta. Assistência a trecho de Uivo. TPC — Vê aqui alguns dos neologismos substitutos de estrangeirismos propostos por colegas
(escolhi um por aluno), para reveres os processos de formação de palavras.
Aproveita aliás para rever as matérias de gramática para que os fui remetendo
ao longo do período.
Aula 45-46 (10 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 12/dez [3.ª, 2.ª]) Correção
de questionário sobre o «Sermão de Santo António» de Vieira e de dois poemas
entregues na aula anterior. Questionário de gramática. Preenchimento de tabela
com história da língua sobre cap. VI do «Sermão». Audição de declamação do cap.
VI do «Sermão» por Ary dos Santos. Cópia de resposta a pergunta sobre alegoria.
Liga dos Campeões. Assistência a trecho de O
Sentido da Vida (paródia em torno de alegorias: ceifeira da morte e paraíso).
TPC — Desta vez restringiria o
trabalho a quem queira concorrer ao Correntes d’Escritas e, sobretudo,
àqueles a quem aconselho isso mesmo nas folhas que devolvi agora (tentarei, no
entanto, enviar os textos de todos o que o queiram, desde que me cheguem os
elementos que lhe peço a seguir). Portanto, se for caso disso, passem a
computador o(s) texto(s) agora entregues, com as reformulações que fiz e enviem-mos
por mail. Teria de ter também cópia do
Cartão de Cidadão, nome completo,
morada, telemóvel, e-mail, pseudónimo (que será também o nome a
figurar no final do poema). Tenho de enviar tudo ainda na tarde de sexta (14 de
dezembro), portanto precisaria de ter estes elementos não muito tarde. Para os
que me enviem o poema, talvez valha a pena ir usando já corpo 12 e uma fonte
legível (Times New Roman, Arial, por exemplo; a elegante Garamond fica reservada para as nossas
folhas). Depois, darei eventuais retoques na apresentação. Peço também o
cuidado, como aliás para todos os nossos trabalhos, de se não recorrer a coisas
da net ou de outros autores.
Aula 47-48 (13 [9.ª, 4.ª], 14/dez [5.ª, 3.ª, 2.ª])
Correção do questionário de gramática; indicação de figuras de estilo em Uivo. Sobre a avaliação do período.
Assistência a segunda parte de Uivo,
ao mesmo tempo que conversas com cada aluno. TPC — A meio das férias porei em Gaveta de Nuvens lista de tarefas para os próximos tempos
(talvez até para todo o 2.º período). Essa lista incluirá decerto algum pedido
de tarefa com o livro que já deviam ter lido (por isso, podiam começar por
fechar essa leitura). Enfim, lá pelo dia de Natal, vejam a tal lista de tarefas
futuras {está aqui, mas ainda não desenvolvida}.
Aula 49-50 (3 [9.ª, 4.ª], 4/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Compreensão
de «Discurso do escritor Luiz Ruffato na abertura da Feira do Livro de Frankfurt»
(p. 66) através da resolução de correspondência acerca da «Estrutura interna do
texto» (p. 67, item 1). Assistência a partes do discurso (sobretudo as em falta
no manual). Resolução de perguntas sobre pontuação e de comparações em torno de
Bean em férias. Redação de dois
parágrafos com desenvolvimento de discurso político. Assistência a conclusão de
Bean em férias. TPC — Além de, no caso de não o teres feito, deveres ler o tepecê de férias, vê também a lista de tarefas para 2.º período. Se te emprestei livro e não o trouxeste hoje (como pedia no
tepecê), trá-lo sem falta na próxima aula para poder preparar o trabalho que
lhes pedirei na aula seguinte sobre livro lido. (Sobre a língua de Santo António e outras
relíquias de santos é engraçado este artigo recente: https://observador.pt/especiais/reliquias-religiosas-historias-santos-rosas-caudas-jumento/).
Aula 51-52 (7 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 9/jan [3.ª, 2.ª]) Explicação sobre
acentos (gráficos e fónicos) e resolução de exercício de associação de regras
de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos. Resolução de questionário (p. 69) sobre
trailer de Debate pela liberdade. Dados
discursos políticos (e debates) em sketches,
identificação do que pretendem caricaturar. Preenchimento de lacunas no final
dos versos de «A débil» (p. 328), para compreensão do poema. Resposta a
perguntas (p. 329) sobre «A débil». TPC
— Redige, a caneta e em folha que me trarás, a resposta a um destes itens «tipo
grupo III de exame», que copio do Caderno
de Atividades (p. 89; p. 96): «Num texto bem estruturado, com um mínimo de
180 e um máximo de 220 palavras, apresenta um texto de opinião sobre os valores que defendem os jovens
atuais. Há quem argumente que a juventude do século XXI é essencialmente
individualista e materialista. Concordas com esta posição? Fundamenta o teu
ponto de vista, recorrendo a dois argumentos e ilustrando cada um deles com um
exemplo significativo.» No item da p. 96 só é diferente a parte sublinhada: [...]
sobre os jovens e a popularidade. Será a popularidade determinante para a
afirmação de um jovem? Qual é a tua posição? [...].
Aula
53-54 (10 [9.ª, 4.ª], 11/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção de respostas a itens
sobre «A Débil» (p. 329), resolvidos na aula anterior. Compreensão de «A uma
transeunte», de Baudelaire (p. 330), para preenchimento de tabela comparativa
com «A débil». Ainda: dados
discursos políticos (e debates) em sketches,
identificação do que pretendem caricaturar. Apreciação crítica a
livro lido no Projeto de leitura.
TPC — Lembro apenas o tepecê da aula
passada, que lhes disse poderem entregar na próxima aula.
Aula 55-56 (14 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 16/jan [3.ª, 2.ª]) Compreensão
de «Num bairro moderno» (pp. 325-326), de Cesário Verde, preenchendo lacunas de
sínteses de cada estrofe e cancelando segmentos errados; completamento de
respostas a perguntas (1, 7, 8 da p. 327). Assistência a sketches com debates
entre políticos (para determinar característica criticada). Redação, em prosa,
de um observador que passeasse pela cidade (à Cesário). TPC — Lê os vários textos excertos de ensaios
sobre Cesário Verde nas pp. 319-321. E, se houver tempo, já agora os das pp.
316-317.
Aula 57-58 (17 [9.ª, 4.ª], 18 [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Redação
de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 346). Ficha sobre
termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente,
correferentes); correção. Assistência a trecho do episódio da série ‘Grandes
livros’ sobre Cesário Verde. Redação, em prosa, à «Cristalizações». TPC — Em Gaveta de Nuvens, na zona sob o título ‘Lista de tarefas para o 2.ºperíodo’, já explicitei a parte de poema de Cesário Verde que te caberá
recitar. É tarefa para preparares logo que possas (durante a semana que vem),
podendo eu começar a ouvir as recitações talvez na semana que começa a 28 de
janeiro. Entretanto, espero completar em breve o que escrevi sobre as restantes
tarefas para o 2.º período. Algumas, é verdade, estão à espera de que comecemos
as próprias matérias em causa (Frei Luís
de Sousa, Amor de Perdição), mas
nada impede que comecem a pensar nelas. Convirá ainda estarem atentos à tarefa
que designo como «tarefa interessante», porque pode implicar prazos para
entregas para efeitos de concursos (informação sobre esses concursos).
Aula 59-60 (21 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 23/jan [3.ª, 2.ª]) Explicações
sobre textos argumentativos que se entregavam. Questionário para compreensão de
poema de «De verão», de Cesário Verde. Redação com transposição dos versos dos
cinco primeiros quartetos de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 331-332), de
Cesário Verde, para contexto diferente (sentimentos disfóricos > alegria,
otimismo ou quaisquer outros sentimentos «positivos»; cidade > campo, praia,
montanha; XIX > XXI). Assistência a início de Ruby Sparks. Explicação de tarefas em curso. TPC — Vê tarefas para 2.º período em ‘Lista de tarefas...’, atentando sobretudo nas assinaladas a azul fluorescente. As tarefas que são tambémconcursos (o mais próximo é o de escrita sobre «Quem é Calouste?») não são
obrigatórias — mas ficaria bem impressionado se pelo menos os alunos com
melhores capacidades fizessem uma destas tarefas (que só vale a pena fazer com
gosto e criatividade). Quanto à tarefa de recitação já a anunciei no último
tepecê (está também a azul): vai já fixando as estrofes que te couberam.
Aula 61-62 (24 [9.ª, 4.ª], 25/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção
do questionário de compreensão de «De verão». Exercício de correção de sabotagem das estrofes
restantes da parte I do poema de Cesário Verde. Resposta a uma das perguntas do
exame de 2014 (época especial). Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — A partir da próxima aula
começaremos a ouvir as recitações de trechos de Cesário (não todas mas já
algumas).
Aula 63-64 (28 [5.ª, 4.ª], 30 [3.ª, 2.ª], 31/jan
[9.ª]) Compreensão de trechos das partes 1 e 2 de «O Sentimento dum Ocidental»
(pp. 332-335), mediante tabelas a preencher. Audição da parte II. Algumas recitações
de estrofes de Cesário Verde. Compreensão
da parte III (pp. 336-337), através de resposta a perguntas (à exame). Assistência a trecho de Ruby Sparks. Resolução de tabela
comparativa Ruby Sparks/Cesário
Verde. TPC — Lê o capítulo
ensaístico sobre «O Sentimento dum Ocidental» (de Helder Macedo, Nós —uma leitura
de Cesário Verde, pp. 165-191) copiado aqui.
Aula 65-66 (31/jan [4.ª], 1/fev [5.ª, 2.ª, 3.ª],
4/fev [9.ª]) Audição da parte III de «O Sentimento dum Ocidental» dita por
Sinde Filipe. Criação de uma (ou mais estrofes) que se integrassem no clima
desta parte IV de «O Sentimento dum Ocidental» (usa o mesmo esquema rimático
das restantes e a mesma métrica). Audição da parte IV. Recitações. Cópia de
resposta a item de exame recente. Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Os
que escrevem melhor ou são mais criativos não deviam descartar investir agora
na tarefa para Concurso Quem é Calouste?
(1.º prémio: 750 euros; 2.º prémio: 500 euros; 3.º prémio: 300 euros). Das que
designo tarefas interessantes (para já, concursos; mas completarei com outras
sugestões) vou, até ao fim do ano letivo, exigir que façam uma qualquer.
Ponderem, portanto, se não haveria vantagem em aproveitarem já esta.
Aula 67-68 (4 [5.ª, 4.ª], 6 [3.ª, 2.ª], 7/fev
[9.ª]) Leitura em scanning para
análise de paratexto de Frei Luís de
Sousa. Recitações. Assistência a trecho de Ruby Sparks. Redação de didascália
(com transposição de cenário). TPC —
Já podes ir fazendo e enviando a primeira versão de trabalho de comentário
comparado Cesário Verde / pintura por ti escolhida (já deixei exemplo meu — cfr. tarefas do 2.º período —, mas lê
bem as instruções).
Aula 69-70 (7 [4.ª], 8 [5.ª, 2.ª,
3.ª], 11/fev [9.ª]) Explicações sobre rima. Leitura de verbetes e de início da
peça Frei Luís de Sousa para
responder a perguntas de escolha múltipla. Assistência a início do Frei Luís de Sousa, de António Lopes
Ribeiro, e de outras adaptações da peça. Algumas recitações. Assistência a
trecho de Ruby Sparks. TPC — Não
esqueças o comentário comparado
Cesário/pintura (a enviar-me logo que queiras, mas sem prazo imperativo,
embora se trate de tarefa obrigatória) e a possibilidade de escreveres texto criativo para concurso «Quem é
Calouste?» (a enviar-me, no máximo dos máximos, até 17 de fevereiro). Entretanto,
sugiro um outro texto para o concurso «A ética na vida e no desporto» (também belos
prémios: 1.º — mil euros, troféu,
publicação do texto em A Bola e
entrevista; 2.º — quinhentos euros,
publicação na edição online de A
Bola; 3.º — duzentos e cinquenta
euros, publicação na edição online de A Bola). Teriam de me enviar o texto até ao final da próxima semana
(não muito mais tarde), para eu corrigir essa primeira versão e a devolver (o
texto tem de ser enviado a concurso até 28 de fevereiro). A extensão máxima é
de dois mil e quinhentos caracteres; não está estipulado um mínimo, mas eu
diria que não convém usar menos de quatrocentas palavras. Resumindo: de 400 a 500 palavras, a computador, em ARIAL,
corpo 12, a um espaço. Podem ver-se os trabalhos vencedores do ano passado, o regulamento, o aviso de abertura. Direi que não me parece ser boa estratégia fazer
texto expositivo bem comportado (e a repetir banalidades). A organização estará
interessada em textos criativos, originais. Formatos como os de crónica, o memorialístico,
o de pequena ficção ou ainda outros mais inesperados parecem-me os mais
adequados.
Aula 71-72 (11 [5.ª, 4.ª], 13 [3.ª, 2.ª], 14/fev
[9.ª]) Explicação sobre redações em aula que eram devolvidas (didascália de
cenário). Questionário para compreensão da cena II do Frei Luís de Sousa (pp. 92-97). Resolução do item 3 da p. 98. Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa. Reescrita
da última fala de Madalena na cena II (p. 97), transpondo a mesma situação
(espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade,
mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens
do nosso século). Assistência a conclusão de Ruby Sparks (e preenchimento de tabela comparativa). TPC — Trabalho de escrita sobre «A ética na vida e no desporto» é obrigatório, independentemente de, depois,
se candidatarem ou não ao concurso em causa. A primeira versão deve ser-me
enviada em ficheiro. Máximo são 500 palavras; mínimo talvez possa ser cerca de
trezentas e cinquenta (dissera quatrocentas). Para efeitos de concurso,
aconselho que o texto não seja mero texto expositivo-argumentativo; no entanto,
para quem não tenha outra ideia, é solução em termos escolares (aproveitar para
treinar um grupo III de exame, neste caso, precisamente sobre ‘a ética na vida
e no desporto’). Quem tenha mais ambições, quanto a mim, deve procurar evitar
esse estilo meramente expositivo. Prazo para envio a concurso é 28 de
fevereiro, pelo que teriam de me enviar a primeira versão talvez até meio da próxima semana (mas,
idealmente, logo que queiram). Quanto ao trabalho de comentário sobre Cesário/pintura, sendo também obrigatório, tem prazo mais maleável, porque não é para
nenhum concurso. De qualquer modo, já estou a entregar as primeiras versões
dessa tarefa. À medida que as forem recebendo, devolvam-mas corrigidas (quando
as afixar no blogue, ficará registada a classificação, relativa à primeira
versão mas tendo em conta também o respeito pelas reformulações que tenha
sugerido). O trabalho para «Quem é Calouste?»
é o que exige mais investigação e extensão; e o mais urgente. Só o recomendo a
quem escreva bem e esteja disposto a dar agora, nesta semana e parte da próxima, algum do seu tempo e qualidade de
escrita a essa tarefa. Pode esse trabalho isentá-los de algum outro (que hei de
exigir entretanto a todos).
Aula 73-74 (18 [5.ª, 9.ª, 4.ª] e 20/fev [3.ª, 2.ª])
Correção do questionário de compreensão da aula anterior (cena II). Leitura das
cenas III a VI do ato I de Frei Luís de
Sousa (pp. 99-105), para completar sínteses, com frases. Assistência a
trecho de Frei Luís de Sousa (1986;
encenação de Listopad; com Alexandra Lencastre e Carmen Dolores; cenas III e IV)
e a trecho do filme de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI). Transposição para
texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII.
Assistência a início do filme Entre
Irmãos, para preenchimento de tabela comparativa com Frei Luís de Sousa. TPC
— Devolve versão limpa, ou envia primeiras versões, dos trabalhos em curso.
(Entretanto, tarefas do 2.º período estão atualizadas.)
Aula 75-76 (20 [9.ª], 21 [4.ª], 22/fev [5.ª, 2.ª, 3.ª])
Correção da redação de transposição para narrativa da cena VII do Ato I. Preenchimento
de sínteses para compreensão das cenas VII-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 105-111). Assistência a trecho de Quem és tu? Redação de notícia de
incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Completamento de tabela de
comparação com Frei Luís de Sousa. TPC — Vai lendo os textos de apoio que,
no manual, se intercalam entre o que temos estado a ler de Frei Luís de Sousa (penso nos das pp. 103, 109, 111).
Aula 77-78 (25 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 27/fev [3.ª, 2.ª]) Explicação
sobre trabalhos que se devolviam, concursos que decorrem. Questionário em torno
das cenas I a IV do ato II do Frei Luís
de Sousa. Desenho de cenário do ato II. Assistência a trechos de Frei Luís de Sousa, de António Lopes
Ribeiro, e de Madalena. Cópia de resposta
sobre passo do Ato II. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Correção da tabela. TPC — Vai pensando nas tarefas sobre Frei Luís de Sousa a fazer proximamente: leitura
expressiva/dramatizada de parte do ato III (a começar logo após o Carnaval) e
comentário comparado com canção (sem data fixa).
Aula 79-80 (28/fev [9.ª, 4.ª], 1/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])
Correção do questionário para compreensão da primeira parte do ato II feito na
aula anterior. Redação de esboço de comentário-análise das cenas V-VIII do ato
II. Resolução de item 1 da p. 125 (sobre poema de Garrett). Assistência à parte
do filme Frei Luís de Sousa
correspondente às cenas X-XV do ato II. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Preenchimento de tabela
comparativa entre o filme e Frei Luís de
Sousa. TPC — Vai fazendo tarefasdo 2.º período.
Aula 81-82 (7 [9.ª, 4.ª]; 8/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Entrega
das redações de notícias de incêndio (consoante final do ato I); explicação
sobre trabalhos em curso. Leitura dos textos A e B da p. 102, para resposta a
ponto 1 da mesma página. Assistência a trecho de «A Alma e a Gente», para
preencher tabela (cfr. p. 147); esclarecimento do que se pode ter como seguro. Assistência
a trecho com «ninguém» em Frei Luís de
Sousa. Depois de leitura do mesmo passo na peça e de comentário por Pedro
Mexia, redação de reflexão sobre o mesmo assunto. Assistência ao mesmo passo em
Quem és tu? Cópia de uma solução
possível. Assistência ao mesmo passo em Madalena.
TPC — Trata quanto antes das várias
tarefas em curso, não esquecendo envio de reformulações (sem essas segundas
versões não considero o trabalho cumprido).
Aula 83-84 (11 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 13/mar [3.ª, 2.ª]) Compreensão
da cena I do ato III (pp. 132-136), respondendo a itens de V/F e composição
curta. Assistência a trecho de Frei Luís
de Sousa relativo às cenas seguintes. Redação de comentário acerca do
cenário do ato III (p. 90). Leitura em voz alta (expressiva) de parte do ato
III, segundo o que fora pedido para preparação em casa. Assistência a trecho de
Entre Irmãos. Correção de tabela
comparativa (com Frei Luís de Sousa).
TPC — Faz o trabalho de comentário a
Frei Luís de Sousa entretecido com
comentário a letra de canção (cfr.
«Instruções para comentário a canção e FreiLuís de Sousa»),
cuja primeira versão me deve ser enviada logo que possível.
Aula 85-86 (14/mar [9.ª, 4.ª], 15/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])
Ainda sobre trabalhos de Cesário. Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre
cenas IV a VI. Assistência a trecho de Frei
Luís de Sousa: cena VI. Leitura em voz alta do ato III de Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho
de Entre Irmãos. Resposta a quadro
comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos). TPC — Recordo que os comentários sobre Frei Luís de Sousa e canção (ver «Instruções») me devem ser enviados rapidissimamente, num anexo
para luisprista@netcabo.pt
(se não agradecer, é que nada me chegou). Depois, quando lhes entregar os
textos já corrigidos por mim, lançarão as emendas no vosso ficheiro e
enviar-mo-ão de novo. A classificação, relativa sobretudo à primeira versão,
ficará junto do texto, em Gaveta de
Nuvens. — Indicações para correções das
análises canção/Frei Luís de Sousa: # significa que falta espaço entre
palavras (ou entre palavra e sinal de pontuação); um vê cortado ao meio (mais
ou menos assim: Ұ) significa que devem tirar o espaço (há
quem, a seguir a um primeiro parêntese, ponha um espaço a mais); nada do vosso
texto deve estar a bold (negro); itálico dentro de aspas também é um erro
comum (títulos de canções são aspados e não levam itálico; títulos de álbuns
vão em itálico e sem aspas; nomes das bandas não têm de levar aspas nem
itálico); travessões devem ficar assim: «—» (eventualmente, assim «–»; mas não
assim: «-»); as citações que incluam tradução de letras estrangeiras podem
fazer-se de vários modos, mas sugiro este modelo: «All you need is love [Só é
preciso amor]»; não devem transcrever letras de canções «por atacado», copiando
toda uma estrofe (e, por vezes, mesmo na vertical). Os versos a citar devem
ficar na linha, separados por barras inclinadas: «Nunca voltes
ao lugar / Onde já foste feliz / Por muito que o coração diga / Não faças o que
ele diz».
Aula 87-88 (18 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 20/mar [3.ª, 2.ª]) Correção
de perguntas respondidas na última aula. Redação de comentário, ou resposta a
pergunta(s), em torno do ato III. Assistência a trecho final de Frei Luís de Sousa. Leitura em voz alta.
Assistência a conclusão de Entre Irmãos.
Correção da tabela de comparação. TPC —
Lança no ficheiro respetivo as emendas que fiz ao comentário sobre canção e Frei Luís de Sousa e envia-mo. A
classificação — relativa à primeira versão, sobretudo, mas dependente de
verificação da segunda (nem sempre estão a ser rigorosos nas reformulações que
indico!) — ficará junto dos textos em Gaveta
de Nuvens. Devem reler a ‘Lista de tarefas para o 2.º período’. Só
aceitarei tarefas ao longo destas duas próximas semanas. Na última semana do
período já não conseguirei ver trabalhos — verei só o questionário de gramática e o questionário
sobre início de obra de Eça (A Ilustre
Casa de Ramires ou Os Maias), que
faremos ou no final da próxima semana ou na primeira aula da última semana do
período. Notem que, como os trabalhos de Cesário Verde e de Frei Luís de Sousa implicam
reformulações, terão de me ser enviados urgentemente. Entretanto, adia-se para
o terceiro período a tarefa sobre Amor de
Perdição. Aconselho todos os alunos a fazerem uma tarefa «interessante» (em
vídeo), que aliás pode ser feita em grupo (ver ‘Concursos interessantes’,
tarefas relativas às Olimpíadas da
cultura clássica ou ao Concurso Inês
de Castro); estão dispensados os que já fizeram a tarefa sobre Calouste.
Diria que, não sendo tarefa obrigatória, é muito recomendada a alunos mais
proficientes ou àqueles que se desleixaram em outros trabalhos. Só vale a pena
fazerem este trabalhos se a eles se dedicarem com algum requinte e gosto.
Aula 89-90 (21 [9.ª, 4.ª], 22/mar [5.ª, 3.ª, 2.ª]) Relance
a textos ensaísticos sobre «tragédia» e «drama» (p. 150 e glossário) e leitura
de «Tragédia clássica ou drama romântico?» (p. 148), para resolver item 1 da p.
149. Assistência ao sketch
«Shakespeare’s MacDonald» (série Lopes da Silva). Preenchimento
de síntese sobre aquele sketch,
tragédia e drama. Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre ato III do Frei Luís de Sousa. Leituras em voz alta.
Assistência a início de Birdman. TPC
— Vê o tepecê anterior. Aproveita para fazer tarefas e ler a obra de Eça por
que tenhas optado.
Aula 91-92 (25 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 27/mar [2.ª, 3.ª]) Explicação
sobre coordenação e subordinação (classificação de orações). Assistência a «A
sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles), para resolução de
exercício sobre orações subordinadas adverbiais. Assistência a sketch «Isto é um crime de salada!»
(série Meireles). Resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto). Leituras em voz alta. Redação
sobre a personagem principal de Frei Luís
de Sousa (cfr. p. 151). Assistência a Birdman
e preenchimento de quadro comparativo (Frei
Luís de Sousa / Birdman). TPC —
Vai estudando gramática (por exemplo, lendo o que, sobre ‘coordenação e subordinação’, destaquei aqui, ou talvez também as páginas do manual sobre o
mesmo assunto (381-385). As subclasses
das conjunções (p. 371) também são úteis e as funções sintáticas, que até foram bem dadas o ano passado, também
ajudam bastante (no manual, as páginas acerca de funções sintáticas, pp.
372-380, estão bem concebidas). Quanto à leitura de uma das obras de Eça, pus o
início de cada um dos romances em Gaveta
de Nuvens (aqui e aqui), para os ainda indecisos poderem avaliar o que menos lhes
desagradaria. (Depois, escolhido o livro, leiam mesmo — resumos não resolverão
nada.)
Aula 93-94 (28 [9.ª, 4.ª], 29/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Ponto
de situação/revisão do que se dera sobre coordenação/subordinação. Assistência
a episódio 6 de Bruno Aleixo. Resolução de exercicio de classificação de
orações adjetivas (sobretudo) Assistência ao sketch «Reunião de condómínos com o Drácula» (Meireles). Resposta a
ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a
propósito do texto dos sketches citados. Assistência a trecho de «O último a
sair». Resolução de ficha panorâmica sobre orações. Assistência a trecho de Birdman. Correção de tabela comparativa Birdman/Frei Luís de Sousa. TPC
— Podes rever o assunto que estamos a dar pelas fichas de gramática 2 [Frase
complexa] e 1 [Funções sintáticas]), nas pp. 31 e 30 do Caderno de Atividades (aqui e aqui, já com as soluções). Procurarei pôr também as
soluções dos exercícios que estão nas páginas informativas do manual sobre «A
frase complexa» (aqui). Quanto a Eça de Queirós, pedia-te que trouxesses
na próxima aula o livro que já tenhas começado a ler (Os Maias ou A Ilustre Casa de
Ramires).
Aula 95-96 (1 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 3/mar [3.ª, 2.ª]) Questionário
sobre primeiro terço de Os Maias ou
de A Ilustre Casa de Ramires. Redação
a partir do paratexto de A Ilustre Casa
ou de Os Maias. Revisão de classificação
de orações com «Homicídio da Paragem de Autocarro» (série Barbosa). Questionário
de gramática. Assistência a trecho de Birdman. TPC — Ainda que sem compromisso de as
corrigir a tempo de as devolver neste período, irei aceitando as tarefas que
ainda me quiserem entregar (mas, por favor, sem que sejam feitas sobre o
joelho). Como já se percebeu, as notas das tarefas de comparação (seja a de
Cesário Verde seja a de Frei Luís de
Sousa) ficam em Gaveta de Nuvens,
junto dos textos. Quanto às tarefas ditas ‘de concursos interessantes’,
afixarei os trabalhos (nos casos em que o regulamento do concurso o permita) e,
além da classificação, escreverei curto comentário. Se não começaste a ler
ainda uma das duas obras de Eça do programa (Os Maias ou A Ilustre Casa de
Ramires), deves avançar e terminar o livro durante as férias. No regresso
teremos novas inquirições sobre o estado das leituras. Aproveito para ir já
avisando que, a meio das férias, afixarei no blogue as tarefas para o curto 3.º
período.
Aula 97-98 (4 [9.ª, 4.ª], 5/abr [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Correção
de questionários de gramática e alusão aos questionários sobre A Ilustre Casa de Ramires e Os Maias. Conversas sobre avaliação com
cada aluno, ao mesmo tempo que assistência a conclusão de Birdman. TPC (férias) —
Pouco depois do regresso de férias, faremos questionário sobre a totalidade da obra de Eça por que tiverem optado.
Aproveitem, portanto, para avançar até ao fim (se não começaram Os Maias, ponderem optar pela Ilustre Casa de Ramires). A meio das férias porei em Gaveta de Nuvens as tarefas para o 3.º período.
Aula 99-100 (24 [3.ª, 2.ª], 26 [5.ª], 29/abr [9.ª,
4.ª]) Explicação de «capa» de apresentação e de noções de ‘conto, novela,
romance’ (cfr. p. 245). Leitura de começos e finais de romances de Eça para
resolver correspondência entre títulos, começos e finais. Assistência a três sketches «oitocentistas» dos Gato
Fedorento (série Barbosa). Redação de um incipit
e de um explicit de um romance
(queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de um dos finais
de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo
autor. Assistência aos inícios de O Primo
Basílio, de António Lopes Ribeiro, e da adaptação de O Crime do Padre Amaro, por Carlos Coelho da Silva. TPC — Em Gaveta de Nuvens pus ‘Tarefas para as férias e para o 3.º período’,
onde exorto à leitura da obra de Eça (Maias
ou Ilustre). Também sugeria a quem o
não tivesse feito no 2.º período que me enviasse agora Cesário/quadro e Frei/canção (ou reformulações). E
prometia pôr em breve as tarefas do 3.º período propriamente ditas, o que só farei
agora [já está aqui].
Aula 101-102 (26 [2.ª, 3.ª], 29/abr [5.ª], 2/mai
[9.ª, 4.ª]) Questionário de compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (pp. 192-193). Explicação sobre orações
coordenadas conclusivas e explicativas; e sobre orações subordinadas substantivas relativas. Assistência a «Curso
de literatura para porteiras» (Lopes da Silva), para classificação de orações. Redação
de três parágrafos ao estilo do início do cap. 1 de Amor de Perdição. Assistência a trechos de Amor de Perdição (António Lopes Ribeiro). TPC — Vê já as tarefas para o 3.º período. (De qualquer modo, é
essencial concluíres a leitura de Os
Maias / A Ilustre Casa de Ramires.)
Aula 103-104 (3 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 6/mai [4.ª, 9.ª]) Correção
do questionário de compreensão do prólogo de Amor de Perdição. Resolução de itens sobre coesão (na p. 197) e
relação de Simão e familiares (p. 202). Audição de excerto de cap. II;
completamento de esquema (p. 204); correção. Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes
Ribeiro. Redação de comentário sobre Simão enquanto herói romântico. Assistência
a início de Um Amor de Perdição
(Mário Barroso). TPC — Não deixes de
concluir leitura de obra de Eça. Logo que possas, vai também preparando leitura expressiva de
sonetos de Antero.
Aula 105-106 (6 [5.ª], 8 [2.ª], 9 [9.ª, 4.ª], 10/mai
[3.ª]) Correção do comentário sobre herói romântico e da biografia de
personagem castiça. Questionário de compreensão de trechos do cap. IV de Amor de Perdição. Preenchimento de
tabela comparativa (da aula anterior). Assistência a curtos momentos de filme
de 1943. Redação de ponto 1 de Escrita na p. 209. Assistência a trecho de Um Amor de Perdição. TPC — Quanto à tarefa sobre obra de Eça
tive de fazer uma ligeira antecipação do prazo, porque não me apercebera de que
a última aula será a 3/5 de junho (nas turmas 4.ª, 9.ª e 5.ª, esta tarefa passa
a ter de ser entregue até 27 de maio; para as turmas 2.ª e 4.ª pode manter-se o
prazo de 31 de maio). E, claro, quem queira pode enviar até mais cedo, o que me
é muito conveniente.
Aula 107-108 (10 [5.ª, 2.ª], 13 [9.ª, 4.ª], 15/mai
[3.ª]) Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior (sobre
cap. IV de Amor de Perdição). Assistência
a trechos de Amor de Perdição (de António
Lopes Ribeiro). Redação de respostas a perguntas sobre excerto 1 do cap. X (pp.
210-212). Assistência a trecho de Um Amor
de Perdição (de Mário Barroso). Preenchimento de tabela comparativa. TPC — A partir da próxima aula já
haverá (i) leituras expressivas dos nove sonetos de Antero que pedira que
fossem preparando. Recordo ainda as duas outras tarefas caseiras deste período:
(ii) a comparação filme / Amor de
Perdição; (iii) o trabalho mais criativo sobre capítulo de Os Maias / A Ilustre Casa de Ramires (instruções). Entretanto, a leitura efetiva de uma
destas obras será proximamente aferida.
Aula 109-110 (13 [5.ª], 15 [2.ª, 3.ª], 16/mai [9.ª, 4.ª])
Correção do trabalho de redação de respostas a itens sobre cap. X. Questionário
de compreensão da 1.ª parte da Conclusão de Amor
de Perdição. Cópia de respostas a itens sobre soneto de Antero de Quental. Leitura
expressiva de sonetos de Antero (Liga dos Campeões & Liga Europa). Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
Aula 111-112 (17 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 20/mai [9.ª, 4.ª]) Correção
de questionário sobre 1.ª parte da conclusão de Amor de Perdição. Leitura da 2.ª parte da conclusão, para completar
tabela (lado esquerdo). Assistência a final de Amor de Perdição (de António Lopes Ribeiro). Cópia de respostas a
perguntas sobre «Ideal», de Antero de Quental. Leituras expressivas de sonetos
de Antero (oitavos de final da Liga dos Campeões). Assistência a final de Um Amor de Perdição. Completamento da
coluna direita da tabela. TPC — É
decisivo que leias na íntegra Os Maias
ou A Ilustre Casa de Ramires. Ainda
aferirei essa leitura antes do fim do período (é claro).
Aula 113-114 (20 [5.ª], 22 [2.ª, 3.ª], 23/mai [9.ª,
4.ª]) Compreensão de poemas de Antero para completar resposta: «Ideal» (p. 297);
«Sonho Oriental» (p. 300); «A um poeta» (p. 296). Leituras expressivas de
sonetos de Antero. Assistência a episódio sobre Amor de Perdição na série ‘Grandes Livros’; para resolver
questionário a seguir. Assistência a início de Malena. TPC — Lembro a
necessidade de os trabalhos em curso — texto sobre Amor de Perdição/filme e trabalho sobre capítulo de Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires — me serem enviados logo que possível. O
trabalho sobre Amor de Perdição
implica que ainda lhes vá devolver o texto para o reformularem (não poderei
aceitar reformulações enviadas já depois da última aula do período, nem aliás
quaisquer outros trabalhos). Entretanto, a leitura efetiva da obra de Eça é
crucial. Decorre até ao final do ano letivo o Concurso literário José Gomes Ferreira. Os textos podem ser
entregues no CRE até 14 de junho — fonte Arial, tamanho12, entrelinha de dois espaços (estes três parágrafos estão
com em 1,4 de entrelinha); poesia
(de 1 a 5 páginas); conto (3-5
páginas); teatro (3-5 páginas).
Aula 115-116 (24 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 27/mai [9.ª, 4.ª]) Completamento
de respostas sobre «Tormento do Ideal» (p. 294). Redação de comentário sobre «Um
génio que era um santo» (pp. 291-292). Assistência a clip sobre Antero (RTP). Assistência
a mais um trecho do episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre Amor de Perdição. Leituras expressivas (Liga
dos Campeões e Liga Europa). Audição de «Mixórdia de temáticas» sobre Os Maias. Assistência a trecho de Malèna. Preenchimento de tabela
comparativa entre Malèna e obras de
Eça. TPC — Aproveito
para lembrar de novo que decorre, até 14 de junho, o prazo do Concurso José Gomes Ferreira.
Aula 117-118 (27 [5.ª], 28 [9.ª], 29/mai [2.ª, 3.ª,
4.ª]) Exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos
restantes processos de relato do discurso). Assistência a trecho da série feita
a partir de adaptação de Os Maias, de
Bruno Carreiro. Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto
livre (do início do cap. III). Assistência a trecho do filme de João Botelho. Exercício
de compreensão do texto e de análise das teorias educativas defendidas nos Maias. Leituras expressivas. Assistência
a trecho de Malèna. TPC —
No Caderno de atividades, as
pp. 34-35 trazem uma ficha sobre ‘Reprodução do discurso no discurso’
(incluindo, é claro, o discurso indireto livre). Reproduzirei essa ficha no
blogue, já com as soluções (está aqui). No manual, as pp. 389-391 são ainda melhores.
Aula 119-120 (30 [9.ª, 4.ª], 31/mai [5.ª, 2.ª, 3.ª]) Questionário
sobre gramática. Questionário sobre Os
Maias / A Ilustre Casa de Ramires.
A partir de passo do episódio do jantar no Hotel Central, exercícios em torno
de discurso indireto livre e de hipálages. Assistência a trecho de adaptação
teatral de Os Maias por Bruno
Carreiro (com o mesmo passo lido). Leituras expressivas de sonetos de Antero. Assistência
a trecho de Malèna. Comparação sobre
espaço em obras de Eça e Malèna.
Aula 121-122 (3 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 5/jun [2.ª, 3.ª]) Correções
breves de aspetos do questionário de gramática. Leituras expressivas de sonetos
de Antero (finais das duas Ligas). Preenchimento de tabela sobre personagens em
Malèna, Os Maias e A Ilustre Casa de
Ramires. Explicações sobre avaliação. Assistência a conclusão de Malèna e conversas sobre avaliação. A pensar em 2019-2020 — Escola ainda
vai escolher obra de leitura integral
no 12.º ano (decisão é entre O ano da
morte de Ricardo Reis e Memorial do
Convento, ambas de José Saramago). Se a opção for tomada ainda antes do
início do ano letivo próximo, anunciá-la-ei no blogue, para poderem começar a
leitura. De qualquer modo, também podem sempre dedicar-se a algum livro dos do Projeto de leitura (essa lista de obras
posso pô-la em breve, já que é fixa e está nos programas).
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