Concursos interessantes
Concurso «Quem é Calouste?»
[Já concluída a tarefa.]
Olimpíadas da Cultura Clássica
No nosso caso, só nos interessa a parte
de multimédia (cfr. regulamento). No fundo, consistiria em vídeo (de cerca de três
minutos ou um pouco mais) relacionável com um destes três temas: (i) Perseu e
Andrómeda; (ii) Dido e Eneias [mito que foi aproveitado na Eneida, de Vergílio]; (iii) As sete maravilhas do mundo antigo.
Trabalho pode ser individual ou em grupo. Como a escola escolhe até 26 de abril
os três trabalhos a enviar (o que significa que um pouco antes desta data já eu
terei de ter visto os trabalhos), podemos combinar que os vídeos me seriam
enviados até 31 de março, já que se
segue a última semana do 2.º período.
Entretanto, pensaremos melhor que
assuntos nossos poderiam associar-se a estes temas. Para já, pus sínteses dos
conteúdos que são pontos de partida na secção 'Dido eEneias & outros assuntos'. É claro que o modo criativo de os tratar não tem de
passar por exibir demasiado explicitamente o enredo clássico (veja-se como o ano passado alguns colegas souberam tratar Ulisses/Penélope — cfr. aqui). No caso de Dido
e Eneias, pode haver uma etapa prévia, ler a Eneida ou uma sua adaptação (posso emprestar).
O ano passado, o primeiro lugar, a nível nacional,
foi de Sofia (10.º [> 11.º] 3.ª) e o terceiro lugar, de Luísa (10.º
[>11.º] 9.ª).
Concurso Inês de Castro
Este
trabalho tem de ser feito em grupo (mas
que pode ser de dois elementos, sendo o máximo cinco elementos). O produto final é
um vídeo com até cinco minutos.
Ter-me-ia de ser enviado ainda em março (até
31 de março, mas, idealmente, um pouco mais cedo). Prémios são fim de
semana no Hotel Quinta das lágrimas, em Coimbra, materiais tecnológicos, etc.
Para se ter
ideia do estilo de trabalhos que se espera, reproduzo um excerto do regulamento:
«2. O Concurso Inês de Castro tem como referência pesquisas e
leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro, sugerindo-se como
possibilidades de abordagem do tema: (i) A construção de uma geografia do amor
entre outras personagens da História, da Literatura ou do conhecimento pessoal
dos alunos; (ii) o relato de tragédias de amor; (iii) a definição
de amor dos alunos; (iv) uma confissão de amor; (v) o retrato
de um ser amado; (vi) uma prova original de amor; (vii) desamores
que se tornam amor; (viii) desamores que quebram laços de amor;
(ix) etc. // 3. A
partir das possíveis formas de expressão do amor, desafiam-se as escolas do 3.º
ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a descobrir e a incentivar a sensibilidade
estética e o talento criativo dos seus alunos, com o objetivo de criar um produto final artístico. // 4. O produto final, em vídeo, deve ser original, mobilizar saberes e capacidades
variados, podendo assumir diferentes modalidades de representação (filme; teatro;
dança;
sketch; peça
musical; leitura expressiva)».
Aos
amores de Pedro e Inês aludem muitíssimos textos literários. No programa deste
ano, salta logo à vista o início de Frei
Luís de Sousa, com Madalena a ler o episódio de Inês de Castro nos Lusíadas. (Mas o inventário das glosas
do tema por toda a literatura universal é extenso — foi estudado sobretudo por
Maria Leonor Machado de Sousa, cujos livros lhes posso emprestar.) Espero vir a
pôr aqui o de que me lembre em torno deste mito que possa ser útil a quem
queira preparar trabalho.
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