Planos de aulas
Aula 1-2 (17 [5.ª, 4.ª, 9.ª] e
19/set [3.ª, 2.ª])
(25) Algumas
indicações úteis ao trabalho ao longo do ano (remetendo-se também para ‘Preceitos’,
em Gaveta de Nuvens), programa e
calendário.
(10) Leitura
de frases sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano para ajuizar da
sua veracidade.
(17) Correção;
registo dos Prémios Tia Albertina.
(12) Preenchimento
da ficha de caderneta (incluindo acróstico com definição pessoal).
(18) Redação
de quadra, segundo modelo, em termos de versificação, das de «Cinco horas» (p.
343), de Mário de Sá-Carneiro.
(8) Assistência
a trecho inicial de Bean, Um autêntico
desastre.
Aula 3-4 (19 [5.ª], 20
[9.ª, 4.ª], 21/set [3.ª, 2.ª])
(20) Sobre
os trabalhos da última aula; sobre deíticos.
(15) Resolução de exercício a partir do discurso
de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos (também textuais),
transcrição do oral versus escrito,
antecedentes de pronomes.
(10) Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(12) Correção.
(8) Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(25) Redação de discurso-apreciação crítica
acerca de pintura distribuída.
Aula 5-6 (24 [5.ª, 4.ª, 9.ª], 26/set [3.ª,
2.ª])
(15) Resolução de exercício
sobre deíticos.
(8) Correção.
(20) Audição de cantiga de amigo («Vaiamos,
irmana, vaiamos dormir»), para responder a 1. Oralidade (p. 12); audição de
versão de Natália Correia musicada; e de trechos de original musicado por Pedro
Caldeira Cabral; e por Paulina Ceremuzynska.
(15) Supertaça da leitura em voz alta, seguida
de audição/visualização de outras duas declamações e de poucas indicações sobre
o poema, de Sophia Andresen, na p. 13.
(10) Cópia do texto de Sophia mas em prosa e inserindo
pontuação.
(5) Correção.
(15) Assistência ao final de Bean, um autêntico desastre.
Aula 7-8 (26 [5.ª], 27 [9.ª, 4.ª], 28 [3.ª, 2.ª])
(10) Correção
do discurso-apreciação feito na penúltima aula e agora devolvido. Sinais usados
na correção de redações.
(10) Exercício
sobre pontuação.
(5) Correção.
(20) Compreensão do discurso de Mia Couto na p.
18 para criação de trechos em falta.
(5) Audição/visualização do discurso.
(10) Exercício
de intuição em torno de nomes de batismo em moda; correção.
(5) Assistência
a sketch de «Porta dos Fundos» sobre
novos nomes de deputados.
(5) Audição/leitura
de «Maria Albertina» (por Humanos; por Variações).
(18) Comentário-resposta
em torno da letra da canção (p. 21).
Aula 9-10 (3 [3.ª, 2.ª], 4 [9.ª, 4.ª], 8/out [5.ª])
(15) Correção
do comentário sobre «Maria Albertina», incluindo cópia; também de ortografia de
palavras.
(15) Compreensão
de «Lusofonia» (p. 16), de Nuno Júdice, para redação de respostas-comentário.
(10) Correção;
falsos amigos; assistência a publicidade com Scolari.
(5) Exercício
sobre apelidos patronímicos.
(5) Correção.
(10) Depois
de assistência ao início de episódio de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio
1), preenchimento de resposta sobre tipos de apelidos; correção.
(20) Compreensão de «O primeiro amor» (p. 17),
de Baltasar Lopes, para escrever continuação de narrativa.
(10) Assistência ao começo de O discurso do rei.
Aula 11-12 (8 [9.ª, 4.ª], 10 [3.ª, 2.ª], 12/out [5.ª])
(20) Questionário de
compreensão de «Ler é maçada» (p. 21), de Pedro Mexia.
(8) Resposta
a perguntas sobre campo lexical de ‘nome’ e campo semântico de «nome».
(2) Relance a lista de vencedores do Prémio
Camões (marcando tipo de apelidos).
(8) Correções.
(12) Completamento de síntese
lacunar sobre onomástico e O Discurso do
Rei; anúncio da recolha das folhas (depois de se ver mais um pouco do filme).
(5) Sobre avaliação.
(3) Nomes
medievais oferecidos aos padrinhos de hoje.
(12) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei.
(15) Redação
de texto argumentativo-expositivo em torno de frase de Jorge V e de cartoon de
Boligan.
Aula 13-14 (11 [9.ª, 4.ª], 12 [2.ª, 3.ª], 15/out [5.ª])
(12) Correção, com leitura de
parte de trecho que é sequência do que lemos de Chiquinho.
(20) Compreensão de trecho de O Murmúrio do mundo (nas pp. 14-15),
para responder a item 7 (p. 15) e a poucas questões mais linguísticas (campo
lexical, deíticos, neologismo).
(8) Correções.
(20) Escrutínio de elementos paratextuais em
livros da coleção ‘Literatura de Viagens’ (Tinta-da-China).
(15) Criação de paratexto de livro inventado.
(15) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei (32,3-ca.
46 {até corcunda}).
Aula 15-16 (15 [9.ª, 4.ª], 17 [3.ª, 2.ª], 19/out [5.ª])
(20) Correção do questionário de compreensão
feito na penúltima aula.
(5) Relance a revista «Ler» para ler na
diagonal crónica de Pedro Mexia.
(20) Leitura
de crónica de Afonso Cruz, «Os camelos [...]» (pp. 23-24), para escrever
síntese.
(10) Exercício
de correspondência com termos e definições de elementos do paratexto; correção.
(15) Correção
(com cópia).
(15) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei.
(3) Imprecações e interjeições (completamento de quadro de interjeições).
Aula 17-18
(18 [9.ª, 4.ª], 19 [2.ª, 3.ª], 22/out [5.ª])
(10) Entrega
e comentários das redações feitas há duas aulas.
(5) Assistência a discurso de Bruno de
Carvalho com «berdamerda»; resposta de Rodolfo Reis.
(10) Explicação
sobre campo semântico de «berdamerda», Arcaísmos, Neologismos.
(5) Assistência
a trecho de «Governo sombra» (com imprecações).
(3) Sobre
cronologia de Vieira.
(20) Redação
de síntese agregada de três textos ensaísticos (sobre sermãões) na p. 32.
(5) Correção
com cópia de resposta.
(15) Transposição
para português actual da didascália inicial do «Sermão de Santo António»
(omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e
«pregar».
(5) Correções.
(12) Assistência
a mais um trecho de O Discurso do Rei.
Aula 19-20 (22 [9.ª, 4.ª], 24 [3.ª,
2.ª], 26/out [5.ª])
(20) Explicação
de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I, incluindo
clip com Santo António a pregar aos peixes.
(3) Audição
de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».
(20) Preenchimento
de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão
(pp. 36-38).
(10) Correções
(incluindo correspondências de figuras de estilo).
(25) Redação de curta narrativa com criação de
um milagre de Santo António.
(10) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei.
Aula 21-22 (24 [9.ª, 4.ª], 29
[5.ª], 31/out [3.ª, 2.ª])
(7) Audição
da parte I do «Sermão de Santo antónio» dita por Luís Lima Barreto.
(10) Correções;
paratexto de Nos passos de Santo António;
ainda a coleção ‘Literatura de viagens’ (Dicionário
de lugares imaginários; Hav).
(5) Trechos
de dois filmes sobre Santo António no momento do milagre do sermão aos peixes.
(15) Resposta a umas duas ou três perguntas
ainda sobre o exórdio; correções.
(20) Assistência
a anúncios publicitários a banco (Banif; CGD) e aos sketches «Mofo ou bafio?» e «Primeiro-ministro discursa» (Lopes da
Silva), «Parvoíce em torno de sinónimos» (Meireles), para resolver texto
lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo,
convergência, homonímia.
(5) Correção.
(18) Redação
de comentário acerca de anúncio a Sermões.
(10) Assistência
a O Discurso do Rei.
Aula 23-24
(29/out [9.ª, 4.ª], 2/nov [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(5) Audição
de início de «Sermão de Santo António» (agora por Ary dos Santos).
(15) Explicação,
de novo, sobre termos (polissemia, homonímia, aceções, campo semântico,
palavras convergentes) abordados na última aula, incluindo resposta modelo da
redação da última aula.
(3) Nova
explicação sobre o neologismo «Inácio» (assistência a «Já decidiste onde
[...]»), com polissemia.
(5) Sobre
português europeu e português brasileiro (assistência a trecho de episódio 1 de
A Cave de Markl).
(25) Compreensão
de «Expulsão do Paraíso Infernal» (pp. 42-43), de Luísa Costa Gomes, para
completar itens com resposta já esboçada.
(10) Correções.
(10) Assistência
a dois sketches dos Monty Python («RAF Banter» e «Woody and tinny words») para
preenchimento de análise em torno de aspetos de semântica e de léxico.
(5) Correção.
(10) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei.
Aula 25-26 (5 [5.ª, 9.ª, 4.ª],
7/nov [3.ª, 2.ª])
(5) Recolha dos tepecês.
(20) Compreensão do cap. II do «Sermão», por
preenchimento de ficha com perguntas curtas.
(10) Correção.
(7) Assistência a apresentação de Bruno
Nogueira (Último a sair) para identificar
deíticos.
(15) Sorteio da Liga dos Campeões.
(20) Redação de comentário sobre alegoria e
«Sermão».
(10) Assistência a conclusão de O Discurso do Rei.
Aula 27-28 (8 [9.ª, 4.ª], 9/nov
[5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10) Correção de texto sobre alegoria e sermão.
(15) Resolução de tabela com problemas de coesão
textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 386-388 e 40-41 do
manual.
(20) Correção comentada da tabela sobre coesão.
(10) Assistência a dois sketches dos Monty Python / Gato Fedorento (Lopes da Silva), para
perceber diferença entre coesão e coerência.
(3) Relance às pp. 40-41.
(30) Criação de exórdio, após leitura do texto
sobre Gandhi (p. 49).
Aula 29-30 (12 [5.ª, 9.ª, 4.ª],
14/nov [3.ª, 2.ª])
(25) Questionário
de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48).
(5) Assistência
a início de Gandhi.
(5) Correções
da redação de relato de milagre.
(25) Explicação de princípios da coerência com
recurso a sketches (Lopes da Silva) e
ficha.
(30) A propósito de trecho de episódio de Governo Sombra (reações à ereção de
estátua do Padre António Vieira), redação de texto de opinião.
Aula 31-32 (15 [9.ª, 4.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10) Sobre referências bibliográficas
devolvidas; e sobre rémora e outros peixes louvados no cap. III.
(15) Compreensão de resumo do cap. III do «Sermão [...]», com
preenchimento de tabela.
(5) Correção.
(5) Exercício sobre argumentos na p. 46 e
definições alternativas.
(10) Assistência
a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos.
(10) Resolução
de ficha em torno de tipos de argumentos (e os trechos de Bruno Aleixo);
correção
(15) Liga
dos Campeões da LVA.
(20) Redação
de louvor a animal.
Aula 33-34 (19 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 21/nov [3.ª, 2.ª])
(20) Correção do questionário de compreensão
sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48).
(15) Compreensão do cap. IV do «Sermão» (pp.
50-52) através de completamento de respostas dadas, em esboço, em ficha;
correção.
(20) Leitura em voz alta de (cap. III e) cap.
IV.
(3) Assistência a sketch «Bomba a bordo».
(20) Redação de parágrafos com argumentos e
exemplos.
(12) Assistência a Gandhi.
Aula 35-36 (22 [9.ª, 4.ª], 23/nov [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(25) Questionário de compreensão de textos nas
pp. 54 e 55.
(10) Resposta a ficha sobre empréstimos e
estrangerismos.
(10) Correções.
(3) Assistência a bosquejo «Woody Allen» (Porta dos fundos).
(30) Redação com inclusão obrigatória de
conectores.
(7) Assistência a trecho de Gandhi.
Aula 37-38 (26 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 28/nov [3.ª, 2.ª])
(20) Correção de questionário de compreensão
feito na aula anterior.
(15) Leitura (em scanning) da 1.ª parte do cap.
V do «Sermão de Santo António».
(10) Correção, incluindo clips com os peixes em
causa).
(20) Leitura em voz alta do cap. IV (resto).
(5) Assistência a bosquejo «Colonizados» (Porta dos fundos).
(15) Redação de repreensão a animal.
Aula 39-40 (29 [9.ª, 4.ª], 30/nov
[9.ª, 2.ª, 3.ª])
(15) Compreensão
do passo do polvo (cap. V, pp. 61-62) e resposta em torno de recursos
estilísticos (p. 63).
(5) Correção.
(10) Assistência
a trecho de À procura de Dory.
(20) Leitura
em voz alta (cap. V, 1.ª parte ou 2.ª parte).
(10) Assistência
a outro trecho de À procura de Dory e
correção de tabela.
(17) Redação
de acróstico com «Sermão de Santo António aos peixes».
(13) Assistência
a final de À procura de Dory.
Aula 41-42 (3 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 5/dez [3.ª, 2.ª])
(10) Correção
de trabalho de criação de neologismos preciosista.
(5) Assistência
a poema em língua gestual portuguesa.
(15) Reconstituição
de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes; correção (e
apuramento do prémio Tia Albertina).
(5) Audição
de «De tarde», dito por Sinde Filipe, Mário Viegas e João Villaret.
(15) Preenchimento apenas com transcrições do
poema de uma sua análise lacunar.
(10) Correção; e audição de «Homenagem a Cesário
Verde» (p. 341).
(20) Redação de poema de momento recordável,
segundo exemplo de «De tarde», mas sem rima.
(10) Assistência
a trecho inicial de Uivo.
Aula 43-44 (6 [9.ª, 4.ª], 7/dez
[9.ª, 3.ª, 2.ª])
(5) Correção
dos «Louvores a animal».
(20) Questionário
sobre «Sermão de Santo António» e livro lido.
(20) Leitura
na diagonal de livros de poesia recente para escolher epígrafe para poema
próprio, fazer referência bibliográfica, começar poema que o retome (paródia,
continuação, texto antónimo, texto-homenagem, …).
(4) Assistência
a «Mixórdia de temáticas» sobre Santo António.
(25) Leitura
em voz alta.
(12) Assistência
a trecho de Uivo.
Aula 45-46 (10 [5.ª, 9.ª, 4.ª],
12/dez [3.ª, 2.ª])
(15) Correção
de questionário sobre o «Sermão de Santo António» de Vieira e de dois poemas
entregues na aula anterior.
(20) Questionário
de gramática.
(10) Preenchimento
de tabela com história da língua sobre cap. VI do «Sermão».
(10) Correção;
audição de declamação do cap. VI do «Sermão» por Ary dos Santos.
(5) Cópia
de resposta a pergunta sobre alegoria.
(15) Liga
dos Campeões.
(15) Assistência
a trecho de O Sentido da Vida
(paródia em torno de alegorias: ceifeira da morte e paraíso).
Aula 47-48 (13 [9.ª, 4.ª], 14/dez
[5.ª, 3.ª, 2.ª])
(20) Correção
do questionário de gramática.
(5) Indicação
de figuras de estilo em Uivo.
(15) Sobre
a avaliação do período.
(45) Assistência
a segunda parte de Uivo, ao mesmo
tempo que conversas com cada aluno.
Aula 49-50
(3 [9.ª, 4.ª], 4/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(8) Sobre
nomes de batismo mais escolhidos em 2018; e sobre o trabalho devolvido com
argumentos e exemplos.
(10) Compreensão
de «Discurso do escritor Luiz Ruffato na abertura da Feira do Livro de
Frankfurt» (p. 66) através da resolução de correspondência acerca da «Estrutura
interna do texto» (p. 67, item 1).
(7) Audição
do discurso (sobretudo da parte em falta no manual).
(3) Assistência
a «Escravidão» (Porta dos fundos).
(5) Resolução
de perguntas sobre pontuação e de comparações em torno de Bean em férias.
(5) Correção.
(17) Assistência
a diversos pequenos trechos de Bean em
férias.
(20) Redação
de dois parágrafos com desenvolvimento de discurso político.
(15) Assistência
a conclusão de Bean em férias.
Aula 51-52
(7 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 9/jan [3.ª, 2.ª])
(5) Explicação sobre acentos (gráficos e
fónicos).
(10) Resolução de exercício de associação de
regras de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos.
(15) Correção.
(5) Resolução
de questionário (p. 69) sobre trailer de Debate
pela liberdade.
(10) Dados
discursos políticos (e debates) em sketches,
identificação do que pretendem caricaturar.
(15) Preenchimento
de lacunas no final dos versos de «A débil» (p. 328), para compreensão do
poema.
(10) Correção;
e audição de declamação (de Sinde Filipe) de «A débil».
(20) Resposta
a perguntas (p. 329) sobre «A débil».
Aula 53-54 (10 [9.ª, 4.ª], 11/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10) Correção de respostas a itens sobre «A débil»
(p. 329), resolvidos na aula anterior.
(10) Leitura de «A uma transeunte», de
Baudelaire (p. 330), para preenchimento de tabela comparativa com «A débil».
(7) Correção.
(20) Ainda: dados discursos políticos (e debates) em sketches, identificação do que pretendem
caricaturar.
(40) Apreciação crítica a livro lido no Projeto
de leitura.
Aula 55-56
(14 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 16/jan [3.ª, 2.ª])
(30) Compreensão
de «Num bairro moderno» (pp. 325-326), preenchendo lacunas de sínteses de cada
estrofe e cancelando segmentos errados; completamento de respostas a perguntas
(1, 7, 8 da p. 327).
(20) Correção.
(15) Assistência
a sketches com debates (Porta dos Fundos; Gato Fedorento).
(20) Redação
de observador da cidade (à Cesário Verde).
Aula 57-58 (17 [9.ª, 4.ª], 18/jan
[5.ª, 2.ª, 3.ª])
(25) Redação
de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 346).
(12) Correção.
(4) Assistência
a passo de A Canção de Lisboa.
(4) Assistência
a «Debate com o Super-Homem».
(10) Ficha
sobre termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente,
correferentes); correção.
(15) Assistência
a trecho do episódio da série ‘Grandes livros’ sobre Cesário Verde, para
escolher aformações cerdadeiras e falsas.
(5) Correção.
(15) Redação
(continuação da deambulação escrita na aula anterior mas agora com descrição de
trabalhadores).
Aula 59-60
(21 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 23/jan [3.ª, 2.ª])
(15) Explicações
de escrita.
(25) Questionário
para compreensão de poema de «De verão», de Cesário Verde.
(25) Redação
com transposição dos versos dos cinco primeiros quartetos de «O Sentimento dum
Ocidental» (pp. 331-332), de Cesário Verde, para contexto diferente
(sentimentos disfóricos > alegria, otimismo ou quaisquer outros sentimentos
«positivos»; cidade > campo, praia, montanha; XIX > XXI).
(7) Assistência
a trecho da série ‘Grandes livros’ sobre Cesário Verde.
(3) Explicação
sobre tarefas em curso.
(15) Assistência
a início de Ruby Sparks.
Aula 61-62
(24 [9.ª, 4.ª], 25/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(15) Correção
do questionário de compreensão de «De verão».
(5) Audição
da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (por Sinde Filipe).
(10) Exercício
de correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário
Verde.
(5) Correção.
(15) Resposta
a uma das perguntas do exame de 2014 (EE), em torno das cinco primeiras
estrofes de «O Sentimento dum Ocidental».
(10) Correção
(com referência também aos critérios de exame.
(6) Cópia
da segunda resposta (depois de análise do item).
(3) Trabalhos
em curso.
(16) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula 63-64
(28 [5.ª, 4.ª], 30 [3.ª, 2.ª], 31/jan [9.ª])
(20) Compreensão
de trechos das partes 1 e 2 de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 332-335),
mediante tabelas a preencher.
(5) Correção.
(5) Audição
da parte II.
(20) Algumas
recitações de estrofes de Cesário Verde.
(20) Compreensão
da parte III (pp. 336-337), através de resposta a perguntas (à exame).
(5) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
(3) Resolução
de tabela comparativa Ruby Sparks/Cesário
Verde.
Aula 65-66
(31/jan [4.ª], 1/fev [5.ª, 2.ª, 3.ª], 4/fev [9.ª])
(15) Explicações
de escrita; audições de parte III.
(20) Redação
(insere estrofes que se integrassem no clima desta parte IV de «O Sentimento
dum Ocidental», com o mesmo esquema rimático das restantes e a mesma métrica).
(5) Audição
da parte IV.
(30) Recitações.
(8) Assistência
a trecho de «O Livro de Cesário Verde»
(episódio da série ‘Grandes livros’).
(12) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula 67-68 (4 [5.ª, 4.ª], 6 [3.ª,
2.ª], 7/fev [9.ª])
(15) Leitura
em scanning para análise de paratexto
de Frei Luís de Sousa.
(10) Correção
(comentada).
(40) Recitações.
(15) Redação
de didascália equivalente à do ato I mas transposta para século XXI.
(10) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula 69-70 (7 [4.ª], 8 [5.ª, 2.ª,
3.ª], 11/fev [9.ª])
(10) Explicações
sobre rima (rima toante e consonântica).
(15) Leitura
de verbetes e de início da peça Frei Luís
de Sousa para responder a perguntas de escolha múltipla.
(5) Correção.
(10) Assistência
a início do Frei Luís de Sousa, de António
Lopes Ribeiro, e também de Quem és tu?
e de Madalena.
(25) Recitações.
(10) Cópia
de resposta sobre início da peça (Inês de Castro e Dona Madalena).
(15) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula 71-72
(11
[5.ª, 4.ª], 13 [3.ª, 2.ª], 14/fev [9.ª])
(10) Explicação
sobre redações em aula que eram devolvidas.
(30) Questionário
para compreensão da cena II do Frei Luís
de Sousa (pp. 154-160).
(5) Resolução
do item 3 da p. 98; correção.
(10) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa (resto
da cena II).
(20) Reescrita
da última fala de Madalena na cena II (p. 160), transpondo a mesma situação
(espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade,
mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens
do nosso século).
(15) Conclusão
de Ruby Sparks (e preenchimento de
tabela comparativa).
Aula 73-74 (18 [5.ª, 9.ª, 4.ª] e
20/fev [3.ª, 2.ª])
(15) Correção
do questionário de compreensão da aula anterior (cena II).
(25) Leitura
das cenas III a VI do ato I de Frei Luís
de Sousa (pp. 99-105), para completar sínteses, com frases.
(5) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa (1985;
encenação de Listopad; com Alexandra Lencastre e Carmen Dolores; cenas III e IV)
e a trecho do filme de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI).
(18) Transposição
para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena
VII.
(12) Assistência
a início do filme Entre Irmãos.
(3) Preenchimento
de tabela comparativa entre Frei Luís de
Sousa e Entre Irmãos.
Aula 75-76 (20 [9.ª], 21 [4.ª],
22/fev [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10) Explicação sobre trabalhos em curso (e concursos).
(20) Preenchimento
de sínteses para compreensão das cenas VII-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 105-111).
(5) Correção.
(8) Assistência
a trecho de Quem és tu?.
(25) Redação
de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho.
(18) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(2) Completamento
de tabela de comparação com Frei Luís de
Sousa.
Aula 77-78 (25 [5.ª, 9.ª, 4.ª],
27/fev [3.ª, 2.ª])
(10) Explicação
sobre trabalhos que se devolviam, concursos que decorrem.
(25) Questionário
em torno das cenas I a IV do ato II do Frei
Luís de Sousa.
(10) Desenho
de cenário do ato II.
(10) Assistência
a trechos de Frei Luís de Sousa, de
António Lopes Ribeiro, e de Madalena.
(15) Redação
de comentário-análise de passo do Ato II.
(15) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(3) Correção
da tabela.
Aula 79-80 (28/fev [9.ª, 4.ª],
1/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(20) Correção
do questionário para compreensão da primeira parte do ato II feito na aula
anterior.
(25) Redação
de esboço de comentário-análise das cenas V-VIII do ato II.
(5) Resolução
de item 1 da p. 125 (sobre poema de Garrett).
(12) Assistência
à parte do filme Frei Luís de Sousa
correspondente às cenas X-XV do ato II.
(10) Correções,
com exemplo de resposta ao comentário sobre as cenas V-VIII; cópia de resposta
sobre retrato de D. João.
(15) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(3) Preenchimento
de tabela comparativa com entre o filme e Frei
Luís de Sousa.
Aula 81-82
(7
[9.ª, 4.ª]; 8/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(15) Entrega
das redações de notícias de incêndio (consoante final do ato I); explicação
sobre trabalhos em curso.
(10) Leitura
dos textos A e B da p. 102, para resposta a ponto 1 da mesma página; correção.
(12) Assistência
a trecho de «A Alma e a Gente», para preencher tabela comparativa com de texto na
p. 147 e com conhecimento dos dois primeiros atos de Frei Luís de Sousa.
(5) Correção;
esclarecimento do se pode ter como seguro.
(3) Assistência
a trecho com «ninguém» em Frei Luís de
Sousa.
(20) Depois
de leitura do mesmo passo na peça e de comentário por Pedro Mexia, redação de
reflexão sobre o mesmo assunto.
(3) Assistência
ao mesmo passo em Quem és tu?
(5) Audição
de alguns comentários (de alunos).
(8) Cópia
de uma solução possível.
(5) Assistência
ao mesmo passo em Madalena.
Aula 83-84 (11 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 13/mar
[3.ª, 2.ª])
(20) Compreensão
da cena I do ato III (pp. 132-136), respondendo a itens de V/F e composição
curta.
(10) Correção;
assistência a trecho de Frei Luís de
Sousa relativo às cenas seguintes.
(20) Redação
de comentário acerca do cenário do ato III (p. 90).
(5) Correção
do comentário.
(20) Leitura
em voz alta (expressiva) de parte do ato III, segundo o que fora pedido para
preparação em casa.
(13) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(2) Correção
de tabela comparativa (com Frei Luís de
Sousa).
Aula 85-86 (14/mar [9.ª, 4.ª],
15/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10) Ainda
sobre trabalhos de Cesário.
(25) Redação
de resposta(s) a pergunta(s) sobre cenas IV a VI.
(3) Correções.
(7) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa: cena
VI.
(30) Leitura
em voz alta do ato III de Frei Luís de
Sousa.
(12) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(3) Resposta
a quadro comparativo-síntese (Frei Luís
de Sousa/Entre Irmãos).
Aula 87-88
(18
[5.ª, 9.ª, 4.ª], 20/mar [3.ª, 2.ª])
(15) Correção
de perguntas respondidas na última aula; tarefas em curso.
(20) Redação
de comentário, ou resposta a pergunta(s), em torno do ato III.
(10) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa.
(5) Correções.
(25) Leituras
em voz alta.
(14) Assistência
a conclusão de Entre Irmãos.
(1) Correção
da tabela de comparação.
Aula 89-90
(21
[9.ª, 4.ª], 22/mar [5.ª, 3.ª, 2.ª])
(15) Relance
a textos ensaísticos sobre «trágedia» e «drama» (p. 150 e glossário) e leitura
de «Tragédia clássica ou drama romântico?» (p. 148), para resolver item 1 da p.
149.
(5) Correções;
mais explicações nos slides.
(5) Assistência
ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva, I, 6-7).
(5) Preenchimento
de síntese sobre aquele sketch,
tragédia e drama.
(5) Correção.
(18) Redação
de resposta(s) a pergunta(s) sobre ato III do Frei Luís de Sousa.
(5) Correção
e cópia.
(20) Leituras
em voz alta.
(12) Assistência
a início de Birdman.
Aula 91-92 (25 [5.ª, 9.ª, 4.ª],
27/mar [2.ª, 3.ª])
(10) Explicação
sobre coordenação e subordinação (classificação de orações).
(15) Assistência
a «A sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles), para resolução
de exercício sobre orações subordinadas adverbiais.
(10) Correção.
(5) Assistência
a sketch «Isto é um crime de salada!»
(série Meireles).
(5) Resolução
de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto).
(5) Correção.
(10) Leituras
em voz alta.
(15) Redação
sobre a personagem principal de Frei Luís
de Sousa (cfr. p. 151).
(13) Assistência
a Birdman.
(2) Preenchimento
de quadro comparativo (Frei Luís de Sousa
/ Birdman).
Aula 93-94 (28 [9.ª, 4.ª], 29/mar
[5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10) Ponto
de situação/revisão do que se dera.
(5) Assistência
a episódio 6 da segunda temporada de Bruno Aleixo.
(10) Resolução
de exercício de classificação de orações adjetivas (sobretudo)
(5) Assistência
ao sketch «Reunião de condómínos com
o Drácula» (Meireles).
(10) Resposta
a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito
do texto do sketch citado.
(5) Correção.
(5) Assistência
a trecho de O último a sair («O
mortal de Bruno»).
(8) Resolução
de ficha sobre orações no referido trecho.
(7) Correção.
(19) Assistência
a trecho de Birdman.
(2) Correção
de tabela comparativa.
Aula 95-96 (1 [5.ª, 9.ª, 4.ª],
3/mar [3.ª, 2.ª])
(20) Questionário
sobre primeiro terço de Os Maias ou
de A Ilustre Casa de Ramires.
(10) Pequena
escrita a partir de leitura (paratexto de Os
Maias ou de A Ilustre Casa).
(20) Revisão
de gramática com «Homicídio da Paragem Assassina» (Barbosa).
(20) Questionário
de gramática.
(15) Assistência
a trecho de Birdman.
Aula 97-98 (4 [9.ª, 4.ª], 5/abr
[5.ª, 2.ª, 3.ª])
(35) Correção
de questionários de gramática e alusão aos questionários sobre A Ilustre Casa de Ramires e Os Maias.
(50) Conversas sobre avaliação com cada aluno,
ao mesmo tempo que assistência a conclusão de Birdman.
Aula
99-100
(24 [3.ª, 2.ª], 26 [5.ª], 29/abr [9.ª, 4.ª])
(5) Assistência
a trecho de «A idade do esplendor» (com representação por Garrett, enquanto
Telmo, de Frei Luís de Sousa).
(15) Explicação
de «capa» de apresentação e de noções de ‘conto, novela, romance’ (cfr. p.
245).
(20) Leitura
de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre
títulos, começos e finais.
(5) Correção.
(10) Assistência
a três sketches «oitocentistas» dos
Gato Fedorento (série Barbosa).
(20) Redação de um incipit e de um explicit
de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de
um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos
romances do mesmo autor.
(15) Assistência
a início de O Primo Basílio (António
Lopes Ribeiro) e O Crime do Padre Amaro
(Carlos Coelho da Silva).
Aula 101-102 (26 [2.ª, 3.ª], 29/abr
[5.ª], 2/mai [9.ª, 4.ª])
(25) Questionário
de compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (pp. 192-193).
(5) Explicação
sobre orações coordenadas conclusivas e explicativas; e subordinadas
substantivas relativas (sem antecedente).
(5) Assistência
a «Curso de literatura para porteiras» (Lopes da Silva), para classificação de
orações.
(10) Correções.
(12) Assistência
a trechos de Amor de Perdição
(António Lopes Ribeiro).
(30) Redação
de três parágrafos ao estilo do início do cap. 1 de Amor de Perdição.
Aula
103-104
(3 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 6/mai [4.ª, 9.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão do prólogo de Amor de Perdição.
(10) Resolução
de itens sobre coesão (na p. 197) e relação de Simão e familiares (p. 202),
orações (p. 203).
(10) Correção.
(5) Audição
de excerto de cap. II; completamento de esquema (p. 204); correção.
(10) Assistência
a trecho do filme Amor de Perdição, de
António Lopes Ribeiro.
(20) Comentário
sobre Simão enquanto herói romântico.
(15) Assistência
a início de Um Amor de Perdição
(Mário Barroso).
Aula
105-106
(6 [5.ª], 8 [2.ª], 9 [9.ª, 4.ª], 10 [3.ª])
(10) Correção
do comentário sobre herói romântico e da biografia de personagem castiça.
(5) Explicação
sobre BN digital (cfr. tarefas de
Camilo) e calendário de tarefas.
(20) Questionário
de compreensão de trechos do cap. IV de Amor
de Perdição.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa (da aula anterior).
(5) Correção
de tabela.
(6) Assistência
a curtos momentos de filme de 1943.
(23) Redação
de ponto 1 de Escrita na p. 209.
(15) Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
Aula 107-108 (10 [5.ª, 2.ª], 13
[9.ª, 4.ª], 15/mai [3.ª])
(15) Correção do questionário de compreensão
feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor
de Perdição).
(10) Assistência
a passos de Amor de Perdição de
António Lopes Ribeiro.
(35) Redação
de respostas sobre excerto 1 do cap. X.
(10) Assistência
a passos de Amor de Perdição de
António Lopes Ribeiro.
(15) Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
(3) Preenchimento
de tabela comparativa entre filme e livro.
Aula 109-110 (13 [5.ª], 15 [2.ª,
3.ª], 16 [9.ª, 4.ª])
(10) Correção
do trabalho de redação de respostas a itens sobre cap. X (excerto 1).
(20) Questionário
de compreensão da 1.ª parte da Conclusão de Amor
de Perdição.
(5) Cópia
de respostas a itens sobre soneto de Antero de Quental.
(35) Leitura
expressiva de sonetos de Antero (Liga dos Campeões & Liga Europa)
(18) Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
Aula 111-112 (17 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 20 [9.ª, 4.ª])
(15) Correção de questionário sobre 1.ª parte da
conclusão de Amor de Perdição.
(15) Leitura da 2.ª parte da conclusão, para
completar tabela (lado esquerdo).
(5) Correção.
(10) Assistência a final de Amor de Perdição (de António Lopes Ribeiro).
(5) Cópia de respostas a perguntas sobre «Ideal»,
de Antero.
(20) Leituras expressivas de sonetos de Antero
(oitavos de final da Liga dos Campeões).
(15) Assistência a final de Um Amor de Perdição.
(3) Completamento da coluna direita da
tabela.
Aula 113-114 (20 [5.ª], 22 [2.ª, 3.ª], 23/mai [9.ª, 4.ª])
(20) Compreensão de poemas de Antero para
completar resposta (lacunas só de citações): «Ideal» (p. 297); «Sonho Oriental»
(p. 300); «A um poeta» (p. 296); correção.
(30) Leituras expressivas de sonetos de Antero.
(25) Assistência a episódio sobre Amor de Perdição na série ‘Grandes
Livros’; solução e correção.
(15) Assistência a início de Malena.
Aula 115-116 (24 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 27/mai [9.ª, 4.ª])
(10) Completamento de respostas sobre «Tormento
do Ideal» (p. 294).
(18) Redação de comentário sobre «Um génio que
era um santo» (pp. 291-292).
(3) Assistência a clip sobre Antero (RTP): Antero de Quental, a missão revolucionária
da poesia.
(6) Assistência a mais um trecho do episódio
da série ‘Grandes Livros’ sobre Amor de
Perdição.
(30) Leituras expressivas (Liga dos Campeões e
Liga Europa).
(6) Audição de «Mixórdia de temáticas» sobre Os Maias.
(12) Assistência a trecho de Malèna.
(5) Preenchimento de tabela comparativa entre
Malèna e obras de Eça.
Aula 117-118 (27 [5.ª], 28 [9.ª], 29/mai [2.ª, 3.ª, 4.ª])
(10) Exercícios para introdução ao discurso
indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso).
(10) Correção.
(5) Assistência a trecho da série feita a
partir de adaptação de Os Maias, de
Bruno Carreiro.
(10) Passagem para discurso direto de trecho em
discurso indireto livre (do início do cap. III).
(5) Correção.
(5) Assistência a trecho do filme de João
Botelho.
(5) Exercício de compreensão do texto e de
análise das teorias educativas defendidas nos Maias; correção.
(30) Leituras expressivas.
(10) Assistência a trecho de Malèna e correção de tabela comparativa
com livros de Eça.
Aula 121-122 (3 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 5/jun [2.ª, 3.ª])
(15) Correções
breves de aspetos do questionário de gramática.
(20) Leituras
expressivas de sonetos de Antero (finais das duas Ligas).
(5) Preenchimento
de tabela sobre personagens em Malèna,
Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires.
(5) Explicações
sobre avaliação.
(45) Assistência
a conclusão de Malèna e conversas
sobre avaliação.
<< Home