Sunday, August 26, 2018

Planos de aulas


Aula 1-2 (17 [5.ª, 4.ª, 9.ª] e 19/set [3.ª, 2.ª])
(25)     Algumas indicações úteis ao trabalho ao longo do ano (remetendo-se também para ‘Preceitos’, em Gaveta de Nuvens), programa e calendário.
(10)     Leitura de frases sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano para ajuizar da sua veracidade.
(17)     Correção; registo dos Prémios Tia Albertina.
(12)     Preenchimento da ficha de caderneta (incluindo acróstico com definição pessoal).
(18)     Redação de quadra, segundo modelo, em termos de versificação, das de «Cinco horas» (p. 343), de Mário de Sá-Carneiro.
(8)       Assistência a trecho inicial de Bean, Um autêntico desastre.

Aula 3-4 (19 [5.ª], 20 [9.ª, 4.ª], 21/set [3.ª, 2.ª])

(20)     Sobre os trabalhos da última aula; sobre deíticos.
(15)     Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos (também textuais), transcrição do oral versus escrito, antecedentes de pronomes.
(10)     Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(12)     Correção.
(8)       Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(25)     Redação de discurso-apreciação crítica acerca de pintura distribuída.

Aula 5-6 (24 [5.ª, 4.ª, 9.ª], 26/set [3.ª, 2.ª])

(15)     Resolução de exercício sobre deíticos.
(8)       Correção.
(20)     Audição de cantiga de amigo («Vaiamos, irmana, vaiamos dormir»), para responder a 1. Oralidade (p. 12); audição de versão de Natália Correia musicada; e de trechos de original musicado por Pedro Caldeira Cabral; e por Paulina Ceremuzynska.
(15)     Supertaça da leitura em voz alta, seguida de audição/visualização de outras duas declamações e de poucas indicações sobre o poema, de Sophia Andresen, na p. 13.
(10)     Cópia do texto de Sophia mas em prosa e inserindo pontuação.
(5)       Correção.
(15)     Assistência ao final de Bean, um autêntico desastre.

Aula 7-8 (26 [5.ª], 27 [9.ª, 4.ª], 28 [3.ª, 2.ª])
(10)     Correção do discurso-apreciação feito na penúltima aula e agora devolvido. Sinais usados na correção de redações.
(10)     Exercício sobre pontuação.
(5)       Correção.
(20)     Compreensão do discurso de Mia Couto na p. 18 para criação de trechos em falta.
(5)       Audição/visualização do discurso.
(10)     Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda; correção.
(5)       Assistência a sketch de «Porta dos Fundos» sobre novos nomes de deputados.
(5)       Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos; por Variações).
(18)     Comentário-resposta em torno da letra da canção (p. 21).

Aula 9-10 (3 [3.ª, 2.ª], 4 [9.ª, 4.ª], 8/out [5.ª])

(15)     Correção do comentário sobre «Maria Albertina», incluindo cópia; também de ortografia de palavras.
(15)     Compreensão de «Lusofonia» (p. 16), de Nuno Júdice, para redação de respostas-comentário.
(10)     Correção; falsos amigos; assistência a publicidade com Scolari.
(5)       Exercício sobre apelidos patronímicos.
(5)       Correção.
(10)     Depois de assistência ao início de episódio de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio 1), preenchimento de resposta sobre tipos de apelidos; correção.
(20)     Compreensão de «O primeiro amor» (p. 17), de Baltasar Lopes, para escrever continuação de narrativa.
(10)     Assistência ao começo de O discurso do rei.

Aula 11-12 (8 [9.ª, 4.ª], 10 [3.ª, 2.ª], 12/out [5.ª])
(20)     Questionário de compreensão de «Ler é maçada» (p. 21), de Pedro Mexia.
(8)       Resposta a perguntas sobre campo lexical de ‘nome’ e campo semântico de «nome».
(2)       Relance a lista de vencedores do Prémio Camões (marcando tipo de apelidos).
(8)       Correções.
(12)     Completamento de síntese lacunar sobre onomástico e O Discurso do Rei; anúncio da recolha das folhas (depois de se ver mais um pouco do filme).
(5)       Sobre avaliação.
(3)       Nomes medievais oferecidos aos padrinhos de hoje.
(12)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.
(15)     Redação de texto argumentativo-expositivo em torno de frase de Jorge V e de cartoon de Boligan.

Aula 13-14 (11 [9.ª, 4.ª], 12 [2.ª, 3.ª], 15/out [5.ª])
(12)     Correção, com leitura de parte de trecho que é sequência do que lemos de Chiquinho.
(20)     Compreensão de trecho de O Murmúrio do mundo (nas pp. 14-15), para responder a item 7 (p. 15) e a poucas questões mais linguísticas (campo lexical, deíticos, neologismo).
(8)       Correções.
(20)     Escrutínio de elementos paratextuais em livros da coleção ‘Literatura de Viagens’ (Tinta-da-China).
(15)     Criação de paratexto de livro inventado.
(15)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei (32,3-ca. 46 {até corcunda}).

Aula 15-16 (15 [9.ª, 4.ª], 17 [3.ª, 2.ª], 19/out [5.ª])
(20)     Correção do questionário de compreensão feito na penúltima aula.
(5)       Relance a revista «Ler» para ler na diagonal crónica de Pedro Mexia.
(20)     Leitura de crónica de Afonso Cruz, «Os camelos [...]» (pp. 23-24), para escrever síntese.
(10)     Exercício de correspondência com termos e definições de elementos do paratexto; correção.
(15)     Correção (com cópia).
(15)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.
(3)       Imprecações e interjeições (completamento de quadro de interjeições).

Aula 17-18 (18 [9.ª, 4.ª], 19 [2.ª, 3.ª], 22/out [5.ª])

(10)     Entrega e comentários das redações feitas há duas aulas.
(5)       Assistência a discurso de Bruno de Carvalho com «berdamerda»; resposta de Rodolfo Reis.
(10)     Explicação sobre campo semântico de «berdamerda», Arcaísmos, Neologismos.
(5)       Assistência a trecho de «Governo sombra» (com imprecações).
(3)       Sobre cronologia de Vieira.
(20)     Redação de síntese agregada de três textos ensaísticos (sobre sermãões) na p. 32.
(5)       Correção com cópia de resposta.
(15)     Transposição para português actual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar».
(5)       Correções.
(12)     Assistência a mais um trecho de O Discurso do Rei.

Aula 19-20 (22 [9.ª, 4.ª], 24 [3.ª, 2.ª], 26/out [5.ª])

(20)     Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I, incluindo clip com Santo António a pregar aos peixes.
(3)       Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».
(20)     Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 36-38).
(10)     Correções (incluindo correspondências de figuras de estilo).
(25)     Redação de curta narrativa com criação de um milagre de Santo António.
(10)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

Aula 21-22 (24 [9.ª, 4.ª], 29 [5.ª], 31/out [3.ª, 2.ª])

(7)       Audição da parte I do «Sermão de Santo antónio» dita por Luís Lima Barreto.
(10)     Correções; paratexto de Nos passos de Santo António; ainda a coleção ‘Literatura de viagens’ (Dicionário de lugares imaginários; Hav).
(5)       Trechos de dois filmes sobre Santo António no momento do milagre do sermão aos peixes.
(15)     Resposta a umas duas ou três perguntas ainda sobre o exórdio; correções.
(20)     Assistência a anúncios publicitários a banco (Banif; CGD) e aos sketches «Mofo ou bafio?» e «Primeiro-ministro discursa» (Lopes da Silva), «Parvoíce em torno de sinónimos» (Meireles), para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia.
(5)       Correção.
(18)     Redação de comentário acerca de anúncio a Sermões.
(10)     Assistência a O Discurso do Rei.

Aula 23-24 (29/out [9.ª, 4.ª], 2/nov [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(5)       Audição de início de «Sermão de Santo António» (agora por Ary dos Santos).
(15)     Explicação, de novo, sobre termos (polissemia, homonímia, aceções, campo semântico, palavras convergentes) abordados na última aula, incluindo resposta modelo da redação da última aula.
(3)       Nova explicação sobre o neologismo «Inácio» (assistência a «Já decidiste onde [...]»), com polissemia.
(5)       Sobre português europeu e português brasileiro (assistência a trecho de episódio 1 de A Cave de Markl).
(25)     Compreensão de «Expulsão do Paraíso Infernal» (pp. 42-43), de Luísa Costa Gomes, para completar itens com resposta já esboçada.
(10)     Correções.
(10)     Assistência a dois sketches dos Monty Python («RAF Banter» e «Woody and tinny words») para preenchimento de análise em torno de aspetos de semântica e de léxico.
(5)       Correção.
(10)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

Aula 25-26 (5 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 7/nov [3.ª, 2.ª])

(5)       Recolha dos tepecês.
(20)     Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas curtas.
(10)     Correção.
(7)       Assistência a apresentação de Bruno Nogueira (Último a sair) para identificar deíticos.
(15)     Sorteio da Liga dos Campeões.
(20)     Redação de comentário sobre alegoria e «Sermão».
(10)     Assistência a conclusão de O Discurso do Rei.

Aula 27-28 (8 [9.ª, 4.ª], 9/nov [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10)     Correção de texto sobre alegoria e sermão.
(15)     Resolução de tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 386-388 e 40-41 do manual.
(20)     Correção comentada da tabela sobre coesão.
(10)     Assistência a dois sketches dos Monty Python / Gato Fedorento (Lopes da Silva), para perceber diferença entre coesão e coerência.
(3)       Relance às pp. 40-41.
(30)     Criação de exórdio, após leitura do texto sobre Gandhi (p. 49).

Aula 29-30 (12 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 14/nov [3.ª, 2.ª])

(25)     Questionário de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48).
(5)       Assistência a início de Gandhi.
(5)       Correções da redação de relato de milagre.
(25)     Explicação de princípios da coerência com recurso a sketches (Lopes da Silva) e ficha.
(30)     A propósito de trecho de episódio de Governo Sombra (reações à ereção de estátua do Padre António Vieira), redação de texto de opinião.

Aula 31-32 (15 [9.ª, 4.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 3.ª])

(10)     Sobre referências bibliográficas devolvidas; e sobre rémora e outros peixes louvados no cap. III.
(15)     Compreensão de resumo do cap. III do «Sermão [...]», com preenchimento de tabela.
(5)       Correção.
(5)       Exercício sobre argumentos na p. 46 e definições alternativas.
(10)     Assistência a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos.
(10)     Resolução de ficha em torno de tipos de argumentos (e os trechos de Bruno Aleixo); correção
(15)     Liga dos Campeões da LVA.
(20)     Redação de louvor a animal.

Aula 33-34 (19 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 21/nov [3.ª, 2.ª])

(20)     Correção do questionário de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48).
(15)     Compreensão do cap. IV do «Sermão» (pp. 50-52) através de completamento de respostas dadas, em esboço, em ficha; correção.
(20)     Leitura em voz alta de (cap. III e) cap. IV.
(3)       Assistência a sketch «Bomba a bordo».
(20)     Redação de parágrafos com argumentos e exemplos.
(12)     Assistência a Gandhi.

Aula 35-36 (22 [9.ª, 4.ª], 23/nov [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(25)     Questionário de compreensão de textos nas pp. 54 e 55.
(10)     Resposta a ficha sobre empréstimos e estrangerismos.
(10)     Correções.
(3)       Assistência a bosquejo «Woody Allen» (Porta dos fundos).
(30)     Redação com inclusão obrigatória de conectores.
(7)       Assistência a trecho de Gandhi.

Aula 37-38 (26 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 28/nov [3.ª, 2.ª])

(20)     Correção de questionário de compreensão feito na aula anterior.
(15)     Leitura (em scanning) da 1.ª parte do cap. V do «Sermão de Santo António».
(10)     Correção, incluindo clips com os peixes em causa).
(20)     Leitura em voz alta do cap. IV (resto).
(5)       Assistência a bosquejo «Colonizados» (Porta dos fundos).
(15)     Redação de repreensão a animal.

Aula 39-40 (29 [9.ª, 4.ª], 30/nov [9.ª, 2.ª, 3.ª])
(15)     Compreensão do passo do polvo (cap. V, pp. 61-62) e resposta em torno de recursos estilísticos (p. 63).
(5)       Correção.
(10)     Assistência a trecho de À procura de Dory.
(20)     Leitura em voz alta (cap. V, 1.ª parte ou 2.ª parte).
(10)     Assistência a outro trecho de À procura de Dory e correção de tabela.
(17)     Redação de acróstico com «Sermão de Santo António aos peixes».
(13)     Assistência a final de À procura de Dory.

Aula 41-42 (3 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 5/dez [3.ª, 2.ª])
(10)     Correção de trabalho de criação de neologismos preciosista.
(5)       Assistência a poema em língua gestual portuguesa.
(15)     Reconstituição de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes; correção (e apuramento do prémio Tia Albertina).
(5)       Audição de «De tarde», dito por Sinde Filipe, Mário Viegas e João Villaret.
(15)     Preenchimento apenas com transcrições do poema de uma sua análise lacunar.
(10)     Correção; e audição de «Homenagem a Cesário Verde» (p. 341).
(20)     Redação de poema de momento recordável, segundo exemplo de «De tarde», mas sem rima.
(10)     Assistência a trecho inicial de Uivo.

Aula 43-44 (6 [9.ª, 4.ª], 7/dez [9.ª, 3.ª, 2.ª])
(5)       Correção dos «Louvores a animal».
(20)     Questionário sobre «Sermão de Santo António» e livro lido.
(20)     Leitura na diagonal de livros de poesia recente para escolher epígrafe para poema próprio, fazer referência bibliográfica, começar poema que o retome (paródia, continuação, texto antónimo, texto-homenagem, …).
(4)       Assistência a «Mixórdia de temáticas» sobre Santo António.
(25)     Leitura em voz alta.
(12)     Assistência a trecho de Uivo.

Aula 45-46 (10 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 12/dez [3.ª, 2.ª])
(15)     Correção de questionário sobre o «Sermão de Santo António» de Vieira e de dois poemas entregues na aula anterior.
(20)     Questionário de gramática.
(10)     Preenchimento de tabela com história da língua sobre cap. VI do «Sermão».
(10)     Correção; audição de declamação do cap. VI do «Sermão» por Ary dos Santos.
(5)       Cópia de resposta a pergunta sobre alegoria.
(15)     Liga dos Campeões.
(15)     Assistência a trecho de O Sentido da Vida (paródia em torno de alegorias: ceifeira da morte e paraíso).

Aula 47-48 (13 [9.ª, 4.ª], 14/dez [5.ª, 3.ª, 2.ª])
(20)     Correção do questionário de gramática.
(5)       Indicação de figuras de estilo em Uivo.
(15)     Sobre a avaliação do período.
(45)     Assistência a segunda parte de Uivo, ao mesmo tempo que conversas com cada aluno.

Aula 49-50 (3 [9.ª, 4.ª], 4/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª])

(8)       Sobre nomes de batismo mais escolhidos em 2018; e sobre o trabalho devolvido com argumentos e exemplos.
(10)     Compreensão de «Discurso do escritor Luiz Ruffato na abertura da Feira do Livro de Frankfurt» (p. 66) através da resolução de correspondência acerca da «Estrutura interna do texto» (p. 67, item 1).
(7)       Audição do discurso (sobretudo da parte em falta no manual).
(3)       Assistência a «Escravidão» (Porta dos fundos).
(5)       Resolução de perguntas sobre pontuação e de comparações em torno de Bean em férias.
(5)       Correção.
(17)     Assistência a diversos pequenos trechos de Bean em férias.
(20)     Redação de dois parágrafos com desenvolvimento de discurso político.
(15)     Assistência a conclusão de Bean em férias.

Aula 51-52 (7 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 9/jan [3.ª, 2.ª])

(5)       Explicação sobre acentos (gráficos e fónicos).
(10)     Resolução de exercício de associação de regras de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos.
(15)     Correção.
(5)       Resolução de questionário (p. 69) sobre trailer de Debate pela liberdade.
(10)     Dados discursos políticos (e debates) em sketches, identificação do que pretendem caricaturar.
(15)     Preenchimento de lacunas no final dos versos de «A débil» (p. 328), para compreensão do poema.
(10)     Correção; e audição de declamação (de Sinde Filipe) de «A débil».
(20)     Resposta a perguntas (p. 329) sobre «A débil».

Aula 53-54 (10 [9.ª, 4.ª], 11/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10)     Correção de respostas a itens sobre «A débil» (p. 329), resolvidos na aula anterior.
(10)     Leitura de «A uma transeunte», de Baudelaire (p. 330), para preenchimento de tabela comparativa com «A débil».
(7)       Correção.
(20)     Ainda: dados discursos políticos (e debates) em sketches, identificação do que pretendem caricaturar.
(40)    Apreciação crítica a livro lido no Projeto de leitura.

Aula 55-56 (14 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 16/jan [3.ª, 2.ª])
(30)     Compreensão de «Num bairro moderno» (pp. 325-326), preenchendo lacunas de sínteses de cada estrofe e cancelando segmentos errados; completamento de respostas a perguntas (1, 7, 8 da p. 327).
(20)     Correção.
(15)     Assistência a sketches com debates (Porta dos Fundos; Gato Fedorento).
(20)     Redação de observador da cidade (à Cesário Verde).

Aula 57-58 (17 [9.ª, 4.ª], 18/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª])

(25)     Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 346).
(12)     Correção.
(4)       Assistência a passo de A Canção de Lisboa.
(4)       Assistência a «Debate com o Super-Homem».
(10)     Ficha sobre termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente, correferentes); correção.
(15)     Assistência a trecho do episódio da série ‘Grandes livros’ sobre Cesário Verde, para escolher aformações cerdadeiras e falsas.
(5)       Correção.
(15)     Redação (continuação da deambulação escrita na aula anterior mas agora com descrição de trabalhadores).

Aula 59-60 (21 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 23/jan [3.ª, 2.ª])
(15)     Explicações de escrita.
(25)     Questionário para compreensão de poema de «De verão», de Cesário Verde.
(25)     Redação com transposição dos versos dos cinco primeiros quartetos de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 331-332), de Cesário Verde, para contexto diferente (sentimentos disfóricos > alegria, otimismo ou quaisquer outros sentimentos «positivos»; cidade > campo, praia, montanha; XIX > XXI).
(7)       Assistência a trecho da série ‘Grandes livros’ sobre Cesário Verde.
(3)       Explicação sobre tarefas em curso.
(15)     Assistência a início de Ruby Sparks.

Aula 61-62 (24 [9.ª, 4.ª], 25/jan [5.ª, 2.ª, 3.ª])

(15)     Correção do questionário de compreensão de «De verão».
(5)       Audição da parte I de «O Sentimento dum Ocidental» (por Sinde Filipe).
(10)     Exercício de correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário Verde.
(5)       Correção.
(15)     Resposta a uma das perguntas do exame de 2014 (EE), em torno das cinco primeiras estrofes de «O Sentimento dum Ocidental».
(10)     Correção (com referência também aos critérios de exame.
(6)       Cópia da segunda resposta (depois de análise do item).
(3)       Trabalhos em curso.
(16)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 63-64 (28 [5.ª, 4.ª], 30 [3.ª, 2.ª], 31/jan [9.ª])
(20)     Compreensão de trechos das partes 1 e 2 de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 332-335), mediante tabelas a preencher.
(5)       Correção.
(5)       Audição da parte II.
(20)     Algumas recitações de estrofes de Cesário Verde.
(20)     Compreensão da parte III (pp. 336-337), através de resposta a perguntas (à exame).
(5)       Correção.
(12)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.
(3)       Resolução de tabela comparativa Ruby Sparks/Cesário Verde.

Aula 65-66 (31/jan [4.ª], 1/fev [5.ª, 2.ª, 3.ª], 4/fev [9.ª])
(15)     Explicações de escrita; audições de parte III.
(20)     Redação (insere estrofes que se integrassem no clima desta parte IV de «O Sentimento dum Ocidental», com o mesmo esquema rimático das restantes e a mesma métrica).
(5)       Audição da parte IV.
(30)     Recitações.
(8)       Assistência a trecho de «O Livro de Cesário Verde» (episódio da série ‘Grandes livros’).
(12)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 67-68 (4 [5.ª, 4.ª], 6 [3.ª, 2.ª], 7/fev [9.ª])
(15)     Leitura em scanning para análise de paratexto de Frei Luís de Sousa.
(10)     Correção (comentada).
(40)    Recitações.
(15)     Redação de didascália equivalente à do ato I mas transposta para século XXI.
(10)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 69-70 (7 [4.ª], 8 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 11/fev [9.ª])
(10)     Explicações sobre rima (rima toante e consonântica).
(15)     Leitura de verbetes e de início da peça Frei Luís de Sousa para responder a perguntas de escolha múltipla.
(5)       Correção.
(10)     Assistência a início do Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, e também de Quem és tu? e de Madalena.
(25)     Recitações.
(10)     Cópia de resposta sobre início da peça (Inês de Castro e Dona Madalena).
(15)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 71-72 (11 [5.ª, 4.ª], 13 [3.ª, 2.ª], 14/fev [9.ª])
(10)     Explicação sobre redações em aula que eram devolvidas.
(30)     Questionário para compreensão da cena II do Frei Luís de Sousa (pp. 154-160).
(5)       Resolução do item 3 da p. 98; correção.
(10)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (resto da cena II).
(20)     Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 160), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade, mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens do nosso século).
(15)     Conclusão de Ruby Sparks (e preenchimento de tabela comparativa).

Aula 73-74 (18 [5.ª, 9.ª, 4.ª] e 20/fev [3.ª, 2.ª])
(15)     Correção do questionário de compreensão da aula anterior (cena II).
(25)     Leitura das cenas III a VI do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 99-105), para completar sínteses, com frases.
(5)       Correção.
(12)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (1985; encenação de Listopad; com Alexandra Lencastre e Carmen Dolores; cenas III e IV) e a trecho do filme de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI).
(18)     Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII.
(12)     Assistência a início do filme Entre Irmãos.
(3)       Preenchimento de tabela comparativa entre Frei Luís de Sousa e Entre Irmãos.

Aula 75-76 (20 [9.ª], 21 [4.ª], 22/fev [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10)     Explicação sobre trabalhos em curso (e concursos).
(20)     Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas VII-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 105-111).
(5)       Correção.
(8)       Assistência a trecho de Quem és tu?.
(25)     Redação de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho.
(18)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(2)       Completamento de tabela de comparação com Frei Luís de Sousa.

Aula 77-78 (25 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 27/fev [3.ª, 2.ª])
(10)     Explicação sobre trabalhos que se devolviam, concursos que decorrem.
(25)     Questionário em torno das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa.
(10)     Desenho de cenário do ato II.
(10)     Assistência a trechos de Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, e de Madalena.
(15)     Redação de comentário-análise de passo do Ato II.
(15)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(3)       Correção da tabela.

Aula 79-80 (28/fev [9.ª, 4.ª], 1/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(20)     Correção do questionário para compreensão da primeira parte do ato II feito na aula anterior.
(25)     Redação de esboço de comentário-análise das cenas V-VIII do ato II.
(5)       Resolução de item 1 da p. 125 (sobre poema de Garrett).
(12)     Assistência à parte do filme Frei Luís de Sousa correspondente às cenas X-XV do ato II.
(10)     Correções, com exemplo de resposta ao comentário sobre as cenas V-VIII; cópia de resposta sobre retrato de D. João.
(15)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(3)       Preenchimento de tabela comparativa com entre o filme e Frei Luís de Sousa.

Aula 81-82 (7 [9.ª, 4.ª]; 8/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])

(15)     Entrega das redações de notícias de incêndio (consoante final do ato I); explicação sobre trabalhos em curso.
(10)     Leitura dos textos A e B da p. 102, para resposta a ponto 1 da mesma página; correção.
(12)     Assistência a trecho de «A Alma e a Gente», para preencher tabela comparativa com de texto na p. 147 e com conhecimento dos dois primeiros atos de Frei Luís de Sousa.
(5)       Correção; esclarecimento do se pode ter como seguro.
(3)       Assistência a trecho com «ninguém» em Frei Luís de Sousa.
(20)     Depois de leitura do mesmo passo na peça e de comentário por Pedro Mexia, redação de reflexão sobre o mesmo assunto.
(3)       Assistência ao mesmo passo em Quem és tu?
(5)       Audição de alguns comentários (de alunos).
(8)       Cópia de uma solução possível.
(5)       Assistência ao mesmo passo em Madalena.

Aula 83-84 (11 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 13/mar [3.ª, 2.ª])

(20)     Compreensão da cena I do ato III (pp. 132-136), respondendo a itens de V/F e composição curta.
(10)     Correção; assistência a trecho de Frei Luís de Sousa relativo às cenas seguintes.
(20)     Redação de comentário acerca do cenário do ato III (p. 90).
(5)       Correção do comentário.
(20)     Leitura em voz alta (expressiva) de parte do ato III, segundo o que fora pedido para preparação em casa.
(13)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(2)       Correção de tabela comparativa (com Frei Luís de Sousa).

Aula 85-86 (14/mar [9.ª, 4.ª], 15/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10)     Ainda sobre trabalhos de Cesário.
(25)     Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre cenas IV a VI.
(3)       Correções.
(7)       Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa: cena VI.
(30)     Leitura em voz alta do ato III de Frei Luís de Sousa.
(12)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(3)       Resposta a quadro comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos).

Aula 87-88 (18 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 20/mar [3.ª, 2.ª])

(15)     Correção de perguntas respondidas na última aula; tarefas em curso.
(20)     Redação de comentário, ou resposta a pergunta(s), em torno do ato III.
(10)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa.
(5)       Correções.
(25)     Leituras em voz alta.
(14)     Assistência a conclusão de Entre Irmãos.
(1)       Correção da tabela de comparação.

Aula 89-90 (21 [9.ª, 4.ª], 22/mar [5.ª, 3.ª, 2.ª])
(15)     Relance a textos ensaísticos sobre «trágedia» e «drama» (p. 150 e glossário) e leitura de «Tragédia clássica ou drama romântico?» (p. 148), para resolver item 1 da p. 149.
(5)       Correções; mais explicações nos slides.
(5)       Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva, I, 6-7).
(5)       Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama.
(5)       Correção.
(18)     Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre ato III do Frei Luís de Sousa.
(5)       Correção e cópia.
(20)     Leituras em voz alta.
(12)     Assistência a início de Birdman.

Aula 91-92 (25 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 27/mar [2.ª, 3.ª])

(10)     Explicação sobre coordenação e subordinação (classificação de orações).
(15)     Assistência a «A sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles), para resolução de exercício sobre orações subordinadas adverbiais.
(10)     Correção.
(5)       Assistência a sketch «Isto é um crime de salada!» (série Meireles).
(5)       Resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto).
(5)       Correção.
(10)     Leituras em voz alta.
(15)     Redação sobre a personagem principal de Frei Luís de Sousa (cfr. p. 151).
(13)     Assistência a Birdman.
(2)       Preenchimento de quadro comparativo (Frei Luís de Sousa / Birdman).

Aula 93-94 (28 [9.ª, 4.ª], 29/mar [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(10)     Ponto de situação/revisão do que se dera.
(5)       Assistência a episódio 6 da segunda temporada de Bruno Aleixo.
(10)     Resolução de exercício de classificação de orações adjetivas (sobretudo)
(5)       Assistência ao sketch «Reunião de condómínos com o Drácula» (Meireles).
(10)     Resposta a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto do sketch citado.
(5)       Correção.
(5)       Assistência a trecho de O último a sair («O mortal de Bruno»).
(8)       Resolução de ficha sobre orações no referido trecho.
(7)       Correção.
(19)     Assistência a trecho de Birdman.
(2)       Correção de tabela comparativa.

Aula 95-96 (1 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 3/mar [3.ª, 2.ª])
(20)     Questionário sobre primeiro terço de Os Maias ou de A Ilustre Casa de Ramires.
(10)     Pequena escrita a partir de leitura (paratexto de Os Maias ou de A Ilustre Casa).
(20)     Revisão de gramática com «Homicídio da Paragem Assassina» (Barbosa).
(20)     Questionário de gramática.
(15)     Assistência a trecho de Birdman.

Aula 97-98 (4 [9.ª, 4.ª], 5/abr [5.ª, 2.ª, 3.ª])
(35)     Correção de questionários de gramática e alusão aos questionários sobre A Ilustre Casa de Ramires e Os Maias.
(50)     Conversas sobre avaliação com cada aluno, ao mesmo tempo que assistência a conclusão de Birdman.

Aula 99-100 (24 [3.ª, 2.ª], 26 [5.ª], 29/abr [9.ª, 4.ª])

(5)       Assistência a trecho de «A idade do esplendor» (com representação por Garrett, enquanto Telmo, de Frei Luís de Sousa).
(15)     Explicação de «capa» de apresentação e de noções de ‘conto, novela, romance’ (cfr. p. 245).
(20)     Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais.
(5)       Correção.
(10)     Assistência a três sketches «oitocentistas» dos Gato Fedorento (série Barbosa).
(20)     Redação de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor.
(15)     Assistência a início de O Primo Basílio (António Lopes Ribeiro) e O Crime do Padre Amaro (Carlos Coelho da Silva).

Aula 101-102 (26 [2.ª, 3.ª], 29/abr [5.ª], 2/mai [9.ª, 4.ª])
(25)     Questionário de compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (pp. 192-193).
(5)    Explicação sobre orações coordenadas conclusivas e explicativas; e subordinadas substantivas relativas (sem antecedente).
(5)     Assistência a «Curso de literatura para porteiras» (Lopes da Silva), para classificação de orações.
(10)     Correções.
(12)      Assistência a trechos de Amor de Perdição (António Lopes Ribeiro).
(30)     Redação de três parágrafos ao estilo do início do cap. 1 de Amor de Perdição.

Aula 103-104 (3 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 6/mai [4.ª, 9.ª])

(20)     Correção do questionário de compreensão do prólogo de Amor de Perdição.
(10)     Resolução de itens sobre coesão (na p. 197) e relação de Simão e familiares (p. 202), orações (p. 203).
(10)     Correção.
(5)       Audição de excerto de cap. II; completamento de esquema (p. 204); correção.
(10)     Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro.
(20)     Comentário sobre Simão enquanto herói romântico.
(15)     Assistência a início de Um Amor de Perdição (Mário Barroso).

Aula 105-106 (6 [5.ª], 8 [2.ª], 9 [9.ª, 4.ª], 10 [3.ª])
(10)     Correção do comentário sobre herói romântico e da biografia de personagem castiça.
(5)       Explicação sobre BN digital (cfr. tarefas de Camilo) e calendário de tarefas.
(20)     Questionário de compreensão de trechos do cap. IV de Amor de Perdição.
(5)       Preenchimento de tabela comparativa (da aula anterior).
(5)       Correção de tabela.
(6)       Assistência a curtos momentos de filme de 1943.
(23)     Redação de ponto 1 de Escrita na p. 209.
(15)     Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.

Aula 107-108 (10 [5.ª, 2.ª], 13 [9.ª, 4.ª], 15/mai [3.ª])
(15) Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor de Perdição).
(10)     Assistência a passos de Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro.
(35)     Redação de respostas sobre excerto 1 do cap. X.
(10)     Assistência a passos de Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro.
(15)     Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.
(3)       Preenchimento de tabela comparativa entre filme e livro.

Aula 109-110 (13 [5.ª], 15 [2.ª, 3.ª], 16 [9.ª, 4.ª])
(10)     Correção do trabalho de redação de respostas a itens sobre cap. X (excerto 1).
(20)     Questionário de compreensão da 1.ª parte da Conclusão de Amor de Perdição.
(5)       Cópia de respostas a itens sobre soneto de Antero de Quental.
(35)     Leitura expressiva de sonetos de Antero (Liga dos Campeões & Liga Europa)
(18)     Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.

Aula 111-112 (17 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 20 [9.ª, 4.ª])
(15)     Correção de questionário sobre 1.ª parte da conclusão de Amor de Perdição.
(15)     Leitura da 2.ª parte da conclusão, para completar tabela (lado esquerdo).
(5)       Correção.
(10)     Assistência a final de Amor de Perdição (de António Lopes Ribeiro).
(5)       Cópia de respostas a perguntas sobre «Ideal», de Antero.
(20)     Leituras expressivas de sonetos de Antero (oitavos de final da Liga dos Campeões).
(15)     Assistência a final de Um Amor de Perdição.
(3)       Completamento da coluna direita da tabela.

Aula 113-114 (20 [5.ª], 22 [2.ª, 3.ª], 23/mai [9.ª, 4.ª])
(20)     Compreensão de poemas de Antero para completar resposta (lacunas só de citações): «Ideal» (p. 297); «Sonho Oriental» (p. 300); «A um poeta» (p. 296); correção.
(30)     Leituras expressivas de sonetos de Antero.
(25)     Assistência a episódio sobre Amor de Perdição na série ‘Grandes Livros’; solução e correção.
(15)     Assistência a início de Malena.

Aula 115-116 (24 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 27/mai [9.ª, 4.ª])
(10)     Completamento de respostas sobre «Tormento do Ideal» (p. 294).
(18)     Redação de comentário sobre «Um génio que era um santo» (pp. 291-292).
(3)       Assistência a clip sobre Antero (RTP): Antero de Quental, a missão revolucionária da poesia.
(6)       Assistência a mais um trecho do episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre Amor de Perdição.
(30)     Leituras expressivas (Liga dos Campeões e Liga Europa).
(6)       Audição de «Mixórdia de temáticas» sobre Os Maias.
(12)     Assistência a trecho de Malèna.
(5)       Preenchimento de tabela comparativa entre Malèna e obras de Eça.

Aula 117-118 (27 [5.ª], 28 [9.ª], 29/mai [2.ª, 3.ª, 4.ª])
(10)     Exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso).
(10)     Correção.
(5)       Assistência a trecho da série feita a partir de adaptação de Os Maias, de Bruno Carreiro.
(10)     Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap. III).
(5)       Correção.
(5)       Assistência a trecho do filme de João Botelho.
(5)       Exercício de compreensão do texto e de análise das teorias educativas defendidas nos Maias; correção.
(30)     Leituras expressivas.
(10)     Assistência a trecho de Malèna e correção de tabela comparativa com livros de Eça.

Aula 121-122 (3 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 5/jun [2.ª, 3.ª])
(15)     Correções breves de aspetos do questionário de gramática.
(20)     Leituras expressivas de sonetos de Antero (finais das duas Ligas).
(5)       Preenchimento de tabela sobre personagens em Malèna, Os Maias e A Ilustre Casa de Ramires.
(5)       Explicações sobre avaliação.
(45)     Assistência a conclusão de Malèna e conversas sobre avaliação.