Sumários e tepecês
Aula 1 (15 ou 16/Set) Leitura de parágrafos sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano, para ajuizar da sua veracidade. Indicações úteis ao trabalho ao longo do ano: blogue, Antologia e Práticas, folhas no caderno, gramática, ... Assistência a sketches dos Monty Python («RAF banter» e «Woody and Tinny Words»), para preenchimento de síntese usando, entre outros, os termos «denotação», «conotação»; «monossemia», «polissemia»; «classe lexical»; «neologismo». Redacção de respostas a inquérito de verão, depois de lidas as de José Luís Peixoto.
TPC — Pôr endereço do blogue em lugar acessível. Passar a trazer sempre o manual Antologia e o auxiliar Práticas. Em Práticas, ler definições de «denotação» e «conotação» (p. 46), «monossemia» e «polissemia» (p. 41).
TPC — Pôr endereço do blogue em lugar acessível. Passar a trazer sempre o manual Antologia e o auxiliar Práticas. Em Práticas, ler definições de «denotação» e «conotação» (p. 46), «monossemia» e «polissemia» (p. 41).
Aula 2 (18 ou 19/Set) Resolução de itens sobre monossemia, polissemia, acepções, extensão e metonímia (p. 41 de Práticas). Leitura de primeira página do primeiro Diário de Notícias (Antologia, 9), com preenchimento de quadro comparativo com a do jornal Meia Hora (segundo exemplares distribuídos a cada aluno). Redacção de chamadas para uma, ou duas, de quatro notícias da p. 10. Preenchimento de tabela com exemplos de diferenças da ortografia de oitocentos e actual, conseguida por leitura em scanning. Redacção de notícia (segundo o modelo da do Diário de Notícias, mas com novos desenvolvimentos).
Assistência a sketch dos Monty Python — «Cheese shop» —, para completar síntese sobre expressões figuradas, conotação, denotação, campo lexical, hipónimos e hiperónimo.
TPC — Em http://www.nescolas.dn.pt/?page=1pagina faz um relance a algumas primeiras páginas de Diário de Notícias dos últimos cem anos. Revê também o glossário de termos de jornalismo no mesmo site, http://www.nescolas.dn.pt//?page=glossario. Quanto aos termos de hoje, se for caso disso, consulta o glossário na Antologia.
Assistência a sketch dos Monty Python — «Cheese shop» —, para completar síntese sobre expressões figuradas, conotação, denotação, campo lexical, hipónimos e hiperónimo.
TPC — Em http://www.nescolas.dn.pt/?page=1pagina faz um relance a algumas primeiras páginas de Diário de Notícias dos últimos cem anos. Revê também o glossário de termos de jornalismo no mesmo site, http://www.nescolas.dn.pt//?page=glossario. Quanto aos termos de hoje, se for caso disso, consulta o glossário na Antologia.
Aula 3 (22 ou 23/Set) Leitura de «Lopes, o repórter pós-moderno» (p. 11) e «Jornal do Futuro» (pp. 12-13), para preenchimento de sínteses lacunares. Assistência ao início de Relatório Minoritário, a que aludia o texto «Jornal do futuro». Resolução dos itens 5-7 da p. 43 do caderno Práticas (homónimos; polissemia; monossemia; acepções), guiada pela nossa folha, onde figuravam os verbetes de dicionário necessários. Redacção de acepções (inventadas) para verbetes de palavras dadas (verdadeiras mas decerto desconhecidas dos alunos).
TPC — Ler, no glossário da Antologia, as definições de «metonímia», «sinédoque», «perífrase», «metáfora», «polissemia», «denotação», «conotação».
TPC — Ler, no glossário da Antologia, as definições de «metonímia», «sinédoque», «perífrase», «metáfora», «polissemia», «denotação», «conotação».
Aula 4 (25 ou 26/Set) Resolução de questionário de escolha múltipla para compreensão do texto «Uma questão de caudas» (Antologia, 16-17). Relance ao programa do 11.º ano. Assistência à parte de Relatório Minoritário (jornal electrónico) a que se aludia no texto «Jornal do futuro», lido na aula anterior. A propósito da entrega dos trabalhos da aula anterior, consulta aos verbetes das palavras cujas acepções tinham sido inventadas; e correcção de aspectos de ortografia (desta e da redacção anterior) e, sobretudo, da conceptualização das acepções. Redacção (de relato, apreciação crítica, ou até digressão subjectiva) subordinada ao título «A minha fuga mais feliz», para concurso promovido pela Fugas/Público e a editora de A Geografia da Felicidade.
TPC — Redige um verbete de palavra inventada (criada por ti — portanto, não dicionarizada e nem mesmo conhecida de qualquer falante). Palavra deve ter aparência plausível, considerado o padrão português, e ter três acepções, pelo menos.
Não te esqueças de incluir no verbete a abreviatura da classe gramatical e uma abonação — isto é, uma frase exemplificativa, entre aspas — de cada acepção. (Nota que no dicionário que reproduzi não há abonações.) No final do verbete, podes pôr etimologia, mas esta já não será obrigatória.
Escreve a computador, não deixando de usar os tipos de ênfase encontráveis neste género de textos (itálicos, negros, etc.).
TPC — Redige um verbete de palavra inventada (criada por ti — portanto, não dicionarizada e nem mesmo conhecida de qualquer falante). Palavra deve ter aparência plausível, considerado o padrão português, e ter três acepções, pelo menos.
Não te esqueças de incluir no verbete a abreviatura da classe gramatical e uma abonação — isto é, uma frase exemplificativa, entre aspas — de cada acepção. (Nota que no dicionário que reproduzi não há abonações.) No final do verbete, podes pôr etimologia, mas esta já não será obrigatória.
Escreve a computador, não deixando de usar os tipos de ênfase encontráveis neste género de textos (itálicos, negros, etc.).
Aula 5 (29 ou 30/Set) Leitura de «A mensagem publicitária» (Antologia, 34-35), para preencher lacunas de esquema-resumo. Leitura da publicidade na p. 28, ao suplemento «Mil folhas», para responder a perguntas de composição curta na mesma página (1 a 7). Assistência a sketches (série Lopes da Silva) em torno de publicidade: «Agência Criativa de Chelas» e «Deixe de estalar os dedos». Leitura do documento «Discurso publicitário e estratégia argumentativa», para completar texto em torno dos sketches vistos antes. Redacção de publicidade para Super Sumo, tendo em conta mensagem «É cool beber Super Sumo; e quem não bebe não é cool»; formato — televisão.
TPC — 1. Vê estes microfilmes — de publicidade sobretudo institucional — para a mensagem «É ‘cool’ ler»:
http://www.youtube.com/watch?v=992g2mboXrM («O Segredo»);
http://www.youtube.com/watch?v=nNtinO8Ei_k («PlayBook»);
http://www.youtube.com/watch?v=U4ZuXeYrRiQ («Livro vs. e-book»);
http://www.youtube.com/watch?v=ASdHSmNGUoU («Incentivo à leitura»);
http://www.youtube.com/watch?v=8I_wZchkjhY («O engodo»);
http://www.youtube.com/watch?v=Kzs_Hbj8Ffc («Livro das respostas»).
2. Acaba os guiões dos anúncios televisivos iniciados na aula (Super Sumo; «Mil Folhas»).
TPC — 1. Vê estes microfilmes — de publicidade sobretudo institucional — para a mensagem «É ‘cool’ ler»:
http://www.youtube.com/watch?v=992g2mboXrM («O Segredo»);
http://www.youtube.com/watch?v=nNtinO8Ei_k («PlayBook»);
http://www.youtube.com/watch?v=U4ZuXeYrRiQ («Livro vs. e-book»);
http://www.youtube.com/watch?v=ASdHSmNGUoU («Incentivo à leitura»);
http://www.youtube.com/watch?v=8I_wZchkjhY («O engodo»);
http://www.youtube.com/watch?v=Kzs_Hbj8Ffc («Livro das respostas»).
2. Acaba os guiões dos anúncios televisivos iniciados na aula (Super Sumo; «Mil Folhas»).
Aula 6 (2 ou 3/Out) Leitura de «A imagem na imprensa escrita» (Antologia, p. 32), para completar esquema com dados do texto dispostos hierarquicamente. Explicação sobre critérios de avaliação. Leitura em scanning e skimming de exemplares de O Inimigo Público, para completar textos lacunares e responder a perguntas de composição (acerca de imagens, sobretudo, e de secções regulares deste suplemento). Redacção de notícia para jornal satírico.
TPC — (1) Passa a computador «A minha fuga mais feliz», integrando já emendas ou sugestões que tenha feito, bem como novos desenvolvimentos que queiras tu inserir. Entregar-me-ás a versão a computador agrafada ao texto manuscrito que hoje te devolvi.
(2) O Inimigo Público está, por estes dias, a celebrar o seu quinto aniversário. Visita o site respectivo.
TPC — (1) Passa a computador «A minha fuga mais feliz», integrando já emendas ou sugestões que tenha feito, bem como novos desenvolvimentos que queiras tu inserir. Entregar-me-ás a versão a computador agrafada ao texto manuscrito que hoje te devolvi.
(2) O Inimigo Público está, por estes dias, a celebrar o seu quinto aniversário. Visita o site respectivo.
Aula 7 (6 ou 7/Out) Resolução de ficha sobre conotação e denotação (Práticas, 46), aproveitando texto lacunar com esboço de respostas. Resolução de ficha sobre pontuação (Práticas, 44-45). Assistência a série de anúncios televisivos, para discriminar publicidade institucional, comercial; tranquilizadora ou fomentadora do sonho; escolher melhor anúncio; analisar áreas dos produtos.
TPC — No documento do verbete com palavra inventada cuja versão em papel hoje te devolvi, incorpora as emendas que fiz (ou inclui alguma melhoria que penses ainda poder fazer). Depois, envia-me por mail um anexo com esse verbete.
O nome do anexo deve ser «Verbete com neologismo forjado por [nome do aluno], do 11.º {1, 2, 4, 5, 6}». Os que estiverem a usar Word 2007/Vista, ao guardarem o documento, gravem-no num word anterior.
(Como sei que não têm todos a mesma facilidade em aceder a computadores/net, não estipulo prazo muito rígido para este tepecê. Mas não o protelem indefinidamente.)
TPC — No documento do verbete com palavra inventada cuja versão em papel hoje te devolvi, incorpora as emendas que fiz (ou inclui alguma melhoria que penses ainda poder fazer). Depois, envia-me por mail um anexo com esse verbete.
O nome do anexo deve ser «Verbete com neologismo forjado por [nome do aluno], do 11.º {1, 2, 4, 5, 6}». Os que estiverem a usar Word 2007/Vista, ao guardarem o documento, gravem-no num word anterior.
(Como sei que não têm todos a mesma facilidade em aceder a computadores/net, não estipulo prazo muito rígido para este tepecê. Mas não o protelem indefinidamente.)
Aula 8 (9 ou 10/Out) Resolução do ponto 1.2 da actividade 1 em torno de «Uma aposta com sucesso» (Práticas, 27-28) — reescrita, alterando ponto de vista: de louvor a tom pejorativo (preenchendo texto lacunar dado). Assistência aos sketches «Primeiro-ministro discursa» e «Mofo ou bafio?» (Lopes da Silva), para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, acepções, sinonímia, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia. Explicação sobre tarefa de microfilme de publicidade. Reformulação do começo de «Uma aposta com sucesso» (Práticas, 28), mantendo idêntica estrutura mas trocando o objecto da apreciação crítica (futebol, teatro, festival de cinema, série televisiva, telenovela, desfile de moda, museu, enfim qualquer manifestação cultural ou desportiva).
Trabalho para o próximo mês Microfilme de publicidade à Escola Secundária José Gomes Ferreira
Objectivo da mensagem [o que se pretende inculcar no público, mas não slogan]
ESJGF (‘é bom andar na ESJGF’);
Voz activa (‘vale a pena ser leitor, colaborador, do Voz Activa');
CRE e leitura (‘é bom e útil ler; na escola há bons sítios para ler, incluindo CRE’);
José Gomes Ferreira (‘é autor que vale a pena ler; cuja coragem devíamos imitar’).
[aceitarei outro tema, se adequado às celebrações do dia da escola (20/11)]
Formato e regras básicas
WMP. / Máximo de três minutos (mas admito que o tamanho médio dos filmes este ano seja mais pequeno do que o dos microfilmes feitos o ano passado). / Máximo de 100 MB. / Entregar até 3-7 de Novembro. / Pode haver trabalhos em dupla, se intervierem oralmente ambos os autores.
Conselhos vários
Estilo será mais de clip do que anúncio muito «matraqueado». Evitar elogio ingénuo e menções demasiado explícitas («ESJGF é ...») e apelos directos. Não afirmar dados discutíveis. Preferir que seja o espectador a inferir (mais do que usar o tal estilo insistente da publicidade artesanal). Não é obrigatório mostrar a escola.
Tem de haver voz (pode não percorrer todo o vídeo, mas, note-se, na maioria dos anúncios de televisão acaba por haver bastante preenchimento com texto).
Se houver dizeres escritos, zelar para que não haja erros ortográficos.
Proximamente, será útil analisar boa publicidade, para retirar o máximo de ensinamentos para o vosso caso; ver os melhores bibliofilmes e microfilmes do ano passado [Microfilmes (autobiográficos ou de relato de vivências): 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.º 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª; Bibliofilmes: 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.ª 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª]; ver outros exemplos que ainda possa pôr.
Trabalho para o próximo mês Microfilme de publicidade à Escola Secundária José Gomes Ferreira
Objectivo da mensagem [o que se pretende inculcar no público, mas não slogan]
ESJGF (‘é bom andar na ESJGF’);
Voz activa (‘vale a pena ser leitor, colaborador, do Voz Activa');
CRE e leitura (‘é bom e útil ler; na escola há bons sítios para ler, incluindo CRE’);
José Gomes Ferreira (‘é autor que vale a pena ler; cuja coragem devíamos imitar’).
[aceitarei outro tema, se adequado às celebrações do dia da escola (20/11)]
Formato e regras básicas
WMP. / Máximo de três minutos (mas admito que o tamanho médio dos filmes este ano seja mais pequeno do que o dos microfilmes feitos o ano passado). / Máximo de 100 MB. / Entregar até 3-7 de Novembro. / Pode haver trabalhos em dupla, se intervierem oralmente ambos os autores.
Conselhos vários
Estilo será mais de clip do que anúncio muito «matraqueado». Evitar elogio ingénuo e menções demasiado explícitas («ESJGF é ...») e apelos directos. Não afirmar dados discutíveis. Preferir que seja o espectador a inferir (mais do que usar o tal estilo insistente da publicidade artesanal). Não é obrigatório mostrar a escola.
Tem de haver voz (pode não percorrer todo o vídeo, mas, note-se, na maioria dos anúncios de televisão acaba por haver bastante preenchimento com texto).
Se houver dizeres escritos, zelar para que não haja erros ortográficos.
Proximamente, será útil analisar boa publicidade, para retirar o máximo de ensinamentos para o vosso caso; ver os melhores bibliofilmes e microfilmes do ano passado [Microfilmes (autobiográficos ou de relato de vivências): 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.º 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª; Bibliofilmes: 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.ª 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª]; ver outros exemplos que ainda possa pôr.
Aula 9 (13 ou 14/Out) Leitura de «Como integrar os imigrantes?» (Antologia, 14-15), para preenchimento de lacunas em estrutura hierarquizadora do texto. Assistência a trecho inicial de «Quadratura do Círculo» (edição de 9-10-2008; sobre xenofobia e liberdade de expressão) para responder a questionário de compreensão oral (V/F). Assistência a dois sketches em torno de formatos de publicidade («No chão não, no velhão» [Lopes da Silva]); «Alvex Xenofi» [Meireles]), para, após relance a preceitos para redacção de textos de apreciação crítica (Práticas, 26-27), apreciação crítica, por escrito, a um deles.
TPC — Termina a apreciação crítica começada em aula. Não te esqueças de me dar a folha respectiva na próxima aula.
Aula 10 (16 ou 17/Out) Leitura — sobretudo ascendente — de «As chamas do inferno» (Antologia, 19-21), para determinar qual a melhor de quatro hipóteses de sinónimos para vinte e tal palavras ao longo do texto.
Relance ao cartoon de Bandeira, na mesma p. 21, para fazer pequeno comentário. Assistência a início do filme Duplo exílio (sobre repatriados para os Açores). Inventário de argumentos a favor de uma de duas teses sobre imigração. Redacção de conclusão, inventada, de sinopse para Duplo exílio.
TPC — Relancear tudo o que fizemos mais conteudístico (gramática, conceitos sobre media; etc.).
Relance ao cartoon de Bandeira, na mesma p. 21, para fazer pequeno comentário. Assistência a início do filme Duplo exílio (sobre repatriados para os Açores). Inventário de argumentos a favor de uma de duas teses sobre imigração. Redacção de conclusão, inventada, de sinopse para Duplo exílio.
TPC — Relancear tudo o que fizemos mais conteudístico (gramática, conceitos sobre media; etc.).
Aula 11 (20 ou 21/Out) Questionário de gramática (sobre os conteúdos estudados até esta altura). Explicações avulsas (de erros recorrentes em redacções; sobre características dos textos de apreciação crítica). Assistência a dois sketches (da série Meireles: «Dr. Godot»; «[Cabeleireiros que vêem um morto]») que culminam com apreciações críticas, por um «explicador de sketches» (descontados os traços caricaturais do explicador, quase-modelos de textos desse género). Redacção de apreciação crítica a um de três cartazes publicitários reproduzidos na Antologia: (i) ‘Açores’ (p. 27); (ii) ‘Páginas Amarelas’ (29); (iii) ‘Direitos Humanos’ (30). Assistência a trecho intermédio de Duplo Exílio.
Aula 12 (23 e 24/Out) Correcção do questionário de gramática feito na aula anterior. Leitura de «A limpeza da floresta é um mito» (Antologia, 25-26), reduzindo cada uma das respostas de Ribeiro Telles ao essencial (à informação que pretendem passar), em menos de trinta palavras. Redacção de síntese, conduzida, de cartoon de Luís Afonso, na p. 24. Assistência a mais um trecho de Duplo exílio, lançando-se também hipóteses acerca do mais verosímil desfecho do filme.
TPC — Lança as rectificações que fiz nos textos, hoje devolvidos, sobre «A minha fuga mais feliz». Quando for possível, envia-me por mail essa versão final (já com as últimas emendas), num anexo intitulado «Fuga mais feliz de [Fulano] do 11.º [0.ª]».
TPC — Lança as rectificações que fiz nos textos, hoje devolvidos, sobre «A minha fuga mais feliz». Quando for possível, envia-me por mail essa versão final (já com as últimas emendas), num anexo intitulado «Fuga mais feliz de [Fulano] do 11.º [0.ª]».
Aula 13 (27 ou 28/Out) Leitura de «Ler a imprensa» (Antologia, 31), para completar esquema-diagrama lacunar sobre a estrutura do texto. Leitura do cartoon «Portugal século XXII» (Antologia, 18), para escrever comentário crítico (já esboçado na folha dada). Assistência ao sketch «À média e à belga» (Lopes da Silva), para preenchimento de texto lacunar sobre expressões idiomáticas. Assistência ao surpreendente final de Duplo Exílio, com confronto com hipóteses de finais, verosímeis e inverosímeis, escolhidos na aula anterior.
Aula 14 (30 ou 31/Out) Leitura dos textos das pp. 22 e 23 da Antologia («Fundos», de Ruben de Carvalho; «Informação amplia fogo», de Nuno Cintra Torres), para responder a questionário de escolha múltipla. Assistência a sketches (série Fonseca; série Lopes da Silva) para ir discriminando em tabela características do jornalismo televisivo neles caricaturadas (traços a que aliás aludia o segundo texto de Cintra Torres). Redacção de poema para concurso Correntes d’Escritas.
Aula 15 (3 ou 4/Nov) Leitura de «Como Demóstenes elevou a eloquência em defesa da liberdade de Atenas» (pp. 41-43), para resolver diversas tarefas de escrita breve e uma em torno de tempo e aspecto. Assistência a trechos iniciais do filme Alexandre, o Grande, de Oliver Stone, para assim se aludir a dois dos adversários de Demóstenes, Filipe da Macedónia — contra que escreveu as Filípicas e as Olintíacas —, e o herdeiro deste, Alexandre.
[TPC — Lembro que a data combinada para entrega do publifilme era a próxima aula. Se não fores capaz de cumprir esse prazo, procura entregar o trabalho no início da próxima semana.]
[TPC — Lembro que a data combinada para entrega do publifilme era a próxima aula. Se não fores capaz de cumprir esse prazo, procura entregar o trabalho no início da próxima semana.]
Aula 16 (6 e 7/Nov) Leitura em skimming para verificar os grandes momentos do discurso de Martin Luther King, «Discurso aos participantes na Marcha sobre Washington pelo Emprego e pela Liberdade» (Antologia, 44-48). Leitura em voz alta (fase de grupos da Liga dos Campeões). Redacção de discurso (ancorado em pontos cruciais do de Luther King; situações presidente de clube, dirigindo-se aos sócios no início de nova época; presidente de Associação de Estudantes, na tomada de posse; presidente de partido, aos militantes de uma secção concelhia; presidente de uma ordem/associação profissional, num congresso/colóquio; etc.).
TPC — Retoma o poema manuscrito que hoje entreguei, integrando emendas e prosseguindo o texto no sentido que tiver sugerido (ou arriscando novo poema, se for essa a minha proposta). Desta vez, faz o texto em computador (mas agrafa a versão manuscrita, mesmo nos casos de se tratar de texto completamente diferente). Darei nota ao conjunto.
Esta tarefa, porém, é menos urgente que o publifilme, que, caso não o tenhas feito hoje, deves procurar entregar na próxima semana.
TPC — Retoma o poema manuscrito que hoje entreguei, integrando emendas e prosseguindo o texto no sentido que tiver sugerido (ou arriscando novo poema, se for essa a minha proposta). Desta vez, faz o texto em computador (mas agrafa a versão manuscrita, mesmo nos casos de se tratar de texto completamente diferente). Darei nota ao conjunto.
Esta tarefa, porém, é menos urgente que o publifilme, que, caso não o tenhas feito hoje, deves procurar entregar na próxima semana.
Aula 17 (10 ou 11/Nov) Resposta — apoiada em folha dada — à ficha de gramática da pp. 50-53 de Práticas (tempo, aspecto, modalidade). Leitura rápida dos primeiros parágrafos de «O ‘corpo que fala’: um saber antigo redescoberto pela televisão» (Antologia, 85-86), para preencher curta síntese. Algumas leituras em voz alta de trechos do mesmo texto (para a Liga dos Campeões). Assistência a trecho de documentário («Nixon, o homem que amavam odiar») com imagens dos mencionados debates Nixon-J. F. Kennedy.
TPC — Para compreensão global, lê a cena II [do Acto III] de Júlio César, de William Shakespeare (Antologia, 50-55).
TPC — Para compreensão global, lê a cena II [do Acto III] de Júlio César, de William Shakespeare (Antologia, 50-55).
Aula 18 (13 ou 14/Nov) Assistência à última cena do acto II e à primeira do acto III de Júlio César, de Shakespeare, em filme da BBC, para resolver questionário de compreensão (V/F). Releitura rápida das pp. 50-55 de Antologia, correspondentes à cena 2 do acto III da mesma tragédia, para preencher lacunas de respostas às perguntas 2 a 8 (Antologia, 55); marcação de falhas de pontuação em sinopse de encenação de A Tragédia de Júlio César, pela Cornucópia; redacção da resposta à pergunta de «Ler e comparar» (Antologia, 55).
[TPC — Trata de trabalhos atrasados: publifilme; passagem de poema a computador para concurso Correntes d’Escritas]
[TPC — Trata de trabalhos atrasados: publifilme; passagem de poema a computador para concurso Correntes d’Escritas]
Aula 19 (17 ou 18/Nov) Redacção de resposta para confronto da cena lida de Júlio César com o poema de Sophia Andresen «Com fúria e raiva» («Ler e comparar» (Antologia, 55). Pontuação do mesmo. Assistência a trecho do filme correspondente a parte da parte lida (o discurso de Marco António). Preenchimento de texto lacunar sobre verbos defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes. Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar»; «Não faleci nada»), para resolver ficha sobre tempos primitivos e derivados. Reescrita em português actual de toda a didascália que introduz o texto do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Antologia, 56).
TPC — Prepara a leitura em voz alta da parte I do «Sermão de Santo António aos Peixes», escrito e pregado pelo Padre António Vieira em 1654, em São Luís do Maranhão (Antologia, 56-58).
TPC — Prepara a leitura em voz alta da parte I do «Sermão de Santo António aos Peixes», escrito e pregado pelo Padre António Vieira em 1654, em São Luís do Maranhão (Antologia, 56-58).
Aula 20 (20 ou 21/Nov) Preenchimento de esquema-síntese acerca da parte I do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Antologia, 56-58), incluindo aspectos em torno da etimologia de «pregar». Leitura em voz alta (preparada em casa) da parte I do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Liga dos Campeões). Assistência ao começo de A Missão.
TPC — Corrige o poema que hoje te devolvi, passa-o a limpo (e, eventualmente, dá-mo de novo, se ainda forem significativas as emendas que te caiba lançar). Pondera — e, mais ainda, se eu tiver gabado o teu texto — enviar o poema ao concurso Correntes d’Escritas. (Se queres ainda tentar outro poema, talvez ainda dê tempo.)
É preciso enviar o texto por correio. O regulamento completo está aqui e o prazo termina em 30 de Novembro.
[Excerto do regulamento:
12 – Cada Concorrente poderá apresentar o máximo de dois trabalhos.
13 – Os textos deverão ser apresentados por escrito e sob pseudónimo.
14 – As obras a concurso deverão ser enviadas, em envelope fechado. Dentro deste envelope deve ser enviado o trabalho dactilografado e outro sobrescrito, devidamente fechado, contendo os seguintes elementos:
• Fotocópia do Bilhete de Identidade;
• Indicação de morada, n.º de telefone e e-mail;
• Estabelecimento de ensino que frequenta, se for caso disso.
No exterior deste sobrescrito, o concorrente deve escrever o seu nome, morada e pseudónimo.
15 – Os trabalhos deverão ser enviados, até 30 de Novembro de 2008, para a seguinte morada:
PRÉMIO LITERÁRIO CORRENTES D’ ESCRITAS / PAPELARIA LOCUS,
ao c/ de Manuela Ribeiro,
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim,
Praça do Almada,
4490 – 438, Póvoa de Varzim]
Aula 21 (24 ou 25/Nov) Leitura do capítulo 2 do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Antologia, 59-63), para preencher sínteses lacunares e respostas, também esboçadas, a perguntas. Redacção de reclamação, inspirada em minuta (Práticas, 38), mas sobre artigo relacionado com peixe ou mar.
TPC — Prepara a leitura das pp. 63-68 de Antologia (o capítulo 3 do «Sermão»).
TPC — Prepara a leitura das pp. 63-68 de Antologia (o capítulo 3 do «Sermão»).
Aula 22 (27 ou 28/Nov) Leitura de resumo do capítulo 3 do «Sermão de Santo António aos Peixes», de adaptação para crianças (Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes, adaptado para os mais novos por Rui Lage; ilustrações de André Letria; Quasi, 2008), para completar quadro sobre peixes e o que exemplificam. Leitura em voz alta do mesmo capítulo III do «Sermão» (Antologia, 63-68), já preparada em casa (para a Liga dos Campeões). Resolução dos itens 1 a 9 de «Tempo, aspecto e modalidade: o modo conjuntivo e o modo imperativo» (Práticas, 54-56), em folha com respostas já esboçadas. Assistência a trecho de A Missão.
TPC — Trata de saber flexionar verbos. Para treinar esta matéria, aproveita, em manuais anteriores ou em gramáticas, modelos de conjugação.
TPC — Trata de saber flexionar verbos. Para treinar esta matéria, aproveita, em manuais anteriores ou em gramáticas, modelos de conjugação.
Aula 23 (2 ou 5/Dez) Leitura do capítulo IV do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Antologia, 68-73), para preencher sínteses de compreensão global. Transposição de tempos/pessoas verbais para português actual (e classificação dos tempos). Assistência a trecho de A missão.
TPC — (1) Ler — para compreensão global — o capítulo V do «Sermão de Santo António aos Peixes», do Padre António Vieira (Antologia, 74-81). Neste capítulo, o orador continua as repreensões aos peixes (mas foca-se agora em algumas espécies em particular: os roncadores, os pegadores, os voadores e o polvo). // Tenta perceber qual é a característica que o autor mais critica a cada uma destas quatro espécies; e como essas características, segundo o Padre António Vieira, também se manifestam nos homens. (2) Como já pedira também, convinha que revisses verbos (e, em geral, matérias gramaticais ou mais «conteudísticas» que tenhamos estudado nesta segunda parte do período). (3) Caso não tenhas entregado o trabalho de publifilme (que correspondeu aos tepecês de um mês), trata disso ainda. (E, em última instância, se o problema tiver a ver com dificuldades técnicas, faz um anúncio apenas «radiofónico», assumindo que se destinaria a transmissão por canal de rádio.)
Aula 24* (4/Dez) [esta aula é privativa das turmas 4.ª e 5.ª — para evitar desfasar as cinco turmas, e havendo dois feriados seguidos num mesmo dia de semana, usou-se esta aula para tarefas soltas de consolidão de conteúdos, as quais, nas turmas 1.ª, 2.ª e 6.ª, serão feitas como tepecê ou reservadas para mais tarde]Resolução dos exercícios 10-12 da p. 56 de Práticas (resto de «Tempo, aspecto, modalidade: o modo conjuntivo e o modo imperativo»), com apoio em folha parcialmente preenchida já. Exercício de flexão de verbos (a partir de acróstico e com o apoio de um modelo de verbo). Redacção de frases em torrno do «Sermão», do Padre António Vieira, de oratória, etc., dadas iniciais do próprio título. Assistência a trecho de A Missão.
TPC — (1) Ler — para compreensão global — o capítulo V do «Sermão de Santo António aos Peixes», do Padre António Vieira (Antologia, 74-81). Neste capítulo, o orador continua as repreensões aos peixes (mas foca-se agora em algumas espécies em particular: os roncadores, os pegadores, os voadores e o polvo). Tenta perceber qual é a característica que o autor mais critica a cada uma destas quatro espécies; e como essas características, segundo o Padre António Vieira, também se manifestam nos homens. (2) Como já pedira também, convinha que revisses verbos (e, em geral, matérias gramaticais ou mais «conteudísticas» que tenhamos estudado nesta segunda parte do período). (3) Caso não tenhas entregado o trabalho de publifilme (que correspondeu aos tepecês de um mês), trata disso ainda. (E, em última instância, se o problema tiver a ver com dificuldades técnicas, faz um anúncio apenas «radiofónico», assumindo que se destinaria a transmissão por canal de rádio.)
TPC — (1) Ler — para compreensão global — o capítulo V do «Sermão de Santo António aos Peixes», do Padre António Vieira (Antologia, 74-81). Neste capítulo, o orador continua as repreensões aos peixes (mas foca-se agora em algumas espécies em particular: os roncadores, os pegadores, os voadores e o polvo). Tenta perceber qual é a característica que o autor mais critica a cada uma destas quatro espécies; e como essas características, segundo o Padre António Vieira, também se manifestam nos homens. (2) Como já pedira também, convinha que revisses verbos (e, em geral, matérias gramaticais ou mais «conteudísticas» que tenhamos estudado nesta segunda parte do período). (3) Caso não tenhas entregado o trabalho de publifilme (que correspondeu aos tepecês de um mês), trata disso ainda. (E, em última instância, se o problema tiver a ver com dificuldades técnicas, faz um anúncio apenas «radiofónico», assumindo que se destinaria a transmissão por canal de rádio.)
Aula 25 (9 ou 12/Dez) Audição de gravação de excertos do cap. IV, para relembrar capítulo lido na penúltima aula e enquadrar capítulo seguinte. Leitura do cap. V do «Sermão de Santo António aos Peixes» (já preparada em casa), para preencher quadros-síntese. Assistência a início de Palavra e Utopia, filme de Manoel de Oliveira sobre o Padre António Vieira. [Nas turmas 4.ª & 5.ª (esta tarefa ficará como tepecê nas turmas restantes):] Redacção segundo o modelo do trecho do Polvo, mas sobre outro animal. / [Nas turmas 1.ª, 2.ª & 6.ª:] Resposta a questionários sobre oratória (e, em geral, acerca de textos lidos nesta segunda parte do período) e conteúdos de gramática (verbos, no fundo) abordados recentemente.
Aula 26* (11/Dez) [aula só para as turmas 11.º 4.ª & 11.º 5.ª (nas outras turmas a aula será diluída em outras, a pouco e pouco, e num tepecê)] Resposta a questionários sobre oratória (e, em geral, acerca de textos lidos nesta segunda parte do período) e conteúdos de gramática (verbos, no fundo) abordados recentemente. Assistência a trecho de A Missão. Continuação da redacção («à Polvo») iniciada na aula anterior.
Aula 27 (15 ou 16/Dez) Audição de gravação de leitura do exórdio do «Sermão de Santo António aos Peixes», de Vieira, por Ary dos Santos. Leitura do final do «Sermão» (Antologia, 81-82), para preencher sínteses. Leituras em voz alta (relativas à Liga dos Campeões). Correcção dos trabalhos sobre gramática e oratória feitos na aula anterior. Assistência a trechos finais de A Missão. [turmas 1, 2, 4, 6]/ Conclusão da redacção segundo o modelo do trecho do 'Polvo' [turma 5].
TPC (férias) — Com isto, chegámos ao final da secção azul do livro, que corresponde à Oratória. Faltou lermos parte dos documentos de referência. Pedia-te que, em casa, se ainda não o fizeras, lesses os textos sobre «Oratória» (Antologia, 83-85) e «Características gerais do Barroco português» (89-91).
(Sugiro também que vás tratando de ter à mão um exemplar de Os Maias, de Eça de Queirós, embora no começo do período nos vamos ocupar com a unidade 3, Teatro, incluindo Frei Luís de Sousa, de Almeida Garret, cujo texto está no manual.).
Porei comentários (de avaliação) e conselhos para melhorar em Gaveta de Nuvens. Tentarei pôr também conselhos para leituras.
TPC (férias) — Com isto, chegámos ao final da secção azul do livro, que corresponde à Oratória. Faltou lermos parte dos documentos de referência. Pedia-te que, em casa, se ainda não o fizeras, lesses os textos sobre «Oratória» (Antologia, 83-85) e «Características gerais do Barroco português» (89-91).
(Sugiro também que vás tratando de ter à mão um exemplar de Os Maias, de Eça de Queirós, embora no começo do período nos vamos ocupar com a unidade 3, Teatro, incluindo Frei Luís de Sousa, de Almeida Garret, cujo texto está no manual.).
Porei comentários (de avaliação) e conselhos para melhorar em Gaveta de Nuvens. Tentarei pôr também conselhos para leituras.
Aula 28* (18/Dez) [aula só para as turmas 4.ª e 5.ª] Explicação, usando apresentação usada numa das primeiras aulas e agora completada, acerca das várias áreas de se ocupa a disciplina de Português e como estas se traduziram em termos de ensino ao longo do 1.º período. Enquanto se foi vendo o final do filme A Missão, conversa com cada um dos alunos sobre avaliação.
TPC [férias] — Com isto, chegámos ao final da secção azul do livro, que corresponde à Oratória. Faltou lermos parte dos documentos de referência. Pedia-te que, em casa, se ainda não o fizeras, lesses os textos sobre «Oratória» (Antologia, 83-85) e «Características gerais do Barroco português» (89-91).
(Sugiro também que vás tratando de ter à mão um exemplar de Os Maias, de Eça de Queirós, embora no começo do período nos vamos ocupar com a unidade 3, Teatro, incluindo Frei Luís de Sousa, de Almeida Garret, cujo texto está no manual.).
Durante as férias, porei comentários (de avaliação) e conselhos para melhorar em Gaveta de Nuvens. Tentarei pôr também conselhos para leituras.
TPC [férias] — Com isto, chegámos ao final da secção azul do livro, que corresponde à Oratória. Faltou lermos parte dos documentos de referência. Pedia-te que, em casa, se ainda não o fizeras, lesses os textos sobre «Oratória» (Antologia, 83-85) e «Características gerais do Barroco português» (89-91).
(Sugiro também que vás tratando de ter à mão um exemplar de Os Maias, de Eça de Queirós, embora no começo do período nos vamos ocupar com a unidade 3, Teatro, incluindo Frei Luís de Sousa, de Almeida Garret, cujo texto está no manual.).
Durante as férias, porei comentários (de avaliação) e conselhos para melhorar em Gaveta de Nuvens. Tentarei pôr também conselhos para leituras.
Aula 29 (5 ou 6/Jan) Leitura de trechos sobre «Barroco» (Antologia, 89-91), para acrescentar preposições em falta, seguindo-se tarefa de revisão (contracções; locuções prepositivas; funções sintácticas do grupo preposicional; a preposição enquanto conector). Assistência a dois sketches envolvendo preposições (Zé Carlos; série Barbosa), para resolver tarefa sobre modismo (ou mudança em curso?) da sintaxe das preposições; e sobre as dificuldades postas pela selecção de preposições (regências).
TPC — Prepara a leitura (compreensão) de «Como Ésquilo ganhou fama de pai da tragédia» (Antologia, 97-99).
TPC — Prepara a leitura (compreensão) de «Como Ésquilo ganhou fama de pai da tragédia» (Antologia, 97-99).
Aula 30 (8 ou 9/Jan) Compreensão de «Como Ésquilo ganhou fama de pai da tragédia» (Antologia, 97-99), através de questionário fechado. Explicação de aspectos relacionados ainda com preposições (complemento indirecto introduzido por outras preposições que não «a»; agente da passiva com «de»). Assistência a sketch dos Gato Fedorento (série Meireles) com caricatura do registo típico da tragédia. Redacção de início de livro de teatro (segundo modelo do começo de Frei Luís de Sousa — Antologia, 100-101).
TPC — (i) Lê o documento «Drama» (Antologia, 157-159); (ii) Em folha solta, responde, breve mas perfeitamente, ao item 1.1 da p. 117 de Antologia. (Nada de aproveitares a resposta de outro colega, vista à pressa no intervalo ou em outra disciplina.)
Aula 31 (12 ou 13/Jan) Leitura de verbete de Dicionário de Literatura, com sinopse de Frei Luís de Sousa, bem como de dados históricos avulsos, e releitura do começo da peça, para responder a perguntas de V/F. Assistência à parte inicial do filme Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, correspondente à primeira cena e ao início da segunda (Antologia, até final da p. 101). Leitura da segunda cena (Antologia, 102-107), para responder a perguntas de V/F. Assistência ao resto da cena II da peça no filme de António Lopes Ribeiro. Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 107), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a actualidade, mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens do nosso século).
TPC — Prepara a leitura das cenas III a VI (Antologia, 108-112).
TPC — Prepara a leitura das cenas III a VI (Antologia, 108-112).
Aula 32 (15 ou 16/Jan) Assistência ao passo da batalha de Alcácer Quibir no filme Non ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira. (Re)leitura das cenas de Frei Luís de Sousa pedidas para casa (III-VI), para completar sínteses (com frases); e das cenas restantes do acto I, para preenchimento de lacunas em sínteses. Assistência a trecho do filme Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro (parte correspondente ao que antes se lera).
TPC — Prepara leitura da Cena I do Acto Segundo (Antologia, 119-123).
TPC — Prepara leitura da Cena I do Acto Segundo (Antologia, 119-123).
Aula 33 (20 ou 23/Jan) Desenho de esboço para cenário, segundo didascália inicial do Acto II. Leitura em voz alta da cena I do Acto II. Assistência à cena I do Acto II no filme de António Lopes Ribeiro. Continuação do trabalho de criação de início de peça (de há duas aulas). Redacção de resposta a pergunta 2.2 da p. 137.
TPC — Prepara a leitura do resto do Acto II do Frei Luís de Sousa (Antologia, 123-136); em folha solta, responde à pergunta 5.2 da p. 137 (e, claro, nada de copiar por colegas).
TPC — Prepara a leitura do resto do Acto II do Frei Luís de Sousa (Antologia, 123-136); em folha solta, responde à pergunta 5.2 da p. 137 (e, claro, nada de copiar por colegas).
Aula 34 (22 ou 26/Jan) Leitura (aliás releitura) das cenas II-XV do Acto 2 de Frei Luís de Sousa, para resposta a questionário de escolha múltipla. Assistência ao resto do Acto II de [nas turmas 4 & 5] Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, ou de Quem és tu?, de João Botelho [nas turmas 1, 2 & 6]. [4.ª & 5.ª: Resposta à pergunta 2.2 da p. 137; correcção.] [1.ª, 2.ª & 6.ª: Relance a comunicados em Práticas (30-31), para reformular, por escrito, outros textos autênticos do mesmo género.]
TPC — Prepara a leitura do Terceiro Acto de Frei Luís de Sousa (Antologia, 138-152).
TPC — Prepara a leitura do Terceiro Acto de Frei Luís de Sousa (Antologia, 138-152).
Aula 35 [aula específica das turmas 4 & 5; será diluída nas aulas confinantes nas restantes turmas] (27/Jan) Correcção do questionário de leitura do II Acto de Frei Luís de Sousa. Cópia de uma versão óptima da resposta ao tepecê agora devolvido (entregue pelos alunos na aula anterior; marcado duas aulas antes: resposta a pergunta 5.2 da p. 137). Leitura em voz alta da cena I do Acto III de Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho do filme de António Lopes Ribeiro (parte do Acto III lida antes). Relance a comunicados em Práticas (30-31), para reformular, por escrito, outros textos do mesmo género.
Aula 36 (29 ou 30/Jan) Assistência a trecho de «É uma espécie de magazine» («‘Samente» e «P’tanto») com evidências de acidentes fonéticos. Resposta a ficha sobre fenómenos fonéticos. Resposta à ficha de Práticas (p. 57) sobre o mesmo assunto. Leitura em voz alta de parte do Acto III de Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho final de Quem és tu? (de João Botelho).
TPC — Em folha solta, responde às perguntas 4.3 e 5.3 da p. 153 de Antologia.
TPC — Em folha solta, responde às perguntas 4.3 e 5.3 da p. 153 de Antologia.
Aula 37 (2 ou 3/Fev) [4.ª & 5.ª] Desenho de esboço de cenário do Acto III, segundo didascália inicial (Antologia, 139); resposta à pergunta 4.4 da p. 153 («Explicite as funções das indicações cénicas dadas nas duas cenas [IV e V]»), preenchendo com as didascálias um esqueleto de resposta. // [1.ª, 2.ª, 6.ª]Resposta à p. 56 de Práticas (sobre verbos e Frei Luís de Sousa). Assistência a final de Frei Luís de Sousa (de António Lopes Ribeiro). Redacção de protesto-reclamação (após leitura de modelos em Práticas, 34-35) susceptível de se integrar no tema do Voz Activa para este ano («Porque é que a política também é para nós?»).
TPC — Prepara leitura, para compreensão, de «Ao Conservatório Real» (Antologia, 154-156).
TPC — Prepara leitura, para compreensão, de «Ao Conservatório Real» (Antologia, 154-156).
Aula 38 (5 ou 6/Fev) Compreensão de «Ao conservatório» (e, para os mais rápidos, resposta à pergunta 7 da p. 153, preenchendo lacunas deixadas num esboço de solução). Assistência a sketches com «Hamlet» dos Gato Fedorento e dos Monty Python. Resposta a ficha sobre uso restritivo e explicativo de adjectivos (incluindo orações adjectivas); remissão também para exercícios em Práticas (p. 60 e pp. 58-59).
TPC — Este tepecê serve por dois (podem entregar-mo na primeira aula da semana que vem ou na última aula dessa semana). Além de ser trabalho de casa, poderão os textos (depois de vistos por mim e reformulados) concorrer ao prémio «À descoberta da obra do Padre António Vieira», cujo regulamento reza assim:
Os alunos do ensino secundário deverão, individualmente, redigir uma carta endereçada ao Padre António Vieira, sobre tema à sua escolha, mas tomando como base a vida e a obra do Autor, de forma original e inédita. O texto deverá ter a extensão de duas a três folhas de formato A4 e virá apresentado apenas na parte da frente da folha, em espaço duplo, letra Times New Roman, tamanho 12 [Comentário meu: as regras para o formato são nitidamente copiadas das do concurso «Continuemos este conto», em que entrámos o ano passado].
Regulamento completo está aqui. Procurarei, entretanto, dar algumas ideias, pistas (pus aqui essas ideias).
Lembro ainda que, a partir de agora, é preciso ter uma edição de Os Maias em casa (e não farão mal em ler o início, se o não fizeram já). A não ser que o diga, não valerá a pena trazerem sempre essa edição para a aula. Basta que esteja em casa.
Finalmente, recordo que houve alunos (este plural é escusado para o 11.º 4.ª e, quase, para o 11.º 6.ª) que, não tendo feito publifilme no primeiro período, ficaram de mo entregar agora. Seria gravíssimo se não o fizessem (acompanhar com ranger de dentes ao estilo de Irmã Natividade.)
TPC — Este tepecê serve por dois (podem entregar-mo na primeira aula da semana que vem ou na última aula dessa semana). Além de ser trabalho de casa, poderão os textos (depois de vistos por mim e reformulados) concorrer ao prémio «À descoberta da obra do Padre António Vieira», cujo regulamento reza assim:
Os alunos do ensino secundário deverão, individualmente, redigir uma carta endereçada ao Padre António Vieira, sobre tema à sua escolha, mas tomando como base a vida e a obra do Autor, de forma original e inédita. O texto deverá ter a extensão de duas a três folhas de formato A4 e virá apresentado apenas na parte da frente da folha, em espaço duplo, letra Times New Roman, tamanho 12 [Comentário meu: as regras para o formato são nitidamente copiadas das do concurso «Continuemos este conto», em que entrámos o ano passado].
Regulamento completo está aqui. Procurarei, entretanto, dar algumas ideias, pistas (pus aqui essas ideias).
Lembro ainda que, a partir de agora, é preciso ter uma edição de Os Maias em casa (e não farão mal em ler o início, se o não fizeram já). A não ser que o diga, não valerá a pena trazerem sempre essa edição para a aula. Basta que esteja em casa.
Finalmente, recordo que houve alunos (este plural é escusado para o 11.º 4.ª e, quase, para o 11.º 6.ª) que, não tendo feito publifilme no primeiro período, ficaram de mo entregar agora. Seria gravíssimo se não o fizessem (acompanhar com ranger de dentes ao estilo de Irmã Natividade.)
Aula 39 (9 ou 10/Fev) Correcção do questionário sobre «Memória ao Conservatório» e da pergunta 7 da p. 153 e do resto da ficha de gramática (que ficara por fazer na última aula). Assistência a sequência inicial de Frei Luís de Sousa numa peça com Alexandra Lencastre, Carlos Wallenstein, Carmen Dolores. Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais. Redacção de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redacção também de trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor.
TPC — Se não o entregaste hoje, faz o tepecê que marquei na semana passada (texto para concurso sobre Padre António Vieira; pus aqui mais indicações).
TPC — Se não o entregaste hoje, faz o tepecê que marquei na semana passada (texto para concurso sobre Padre António Vieira; pus aqui mais indicações).
Aula 40 (12 ou 13/Fev) Assistência a sketch («Encorning», série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros e fictícios. Assistência a sketch («Polícia que se quer vestir de mulher», série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no português). Assistência a sketch («Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês», série Lopes da Silva), para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses e brasileiros. Leitura de sinopses-comentários de vários livros de Eça, seguida de redacção de sinopse de livro queirosiano fictício.
TPC — Vai lendo Os Maias (pelo menos, os primeiros capítulos). Na próxima aula — e talvez até já durante o fim de semana, em Gaveta de Nuvens —, sistematizarei as instruções sobre o próximo tepecê «grande».
TPC — Vai lendo Os Maias (pelo menos, os primeiros capítulos). Na próxima aula — e talvez até já durante o fim de semana, em Gaveta de Nuvens —, sistematizarei as instruções sobre o próximo tepecê «grande».
Aula 41 (16 ou 17/Fev) Resolução dos exercícios das pp. 61-64 de Práticas, sobre neologia e empréstimos. Assistência a início de Corações (Cœurs), de Alain Resnais, para comparação com começo de Os Maias. Transposição do parágrafo inicial de Os Maias para a nossa época — o que implicará também mexer no perfil social a que se alude —, mantendo sintaxe próxima (mas evitando repetir léxico).
TPC — A partir de agora, durante um mês, não haverá tepecês, para compensar tempo que gastarão com o «trabalho grande». Vejam-se as instruções para esse tepecê grande aqui.
TPC — A partir de agora, durante um mês, não haverá tepecês, para compensar tempo que gastarão com o «trabalho grande». Vejam-se as instruções para esse tepecê grande aqui.
Aula 42 (19 ou 20/Fev) Leitura de dois trechos do primeiro capítulo de Os Maias (Antologia, pp. 176-177; 178-179), para responder a perguntas do manual 2 e 3.1 (p. 177) e 3 (p. 179) e preencher lacunas em síntese dada. Assistência a diversas sequências (relativas ao princípio da obra) de série televisiva sobre Os Maias.
TPC — [Para aqueles a quem devolvi hoje o texto «Carta ao Padre Vieira»:] Ponderar enviar texto ao concurso; nesse caso, seguir regras que pus em folha anexa. (Se, na próxima aula, me trouxerem o que é pedido, posso tratar do envio por correio.)
[Para todos:] Ir lendo Os Maias. Melhorarei informação acerca do trabalho «grande» aqui.
TPC — [Para aqueles a quem devolvi hoje o texto «Carta ao Padre Vieira»:] Ponderar enviar texto ao concurso; nesse caso, seguir regras que pus em folha anexa. (Se, na próxima aula, me trouxerem o que é pedido, posso tratar do envio por correio.)
[Para todos:] Ir lendo Os Maias. Melhorarei informação acerca do trabalho «grande» aqui.
Aula 43 (26 ou 27/Fev) Em dupla, preenchimento de ficha sobre paratexto de livros de Eça. Leitura de início de A cidade e as serras (Antologia, 206-208), para redigir, segundo o mesmo modelo, historial (verosímil ou, mesmo, verídico) dos próprios antepassados.
TPC — Lê Os Maias. Para a próxima aula, fica assumido que leram os capítulos 1-4.
TPC — Lê Os Maias. Para a próxima aula, fica assumido que leram os capítulos 1-4.
Aula 44 (2 ou 3/Mar) Leitura de texto do cap. III de Os Maias (em torno de educação de Carlos: Antologia, 180-181) para responder a item 1 da p. 181, completando esboço de texto dado; leitura mais ascendente de um parágrafo em discurso indirecto livre, para o transformar em discurso directo e em discurso indirecto. Resposta a ‘Escrever’, p. 181, também com apoio em texto lacunar dado; e selecção de palavras já grafadas segundo o acordo de 1990. Resolução de exercício sobre «hipálage» [nas turmas 4.ª e 5.ª esta tarefa não foi feita, ficando adiada para a próxima aula]. Assistência a passos da série televisiva Os Maias correspondentes aos capítulos II e III.
TPC — Continuar a avançar em Os Maias. Ir revendo gramática. Quem fez «Carta ao Padre» e não me entregou reformulação talvez o pudesse fazer ainda (juntando o original).
TPC — Continuar a avançar em Os Maias. Ir revendo gramática. Quem fez «Carta ao Padre» e não me entregou reformulação talvez o pudesse fazer ainda (juntando o original).
Aula 45 (5 ou 6/Mar) Leitura de dois trechos do cap. IV de Os Maias (Antologia, 182-184), para responder a questionário com perguntas relativamente abertas (e a implicar conhecimentos também do início de Os Maias). [só nas turmas 4 & 5: Resolução de exercício sobre «hipálage».] Explicação de formatos para Eçafilme. Assistência a trechos da telenovela Os Maias (relativos aos capítulos III-IV).
TPC — Ler, pelo menos, até ao cap. 6 (inclusivé) de Os Maias.
TPC — Ler, pelo menos, até ao cap. 6 (inclusivé) de Os Maias.
Aula 46 (9 ou 10/Mar) Leitura do texto das pp. 185-187, para responder a questionário de escolha múltipla (incluindo também alguns perguntas sobre início dos Maias até capítulo 6). Leitura de texto naturalista (início da tradução de L’Assommoir, de Zola), para redacção de trechos acrescentáveis (no mesmo estilo; teorizado aliás nas pp. 235-237). Comentário (advinhando as personagens) a ilustrações de Os Maias. Assistência a trechos da versão televisiva da adaptação que José Bruno Carreiro fez dos Maias de Eça, correspondentes às partes vistas em aula até agora).
TPC — Ler, pelo menos, até ao cap. 8 (inclusivé) de Os Maias.
TPC — Ler, pelo menos, até ao cap. 8 (inclusivé) de Os Maias.
Aula 47 (12 ou 13/Mar) Leitura, para preenchimento de lacunas (rimas) em poema ultra-romântico. Transcrição de palavras do mesmo poema pertencentes ao campo lexical ‘morte’. Leitura de trecho do capítulo VIII de Os Maias (Antologia, 188-190), para, em duplas e com livros de citações distribuídos, encontrar uma citação aplicável a cada uma das três partes do texto.
TPC — Lê, pelo menos, até ao exacto meio (em termos de páginas) Os Maias. Ou seja: até ao fim do capítulo X.
TPC — Lê, pelo menos, até ao exacto meio (em termos de páginas) Os Maias. Ou seja: até ao fim do capítulo X.
Aula 48 (16 ou 17/Mar [no 11.º 6.ª a aula será, provavelmente, diluída nas aulas seguintes]) Correcção do questionário feito na antepenúltima aula. Leitura de texto de Os Maias relativo ao episódio das corridas (Antologia, 191-193), para completar sínteses com lacunas em torno do estilo de Eça (discurso indirecto livre, diminutivos, estrangeirismos e empréstimos). Leitura em voz alta (resto da 3.ª ou início da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões). Assistência a trecho de série televisiva a partir de adaptação de Os Maias por Bruno Carreiro.
TPC — Continua a ler Os Maias. Vai também revendo gramática.
TPC — Continua a ler Os Maias. Vai também revendo gramática.
Aula 49 (19 ou 20/Mar) Questionário de escolha múltipla sobre os conteúdos gramaticais deste período. Leitura do texto em que Maria Eduarda visita a «Toca» (Antologia, 194-195), para responder às perguntas 3.1 e 3.2; 6.1, 6.2 e 6.3; 7.1 e 7.2 da p. 196. Assistência a trecho da série com a adaptação teatral de Os Maias por Bruno Carreiro (começo do namoro de Maria Eduarda e Carlos, na Rua de S. Francisco). Leitura em voz alta (continuação da 4.ª eliminatória da Liga).
TPC — Lê Os Maias (até ao cap. XIII, inclusivé). (É provável que comece a pôr em Gaveta de Nuvens os Egafilmes já entregues.)
TPC — Lê Os Maias (até ao cap. XIII, inclusivé). (É provável que comece a pôr em Gaveta de Nuvens os Egafilmes já entregues.)
Aula 50 (23 ou 24/Mar) Leitura em voz alta de trecho de A Cidade e as Serras (Antologia, 211-214). Leitura do verbete ‘Jacinto’ do Dicionário de Eça de Queiroz (A. Campos Matos), para preencher margem direita apagada. Explicação sobre iniciativas da Semana das Línguas. Leitura de trecho de A Cidade e as Serras (Antologia, 209-210) para escrever uma sua transposição (para o século XXI, com troca de personagem, espaço, classe social).
TPC — Aceitarei ainda publifilmes ou egafilmes por entregar.
TPC — Aceitarei ainda publifilmes ou egafilmes por entregar.
Aula 51 (26 ou 27/Mar) Correcção do questionário sobre os assuntos gramaticais do 2. º período. Explicação sobre tepecês de férias. Atribuição de títulos interpretativos a curtas metragens (Bruno Almeida, The Collection), à medida que se forem vendo.
TPC (férias) — 1. Acabar de ler Os Maias. Nos primeiros dias do 3.º período, pedirei em aula resolução de tarefa que implique a leitura de todo o livro (ainda que sem se exigir memorização de aspectos de detalhe; mas também sem que seja suficiente ter lido apenas resumos ou coisas do género).
2. Entregar Egafilme ainda durante a primeira semana do 3.º período.
3. Como queria que entrássemos ainda na edição deste ano do Concurso do Diário de Notícias — http://www.nescolas.dn.pt/ —, convidava-os a irem tentando a inscrição individual no site que citei. (É provável que haja as confusões do costume, com passwords a não resultarem, etc.) Se a inscrição for bem sucedida, podem até ir relanceando os desafios que estejam disponíveis. Tal como o ano passado, basta que um dos elementos dos grupos (3 a 5 alunos), que depois se formarão, tenha completado os desafios. Quanto ao decisivo desafio final, que este ano é mais interessante, decorrerá em Abril/Maio. (Tudo isto nos possibilitará a revisão de assuntos do 1.º período.)
[4.] Tarefa grande do 3.º período — e que, para os que já estiverem despachados dos Maias, poderia até começar em férias — será a simples leitura de livro(s) com suficientes méritos literários. Pedirei depois alguma reversão dessa leitura (não demasiado intrusiva, mas conclusiva quanto a ter sido ou não lida a obra). Em termos de género de texto, nacionalidade do autor, época, não há restrição nenhuma. Listas de obras em «Ir Lendo» (na Antologia) podia ser ponto de partida; tentarei eu também fornecer algumas pistas proximamente.
TPC (férias) — 1. Acabar de ler Os Maias. Nos primeiros dias do 3.º período, pedirei em aula resolução de tarefa que implique a leitura de todo o livro (ainda que sem se exigir memorização de aspectos de detalhe; mas também sem que seja suficiente ter lido apenas resumos ou coisas do género).
2. Entregar Egafilme ainda durante a primeira semana do 3.º período.
3. Como queria que entrássemos ainda na edição deste ano do Concurso do Diário de Notícias — http://www.nescolas.dn.pt/ —, convidava-os a irem tentando a inscrição individual no site que citei. (É provável que haja as confusões do costume, com passwords a não resultarem, etc.) Se a inscrição for bem sucedida, podem até ir relanceando os desafios que estejam disponíveis. Tal como o ano passado, basta que um dos elementos dos grupos (3 a 5 alunos), que depois se formarão, tenha completado os desafios. Quanto ao decisivo desafio final, que este ano é mais interessante, decorrerá em Abril/Maio. (Tudo isto nos possibilitará a revisão de assuntos do 1.º período.)
[4.] Tarefa grande do 3.º período — e que, para os que já estiverem despachados dos Maias, poderia até começar em férias — será a simples leitura de livro(s) com suficientes méritos literários. Pedirei depois alguma reversão dessa leitura (não demasiado intrusiva, mas conclusiva quanto a ter sido ou não lida a obra). Em termos de género de texto, nacionalidade do autor, época, não há restrição nenhuma. Listas de obras em «Ir Lendo» (na Antologia) podia ser ponto de partida; tentarei eu também fornecer algumas pistas proximamente.
Aula 52 (14 ou 17/Abr [nas turmas 1.ª, 2.ª e 6.ª as aulas 52 e 53 serão dadas numa única sessão, a 17/Abr, que as abreviará]) Resolução da ficha das pp. 47-49 do Práticas, apoiada em folha com esboço já de algumas respostas. Assistência ao início de O Mistério da Estrada de Sintra.
TPC (tudo já antigo) — Se ainda não o fizeste, trata rapidamente do Egafilme. Também em breve, verificarei em aula a leitura integral de Os Maias. Quando puderes, tenta fazer a inscrição no concurso do Diário de Notícias: http://www.nescolas.dn.pt/.
TPC (tudo já antigo) — Se ainda não o fizeste, trata rapidamente do Egafilme. Também em breve, verificarei em aula a leitura integral de Os Maias. Quando puderes, tenta fazer a inscrição no concurso do Diário de Notícias: http://www.nescolas.dn.pt/.
Aula 53 (16/Abr [nas turmas 1.ª, 2.ª e 6.ª, esta aula 53 será agregada à aula 52, na sessão de 17/Abr]) Audição de «Como Psique se enamora de Eros...» (Antologia, 169-171) e de «Eros e Psique», de Pessoa. Redacção do comentário sobre «Eros e Psique». Revisão de verbetes com neologismos criados há tempos por alunos, desenho de ilustrações. Assistência a mais um trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.
TPC (tudo já antigo, repetido da última aula) — Se ainda não o fizeste, trata rapidamente do Egafilme. Também em breve, verificarei em aula a leitura integral de Os Maias. Quando puderes, tenta fazer a inscrição no concurso do Diário de Notícias: http://www.nescolas.dn.pt/.
TPC (tudo já antigo, repetido da última aula) — Se ainda não o fizeste, trata rapidamente do Egafilme. Também em breve, verificarei em aula a leitura integral de Os Maias. Quando puderes, tenta fazer a inscrição no concurso do Diário de Notícias: http://www.nescolas.dn.pt/.
Aula 54 (20 ou 21/Abr) Leitura de trecho de Os Maias (Antologia, 197-198), para preenchimento de sínteses (de aspectos literários, sobretudo) dadas em folha. Assistência a trecho O Mistério da Estrada de Sintra. Redacção segundo modelo do artigo na Corneta do Diabo: crónica maledicente sobre personagem fictícia contemporânea.
TPC — (1) Fazer registo em http://www.nescolas.dn.pt/. Ir explorando o site.
(2) Se for caso disso, resolver pendências urgentemente: terminar leitura de Os Maias; egafilme.
TPC — (1) Fazer registo em http://www.nescolas.dn.pt/. Ir explorando o site.
(2) Se for caso disso, resolver pendências urgentemente: terminar leitura de Os Maias; egafilme.
Aula 55 (23 ou 24/Abr) Questionário sobre Os Maias. Releitura de texto do capítulo XVII de Os Maias (Antologia, 199-201), para encontrar e classificar descrições de comportamentos (que manifestassem sentimentos). Redacção de resposta a ponto 1 da p. 201. Transformação de algum passo do texto lido em texto teatral. Assistência a trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.
TPC — Fazer desafios 1 e 5 em http://www.nescolas.dn.pt/.
TPC — Fazer desafios 1 e 5 em http://www.nescolas.dn.pt/.
Aula 56 (27 ou 28/Abr) Indicações sobre a correcção do questionário sobre Os Maias que se entregava. Explicações sobre resumo (versus síntese). Redacção de resumo de «O estilo de Eça de Queirós» (Antologia, 237-239). Audição do início de documentário sobre Os Maias, para responder a questionário de V/F.
TPC — Faz o desafio 4 em http://www.nescolas.dn.pt/. Quem não tratou ainda do Egafilme deve ter em conta que não gostaria de dar muito mais tempo para esta tarefa, sendo aconselhável que a resolvam rapidamente. Também a conclusão da leitura de Os Maias é aconselhável. Os que já têm estes dois encargos cumpridos poderiam ir decidindo, ou até começando, tarefa grande (= ler um livro). Da minha parte, tentarei explicitar em GdN que tipo de obra é recomendável.
TPC — Faz o desafio 4 em http://www.nescolas.dn.pt/. Quem não tratou ainda do Egafilme deve ter em conta que não gostaria de dar muito mais tempo para esta tarefa, sendo aconselhável que a resolvam rapidamente. Também a conclusão da leitura de Os Maias é aconselhável. Os que já têm estes dois encargos cumpridos poderiam ir decidindo, ou até começando, tarefa grande (= ler um livro). Da minha parte, tentarei explicitar em GdN que tipo de obra é recomendável.
Aula 57 (30/Abr ou 4/Mai) Redacção de resumo de «Roteiro para a leitura de Os Maias» (Antologia, 239-240). Síntese de trecho do cap. XVII de Os Maias (Antologia, 202). Assistência a trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.
TPC — Faz o desafio 2 em http://www.nescolas.dn.pt/.
Quem não tratou ainda do Egafilme deve ter em conta que não gostaria de dar muito mais tempo para esta tarefa, sendo aconselhável que a resolvam rapidamente. Também a conclusão da leitura de Os Maias é aconselhável. Os que já têm estes dois encargos cumpridos poderiam ir decidindo, ou até começando, tarefa grande (= ler um livro). Da minha parte, tentarei explicitar aqui que tipo de obra é recomendável.
TPC — Faz o desafio 2 em http://www.nescolas.dn.pt/.
Quem não tratou ainda do Egafilme deve ter em conta que não gostaria de dar muito mais tempo para esta tarefa, sendo aconselhável que a resolvam rapidamente. Também a conclusão da leitura de Os Maias é aconselhável. Os que já têm estes dois encargos cumpridos poderiam ir decidindo, ou até começando, tarefa grande (= ler um livro). Da minha parte, tentarei explicitar aqui que tipo de obra é recomendável.
Aula 58 (5 ou 8/Mai) Correcção da síntese feita na anterior. Leitura, para redigir síntese do final de Os Maias (Antologia, 203-205). Audição da segunda parte do programa Os Maias (série ‘Grandes Livros’), para responder a questionário V/F. Assistência a mais um trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.
TPC — Faz desafio 3 em http://www.nescolas.dn.pt/.
TPC — Faz desafio 3 em http://www.nescolas.dn.pt/.
Estão aqui os regulamentos do Concurso literário José Gomes Ferreira (até 5 de Junho) e de «Um livro numa foto» (até 15 de Maio).
Aula 59 (7 ou 11/Mai) Leitura de relance a livros de poesia, para escolher trecho a ler, avaliar aspectos formais e preparar leitura em voz alta. Leitura em voz alta dos trechos escolhidos e avaliação de cada leitura/poema. Conclusão da assistência a O Mistério da Estrada de Sintra.
TPC — Não esquecer tarefa grande (= ler um livro). Pus aqui uma explicação acerca desta tarefa (que não é bem uma tarefa), dando-lhes ideia do tipo de leituras convenientes.
TPC — Não esquecer tarefa grande (= ler um livro). Pus aqui uma explicação acerca desta tarefa (que não é bem uma tarefa), dando-lhes ideia do tipo de leituras convenientes.
Aula 60 (12 ou 15/Mai) Leitura do poema «De tarde» (Antologia, 267), de Cesário Verde, para preencher citações do poema em análise lacunar dada como resposta aos pontos 1.1-1.7 de «Ler». Audição de gravações do poema. Redacção descritiva de momento recordável, segundo início de «De tarde», mas em prosa. Relance às pp. 251-252 de Antologia, sobre Orfeu e Eurídice, e assistência a primeira parte de filme sobre o mesmo mito.
TPC — Prepara leitura de «Contrariedades» (Antologia, 253-254).
TPC — Prepara leitura de «Contrariedades» (Antologia, 253-254).
Aula 61 (14 ou 18/Mai) Explicação sobre referências bibliográficas (em correcção de um trabalho feito na penúltima aula e agora devolvido). Releitura de «Contrariedades» (Antologia, 253-254), que se pedira fosse lido em casa, para preencher grelha (leitura rápida) e redacção de respostas às perguntas 5 e 7 da p. 255. Leitura em voz alta de «Contrariedades». Relance a «Como Orfeu reencontra Eurídice» (Antologia, 251-252), para perceber etapas da história (encontrando a ordem de frases-síntese). Assistência a final de filme sobre Orfeu e Eurídice.
TPC — Prepara leitura de «Num Bairro Moderno» (Antologia, 256-259). Na próxima semana constituiremos grupos para o desafio final do http://www.nescolas.dn.pt/.
TPC — Prepara leitura de «Num Bairro Moderno» (Antologia, 256-259). Na próxima semana constituiremos grupos para o desafio final do http://www.nescolas.dn.pt/.
Aula 62 (19 ou 22/Mai) Releitura de «Num Bairro Moderno» (Antologia, 256-259), para resolver a pergunta 1.1. da p. 259 (resumo do episódio) e para preencher quadro com relação entre vegetais e corpo humano imaginado. Audição de gravação de «Num Bairro Moderno». Leitura em voz alta de «Num Bairro Moderno» (liga dos campeões). Trabalho de grupo (decisões sobre DNEscolas: escolha dos grupos e respectivos nomes; conceito do jornal a criar; esboço das notícias).
TPC — Prepara leitura (compreensão; leitura em voz alta) de «De Verão» (pp. 268-271).
TPC — Prepara leitura (compreensão; leitura em voz alta) de «De Verão» (pp. 268-271).
Aula 63 (21 ou 25/Mai) Questionário de escolha múltipla sobre «De Verão» (Antologia, 268-271). Leitura em voz alta de «De Verão» (Liga dos Campeões). Trabalho de grupo para o Concurso DN Escolas.
TPC — Aproveita para ires lendo (= tarefa grande); e, se for o caso, entregares as outras tarefas em atraso. Lembro ainda a necessidade de ter tratado da inscrição no http://www.nescolas.dn.pt/. Já agora, caso queiras, pensa também no Concurso José Gomes Ferreira.
TPC — Aproveita para ires lendo (= tarefa grande); e, se for o caso, entregares as outras tarefas em atraso. Lembro ainda a necessidade de ter tratado da inscrição no http://www.nescolas.dn.pt/. Já agora, caso queiras, pensa também no Concurso José Gomes Ferreira.
Aula 64 (26-28 [na turma 5.ª, esta aula expandiu-se por duas sessões], 28 ou 29/Mai) Explicações sobre «De Verão» (a propósito da devolução/correcção do questionário feito na aula anterior). Explicações em torno de «O sentimento dum Ocidental», de Cesário Verde, para possibilitar compreensão de ‘Ave-Marias’ (Antologia, 260-261) e também das secções seguintes do mesmo poema. Audição de gravação. Leitura em voz alta (Liga e Taça Demóstenes). Redacção de notícias para DN Escolas.
TPC — Se ainda não o fizeram, tratar da inscrição no site http://www.nescolas.dn.pt/.
Criar grupo (basta que um dos elementos o faça) e associarem-se todos a esse grupo (eu próprio também o farei depois). É natural que, para se poderem associar a um grupo, tenham de se apagar do grupo do ano passado, mas não tenho a certeza.
Ir percebendo como é o aspecto das «matrizes» onde as notícias serão lançadas.
Ir pensando nas imagens das notícias mais importantes. Arquivar essas imagens (tendo também em conta o formato da imagem na editoria).
No caso de textos que exijam verificação de dados, investigar entretanto, para poderem concluir a redacção na quinta-feira.
TPC — Se ainda não o fizeram, tratar da inscrição no site http://www.nescolas.dn.pt/.
Criar grupo (basta que um dos elementos o faça) e associarem-se todos a esse grupo (eu próprio também o farei depois). É natural que, para se poderem associar a um grupo, tenham de se apagar do grupo do ano passado, mas não tenho a certeza.
Ir percebendo como é o aspecto das «matrizes» onde as notícias serão lançadas.
Ir pensando nas imagens das notícias mais importantes. Arquivar essas imagens (tendo também em conta o formato da imagem na editoria).
No caso de textos que exijam verificação de dados, investigar entretanto, para poderem concluir a redacção na quinta-feira.
Aula 65 (1 ou 2/Jun) Redacção de textos e tomada de decisões acerca dos jornais para o Concurso do Diário de Notícias (trabalho em grupos no Laboratório de Informática, sala D9 ou CRE).
TPC — (1) Cumprir o combinado para o Concurso do Diário de Notícias. (2) Se ainda não o tiveres feito, acabar (ou continuar) leitura do livro escolhido (a ‘tarefa’ deste 3.º período).
Decorre até sexta-feira (CRE) a recepção de trabalhos para o Concurso José Gomes Ferreira. Pondera escrever agora ou aproveitar texto já escrito para outras ocasiões (por exemplo, os poemas ou narrativas concebidos para o Correntes d’Escrita).
TPC — (1) Cumprir o combinado para o Concurso do Diário de Notícias. (2) Se ainda não o tiveres feito, acabar (ou continuar) leitura do livro escolhido (a ‘tarefa’ deste 3.º período).
Decorre até sexta-feira (CRE) a recepção de trabalhos para o Concurso José Gomes Ferreira. Pondera escrever agora ou aproveitar texto já escrito para outras ocasiões (por exemplo, os poemas ou narrativas concebidos para o Correntes d’Escrita).
Aula 66 (4 ou 5/Jun) Correcção de síntese sobre final de Os Maias (feita há várias aulas). Explicação sobre como os grupos deveriam proceder relativamente ao Concurso DNescolas. Assistência a filme Expiação, para nele reconher características narrativas excepcionais; ao mesmo tempo, avaliação em conversa individual com alunos.
TPC — Colaborar no que ainda possa competir a cada um no Concurso do DN.
TPC — Colaborar no que ainda possa competir a cada um no Concurso do DN.
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