Sunday, September 14, 2008

Planos

Na margem esquerda, dentro dos parênteses, fica o tempo (em minutos) de cada tarefa/momento de aula. Como se trata de mera cábula minha, a actividade está enunciada de modo muito abreviado. Para se ter ideia mais concreta dessas actividades, será preciso ver em Aulas (1.º período), Aulas (2.º período), Aulas (3.º período), onde estão os documentos distribuídos, as correcções projectadas, etc., ou nos próprios Sumários. «Correcção» equivale quase sempre a rápido escrutínio oral por alunos e, ao mesmo tempo, projecção das soluções (ver apresentações: 1.º período; 2.ª período; 3.º período).


Aula 1 (15 e 16/Set)

(15) Leitura de frases sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano para ajuizar da sua veracidade.
(15) Correcção.
(5) Indicações úteis ao trabalho ao longo do ano: blogue, livro e auxiliar, folhas no caderno, gramática.
(20) Assistência a sketches dos Monty Python («RAF banter» e «Woody and Tinny Words»), para preenchimento de síntese usando os termos de semântica e de léxico («denotação», «conotação»; «monossemia», «polissemia»; «campo lexical»; «neologismo»).
(5) Correcção.
(30) Redacção de respostas a inquérito de verão, depois de ler respostas de José Luís Peixoto.

Aula 2 (18 ou 19/Set)

(15) Resolução de itens sobre monossemia, polissemia, acepções, extensão e metonímia (p. 41 de Práticas).
(5) Correcção.
(10) Leitura de primeira página do primeiro Diário de Notícias (Antologia, 9), com preenchimento de quadro comparativo com a do jornal Meia Hora (segundo exemplares distribuídos a cada aluno).
(10) Redacção de chamadas para uma (ou duas) de quatro notícias da p. 10 («Uma maravilha [...]», «Progridem [...]», «Vae pôr-se [...]», «A Mocidade de Mirabeau [...]»).
(5) Correcção.
(5) Preenchimento de tabela com exemplos de diferenças da ortografia de oitocentos e actual, conseguida por leitura em scanning.
(5) Correcção da tabela.
(20) Redacção de notícia (segundo o modelo da do Diário de Notícias, mas com novos desenvolvimentos).
(5) Audição de um exemplo ou dois.
(8) Assistência a sketch dos Monty Python — «Cheese shop» —, para, de seguida, completar síntese sobre expressões figuradas, conotação, denotação, campo lexical, hipónimos e hiperónimo.
(2) Correcção.

Aula 3 (22 ou 23/Set)

(25) Leitura de «Lopes, o repórter pós-moderno» (p. 11) e «Jornal do Futuro» (pp. 12-13), para preenchimento de sínteses lacunares.
(8) Correcção.
(12) Assistência ao início de Relatório Minoritário, a que aludia o texto «Jornal do futuro».
(15) Resolução dos itens 5-7 da p. 43 do caderno Práticas (homónimos; polissemia; monossemia; acepções), guiada pela nossa folha, onde figuravam os verbetes de dicionário necessários.
(5) Correcção.
(25) Redacção de acepções (inventadas) para verbetes de palavras dadas (verdadeiras mas decerto desconhecidas dos alunos).

Aula 4 (25 ou 26/Set)

(25) Resolução de questionário de escolha múltipla para compreensão do texto «Uma questão de caudas» (Antologia, 16-17).
(5) Relance ao programa do 11.º ano.
(10) Assistência à parte de Relatório Minoritário (jornal electrónico) a que se aludia no texto «Jornal do futuro», lido na aula anterior.
(10) A propósito da entrega dos trabalhos da aula anterior, consulta aos verbetes das palavras cujas acepções tinham sido inventadas; e correcção de aspectos de ortografia (desta e da redacção anterior) e, sobretudo, da conceptualização das acepções.
(40) Redacção (de relato, apreciação crítica, ou até digressão subjectiva) subordinada ao título «A minha fuga mais feliz», para concurso promovido pela Fugas/Público e a editora de A Geografia da Felicidade.

Aula 5 (29 ou 30/Set)

(25) Leitura de «A mensagem publicitária» (Antologia, 34-35), para preencher lacunas de esquema-resumo.
(5) Correcção.
(10) Leitura da publicidade na p. 28, ao suplemento «Mil folhas», para responder a perguntas de composição curta na mesma página (1 a 7).
(5) Correcção.
(10) Assistência a sketches (série Lopes da Silva) em torno de publicidade: «Agência Criativa de Chelas» e «Deixe de estalar os dedos».
(10) Leitura do documento «Discurso publicitário e estratégia argumentativa», para completar texto em torno dos sketches vistos antes.
(5) Correcção.
(20) Redacção de publicidade para Super Sumo, tendo em conta mensagem «É cool beber Super Sumo; e quem não bebe não é cool»; formato — televisão.

Aula 6 (2 ou 3/Out)

(15) Leitura de «A imagem na imprensa escrita» (Antologia, p. 32), para completar esquema com dados do texto dispostos hierarquicamente.
(5) Correcção.
(5) Explicação sobre critérios de avaliação; outros conselhos para todo o ano (tepecês, ir arrumando as folhas, etc.).
(40) Leitura em scanning e skimming de exemplares de O Inimigo Público, para completar textos lacunares e responder a perguntas de composição (acerca de imagens, sobretudo, e de secções regulares deste suplemento).
(5) Correcção das partes comuns.
(20) Redacção de notícia para jornal satírico.

Aula 7 (6 ou 7/Out)

(20) Resolução de ficha sobre conotação e denotação (Práticas, 46), aproveitando texto lacunar com esboço de respostas.
(5) Correcção.
(15) Resolução de ficha sobre pontuação (Práticas, 44-45).
(15) Correcção (com esclarecimentos acerca da mesma matéria).
(25) Assistência a série de anúncios televisivos, para discriminar publicidade institucional, comercial; tranquilizadora ou fomentadora do sonho; escolher melhor anúncio; analisar áreas dos produtos.
(5) Correcção.

Aula 8 (9 ou 10/Out)

(25) Resolução do ponto 1.2 da actividade 1 em torno de «Uma aposta com sucesso» (Práticas, 27-28) — reescrita, alterando ponto de vista: de louvor a tom pejorativo (preenchendo texto lacunar dado).
(15) Explicação a propósito do trabalho sobre verbetes, etc.; correcção.
(15) Assistência aos sketches «Político discursa» e «Mofo ou bafio?» (Lopes da Silva), para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, acepções, sinonímia, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia.
(5) Correcção.
(5) Explicação sobre tarefa de microfilme de publicidade.
(20) Reformulação do começo de «Uma aposta com sucesso» (Práticas, 28), mantendo idêntica estrutura mas trocando o objecto da apreciação crítica (futebol, teatro, festival de cinema, série televisiva, telenovela, desfile de moda, museu, enfim qualquer manifestação cultural ou desportiva).

Aula 9 (13 ou 14/Out)

(25) Leitura de «Como integrar os imigrantes?» (Antologia, 14-15), para preenchimento de lacunas em estrutura hierarquizadora do texto.
(5) Correcção.
(23) Assistência a trecho inicial de «Quadratura do Círculo» (edição de 9-10-2008; sobre xenofobia e liberdade de expressão), para responder a questionário de compreensão oral (V/F).
(7) Assistência a dois sketches em torno de formatos de publicidade («No chão, não; no velhão» [Lopes da Silva]); «Alvex Xenofi» [Meireles]).
(25) Após relance a preceitos para redacção de textos de apreciação crítica (Práticas, 26-27), apreciação crítica a um dos dois sketches vistos antes.

Aula 10 (16 ou 17/Out)

(25) Leitura — sobretudo ascendente — de «As chamas do inferno» (Antologia, 19-21), para determinar qual a melhor de quatro hipóteses de sinónimos para vinte e tal palavras ao longo do texto.
(5) Relance ao cartoon de Bandeira, na p. 21, para fazer um pequeno comentário que agregue os (ou alguns dos) aspectos levantados nas perguntas 1-4 na mesma página (à direita).
(5) Correcção (isto é, exemplo de solução possível).
(25) Assistência a início do filme Duplo Exílio (sobre repatriados para os Açores).
(10) Inventário de argumentos a favor de uma de duas teses sobre imigração.
(15) Redacção de conclusão, inventada, de sinopse para Duplo exílio.

Aula 11 (20 ou 21/Out)

(30) Questionário de gramática (sobre os conteúdos estudados até esta altura).
(5) Explicações avulsas (relacionadas com erros recorrentes em redacções; com características dos textos de apreciação crítica).
(7) Assistência a dois sketches (da série Meireles) que culminam com apreciações críticas, por um «explicador de sketches» (descontados os traços caricaturais do explicador, quase-modelos de textos desse género).
(30) Redacção de apreciação crítica a um de três cartazes publicitários reproduzidos na Antologia: (i) ‘Açores’ (p. 27); (ii) ‘Páginas Amarelas’ (29); (iii) ‘Direitos Humanos’ (30).
(18) Assistência a trecho intermédio de Duplo Exílio.

Aula 12 (23 e 24/Out)

(20) Correcção de questionário de gramática feito na aula anterior.
(30) Leitura de «A limpeza da floresta é um mito» (Antologia, 25-26), reduzindo cada uma das respostas de Ribeiro Telles ao essencial (à informação que pretendem passar), em menos de trinta palavras.
(5) Redacção de síntese, conduzida, de cartoon de Luís Afonso, na p. 24.
(15) Correcção.
(20) Assistência a mais um trecho de Duplo exílio, lançando-se também hipóteses acerca do mais verosímil desfecho do filme.

Aula 13 (27 ou 28/Out)

(25) Leitura de «Ler a imprensa» (Antologia, 31), para completar esquema-diagrama lacunar sobre a estrutura do texto.
(10) Leitura do cartoon «Portugal século XXII» (Antologia, 18), para escrever comentário crítico (já esboçado na folha dada).
(10) Correcção.
(15) Assistência ao sketch «À média e à belga» (Lopes da Silva) e, reportado a esse episódio, preenchimento de texto lacunar sobre expressões idiomáticas.
(5) Correcção.
(25) Assistência ao final de Duplo Exílio, após revisão das hipóteses de conclusão (verosímil e inverosímil) escolhidas na aula anterior.

Aula 14 (30 ou 31/Out)

(30) Leitura dos textos das pp. 22 e 23 da Antologia («Fundos», de Ruben de Carvalho; «Informação amplia fogo», de Nuno Cintra Torres), para responder a questionário de escolha múltipla.
(30) Assistência a sketches (série Fonseca; série Lopes da Silva) para ir discriminando em tabela características do jornalismo televisivo neles caricaturadas (traços a que aliás aludia o segundo texto de Cintra Torres).
(30) Redacção de poema para concurso Correntes d’Escritas.

Aula 15 (3 ou 4/Nov)

(50) Leitura de «Como Demóstenes elevou a eloquência em defesa da liberdade de Atenas» (pp. 41-43), para resolver diversas tarefas de escrita breve e uma em torno de tempo e aspecto.
(20) Correcção.
(20) Assistência a trechos iniciais do filme Alexandre, o Grande, de Oliver Stone, para assim se aludir a dois dos adversários de Demóstenes, Filipe da Macedónia — contra que escreveu as Filípicas e as Olintíacas —, e o herdeiro deste, Alexandre.

Aula 16 (6 e 7/Nov)

(15) Leitura em skimming para verificar os grandes momentos do discurso de Martin Luther King, «Discurso aos participantes na Marcha sobre Washington pelo Emprego e pela Liberdade» (Antologia, 44-48).
(15) Correcção. Explicação da escolha dos cabeças de série e sorteio dos grupos do concurso de leitura em voz alta «Liga dos Campeões» (com audição do hino da UEFA) e da Taça Demóstenes.
(25) Leitura em voz alta (fase de grupos da Liga dos Campeões).
(35) Redacção de discurso (ancorado em pontos cruciais do de Luther King; situações presidente de clube, dirigindo-se aos sócios no início de nova época; presidente de Associação de Estudantes, na tomada de posse; presidente de partido, aos militantes de uma secção concelhia; presidente de uma ordem/associação profissional, num congresso/colóquio; etc.).

Aula 17 (10 ou 11/Nov)

(40) Resposta — apoiada — à ficha de gramática da pp. 50-53 de Práticas (tempo, aspecto, modalidade).
(20) Correcção.
(10) Leitura rápida dos primeiros parágrafos de «O ‘corpo que fala’: um saber antigo redescoberto pela televisão» (Antologia, 85-86), para preencher curta síntese.
(8) Algumas leituras em voz alta de trechos do mesmo texto (para a Liga dos Campeões).
(6) Assistência a trecho de documentário («Nixon, o homem que amavam odiar») com imagens dos mencionados debates Nixon-J. F. Kennedy.

Aula 18 (13 ou 14/Nov)

(30) Assistência à última cena do acto II e à primeira do acto III de Júlio César, de Shakespeare, em filme da BBC, para resolver questionário de compreensão (V/F).
(40) Releitura rápida das pp. 50-55 de Antologia, correspondentes à cena 2 do acto III da tragédia Júlio César, de Shakespeare, para preencher lacunas de respostas às perguntas 2 a 8 (Antologia, 55); marcação de falhas de pontuação em sinopse de encenação de A Tragédia de Júlio César, pela Cornucópia; redacção da resposta à pergunta de «Ler e comparar» (Antologia, 55).
(15) Correcção.

Aula 19 (17 ou 18/Nov)

(10) Redacção de resposta para confronto da cena lida de Júlio César com o poema de Sophia Andresen «Com fúria e raiva» («Ler e comparar», Antologia, 55).
(5) Pontuação do mesmo.
(10) Correcção.
(15) Assistência a trecho do filme correspondente a parte da parte lida (o discurso de Marco António).
(5) Preenchimento de texto lacunar sobre verbos defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes.
(5) Correcção.
(5) Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar»; «Não faleci nada»).
(15) A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados.
(10) Correcção.
(15) Reescrita em português actual (colocando as frases na sua ordem mais natural, trocando as palavras que pareçam antiquadas, traduzindo as partes latinas, pondo referências segundo o uso contemporâneo) de toda a didascália que introduz o texto do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Antologia, 56, primeiro terço da página).

Aula 20 (20 ou 21/Nov)

(30) [Transposição para português actual da didascália inicial do «Sermão» (Antologia, 56)]; preenchimento de esquema-síntese acerca da parte I do «Sermão de Santo António aos Peixes» (56-58), incluindo aspectos em torno da etimologia de «pregar».
(10) Correcção.
(30) Leitura em voz alta (preparada em casa) da parte I do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Liga dos Campeões).
(15) Assistência ao começo de A Missão.

Aula 21 (24 ou 25/Nov)

(40) Leitura do capítulo 2 do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Antologia, 59-63), para preencher sínteses lacunares e respostas, também esboçadas, a perguntas.
(10) Correcção
(40) Redacção de reclamação, inspirada em minuta (Práticas, 38), mas sobre artigo relacionado com peixe ou mar.

Aula 22 (27 ou 28/Nov)

(12) Leitura de resumo do capítulo 3 do «Sermão de Santo António aos Peixes», de adaptação para crianças (Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes, adaptado para os mais novos por Rui Lage; ilustrações de André Letria; Quasi, 2008), para completar quadro sobre peixes e o que exemplificam.
(3) Correcção.
(30) Leitura em voz alta do mesmo capítulo III do «Sermão» (Antologia, 63-68), já preparada em casa (para a Liga dos Campeões).
(23) Resolução dos itens 1 a 9 de «Tempo, aspecto e modalidade: o modo conjuntivo e o modo imperativo» (Práticas, 54-56), em folha com respostas já esboçadas.
(7) Correcção.
(15) Assistência a trecho de A Missão.

Aula 23 (2 ou 5/Dez)

(35) Leitura do capítulo IV do «Sermão de Santo António aos Peixes» (Antologia, 68-73), para preencher sínteses de compreensão global.
(10) Correcção.
(15) Transposição de tempos/pessoas verbais para português actual (e classificação dos tempos).
(15) Correcção.
(15) Assistência a trecho de A missão.

Aula 24* (4/Dez) [esta aula é privativa das turmas 4.ª e 5.ª — para evitar desfasar as cinco turmas, e havendo dois feriados seguidos num mesmo dia de semana, usou-se esta aula para tarefas soltas de consolidão de conteúdos, as quais, nas turmas 1.ª, 2.ª e 6.ª, serão feitas como tepecês ou reservadas para mais tarde]

(25) Resolução dos exercícios 10-12 da p. 56 de Práticas (resto de «Tempo, aspecto, modalidade: o modo conjuntivo e o modo imperativo»), com apoio em folha parcialmente preenchida já.
(10) Correcção.
(20) Exercício de flexão de verbos (a partir de acróstico e com o apoio de um modelo de verbo).
(15) Redacção de frases em torrno do «Sermão», do Padre António Vieira, de oratória, etc., dadas iniciais do próprio título.
(15) Assistência a trecho de A Missão.

Aula 25 (9 ou 12/Dez)
[nas turmas 4 & 5]
(5) Audição de gravação de excertos do cap. IV, para relembrar capítulo lido na penúltima aula e enquadrar capítulo seguinte.
(25) Leitura do cap. V do «Sermão de Santo António aos Peixes» (já preparada em casa), para preencher quadros-síntese.
(5) Correcção.
(25) Assistência a início de Palavra e Utopia, filme de Manoel de Oliveira sobre o Padre António Vieira.
(30) Redacção segundo o modelo do trecho do Polvo, mas sobre outro animal.

[nas turmas 1, 2 & 6]
(5) Audição de gravação de excertos do cap. IV, para relembrar capítulo lido na penúltima aula e enquadrar capítulo seguinte.]
(20) Leitura do cap. V do «Sermão de Santo António aos Peixes» (já preparada em casa), para preencher quadros-síntese.
(5) Correcção.
(15) Assistência a início de Palavra e Utopia, filme de Manoel de Oliveira sobre o Padre António Vieira.
(5) Explicação do tepecê.
(35) Resposta a questionários sobre oratória (e, em geral, acerca de textos lidos nesta segunda parte do período) e conteúdos de gramática (verbos, no fundo) abordados recentemente.

Aula 26* [específica do 11.º 4.ª e do 11.º 5.ª (nas outras turmas esta aula será diluída em outras, a pouco e pouco, e num tepecê)] (11/Dez)

(40) Resposta a questionários sobre oratória (e, em geral, acerca de textos lidos nesta segunda parte do período) e conteúdos de gramática (verbos, no fundo) abordados recentemente.
(25) Assistência a trecho de A Missão.
(20) Continuação da redacção («à Polvo») iniciada na aula anterior.

Aula 27 (15 ou 16/Dez)

(8) Audição de gravação do exórdio do «Sermão de Santo António aos Peixes», de Vieira, por Ary dos Santos.
(15) Leitura de final do «Sermão» (Antologia, 81-82), para preencher sínteses e quadros.
(5) Correcção.
(10) Leituras em voz alta (relativas à Liga dos Campeões).
(15) Correcção dos trabalhos sobre gramática e oratória feitos na aula anterior.
(30) Assistência a trechos finais de A Missão [excepto na turma 5: conclusão das redacções segundo o modelo do trecho do 'Polvo'].

Aula 28* [específica das turmas 4 e 5] (18/Dez)

(15) Explicação, usando apresentação usada numa das primeiras aulas e agora completada, acerca das várias áreas de se ocupa a disciplina de Português e como estas se traduziram em termos de ensino ao longo do 1.º período.
(45) Enquanto se foi vendo o final do filme A Missão, conversa com cada um dos alunos sobre avaliação.

Aula 29 (5 ou 6/Jan)

(45) Leitura de trechos sobre «Barroco» (Antologia, 89-91), em folha com lacunas, para acrescentar preposições em falta, seguindo-se tarefa de revisão sobre esses conectores.
(15) Correcção.
(15) Assistência a dois sketches envolvendo preposições (Zé Carlos; série Barbosa), para, de seguida, resolver tarefa sobre modismo (ou mudança em curso?) da sintaxe das preposições; dificuldades postas pela selecção de preposições (regências).
(10) Correcção.

Aula 30 (8 ou 9/Jan)

(30) Compreensão de «Como Ésquilo ganhou fama de pai da tragédia» (Antologia, 97-99), através de questionário fechado.
(5) Explicação de aspectos relacionados ainda com preposições (complemento indirecto introduzido por outras preposições que não «a»; agente da passiva com «de»).
(5) Assistência a sketch dos Gato Fedorento (série Meireles) com caricatura do registo típico da tragédia.
(45) Redacção de início de livro de teatro (segundo modelo do começo de Frei Luís de SousaAntologia, 100-101).

Aula 31 (12 ou 13/Jan)

(20) Leitura de verbete de Dicionário de Literatura, com sinopse de Frei Luís de Sousa, bem como de dados históricos avulsos, e releitura do começo da peça para responder a perguntas de V/F.
(5) Correcção.
(5) Assistência à parte inicial do filme Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, correspondente à primeira cena e ao início da segunda (Antologia, até final da p. 101).
(20) Leitura do resto da segunda cena (Antologia, 102-107), para responder a perguntas de V/F.
(8) Correcção.
(15) Assistência ao resto da cena II da peça no filme de António Lopes Ribeiro.
(15) Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 107), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a actualidade, mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens do nosso século).

Aula 32 (15 ou 16/Jan)

(25) Assistência ao passo da batalha de Alcácer Quibir no filme Non ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira.
(35) (Re)leitura das cenas de Frei Luís de Sousa pedidas para casa (III-VI), para completar sínteses (com frases); e das cenas restantes do acto I, para preenchimento de lacunas em sínteses.
(5) Correcção do tepecê entregue na aula anterior (cópia do que esteja no quadro); correcção também da pergunta 3.2 (p. 118).
(20) Assistência a trecho do filme Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro (parte correspondente ao que antes se lera).

Aula 33 (20 ou 23/Jan)

(10) Correcção da tarefa de leitura do primeiro acto feita na aula anterior.
(20) Desenho de esboço para cenário, segundo didascália inicial do Acto II.
(30) Leitura em voz alta da cena I do Acto II.
(10) Assistência às cena I-V do Acto II no filme de António Lopes Ribeiro.
(10) Continuação do trabalho de criação de início de peça (de há duas aulas).
(10) Redacção de resposta a pergunta 2.2 da p. 137.

Aula 34 (22 ou 26/Jan)

(35) Leitura (aliás releitura) das cenas II-XV do Acto 2 de Frei Luís de Sousa, para resposta a questionário de escolha múltipla.
(25) Assistência ao resto do Acto II de [4.ª & 5.ª] Frei Luís de Sousa (António Lopes Ribeiro); [1.ª/2.ª/6.ª] Quem és tu? (João Botelho).
(30) [4.ª & 5.ª: Resposta à pergunta 2.2 da p. 137 (e, em alguns casos, da pergunta 5.2 da p. 137, que constituíra o tepecê); correcção.] // [1.ª/2.ª/6.ª: Relance a comunicados em Práticas (30-31), para reformular, por escrito, outros textos autênticos do mesmo género.]

Aula 35 [aula específica das turmas 4 & 5; será diluída nas aulas confinantes nas restantes turmas] (27/Jan)

(10) Correcção do questionário de leitura do II Acto de Frei Luís de Sousa.
(10) Cópia de uma versão óptima da resposta ao tepecê agora devolvido (entregue pelos alunos na aula anterior; marcado duas aulas antes: resposta a pergunta 5.2 da p. 137).
(25) Leitura em voz alta da cena I do Acto III de Frei Luís de Sousa.
(5) Assistência a trecho do filme de António Lopes Ribeiro (parte do Acto III lida antes).
(35) Relance a comunicados em Práticas (30-31), para reformular, por escrito, outros textos autênticos do mesmo género.

Aula 36 (29 ou 30/Jan)

(5) Assistência a trecho de «É uma espécie de magazine» («‘Samente» e «P’tanto») com evidências de acidentes fonéticos.
(20) Resposta a ficha sobre fenómenos fonéticos.
(10) Correcção.
(10) Resposta à ficha de Práticas (p. 57) sobre o mesmo assunto.
(5) Correcção.
(20) Leitura em voz alta de parte do Acto III de Frei Luís de Sousa.
(20) Assistência a trecho final de Quem és tu? (de João Botelho).

Aula 37 (2 ou 3/Fev)

(20) [4.ª & 5.ª] Desenho de esboço de cenário do Acto III, segundo didascália inicial (Antologia, 139).
(10) Resposta à pergunta 4.4 da p. 153 («Explicite as funções das indicações cénicas dadas nas duas cenas [IV e V]»), preenchendo com as didascálias um esqueleto de resposta.
(5) Correcção.
(25) [1.ª, 2.ª, 6.ª] Resposta à p. 56 de Práticas (sobre verbos e Frei Luís de Sousa).
(10) Correcção.
(10) Assistência a final de Frei Luís de Sousa (de António Lopes Ribeiro).
(40) Redacção de protesto-reclamação (após leitura de modelos em Práticas, 34-35) susceptível de se integrar no tema do Voz Activa para este ano («Porque é que a política também é para nós?»).

Aula 38 (5 ou 6/Fev)

(40) Compreensão de «Ao conservatório» (e, para os mais rápidos, resposta à pergunta 7 da p. 153, preenchendo lacunas deixadas num esboço de solução).
(10) Assistência a sketches com «Hamlet» dos Gato Fedorento e dos Monty Python.
(10) Resposta a ficha sobre uso restritivo e explicativo de adjectivos (incluindo orações adjectivas); remissão também para exercícios em Práticas (p. 60 e pp. 58-59).
(5) Correcção.
(15) Continuação da resposta à ficha do Práticas.
(5) Correcção.

Aula 39 (9 ou 10/Fev)
(15) Correcção do questionário sobre «Memória ao Conservatório» e da pergunta 7 da p. 153.
(10) Correcção do resto da ficha de gramática (que ficara por fazer na última aula).
(7) Assistência à sequência inicial de Frei Luís de Sousa numa peça com Alexandra Lencastre, Carlos Wallenstein, Carmen Dolores.
(20) Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais.
(5) Correcção.
(30) Redacção de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redacção também de trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor.

Aula 40 (12 ou 13/Fev)

(10) Assistência a sketch («Encorning», série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros e fictícios.
(5) Correcção.
(10) Assistência a sketch («Polícia que se quer vestir de mulher», série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no português).
(5) Correcção.
(10) Assistência a sketch («Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês», série Lopes da Silva), para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses e brasileiros.
(5) Correcção.
(40) Leitura de sinopses-comentários de vários livros de Eça, seguida de redacção de sinopse de livro queirosiano fictício.

Aula 41 (16 ou 17/Fev)

(25) Resolução dos exercícios das pp. 61-64 de Práticas, sobre neologia e empréstimos.
(10) Correcção.
(25) Assistência a início de Corações (Cœurs), de Alain Resnais, para comparação com início de Os Maias.
(5) Correcção.
(20) Transposição do parágrafo inicial de Os Maias para a nossa época — o que implicará também mexer no perfil social a que se alude —, mantendo sintaxe próxima (mas evitando repetir léxico).

Aula 42 (19 ou 20/Fev)

(45) Leitura de dois trechos do primeiro capítulo de Os Maias (Antologia, pp. 176-177; 178-179), para responder a perguntas do manual 2 e 3.1 (p. 177) e 3 (p. 179) e preencher lacunas em síntese dada.
(20) Correcção.
(20) Assistência a diversas sequências (relativas ao princípio da obra) de série televisiva sobre Os Maias.

Aula 43 (26 ou 27/Fev)

(35) Em dupla, preenchimento de ficha sobre paratexto de livro de Eça.
(10) Correcção; tepecê.
(45) Leitura de início de A cidade e as serras (Antologia, 206-208), para redigir, segundo o mesmo modelo, historial (verosímil ou, mesmo, verídico) dos próprios antepassados.

Aula 44 (2 ou 3/Mar)

(25) Leitura de texto do cap. III de Os Maias (em torno de educação de Carlos: Antologia, 180-181) para responder a item 1 da p. 181, completando esboço de texto dado; leitura mais ascendente de um parágrafo em discurso indirecto livre para o transformar em discurso directo e em discurso indirecto.
(10) Resposta a ‘Escrever’, p. 181, também com apoio em texto lacunar dado; e selecção de palavras já grafadas segundo o acordo de 1990.
(15) Correcções.
(5) Resolução de exercício sobre «hipálage».
(5) Correcção.
(25) Assistência a passos da série televisiva Os Maias correspondentes aos capítulos II e III.

Aula 45 (5 ou 6/Mar)

(60) Leitura de dois trechos do cap. IV de Os Maias (Antologia, 182-184), para responder a questionário com perguntas relativamente abertas (e a implicar conhecimentos também do início de Os Maias).
(5) Explicação de formatos possíveis para Eçafilme.
(20) Assistência a trechos da telenovela Os Maias (relativos aos capítulos III-IV).

Aula 46 (9 ou 10/Mar)

(30) Leitura do texto das pp. 185-187, para responder a questionário de escolha múltipla (incluindo também alguns perguntas sobre início dos Maias até capítulo 6).
(35) Leitura de texto naturalista (início da tradução de L’Assommoir, de Zola), para redacção de trechos acrescentáveis (no mesmo estilo; teorizado aliás nas pp. 235-237).
(5) Comentário (advinhando as personagens) a ilustrações de Os Maias.
(15) Assistência a trechos da versão televisiva da adaptação que José Bruno Carreiro fez dos Maias de Eça, correspondentes às partes vistas em aula até agora).

Aula 47 (12 ou 13/Mar)

(30) Leitura, para preenchimento de lacunas (rimas) em poema ultra-romântico.
(5) Transcrição de palavras do mesmo poema pertencentes ao campo lexical ‘morte’.
(15) Correcção.
(40) Leitura de trecho do capítulo VIII de Os Maias (Antologia, 188-190), para, em duplas e com livros de citações distribuídos, encontrar uma citação aplicável a cada uma das três partes do texto.

Aula 48 (16 ou 17/Mar)

(15) Correcção do questionário da antepenúltima aula.
(30) Leitura de texto de Os Maias relativo ao episódio das corridas (Antologia, 191-193), para completar sínteses com lacunas em torno do estilo de Eça (discurso indirecto livre, diminutivos, estrangeirismos e empréstimos).
(15) Correcções.
(15) Leitura em voz alta (resto da 3.ª ou início da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões).
(10) Assistência a trecho de série televisiva a partir de adaptação de Os Maias por Bruno Carreiro (incluindo alusões ao episódio das corridas).

Aula 49 (19 ou 20/Mar)

(30) Questionário de escolha múltipla sobre os conteúdos gramaticais deste período.
(20) Leitura do texto em que Maria Eduarda visita a «Toca» (Antologia, 194-195), para responder às perguntas 3.1 e 3.2; 6.1, 6.2 e 6.3; 7.1 e 7.2 da p. 196.
(10) Correcções.
(15) Assistência a trecho da série com a adaptação teatral de Os Maias por Bruno Carreiro (começo do namoro de Maria Eduarda e Carlos, na Rua de S. Francisco).
(15) Leitura em voz alta (continuação da 4.ª eliminatória da Liga).

Aula 50 (23 ou 24/Mar)

(30) Leitura em voz alta de trecho de A Cidade e as Serras (Antologia, 211-214), a contar para a última jornada da fase de grupos desta prova.
(10) Leitura do verbete ‘Jacinto’ do Dicionário de Eça de Queiroz (A. Campos Matos), para preencher margem direita apagada.
(10) Correcção; explicação sobre iniciativas da Semana das Línguas.
(40) Leitura de trecho de A Cidade e as Serras (Antologia, 209-210) para escrever uma sua transposição (para o século XXI, com troca de personagem, espaço, classe social).

Aula 51 (26 ou 27/Mar)

(20) Correcção do questionário gramatical sobre os assuntos do 2. º período.
(5) Explicação sobre tepecês de férias.
(5) Explicação sobre a avaliação a fazer a seguir.
(45) Atribuição de títulos interpretativos a curtas metragens (Bruno Almeida, The Collection), à medida que se forem vendo.

Aula 52 (14 ou 17/Abr)

(45) Resolução da ficha das pp. 47-49 do Práticas, apoiada em folha com esboço já de algumas respostas.
(15) Correcção.
(25) Assistência a início de O Mistério da Estrada de Sintra, de Jorge Paixão da Costa (baseado em O Mistério da Estrada de Sintra, de Eça e Ramalho).

Aula 53 (17/Abr [nas turmas 1.ª, 2.ª e 6.ª, esta aula é agregada à aula 52, dada a 17/Abr])

(20) Audição de «Como Psique se enamora de Eros...» (Antologia, 169-171) e de «Eros e Psique», de Pessoa (para, depois, responder-se, por escrito, a contraste das duas abordagens).
(5) Explicação em torno da família de ‘Ruir’ (com uso do Dicionário Morfológico).
(15) Redacção do comentário sobre «Eros e Psique», de Pessoa.
(30) Revisão de verbetes com neologismos criados há tempos por alunos e desenho de ilustrações.
(15) Assistência a mais um trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.

Aula 54 (20 ou 21/Abr)

(30) Leitura de trecho de Os Maias (Antologia, 197-198), para preenchimento de sínteses (de aspectos literários, sobretudo) dadas em folha.
(10) Correcção.
(18) Assistência a trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.
(30) Redacção segundo modelo do artigo na Corneta do Diabo: crónica maledicente sobre personagem fictícia contemporânea.

Aula 55 (23 ou 24/Abr)

(25) Questionário sobre Os Maias.
(25) Releitura de texto do capítulo XVII de Os Maias (Antologia, 199-201), para encontrar e classificar descrições de comportamentos (que manifestassem sentimentos).
(5) Correcção.
(10) Redacção de resposta a ponto 1 da p. 201.
(5) Transformação de algum passo do texto lido em texto teatral.
(5) Correcção.
(15) Assistência a trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.

Aula 56 (27 ou 28/Abr)

(5) Indicações sobre a correcção do questionário sobre Os Maias que se entregava.
(15) Explicações sobre resumo (versus síntese).
(35) Redacção de resumo de «O estilo de Eça de Queirós» (Antologia, 237-239).
(25) Audição do início de documentário sobre Os Maias, para responder a questionário de V/F.
(10) Correcção.

Aula 57 (30/Abr ou 4/Mai)

(5) Indicações sobre a correcção do comentário feito na antepenúltima aula; e sobre resumo.
(35) Redacção de resumo de «Roteiro para a leitura de Os Maias» (Antologia, 239-240).
(10) Correcção; explicação sobre síntese.
(20) Síntese de trecho do cap. XVII de Os Maias (Antologia, 202).
(15) Assistência a trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.

Aula 58 (5 ou 8/Mai)

(10) Correcção da síntese feita na anterior.
(30) Leitura do final de Os Maias (Antologia, 203-205), para redigir síntese.
(20) Audição da segunda parte do programa Os Maias (série ‘Grandes Livros’), para responder a questionário V/F.
(5) Resposta.
(5) Correcção.
(15) Assistência a mais um trecho de O Mistério da Estrada de Sintra.

Aula 59 (7 ou 11/Mai)

(35) Leitura de relance a livros de poesia, para escolher trecho a ler, avaliar aspectos formais e preparar leitura em voz alta.
(30) Leitura em voz alta dos trechos escolhidos e avaliação de cada leitura/poema.
(20) Conclusão da assistência a O Mistério da Estrada de Sintra.

Aula 60 (12 ou 15/Mai)

(30) Leitura do poema «De tarde» (Antologia, 267), para preencher citações do poema em análise lacunar dada como resposta aos pontos 1.1-1.7 de «Ler».
(5) Audição de gravações de «De tarde».
(10) Correcção.
(30) Redacção descritiva de momento recordável, segundo início de «De tarde», mas em prosa.
(15) Relance às pp. 251-252 de Antologia, sobre Orfeu e Eurídice, e assistência a primeira parte de filme sobre o mesmo mito.

Aula 61 (14 ou 18/Mai)

(5) Explicação sobre referências bibliográficas (em correcção de um trabalho feito na penúltima aula e agora devolvido).
(30) Releitura de «Contrariedades» (Antologia, 253-254), que se pedira fosse lido em casa, para preencher grelha (leitura rápida) e redacção de respostas às perguntas 5 e 7 da p. 255.
(10) Correcção.
(5) Sorteio da Taça Demóstenes.
(15) Leitura em voz alta de «Contrariedades».
(10) Relance a «Como Orfeu reencontra Eurídice» (Antologia, 251-252), para perceber etapas da história (encontrando a ordem de frases-síntese).
(2) Correcção.
(13) Assistência a final de filme sobre Orfeu e Eurídice.

Aula 62 (19 ou 22/Mai)

(25) Releitura de «Num Bairro Moderno» (Antologia, 256-259), para resolver a pergunta 1.1. da p. 259 (resumo do episódio) e para preencher quadro com relação entre vegetais e corpo humano imaginado.
(10) Correcções; referência ao Concurso José Gomes Ferreira e ao tepecê.
(5) Audição de gravação de «Num Bairro Moderno».
(25) Leitura em voz alta de «Num Bairro Moderno» (liga dos campeões).
(25) Trabalho de grupo (decisões sobre DNEscolas: escolha dos grupos e respectivos nomes; conceito do jornal a criar; esboço das notícias).

Aula 63 (21 ou 25/Mai)

(25) Questionário de escolha múltipla sobre «De Verão» (Antologia, 268-271).
(25) Leitura em voz alta de «De Verão» (Liga dos Campeões).
(40) Trabalho de grupo para o Concurso DNEscolas.

Aula 64 (26-28 [11.º 5.ª], 28 ou 29/Mai)

(10) Explicações sobre «De Verão» (a propósito da devolução/correcção do questionário feito na aula anterior).
(5) Explicações em torno de «O Sentimento dum Ocidental», de Cesário Verde, para possibilitar compreensão de ‘Ave-Marias’ (Antologia, 260-261) e das outras seccções do poema.
(5) Audição de gravação do mesmo poema.
(20) Leitura em voz alta de ‘O Sentimento dum Ocidental' (Liga e Taça Demóstenes).
(50) Redacção de notícias para DN Escolas.

Aula 65 (1 ou 2/Jun)

(90) Redacção de textos e tomada de decisões acerca dos jornais para o Concurso do Diário de Notícias (trabalho em grupos no Laboratório de Informática, sala D9 ou CRE).

Aula 66 (4 ou 5/Jun)

(5) Correcção de síntese sobre final de Os Maias (feita há várias aulas).
(5) Explicação sobre como os grupos deveriam proceder relativamente ao Concurso DNescolas.
(80) Assistência a filme Expiação, para nele reconhecer características narrativas excepcionais; ao mesmo tempo, avaliação em conversa individual com alunos.