Sunday, September 14, 2008

Media

Clip (microfilme) publicitário sobre Escola Secundária José Gomes Ferreira
Objectivo da mensagem [o que se pretende inculcar no público, mas não slogan]
ESJGF (‘é bom andar na ESJGF’);
Voz activa (‘vale a pena ser leitor, colaborador, do Voz Activa);
CRE e leitura (‘é bom e útil ler; na escola há bons sítios para ler, incluindo CRE’);
José Gomes Ferreira (‘é autor que vale a pena ler; cuja coragem devíamos imitar’).
[aceitarei outro tema, se adequado às celebrações do dia da escola (20/11)]
Formato e regras básicas
WMP.
Máximo de três minutos (mas admito que o tamanho médio dos filmes este ano seja mais pequeno do que o dos microfilmes feitos o ano passado).
Máximo de 100 MB.
Entregar até 3-7 de Novembro.
Pode haver trabalhos em dupla, se intervierem oralmente ambos os autores.
Conselhos vários
Estilo será mais de clip do que de anúncio muito «matraqueado».
Evitar elogio ingénuo e menções demasiado explícitas («ESJGF é ...») e apelos directos.
Não afirmar dados discutíveis.
Preferir que seja o espectador a inferir (mais do que usar o tal estilo insistente da publicidade artesanal).
Não é obrigatório mostrar a escola.
Tem de haver voz (pode não percorrer todo o vídeo, mas, note-se, na maioria dos anúncios de televisão acaba por haver bastante preenchimento com texto).
Se houver dizeres escritos, zelar para que não haja erros ortográficos.
Proximamente, será útil analisar boa publicidade, para retirar o máximo de ensinamentos para o vosso caso.
Ver também os melhores bibliofilmes e microfilmes do ano passado [Microfilmes (autobiográficos ou de relato de vivências): 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.º 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª; Bibliofilmes: 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.ª 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª].