Avaliação do 11.º 6.ª
No comentário ao trabalho de cada aluno uso esta sequência. Nome do aluno, seguido da classificação neste primeiro período. Depois, num primeiro parágrafo, menção de conselhos para o que falta do ano lectivo. Num segundo parágrafo, síntese da avaliação por áreas.
Siglas a que se recorre: L[eitura]; E[scrita]; O[ralidade]; G[ramática]. Vejamos o que cabe em cada uma destas áreas.
A L[eitura] foi observada nos três questionários sobre textos («Uma questão de caudas»; «As chamas do inferno»; «Os fundos» & «Informação amplia fogos»), no recente questionário sobre oratória e, ao longo de todo o período, pela eficiência demonstrada no trabalho corrente em aula (com as folhas diárias).
A capacidade em E[scrita] é notável nas redacções em aula (foram oito: «Inquérito de férias»; «Acepções de quatro palavras dadas»; «A minha fuga mais feliz»; «Notícia à Inimigo Público»; «Conclusão de sinopse fictícia para Duplo Exílio»; «Poema para Correntes d’Escritas»; «Discurso»; «Carta de reclamação») e nas dos tepecês (outras tantas, se incluirmos também as reformulações pedidas, algumas aliás só para envio por mail — «Verbete para neologismo forjado»; «Publicidade para Supersumo e para Mil Folhas»; «Apreciação crítica a sketch»; «Texto à trecho do 'Polvo'»; reformulação de «A minha fuga mais feliz»; reformulação de «Poema para Correntes d’Escritas», reformulação/envio por mail de «Verbete com neologismo forjado»; envio por mail de «A minha fuga mais feliz»).
A O[ralidade] diz respeito à recepção oral (ouvir) e à expressão oral (falar), observáveis na compreensão de textos orais (fizemos questionários sobre dois textos vistos/ouvidos: «Debate sobre xenofobia em 'Quadratura do Círculo'»; «cenas de Júlio César, de Shakespeare»), na leitura em voz alta (houve duas jornadas da sempre emocionante e renhida Liga dos Campeões) e no publifilme (objecto de avaliação aqui).
A quarta área é a da G[ramática], que foi testada por duas vezes (questionário sobre os conteúdos gramaticais da primeira parte do período, tais como a polissemia, etc.; questionário sobre os conteúdos da segunda parte do período, designadamente, tempo, modo e aspecto, e, em geral, verbos).
Pode ver-se a apresentação que usei na última aula de umas das turmas, que resume isto que acabei de escrever. Pode ver-se também o que está estipulado acerca dos critérios de avaliação de Português.
Catarina (13)
Manter eficiência demonstrada nas fichas de todos os dias (mas não caindo em precipitações). Ser mais regular, arrumada, na feitura de tepecês. Nestes — e em todas as redacções —, ter atenção à pontuação. Não se «desligar» dos conteúdos gramaticais que venham a ser abordados.
L, Suf (mas bastante melhor, se considerarmos boa colaboração em aula). E, Suf + (mas, na verdade, bastante menos do que isto, dado que ficaram vários tepecês por entregar, incluindo reformulações que eram para enviar por mail). O, Bom- (leitura em voz alta é área ainda a melhorar). G, Insuficiente (não pode ser!).
Ana (15)
Melhorar resultados em gramática. Ir fazendo sempre os tepecês. (Foram estes dois aspectos que impediram que Ana tivesse agora a nota que corresponderia às suas excelentes capacidades de redacção, de leitura em voz alta, de compreensão oral e escrita.)
L, Bom (-). E, Bom +/Muito Bom- (mas, se contarmos com redacções por entregar, incluindo as reformulações que eram apenas para enviar, aa avaliação aqui baixaria bastante). O, Muito Bom-. G, Insuficiente.
Filipa II (11)
Fazer tepecês. Não se habituar a ir faltando de vez em quando. Haver maior concentração (mesmo estudo em casa) de gramática.
L, segundo os questionários feitos (e ainda um a que faltou), classificação seria Insuficiente nesta área; em aula, porém, costuma ser bastante proficiente nas fichas de leitura que vamos fazendo. E, Bom-, se contasse com os escritos feitos (mas falhou quase todos os tepecês). O, Boa leitura em voz alta, mas faltaram outros trabalhos neste domínio (publifilme, sobretudo!). G, Insuficiente.
Cátia (14)
Ser um pouco mais rápida em algumas tarefas de aula (redacções, também nas folhas das aulas). Manter restante bom trabalho. Continuar a melhorar em gramática.
L, Suf+/Bom- (questionário sobre o Padre prejudica este panorama). E, Bom (-), entregando sempre tudo. O, Bom. G, Insuficiente +.
Filipa I (14)
Nas redacções, melhorar aspectos de acabamento (acentuação, maiúsculas/minúsculas, ...). Estudar (ou estar em aula concentrada aquando de) gramática.
L, Suf+ (e em aula, recentemente, tem demonstrado bastante eficiência). E, Suf+. O, Bom (talvez tenha falhado mais na compreensão do que na produção). G, Insuficiente.
Inês (17)
Melhorar nos conteúdos de gramática. Não esquecer acentuação (esdrúxulas, sobretudo) nem pontuação (a delimitar modificadores).
L, Bom (esperava melhor no questionário sobre oratória; mas a Inês é sempre muito capaz no trabalho corrente sobre os textos). E, Bom+/Muito Bom-. O, Bom+/Muito Bom-. G, Suf (muito melhorável, portanto).
Joana I (16)
Continuar a progredir no cumprimento dos tepecês (já foi este período mais atenta a isso, mas ainda pode ser mais regular).
L, Suf+ (resultados dos questionários até valerão menos do que isto, o que contrasta com boa capacidade revelada em aula, noas folhas correntes). E, Bom+/Muito Bom- (mas faltam-me, por exemplo, reformulações enviáveis). O, Muito Bom-/Bom+. G, Suf (é uma área em que também pode melhorar muito).
Joana O. (14)
Fazer ainda publifilme. Ser mais «arrumada» nos tepecês em geral.
L, falha, por vezes, nos questionários, mas também consegue, nas restantes folhas em aula, ser dos mais competentes. E, Bom+ (mas não estou a contar uns tepecês em falta). O, por um lado, boa leitura em voz alta; por outro lado, falta publifilme e houve resultado desastroso num dos questionários de compreensão. G, Insuficiente (outra área em que sei que a Joana é capaz de bastante melhor).
Joana C. (16)
Melhorar em gramática, que, neste momento, é a área que destoa. Manter bom trabalho restante.
L, Bom. E, Bom. O, Bom+. G, Suf (-).
João A. (11)
Fazer tepecês. Em aula, ficar sozinho (longe de João M. ou de Pedro, pelo menos). Não começar a faltar a aulas. Não «desligar» dos conteúdos de gramática.
L, Suf-. E, Suf (mas, se contarmos com os tepecês — por fazer —, avaliação nesta área seria insuficiente). O, Bom-. G, Insuficiente.
João M. (12)
Fazer tepecês. Em aula, não ter focos de desconcentração (o que resolverá também, em parte, um outro aspecto a remediar, a gramática).
L, Suf (nos questionários que implicavam apenas a compreensão, esteve Bem; faltou a outro; no sobre oratória, resultado fraco, devido decerto a ter estado com pouca concentração em aula ao longo desta fase do período). E, Bom (quando faz; mas há muito tepecês que não foram feitos). O, Bom (um dos questionários de compreensão oral, no entanto, mostra mostrou muita desatenção). G, Insuficiente.
João I (15)
Fazer redacções pedidas para casa (este aspecto tem de ser muito levado a sério a partir de agora).
L, Muito Bom- (não nos questionários, mas também nas folhas correntes em aula, mostra muita capacidade de compreensão dos textos). E, Bom (mas, com as faltas de tepecês, a nota baixará muito). O, Bom (+) mas leitura em voz alta abaixo deste nível. G, Insuf+ (outra área a remediar).
Zé (12)
Voltar a ser mais cumpridor dos tepecês (tem havido certa desarrumação quanto a isso; por outro lado, sendo o acabamento da escrita precisamente um dos aspectos que tem de melhorar, mais necessário é não deixar cair tepecês de redacções). Seguir com mais atenção os conteúdos de gramática (ou, se for caso disso, estudar em casa).
L, Suf-. E, Suf(-). O, Bom (mas leitura em voz alta merece ser muito treinada). G, Insuficiente.
Mónica (14)
Melhorar resultados em gramática. (Estou bastante contente com o trabalho da Mónica. Ainda hesitei em dar a nota acima, o que decerto ficará para o próximo período.)
L, Suf+. E, Bom (mas ainda faltaram as reformulações a enviar). O, Bom+/Muito Bom-. G, Suf-.
Pedro (14)
Melhorar resultados a gramática (estar mais atento nesses momentos? rever em casa o que se for dando?). Também os questionários de leitura não têm tido grandes resultados (precipitação em questionários fechados? desatenção ante os textos?). Treinar leitura em voz alta.
L, Suf-. E, Bom. O, Bom (+), mas leitura em voz alta abaixo do restante. G, Insuficiente.
Raquel (15)
Fazer tepecês. Melhorar em gramática. (Ou seja: ao trabalho em aula, em que é excelente, deve a Raquel acrescentar algum trabalho em casa.)
L, Bom-. E, Bom (mas baixará, se considerar os trabalhos de casa, por fazer; convém também atentar na acentuação das palavras esdrúxulas). O, Bom+/Muito Bom-. G, Insuficiente.
Ricardo (15)
Melhorar em gramática (tem havido progressos consistentes em todas as áreas; falta só esta). Vigiar também acabamento (ortográfico, sobretudo) das redacções.
L, Bom. E, Bom/Bom (-). O, Bom+. G, Insuficiente.
Tiago (12)
Acompanhar os conteúdos gramaticais. (Só os resultados nesta área, desastrosíssimos, impediram agora melhor nota.)
L, Suf+ (e, como sempre, boa capacidade também nas folhas diárias em aula). E, Suf+ (revelando este ano maior cuidado em ir fazendo os tepecês — não todos, é certo). O, Bom (mas leitura em voz alta ganha em ser treinada). G, Insuficiente.
Tomás (12)
Fazer tepecês. Ter tudo mais arrumado (até para poder rever assuntos antes de trabalhos de gramática).
L, Suf+ (mas, em geral, até melhor nas tarefas e leitura diárias). E, Suf+ (mas, se contar com tepecês não entregues, esta avaliação baixará muito). O, Bom. G, Insuficiente.
Vanessa (13)
Melhorar em gramática. (Só por aí ter tido nota fraca é que não teve agora agora melhor nota geral.)
L, Suf. E, Suf+/Bom-. O, Bom (-). G, Insuficiente.
Vranda (13)
Melhorar em gramática. Em aula, sei que é capaz de ser mais rápida nas folhas diárias.
L, Suf (estranhei, sobretudo, nota no questionário sobre oratória e Vieira). E, Suf+/Bom- (ainda falharam dois tepecês). O, Bom (em leitura em voz alta, tem de fazer melhor). G, Insuficiente +.
Norman
Continuar o excelente trabalho feito até aqui.
O, fez um Bom publifilme; leu em voz alta suficientemente (Suf); na compreensão de textos orais teve Bom-. G, no questionário sobre verbos teve Suf (11/20), nota ecelente para quem não tem o português como língua materna. Em L, os questionários ainda não têm nota positiva, o que é muito natural. Em E, tentar-se-á a partir de agora fazer progressos.
Tlaloc
Continuar o esforço de maior empenho que nos tempos já vem mostrando.
O, fez leitura em voz alta razoável (Suf+). Num dos questionários de compreensão teve boa nota (no outro, mais complexo, falhou bastante, o que é natural). Nas outras áreas (L, G, E) os resultados ainda são fracos, mas teve razoável resultado no recente questionário sobre oratória.
Siglas a que se recorre: L[eitura]; E[scrita]; O[ralidade]; G[ramática]. Vejamos o que cabe em cada uma destas áreas.
A L[eitura] foi observada nos três questionários sobre textos («Uma questão de caudas»; «As chamas do inferno»; «Os fundos» & «Informação amplia fogos»), no recente questionário sobre oratória e, ao longo de todo o período, pela eficiência demonstrada no trabalho corrente em aula (com as folhas diárias).
A capacidade em E[scrita] é notável nas redacções em aula (foram oito: «Inquérito de férias»; «Acepções de quatro palavras dadas»; «A minha fuga mais feliz»; «Notícia à Inimigo Público»; «Conclusão de sinopse fictícia para Duplo Exílio»; «Poema para Correntes d’Escritas»; «Discurso»; «Carta de reclamação») e nas dos tepecês (outras tantas, se incluirmos também as reformulações pedidas, algumas aliás só para envio por mail — «Verbete para neologismo forjado»; «Publicidade para Supersumo e para Mil Folhas»; «Apreciação crítica a sketch»; «Texto à trecho do 'Polvo'»; reformulação de «A minha fuga mais feliz»; reformulação de «Poema para Correntes d’Escritas», reformulação/envio por mail de «Verbete com neologismo forjado»; envio por mail de «A minha fuga mais feliz»).
A O[ralidade] diz respeito à recepção oral (ouvir) e à expressão oral (falar), observáveis na compreensão de textos orais (fizemos questionários sobre dois textos vistos/ouvidos: «Debate sobre xenofobia em 'Quadratura do Círculo'»; «cenas de Júlio César, de Shakespeare»), na leitura em voz alta (houve duas jornadas da sempre emocionante e renhida Liga dos Campeões) e no publifilme (objecto de avaliação aqui).
A quarta área é a da G[ramática], que foi testada por duas vezes (questionário sobre os conteúdos gramaticais da primeira parte do período, tais como a polissemia, etc.; questionário sobre os conteúdos da segunda parte do período, designadamente, tempo, modo e aspecto, e, em geral, verbos).
Pode ver-se a apresentação que usei na última aula de umas das turmas, que resume isto que acabei de escrever. Pode ver-se também o que está estipulado acerca dos critérios de avaliação de Português.
Apresentação Para Décimo Primeiro Ano, Aula 28
View SlideShare presentation or Upload your own.
Catarina (13)
Manter eficiência demonstrada nas fichas de todos os dias (mas não caindo em precipitações). Ser mais regular, arrumada, na feitura de tepecês. Nestes — e em todas as redacções —, ter atenção à pontuação. Não se «desligar» dos conteúdos gramaticais que venham a ser abordados.
L, Suf (mas bastante melhor, se considerarmos boa colaboração em aula). E, Suf + (mas, na verdade, bastante menos do que isto, dado que ficaram vários tepecês por entregar, incluindo reformulações que eram para enviar por mail). O, Bom- (leitura em voz alta é área ainda a melhorar). G, Insuficiente (não pode ser!).
Ana (15)
Melhorar resultados em gramática. Ir fazendo sempre os tepecês. (Foram estes dois aspectos que impediram que Ana tivesse agora a nota que corresponderia às suas excelentes capacidades de redacção, de leitura em voz alta, de compreensão oral e escrita.)
L, Bom (-). E, Bom +/Muito Bom- (mas, se contarmos com redacções por entregar, incluindo as reformulações que eram apenas para enviar, aa avaliação aqui baixaria bastante). O, Muito Bom-. G, Insuficiente.
Filipa II (11)
Fazer tepecês. Não se habituar a ir faltando de vez em quando. Haver maior concentração (mesmo estudo em casa) de gramática.
L, segundo os questionários feitos (e ainda um a que faltou), classificação seria Insuficiente nesta área; em aula, porém, costuma ser bastante proficiente nas fichas de leitura que vamos fazendo. E, Bom-, se contasse com os escritos feitos (mas falhou quase todos os tepecês). O, Boa leitura em voz alta, mas faltaram outros trabalhos neste domínio (publifilme, sobretudo!). G, Insuficiente.
Cátia (14)
Ser um pouco mais rápida em algumas tarefas de aula (redacções, também nas folhas das aulas). Manter restante bom trabalho. Continuar a melhorar em gramática.
L, Suf+/Bom- (questionário sobre o Padre prejudica este panorama). E, Bom (-), entregando sempre tudo. O, Bom. G, Insuficiente +.
Filipa I (14)
Nas redacções, melhorar aspectos de acabamento (acentuação, maiúsculas/minúsculas, ...). Estudar (ou estar em aula concentrada aquando de) gramática.
L, Suf+ (e em aula, recentemente, tem demonstrado bastante eficiência). E, Suf+. O, Bom (talvez tenha falhado mais na compreensão do que na produção). G, Insuficiente.
Inês (17)
Melhorar nos conteúdos de gramática. Não esquecer acentuação (esdrúxulas, sobretudo) nem pontuação (a delimitar modificadores).
L, Bom (esperava melhor no questionário sobre oratória; mas a Inês é sempre muito capaz no trabalho corrente sobre os textos). E, Bom+/Muito Bom-. O, Bom+/Muito Bom-. G, Suf (muito melhorável, portanto).
Joana I (16)
Continuar a progredir no cumprimento dos tepecês (já foi este período mais atenta a isso, mas ainda pode ser mais regular).
L, Suf+ (resultados dos questionários até valerão menos do que isto, o que contrasta com boa capacidade revelada em aula, noas folhas correntes). E, Bom+/Muito Bom- (mas faltam-me, por exemplo, reformulações enviáveis). O, Muito Bom-/Bom+. G, Suf (é uma área em que também pode melhorar muito).
Joana O. (14)
Fazer ainda publifilme. Ser mais «arrumada» nos tepecês em geral.
L, falha, por vezes, nos questionários, mas também consegue, nas restantes folhas em aula, ser dos mais competentes. E, Bom+ (mas não estou a contar uns tepecês em falta). O, por um lado, boa leitura em voz alta; por outro lado, falta publifilme e houve resultado desastroso num dos questionários de compreensão. G, Insuficiente (outra área em que sei que a Joana é capaz de bastante melhor).
Joana C. (16)
Melhorar em gramática, que, neste momento, é a área que destoa. Manter bom trabalho restante.
L, Bom. E, Bom. O, Bom+. G, Suf (-).
João A. (11)
Fazer tepecês. Em aula, ficar sozinho (longe de João M. ou de Pedro, pelo menos). Não começar a faltar a aulas. Não «desligar» dos conteúdos de gramática.
L, Suf-. E, Suf (mas, se contarmos com os tepecês — por fazer —, avaliação nesta área seria insuficiente). O, Bom-. G, Insuficiente.
João M. (12)
Fazer tepecês. Em aula, não ter focos de desconcentração (o que resolverá também, em parte, um outro aspecto a remediar, a gramática).
L, Suf (nos questionários que implicavam apenas a compreensão, esteve Bem; faltou a outro; no sobre oratória, resultado fraco, devido decerto a ter estado com pouca concentração em aula ao longo desta fase do período). E, Bom (quando faz; mas há muito tepecês que não foram feitos). O, Bom (um dos questionários de compreensão oral, no entanto, mostra mostrou muita desatenção). G, Insuficiente.
João I (15)
Fazer redacções pedidas para casa (este aspecto tem de ser muito levado a sério a partir de agora).
L, Muito Bom- (não nos questionários, mas também nas folhas correntes em aula, mostra muita capacidade de compreensão dos textos). E, Bom (mas, com as faltas de tepecês, a nota baixará muito). O, Bom (+) mas leitura em voz alta abaixo deste nível. G, Insuf+ (outra área a remediar).
Zé (12)
Voltar a ser mais cumpridor dos tepecês (tem havido certa desarrumação quanto a isso; por outro lado, sendo o acabamento da escrita precisamente um dos aspectos que tem de melhorar, mais necessário é não deixar cair tepecês de redacções). Seguir com mais atenção os conteúdos de gramática (ou, se for caso disso, estudar em casa).
L, Suf-. E, Suf(-). O, Bom (mas leitura em voz alta merece ser muito treinada). G, Insuficiente.
Mónica (14)
Melhorar resultados em gramática. (Estou bastante contente com o trabalho da Mónica. Ainda hesitei em dar a nota acima, o que decerto ficará para o próximo período.)
L, Suf+. E, Bom (mas ainda faltaram as reformulações a enviar). O, Bom+/Muito Bom-. G, Suf-.
Pedro (14)
Melhorar resultados a gramática (estar mais atento nesses momentos? rever em casa o que se for dando?). Também os questionários de leitura não têm tido grandes resultados (precipitação em questionários fechados? desatenção ante os textos?). Treinar leitura em voz alta.
L, Suf-. E, Bom. O, Bom (+), mas leitura em voz alta abaixo do restante. G, Insuficiente.
Raquel (15)
Fazer tepecês. Melhorar em gramática. (Ou seja: ao trabalho em aula, em que é excelente, deve a Raquel acrescentar algum trabalho em casa.)
L, Bom-. E, Bom (mas baixará, se considerar os trabalhos de casa, por fazer; convém também atentar na acentuação das palavras esdrúxulas). O, Bom+/Muito Bom-. G, Insuficiente.
Ricardo (15)
Melhorar em gramática (tem havido progressos consistentes em todas as áreas; falta só esta). Vigiar também acabamento (ortográfico, sobretudo) das redacções.
L, Bom. E, Bom/Bom (-). O, Bom+. G, Insuficiente.
Tiago (12)
Acompanhar os conteúdos gramaticais. (Só os resultados nesta área, desastrosíssimos, impediram agora melhor nota.)
L, Suf+ (e, como sempre, boa capacidade também nas folhas diárias em aula). E, Suf+ (revelando este ano maior cuidado em ir fazendo os tepecês — não todos, é certo). O, Bom (mas leitura em voz alta ganha em ser treinada). G, Insuficiente.
Tomás (12)
Fazer tepecês. Ter tudo mais arrumado (até para poder rever assuntos antes de trabalhos de gramática).
L, Suf+ (mas, em geral, até melhor nas tarefas e leitura diárias). E, Suf+ (mas, se contar com tepecês não entregues, esta avaliação baixará muito). O, Bom. G, Insuficiente.
Vanessa (13)
Melhorar em gramática. (Só por aí ter tido nota fraca é que não teve agora agora melhor nota geral.)
L, Suf. E, Suf+/Bom-. O, Bom (-). G, Insuficiente.
Vranda (13)
Melhorar em gramática. Em aula, sei que é capaz de ser mais rápida nas folhas diárias.
L, Suf (estranhei, sobretudo, nota no questionário sobre oratória e Vieira). E, Suf+/Bom- (ainda falharam dois tepecês). O, Bom (em leitura em voz alta, tem de fazer melhor). G, Insuficiente +.
Norman
Continuar o excelente trabalho feito até aqui.
O, fez um Bom publifilme; leu em voz alta suficientemente (Suf); na compreensão de textos orais teve Bom-. G, no questionário sobre verbos teve Suf (11/20), nota ecelente para quem não tem o português como língua materna. Em L, os questionários ainda não têm nota positiva, o que é muito natural. Em E, tentar-se-á a partir de agora fazer progressos.
Tlaloc
Continuar o esforço de maior empenho que nos tempos já vem mostrando.
O, fez leitura em voz alta razoável (Suf+). Num dos questionários de compreensão teve boa nota (no outro, mais complexo, falhou bastante, o que é natural). Nas outras áreas (L, G, E) os resultados ainda são fracos, mas teve razoável resultado no recente questionário sobre oratória.
<< Home