Resumo do programa
Escola Secundária José Gomes Ferreira
Português — 11.º ano — 2008-2009
Resumo do programa
Português — 11.º ano — 2008-2009
Resumo do programa
A tarefa de resumir um currículo de Português tem melindres especiais, que resultam de a matéria da disciplina não ser redutível a um conjunto de tópicos (correspondentes, por exemplo, a assuntos a fazer compreender). Na verdade, um elenco dos verdadeiros conteúdos de Português teria de ser constituído, em grande parte, pelos processos de leitura e escrita que se pretende desenvolver — e, secundariamente, pelos de recepção e produção orais. Só que a descrição desses processos conforma-se mal a apresentações telegráficas.
Portanto, embora repartida pelas cinco áreas por que o programa se organiza — as quatro competências e o funcionamento da língua —, a presente lista é bastante ecléctica, reunindo tópicos de índole diversa. Sob compreensão oral ficam os tipos de textos que os alunos serão convocados a escutar (ou a escutar e ver), ora global ora selectivamente. Em expressão oral cabem os géneros a exercitar em termos de fala. Também a expressão escrita aparece desdobrada nos vários tipos de texto a redigir (note-se que os seus terceiro e quarto tópicos referem actividades que implicam igualmente a leitura). Em leitura, figuram os géneros a que pertencem os textos, a ler em aula ou no âmbito da chamada «leitura em regime contratual», mas também os autores e épocas que o programa explicita. No caso do funcionamento da língua, os tópicos aproximam-se mais do conceito comum de «conteúdo», correspondendo a noções propriamente gramaticais ou a conhecimentos introdutórios de ordem sociolinguística (no nosso resumo omitem-se os vários níveis de análise linguística sob que elas se agrupam no programa).
Outra desvantagem de sínteses como esta é não evidenciarem o carácter processual da disciplina e, ao contrário, realçarem os seus conteúdos declarativos. Mas a prevenção fica feita.
compreensão oral
Publicidade
Debate
Discurso político
expressão oral
Textos de apreciação crítica
Debate
Publicidade
Exposição (com plano-guia)
expressão escrita
Comunicado
Reclamação/Protesto
Resumo de textos expositivo-argumentativos
Síntese de textos expositivo-argumentativos
Textos de apreciação crítica
Textos argumentativos/expositivo-argumentativos
leitura
Textos informativos diversos (artigos científicos e técnicos, comunicado, reclamação, protesto)
Textos dos media (artigos científicos e técnicos, artigos de apreciação crítica, publicidade)
Textos argumentativos/expositivo-argumentativos
Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes (excertos)
Textos de teatro
Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa
Textos narrativos e descritivos
Um romance de Eça de Queirós (Os Maias / A Cidade e as Serras)
Textos líricos
Cesário Verde
Textos para leitura em regime contratual
funcionamento da língua
Processos fonológicos (inserção, supressão e alteração de segmentos)
Significação lexical (polissemia); neologia; estruturas lexicais
Valor dos adjectivos (restritivo e não restritivo); valor das orações relativas (restritivo e explicativo); valores referenciais (expressões definidas e indefinidas: específico, não específico, genérico)
Tempo, aspecto e modalidade
Interacção discursiva (tipologia dos actos ilocutórios; actos ilocutórios directos e indirectos)
Processos interpretativos inferenciais: pressuposição; implicitação conversacional; figuras (antítese, hipérbole, ironia, metonímia, sinédoque)
Continuidade, progressão, coesão e coerência textuais
Paratextos (título, índice, prefácio, posfácio, rodapé, bibliografia)
<< Home