Avaliação do 11.º 5.ª
No comentário ao trabalho de cada aluno uso esta sequência. Nome do aluno, seguido da classificação neste primeiro período. Depois, num primeiro parágrafo, menção de conselhos para o que falta do ano lectivo. Num segundo parágrafo, síntese da avaliação por áreas.
Siglas a que se recorre: L[eitura]; E[scrita]; O[ralidade]; G[ramática]. Vejamos o que cabe em cada uma destas áreas.
A L[eitura] foi observada nos três questionários sobre textos («Uma questão de caudas»; «As chamas do inferno»; «Os fundos» & «Informação amplia fogos»), no recente questionário sobre oratória e, ao longo de todo o período, pela eficiência demonstrada no trabalho corrente em aula (com as folhas diárias).
A capacidade em E[scrita] é notável nas redacções em aula (foram oito: «Inquérito de férias»; «Acepções de quatro palavras dadas»; «A minha fuga mais feliz»; «Notícia à Inimigo Público»; «Conclusão de sinopse fictícia para Duplo Exílio»; «Poema para Correntes d’Escritas»; «Discurso»; «Carta de reclamação») e nas dos tepecês (outras tantas, se incluirmos também as reformulações pedidas, algumas aliás só para envio por mail — «Verbete para neologismo forjado»; «Publicidade para Supersumo e para Mil Folhas»; «Apreciação crítica a sketch»; «Texto à trecho do 'Polvo'»; reformulação de «A minha fuga mais feliz»; reformulação de «Poema para Correntes d’Escritas», reformulação/envio por mail de «Verbete com neologismo forjado»; envio por mail de «A minha fuga mais feliz»).
A O[ralidade] diz respeito à recepção oral (ouvir) e à expressão oral (falar), observáveis na compreensão de textos orais (fizemos questionários sobre dois textos vistos/ouvidos: «Debate sobre xenofobia em 'Quadratura do Círculo'»; «cenas de Júlio César, de Shakespeare»), na leitura em voz alta (houve duas jornadas da sempre emocionante e renhida Liga dos Campeões) e no publifilme (objecto de avaliação aqui).
A quarta área é a da G[ramática], que foi testada por duas vezes (questionário sobre os conteúdos gramaticais da primeira parte do período, tais como a polissemia, etc.; questionário sobre os conteúdos da segunda parte do período, designadamente, tempo, modo e aspecto, e, em geral, verbos).
Pode ver-se a apresentação que usei na última aula de umas das turmas, que resume isto que acabei de escrever. Pode ver-se também o que está estipulado acerca dos critérios de avaliação de Português.
Catarina (15)
Continuar a procurar chegar sempre a horas. Gramática também ficou abaixo das outras áreas (mas os resultados, apesar de tudo, já dão boas perspectivas de esta não vir a ser uma área descartada).
L, Suf+. E, Bom. O, Bom. G, Suf.
Filipa (18)
Na escrita, não se conformar a um estilo único (defensivo), procurando antes moldar-se aos requisitos de cada género de texto.
L, Bom+ (aparentemente, seria área a melhorar; mas é preciso ver que os questionários de leitura, fechados, são contingentes; em aula, nas tarefas diárias, mostra boa compreensão dos textos). E, Bom+/Muito Bom-. O, Muito Bom-. G, Muito Bom-.
Patrícia (14)
Entregar ainda publifilme.
L, Suf+ (mas até é mais eficiente nas tarefas diárias). E, Bom- (há cuidado e percepção de que a escrita é também uma questão de reescrita, aspecto muito interessante). O, evito pôr aqui uma avaliação, já que depende muito da entrega do trabalho de oralidade gravada; de qualquer modo, também a leitura em voz alta tem bastante «margem de progressão». G, Insuficiente (há que progredir nesta área; mas é natural que o mau resultado no segundo questionário tenha que ver sobretudo com o segundo e terceiro ciclos, durante os quais pode ter acontecido não ter estudado muito os verbos).
Ana (14)
As áreas em que a Ana ainda pode progredir com mais rapidez são as da gramática (mas é natural que o resultado fraco recentemente se deva até mais ao segundo e terceiro ciclos — verbos foram então estudados?) e da escrita (ainda há alguma coisa a fazer em termos de ortografia e, em geral, de «acabamento» dos textos).
L, Suf+ (e em aula, nas tarefas correntes, revelando boa compreensão dos textos). E, Bom-. O, Bom. G, Insuficiente.
Augusto (11)
Fazer tepecês (até porque o que precisa de melhorar é da área da escrita: rever, reformular, para que a escrita não fique como mera reprodução da expressão oral). Acompanhar (estudar folhas em casa) conteúdos de gramática.
L, Suf- (mas, nas tarefas de leitura em aula, tem revelado empenho e mais capacidades do que mostram os resultados em questionários). E, Suf (-): há criatividade; falha o acabamento e, neste caso, houve também demasiadas reformulações que ficaram por entregar/enviar. O, Bom (-). G, Insuficiente.
Bárbara (12)
Passar a fazer sempre os tepecês. (Mudar de lugar ou, pelo menos, evitar desperdiçar tempo em conversa com Marta.)
L, Suf. E, Bom (-), houve aliás escritos interessantes (mas, se contarmos tepecês por entregar, nota aqui será bastante menor). O, Bom- (nota num dos questionários de compreensão oral — debate em «Quadratura do Círculo» — mostra grande desconcentração). G, Insuficiente (também o primeiro questionário de gramática revela que não houve acompanhamento dos conteúdos em aula nem revisão em casa).
Beatriz (16)
Continuar assim. (Houve alguma confusão nas reformulações a fazer, ou a enviar, mas esse problema já foi resolvido, creio.)
L, Bom (estranho, no entanto, a classificação baixa no questionário sobre oratória e Padre Vieira). E, Bom+ (aspecto a melhorar: vírgulas nas expressões circunstanciais — modificadores — e alguns acentos). O, Bom (curioso: resultados nos questionários de compreensão oral foram mais baixos do que os da produção, o que é raro). G, Bom-.
Carolina (16)
Melhorar aspectos «epidérmicos» da redacção (ortografia, sobretudo).
L, Bom+. E, Bom. O, Bom (estou a descartar uma leitura em voz alta desastrosíssima). G, Suf+.
Diogo
Entregar ainda publifilme. Treinar leitura em voz alta. Não desistir em gramática.
L, Bom- (notas bastantes interessantes em alguns dos questionários de leitura). E, Suf-. O, Suf- (área, porém, dependente de ainda ver o filme). G, Insuficiente.
Dulce (16)
A área em que ainda tem mais «margem de progressão» é a gramática. Quanto ao resto, continuar como até aqui.
L, Suf+ (os questionários de leitura não têm tido as notas a que, creio, pode chegar). E, Bom+. O, Bom+. G, Suf.
Guilherme (14)
Concentrar-se mais (nos momentos de explicação para todos), o que a levará a ficar mais a par dos conteúdos (de gramática, por exemplo). Não desperdiçar tempo antes de começar as tarefas.
L, Suf+. E, Bom. O, Bom+ (sendo a leitura em voz alta o subdomínio mais melhorável). S, Suf.
Joana (13)
Acompanhar mais os conteúdos (em aula, fazendo as folhas talvez mais rapidamente; revendo em casa) de gramática ou de outros assuntos.
L, Insuf+ (procurar ir lendo — livros —, de modo a ganhar facilidade na compreensão de textos?). E, Suf+/Bom- (cuidar sempre do acabamento; não deixar de rever). O, Bom (-). G, Insuficiente.
João B. (14)
Entregar ainda publifilme. Passar a fazer tepecês.
L, Bom (e boa capacidade revelada nas tarefas diárias com textos). E, Bom (mas, se contarmos com «zeros» dos tepecês por entregar, nota baixará muito). O, Suf+ (capacidade real é maior, esta nota ressente-se da falta do publifilme). G, Bom (+).
João M. (12)
Ser sempre concentrado nas tarefas (posso estar a ser injusto, mas, ao longo da segunda metade do 1.º periodo, parece-me que houve momentos de menor concentração do que é costume).
L, Insuficiente (mas em aula, nas tarefas diárias, melhor). E, Suf+ (tem havido bons progressos neste domínio). O, Suf (+). G, Insuficiente.
João G. (16)
Em gramática, pode haver progressos rápidos. Na escrita, os aspectos de «toilette» podem aperfeiçoados.
L, Bom (excelente trabalho nas tarefas diárias de leitura). E, Bom+. O, Bom+. G, Suf (-), que é a nota do segundo questionário.
Júlia (13)
Em aula, ser um pouco mais rápida (acompanhando os conteúdos dados; revendo-os em casa). Rever os escritos.
L, Suf. E, Suf (+). O, Bom. G, Insuficiente.
Marta M. (12)
Não faltar às aulas. Resolver ainda publifilme (com Rita). Seguir mais as abordagens de gramática.
L, Suf (entretanto, nas tarefas diárias de leitura em aula, costuma ser excelente). E, Bom- (estou a descartar tepecês por fazer — reformulações pedidas, quase sempre). O, sem publifilme a nota aqui ficará fracota (também a leitura em voz alta não está ao nível das outras competências de Marta; resultado fraco na compreensão de debate — «Quadratura do Círculo» deve dever-se a desatenção pontual). G, Insuficiente.
Marta F. (13)
Fazer sempre tepecês. Em aula, mudar de lugar (ou não falar nunca com Bárbara). Ser mais pontual.
L, Bom-. E, Bom+ (se contar com os tepecês por fazer, esta nota baixa muito). O, Bom (estranhamente fraca a compreensão de debate gravado — terá havido muita desatenção). G, Insuficiente (nota no primeiro questionário mostra que não foi seguindo o que se foi dando em aula; faltou? não reviu?).
Pedro (12)
Fazer tepecês. Entregar ainda publifilme. Ser mais perseverante no acabamento das redacções. Rever conteúdos.
L, Suf+. E, Suf (mas houve várias reformulações que não chegaram a ser entregues, o que fará baixar esta avaliação). O, compreensão bastante bem; leitura em voz alta, também Bom+; falta ainda o publifilme. G, Insuficiente.
Ricardo (14)
Treinar leitura em voz alta. Seguir sempre o que se venha a dar de gramática.
L, Suf+ (nas fichas diárias em aula, mais do que nos questionários, revelou sempre capacidades). E, Suf+ (há criatividade e gosto; falta só aperfeiçoar a «toilette» ortográfica). O, Bom (mas leitura em voz alta tem muita «margem de progressão»). G, Insuf+/Suf- (também aqui progredirá facilmente).
Susana (15)
Melhorar gramática (rever em casa?).
L, Suf (-) (nos questionários, estranho sobretudo nota no mais recente, sobre oratória; em aula, nas fichas correntes, revela outra capacidade). E, Bom (+) (é uma área em que tem havido evoluções constantes). O, Bom (só não foi famosa a compreensão de um debate; também na oralidade, a produção é melhor do que a recepção). G, Insuf+.
Tiago (12)
Em aula, ser mais ponderado, mais demorado, nas tarefas (aprecio o empenho do Tiago, mas há que ser menos precipitado também). Essa maior demora trará decerto vantagens também nos conteúdos de gramática.
L, Insuf. E, Suf+. O, Suf+ (leitura em voz alta pode melhorar muito). G, Insuf.
Rita (14)
Entregar ainda publifilme. Treinar leitura em voz alta.
L, Suf (mas a capacidade revelada em aula, nas fichas diárias, é maior). E, Bom (aspectos de ortografia ainda são melhoráveis). O, compreensão foi boa; produção nem tanto (além do publifilme, ainda em falta, leitura em voz alta ficou aquém de outras áreas). G, Suf-.
Marta III (11)
Fazer tepecês (incluindo filme em falta). Nas tarefas de escrita, desperdiçar menos tempo na fase de decidir como vai abordar o trabalho (a fase em que costuma ficar a falar com Guilherme e Mafalda). (Ser pontual.)
L, Suf- (as notas nos questionários ficaram abaixo do que tem feito nas fichas de leitura diárias, onde consegue trabalhar em boa concentração). E, é difícil atribuir aqui uma nota, já que foram demasiados os tepecês por entregar (pontuação pode ser melhorada, bem como outros aspectos de sintaxe). O, faltam dois trabalhos (um de compreensão; e o publifilme), o que torna a nota difícil de decidir; quanto à leitura em voz alta, foi de Suf+. G, Insuf (é também domínio de que não se deve desligar).
Mafalda (11)
Fazer tepecês, publifilme inclusivé. Como digo nos casos de Marta e de Guilherme, passar logo às tarefas (de escrita) que são distribuídas. (Ser pontual.)
L, Suf (e, em aula, costuma fazer bem as folhas correntes). E, escreve bem, mas há demasiados trabalhos que ficam por entregar (os que eram para fazer em aula; os que eram tepecês). O, Suf (-), porque falta publifilme. G, Insuficiente (tem de haver progressos nesta área).
André (12)
Fazer tepecês, incluindo publifilme. Ir periodicamente revendo as folhas em casa. (Ser pontual.)
L, Bom- (nos questionários, mostra boas capacidades de compreensão dos textos; não esteve bem num outro questionário, relativo à oratória, talvez porque implicasse atenção continuada em aula). E, nos escritos que fez, Suf+/Bom- (mas houve demasiados tepecês por entregar). O, Suf- (com publifilme, nota aqui será melhor; boa leitura em voz alta). G, Insuficiente.
Enoque (11)
Fazer tepecês. Manter excelente capacidade em aula até agora demonstrada. (Não faltar. Ser pontual.)
L, Suf. (mas sempre bastante bem nas tarefas de leitura diárias). E, Suf + (escrita está melhor, mas faltam os tepecês, o que, em rigor, fará baixar esta nota). O, Bom, nas tarefas que tenho, mas a falta do publifilme fará baixar bastante esta nota. G, Insuficiente.
Siglas a que se recorre: L[eitura]; E[scrita]; O[ralidade]; G[ramática]. Vejamos o que cabe em cada uma destas áreas.
A L[eitura] foi observada nos três questionários sobre textos («Uma questão de caudas»; «As chamas do inferno»; «Os fundos» & «Informação amplia fogos»), no recente questionário sobre oratória e, ao longo de todo o período, pela eficiência demonstrada no trabalho corrente em aula (com as folhas diárias).
A capacidade em E[scrita] é notável nas redacções em aula (foram oito: «Inquérito de férias»; «Acepções de quatro palavras dadas»; «A minha fuga mais feliz»; «Notícia à Inimigo Público»; «Conclusão de sinopse fictícia para Duplo Exílio»; «Poema para Correntes d’Escritas»; «Discurso»; «Carta de reclamação») e nas dos tepecês (outras tantas, se incluirmos também as reformulações pedidas, algumas aliás só para envio por mail — «Verbete para neologismo forjado»; «Publicidade para Supersumo e para Mil Folhas»; «Apreciação crítica a sketch»; «Texto à trecho do 'Polvo'»; reformulação de «A minha fuga mais feliz»; reformulação de «Poema para Correntes d’Escritas», reformulação/envio por mail de «Verbete com neologismo forjado»; envio por mail de «A minha fuga mais feliz»).
A O[ralidade] diz respeito à recepção oral (ouvir) e à expressão oral (falar), observáveis na compreensão de textos orais (fizemos questionários sobre dois textos vistos/ouvidos: «Debate sobre xenofobia em 'Quadratura do Círculo'»; «cenas de Júlio César, de Shakespeare»), na leitura em voz alta (houve duas jornadas da sempre emocionante e renhida Liga dos Campeões) e no publifilme (objecto de avaliação aqui).
A quarta área é a da G[ramática], que foi testada por duas vezes (questionário sobre os conteúdos gramaticais da primeira parte do período, tais como a polissemia, etc.; questionário sobre os conteúdos da segunda parte do período, designadamente, tempo, modo e aspecto, e, em geral, verbos).
Pode ver-se a apresentação que usei na última aula de umas das turmas, que resume isto que acabei de escrever. Pode ver-se também o que está estipulado acerca dos critérios de avaliação de Português.
Apresentação Para Décimo Primeiro Ano, Aula 28
View SlideShare presentation or Upload your own.
Catarina (15)
Continuar a procurar chegar sempre a horas. Gramática também ficou abaixo das outras áreas (mas os resultados, apesar de tudo, já dão boas perspectivas de esta não vir a ser uma área descartada).
L, Suf+. E, Bom. O, Bom. G, Suf.
Filipa (18)
Na escrita, não se conformar a um estilo único (defensivo), procurando antes moldar-se aos requisitos de cada género de texto.
L, Bom+ (aparentemente, seria área a melhorar; mas é preciso ver que os questionários de leitura, fechados, são contingentes; em aula, nas tarefas diárias, mostra boa compreensão dos textos). E, Bom+/Muito Bom-. O, Muito Bom-. G, Muito Bom-.
Patrícia (14)
Entregar ainda publifilme.
L, Suf+ (mas até é mais eficiente nas tarefas diárias). E, Bom- (há cuidado e percepção de que a escrita é também uma questão de reescrita, aspecto muito interessante). O, evito pôr aqui uma avaliação, já que depende muito da entrega do trabalho de oralidade gravada; de qualquer modo, também a leitura em voz alta tem bastante «margem de progressão». G, Insuficiente (há que progredir nesta área; mas é natural que o mau resultado no segundo questionário tenha que ver sobretudo com o segundo e terceiro ciclos, durante os quais pode ter acontecido não ter estudado muito os verbos).
Ana (14)
As áreas em que a Ana ainda pode progredir com mais rapidez são as da gramática (mas é natural que o resultado fraco recentemente se deva até mais ao segundo e terceiro ciclos — verbos foram então estudados?) e da escrita (ainda há alguma coisa a fazer em termos de ortografia e, em geral, de «acabamento» dos textos).
L, Suf+ (e em aula, nas tarefas correntes, revelando boa compreensão dos textos). E, Bom-. O, Bom. G, Insuficiente.
Augusto (11)
Fazer tepecês (até porque o que precisa de melhorar é da área da escrita: rever, reformular, para que a escrita não fique como mera reprodução da expressão oral). Acompanhar (estudar folhas em casa) conteúdos de gramática.
L, Suf- (mas, nas tarefas de leitura em aula, tem revelado empenho e mais capacidades do que mostram os resultados em questionários). E, Suf (-): há criatividade; falha o acabamento e, neste caso, houve também demasiadas reformulações que ficaram por entregar/enviar. O, Bom (-). G, Insuficiente.
Bárbara (12)
Passar a fazer sempre os tepecês. (Mudar de lugar ou, pelo menos, evitar desperdiçar tempo em conversa com Marta.)
L, Suf. E, Bom (-), houve aliás escritos interessantes (mas, se contarmos tepecês por entregar, nota aqui será bastante menor). O, Bom- (nota num dos questionários de compreensão oral — debate em «Quadratura do Círculo» — mostra grande desconcentração). G, Insuficiente (também o primeiro questionário de gramática revela que não houve acompanhamento dos conteúdos em aula nem revisão em casa).
Beatriz (16)
Continuar assim. (Houve alguma confusão nas reformulações a fazer, ou a enviar, mas esse problema já foi resolvido, creio.)
L, Bom (estranho, no entanto, a classificação baixa no questionário sobre oratória e Padre Vieira). E, Bom+ (aspecto a melhorar: vírgulas nas expressões circunstanciais — modificadores — e alguns acentos). O, Bom (curioso: resultados nos questionários de compreensão oral foram mais baixos do que os da produção, o que é raro). G, Bom-.
Carolina (16)
Melhorar aspectos «epidérmicos» da redacção (ortografia, sobretudo).
L, Bom+. E, Bom. O, Bom (estou a descartar uma leitura em voz alta desastrosíssima). G, Suf+.
Diogo
Entregar ainda publifilme. Treinar leitura em voz alta. Não desistir em gramática.
L, Bom- (notas bastantes interessantes em alguns dos questionários de leitura). E, Suf-. O, Suf- (área, porém, dependente de ainda ver o filme). G, Insuficiente.
Dulce (16)
A área em que ainda tem mais «margem de progressão» é a gramática. Quanto ao resto, continuar como até aqui.
L, Suf+ (os questionários de leitura não têm tido as notas a que, creio, pode chegar). E, Bom+. O, Bom+. G, Suf.
Guilherme (14)
Concentrar-se mais (nos momentos de explicação para todos), o que a levará a ficar mais a par dos conteúdos (de gramática, por exemplo). Não desperdiçar tempo antes de começar as tarefas.
L, Suf+. E, Bom. O, Bom+ (sendo a leitura em voz alta o subdomínio mais melhorável). S, Suf.
Joana (13)
Acompanhar mais os conteúdos (em aula, fazendo as folhas talvez mais rapidamente; revendo em casa) de gramática ou de outros assuntos.
L, Insuf+ (procurar ir lendo — livros —, de modo a ganhar facilidade na compreensão de textos?). E, Suf+/Bom- (cuidar sempre do acabamento; não deixar de rever). O, Bom (-). G, Insuficiente.
João B. (14)
Entregar ainda publifilme. Passar a fazer tepecês.
L, Bom (e boa capacidade revelada nas tarefas diárias com textos). E, Bom (mas, se contarmos com «zeros» dos tepecês por entregar, nota baixará muito). O, Suf+ (capacidade real é maior, esta nota ressente-se da falta do publifilme). G, Bom (+).
João M. (12)
Ser sempre concentrado nas tarefas (posso estar a ser injusto, mas, ao longo da segunda metade do 1.º periodo, parece-me que houve momentos de menor concentração do que é costume).
L, Insuficiente (mas em aula, nas tarefas diárias, melhor). E, Suf+ (tem havido bons progressos neste domínio). O, Suf (+). G, Insuficiente.
João G. (16)
Em gramática, pode haver progressos rápidos. Na escrita, os aspectos de «toilette» podem aperfeiçoados.
L, Bom (excelente trabalho nas tarefas diárias de leitura). E, Bom+. O, Bom+. G, Suf (-), que é a nota do segundo questionário.
Júlia (13)
Em aula, ser um pouco mais rápida (acompanhando os conteúdos dados; revendo-os em casa). Rever os escritos.
L, Suf. E, Suf (+). O, Bom. G, Insuficiente.
Marta M. (12)
Não faltar às aulas. Resolver ainda publifilme (com Rita). Seguir mais as abordagens de gramática.
L, Suf (entretanto, nas tarefas diárias de leitura em aula, costuma ser excelente). E, Bom- (estou a descartar tepecês por fazer — reformulações pedidas, quase sempre). O, sem publifilme a nota aqui ficará fracota (também a leitura em voz alta não está ao nível das outras competências de Marta; resultado fraco na compreensão de debate — «Quadratura do Círculo» deve dever-se a desatenção pontual). G, Insuficiente.
Marta F. (13)
Fazer sempre tepecês. Em aula, mudar de lugar (ou não falar nunca com Bárbara). Ser mais pontual.
L, Bom-. E, Bom+ (se contar com os tepecês por fazer, esta nota baixa muito). O, Bom (estranhamente fraca a compreensão de debate gravado — terá havido muita desatenção). G, Insuficiente (nota no primeiro questionário mostra que não foi seguindo o que se foi dando em aula; faltou? não reviu?).
Pedro (12)
Fazer tepecês. Entregar ainda publifilme. Ser mais perseverante no acabamento das redacções. Rever conteúdos.
L, Suf+. E, Suf (mas houve várias reformulações que não chegaram a ser entregues, o que fará baixar esta avaliação). O, compreensão bastante bem; leitura em voz alta, também Bom+; falta ainda o publifilme. G, Insuficiente.
Ricardo (14)
Treinar leitura em voz alta. Seguir sempre o que se venha a dar de gramática.
L, Suf+ (nas fichas diárias em aula, mais do que nos questionários, revelou sempre capacidades). E, Suf+ (há criatividade e gosto; falta só aperfeiçoar a «toilette» ortográfica). O, Bom (mas leitura em voz alta tem muita «margem de progressão»). G, Insuf+/Suf- (também aqui progredirá facilmente).
Susana (15)
Melhorar gramática (rever em casa?).
L, Suf (-) (nos questionários, estranho sobretudo nota no mais recente, sobre oratória; em aula, nas fichas correntes, revela outra capacidade). E, Bom (+) (é uma área em que tem havido evoluções constantes). O, Bom (só não foi famosa a compreensão de um debate; também na oralidade, a produção é melhor do que a recepção). G, Insuf+.
Tiago (12)
Em aula, ser mais ponderado, mais demorado, nas tarefas (aprecio o empenho do Tiago, mas há que ser menos precipitado também). Essa maior demora trará decerto vantagens também nos conteúdos de gramática.
L, Insuf. E, Suf+. O, Suf+ (leitura em voz alta pode melhorar muito). G, Insuf.
Rita (14)
Entregar ainda publifilme. Treinar leitura em voz alta.
L, Suf (mas a capacidade revelada em aula, nas fichas diárias, é maior). E, Bom (aspectos de ortografia ainda são melhoráveis). O, compreensão foi boa; produção nem tanto (além do publifilme, ainda em falta, leitura em voz alta ficou aquém de outras áreas). G, Suf-.
Marta III (11)
Fazer tepecês (incluindo filme em falta). Nas tarefas de escrita, desperdiçar menos tempo na fase de decidir como vai abordar o trabalho (a fase em que costuma ficar a falar com Guilherme e Mafalda). (Ser pontual.)
L, Suf- (as notas nos questionários ficaram abaixo do que tem feito nas fichas de leitura diárias, onde consegue trabalhar em boa concentração). E, é difícil atribuir aqui uma nota, já que foram demasiados os tepecês por entregar (pontuação pode ser melhorada, bem como outros aspectos de sintaxe). O, faltam dois trabalhos (um de compreensão; e o publifilme), o que torna a nota difícil de decidir; quanto à leitura em voz alta, foi de Suf+. G, Insuf (é também domínio de que não se deve desligar).
Mafalda (11)
Fazer tepecês, publifilme inclusivé. Como digo nos casos de Marta e de Guilherme, passar logo às tarefas (de escrita) que são distribuídas. (Ser pontual.)
L, Suf (e, em aula, costuma fazer bem as folhas correntes). E, escreve bem, mas há demasiados trabalhos que ficam por entregar (os que eram para fazer em aula; os que eram tepecês). O, Suf (-), porque falta publifilme. G, Insuficiente (tem de haver progressos nesta área).
André (12)
Fazer tepecês, incluindo publifilme. Ir periodicamente revendo as folhas em casa. (Ser pontual.)
L, Bom- (nos questionários, mostra boas capacidades de compreensão dos textos; não esteve bem num outro questionário, relativo à oratória, talvez porque implicasse atenção continuada em aula). E, nos escritos que fez, Suf+/Bom- (mas houve demasiados tepecês por entregar). O, Suf- (com publifilme, nota aqui será melhor; boa leitura em voz alta). G, Insuficiente.
Enoque (11)
Fazer tepecês. Manter excelente capacidade em aula até agora demonstrada. (Não faltar. Ser pontual.)
L, Suf. (mas sempre bastante bem nas tarefas de leitura diárias). E, Suf + (escrita está melhor, mas faltam os tepecês, o que, em rigor, fará baixar esta nota). O, Bom, nas tarefas que tenho, mas a falta do publifilme fará baixar bastante esta nota. G, Insuficiente.
<< Home