Avaliação do 11.º 2.ª
No comentário ao trabalho de cada aluno uso esta sequência. Nome do aluno, seguido da classificação neste primeiro período. Depois, num primeiro parágrafo, menção de conselhos para o que falta do ano lectivo. Num segundo parágrafo, síntese da avaliação por áreas.
Siglas a que se recorre: L[eitura]; E[scrita]; O[ralidade]; G[ramática]. Vejamos o que cabe em cada uma destas áreas.
A L[eitura] foi observada nos três questionários sobre textos («Uma questão de caudas»; «As chamas do inferno»; «Os fundos» & «Informação amplia fogos»), no recente questionário sobre oratória e, ao longo de todo o período, pela eficiência demonstrada no trabalho corrente em aula (com as folhas diárias).
A capacidade em E[scrita] é notável nas redacções em aula (foram oito: «Inquérito de férias»; «Acepções de quatro palavras dadas»; «A minha fuga mais feliz»; «Notícia à Inimigo Público»; «Conclusão de sinopse fictícia para Duplo Exílio»; «Poema para Correntes d’Escritas»; «Discurso»; «Carta de reclamação») e nas dos tepecês (outras tantas, se incluirmos também as reformulações pedidas, algumas aliás só para envio por mail — «Verbete para neologismo forjado»; «Publicidade para Supersumo e para Mil Folhas»; «Apreciação crítica a sketch»; «Texto à trecho do 'Polvo'»; reformulação de «A minha fuga mais feliz»; reformulação de «Poema para Correntes d’Escritas», reformulação/envio por mail de «Verbete com neologismo forjado»; envio por mail de «A minha fuga mais feliz»).
A O[ralidade] diz respeito à recepção oral (ouvir) e à expressão oral (falar), observáveis na compreensão de textos orais (fizemos questionários sobre dois textos vistos/ouvidos: «Debate sobre xenofobia em 'Quadratura do Círculo'»; «cenas de Júlio César, de Shakespeare»), na leitura em voz alta (houve duas jornadas da sempre emocionante e renhida Liga dos Campeões) e no publifilme (objecto de avaliação aqui).
A quarta área é a da G[ramática], que foi testada por duas vezes (questionário sobre os conteúdos gramaticais da primeira parte do período, tais como a polissemia, etc.; questionário sobre os conteúdos da segunda parte do período, designadamente, tempo, modo e aspecto, e, em geral, verbos).
Pode ver-se a apresentação que usei na última aula de umas das turmas, que resume isto que acabei de escrever. Pode ver-se também o que está estipulado acerca dos critérios de avaliação de Português.
Siglas a que se recorre: L[eitura]; E[scrita]; O[ralidade]; G[ramática]. Vejamos o que cabe em cada uma destas áreas.
A L[eitura] foi observada nos três questionários sobre textos («Uma questão de caudas»; «As chamas do inferno»; «Os fundos» & «Informação amplia fogos»), no recente questionário sobre oratória e, ao longo de todo o período, pela eficiência demonstrada no trabalho corrente em aula (com as folhas diárias).
A capacidade em E[scrita] é notável nas redacções em aula (foram oito: «Inquérito de férias»; «Acepções de quatro palavras dadas»; «A minha fuga mais feliz»; «Notícia à Inimigo Público»; «Conclusão de sinopse fictícia para Duplo Exílio»; «Poema para Correntes d’Escritas»; «Discurso»; «Carta de reclamação») e nas dos tepecês (outras tantas, se incluirmos também as reformulações pedidas, algumas aliás só para envio por mail — «Verbete para neologismo forjado»; «Publicidade para Supersumo e para Mil Folhas»; «Apreciação crítica a sketch»; «Texto à trecho do 'Polvo'»; reformulação de «A minha fuga mais feliz»; reformulação de «Poema para Correntes d’Escritas», reformulação/envio por mail de «Verbete com neologismo forjado»; envio por mail de «A minha fuga mais feliz»).
A O[ralidade] diz respeito à recepção oral (ouvir) e à expressão oral (falar), observáveis na compreensão de textos orais (fizemos questionários sobre dois textos vistos/ouvidos: «Debate sobre xenofobia em 'Quadratura do Círculo'»; «cenas de Júlio César, de Shakespeare»), na leitura em voz alta (houve duas jornadas da sempre emocionante e renhida Liga dos Campeões) e no publifilme (objecto de avaliação aqui).
A quarta área é a da G[ramática], que foi testada por duas vezes (questionário sobre os conteúdos gramaticais da primeira parte do período, tais como a polissemia, etc.; questionário sobre os conteúdos da segunda parte do período, designadamente, tempo, modo e aspecto, e, em geral, verbos).
Pode ver-se a apresentação que usei na última aula de umas das turmas, que resume isto que acabei de escrever. Pode ver-se também o que está estipulado acerca dos critérios de avaliação de Português.
Apresentação Para Décimo Primeiro Ano, Aula 28
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Alexis (11)
Em aula, fazer mesmo. Em casa, fazer as redacções. Entregar ainda publifilme.
E, Suf+ (mas, se contasse como zeros os tepecês por entregar, nesta área a nota seria muito fraca). L, Suf (nos questionários, pelo menos; efectivamente, no trabalho corrente em aula, é preciso melhorar muito). G, Insuf+/Suf-. O, nesta área, além de faltar o publifilme, houve falta num dia de questionário de compreensão, pelo que a avaliação é bastante falsa.
Bernardo (15)
Manter-se assim, tem feito bom trabalho. Houve bons resultados em quase todas as áreas (em gramática — dez + catorze — é que ainda esteve abaixo do nível da nota que lhe atribuí no período).
L, Bom++ (não só os questionários em aula tiveram das melhores notas, como, no dia-a-dia, mostrou sempre estar dentro das tarefas de leitura correntes). E, Bom-. O, B. G, Suf.
Carla (14)
Resolver trabalho de oral gravado (pode ser publifilme, como ser de outro modo). Nos próximos conteúdos de gramática, espero melhores notas.
L, Suf+/Bom- (trabalho efectivo em aula é melhor do que os resultados nos questionários deixam inferir). E, Bom- (por favor, não quero ver mais «á», nem outras falhas de acentuação que repetidamente corrijo). O, seria Bom (se descartássemos a ausência do trabalho de publicidade gravada). G, Suf-
Catarina II (15)
Evitar algumas falhas de trabalhos em casa (que contrastaram com a excelente colaboração em aula; e que aliás foram responsáveis por não ter melhor nota). Fazer ainda publifilme. Melhorar pontualidade (ainda que eu reconheça que rapidamente recupera o tempo perdido com essas demoras; e uma vez emprestou-me a caneta).
L, Bom- (mas mais do que isso, se contarmos com fichas corentes em aula). E, Bom+ (mas com falha de uns dois tepecês). G, Suf (o que deve significar não ter havido grande estudo). O, a ausência de publifilme baixa a avaliação nesta área (esteve bastante bem na compreensão e na leitura em voz alta).
Catarina I (14)
Fazer publifilme. Também em gramática e e leitura é capaz de fazer bastante melhor futuramente.
L, Suf+. E, Bom. O, nesta área é difícil fazer a contabilidade, dado que não foi ainda entregue o publifilme (já agora, um dos questionários de compreensão, o sobre a peça de Shakespeare, revelou bastante desconcentração). G, Suf-.
Cláudia (15)
Fazer tarefa de gravação de oral. Também em gramática decerto pode fazer melhor. Na escrita, ter mais atenção às palavras esdrúxulas.
L, Bom+/Muito Bom- (esta é área em que tem sempre dos melhores resultados). E, Bom (-). O, Bom- (seria melhor se filme tivesse sido feito). G, Suf+.
Carlota (13)
Evitar falhas de tepecês (que, desnecessariamente, impedem que tenha agora melhor nota). Fazer depois o publifilme.
L, B (-). E, Bom (mas com vários tepecês por fazer). O, calculando sem o trabalho de filme, talvez Suf (mas a capacidade real é bastante melhor). G, Suf-.
Francisco D. (15)
Ser pontual. Manter o seguinte equilíbrio nas várias áreas:
L, Bom. E, Bom (-), ficando dois tepecês por fazer. O, Bom (+). G, Bom (-).
Francisco I (14)
Treinar leitura em voz alta. Fazer tarefa de oral gravado.
L, Bom (com relevo para a capacidade nas fichas correntes em aula). E, Bom. O, Suf(-), área que se ressente da falta do trabalho mais importante. G, Suf (+), esperava melhor nos verbos.
Francisco Ch. (14)
Rever ainda matéria gramatical dada recentemente e, sobretudo, nos próximos assuntos a estudar certificar-se de que há conhecimentos suficientes.
L, Bom – (em geral, também boa colaboração em aula). E, Bom (-). O, Bom (mas a leitura em voz alta merece ser mais treinada). G, Insuf (ao longo dos ciclos anteriores não terá estudado verbos).
Inês (17)
Melhorar concentração em futuros questionários de compreensão oral. Também em gramática esteve abaixo das outras áreas.
L, Muito Bom (não só nos questionários mas também em aula mostra excelente capacidade, das melhores de todas as turmas). E, Bom +, podendo, porém, vigiar mais a acentuação. O, Bom (sempre muito bem na produção, teve resultados inesperadamente baixos na recepção, o que terá decorrido de momentâneas desatenções). G, Suf+.
Joana II (13)
Fazer tarefas de oral gravado.
L, Suf. E, Bom- (não chegou a ser enviado verbete de dicionário reformulado, segundo tenho aqui registado; também a reformulação, ou continuação, do poema não a cheguei a ter). O, Suf+ (prejudicada aqui por não ter feito publifilme; no esto, teria Bom em Leitura em voz alta e até mais do que isso em compreensão). G, Suf- (nesta área, também deve ainda progredir).
Joana I (15)
Fazer tepecês (redacções pedidas para casa; reformulações). Há um grande desfasamento entre trabalho em aula (muito bom) e trabalho em casa (redacções; estudo de gramática?), o que é pena.
L, Bom +. E, Bom (+), mas, se contar com as redacções por entregar — o que tenho de fazer — a avaliação nesta área baixa muito. O, Muito Bom-. G, Suf (-).
Jorge (17)
Continuar assim, evitando talvez falhar em algum conteúdo gramatical (como aconteceu na primeira metade do período).
L, Bom +. E, Muito Bom – (mas tenho nota de que duas reformulações não me foram enviadas ou ficaram por entregar). O, Bom +. G, Bom-.
José (13)
Fazer tepecês (a utilidade de fazer essas redacções não é a da mera contabilidade, que aliás se reflecte na nota global; é também a necessidade de treinar uma área em que ainda tem muita «margem de progressão»: ortografia e, dentro desta, especialmente a acentuação, podem ser muito melhoradas, mas é preciso ir fazendo sempre). Seguir bem (estudando, revendo anos anteriores, se for caso disso) próximos conteúdos de gramática.
L, Bom- (e, em aula, boa colaboração). E, Suf (note-se que não estou a fazer média com os trabalhos por entregar). O, Bom (+), mas leitura em voz alta é melhorável. G, Insuf+.
Mariana (15)
Evitar esquecer as reformulações pedidas (para entrega ou envio). Subir em gramática.
L, Bom(-). E, Bom-. O, Bom+. G, Insuf+/Suf-.
Marta (16)
Melhorar prontidão a entregar tepecês. Melhorar rendimento em gramática. Facilmente, terá melhor nota no próximo período.
L, Bom. E, Bom+. O, Muito Bom-/Bom+ (muito bem nesta área, se excluirmos um questionário sobre «Quadratura do Ciículo»). G, Suf.
Miguel I (17)
Treinar leitura em voz alta. Vigiar ortografia (acentuação, sobretudo). Melhorar pontualidade.
L, Muito Bom. E, Bom (+). O, Bom+/Muito Bom-. G, Bom-.
Nuno (10)
Fazer tepecês. Ser mais pontual e assíduo.
L, Suf+ (nas tarefas em aula, é bastante eficiente). E, Insuficiente (sobretudo, porque há muitas redacções que não foram feitas; e ortografia bem ganhava em ser mais treinada). O, Insuficiente + (faltou publifilme; leitura em voz alta precisa de ser melhorada). G, Insuficiente (ausência de estudo e falta a aulas explicam notas muitas fracas nesta área).
Ricardo (14)
Rever mais as redacções. Treinar leitura em voz alta. (Falar menos com Pedro?)
L, Suf +. E, Suf + (mas convém verificar sempre tudo na releitura final). O, Bom (compreensão é bastante boa; leitura em voz alta ainda tem de melhorar). G, Insuf + (não há razão para notas tão fracas nesta área).
Pedro G. (17)
Continuar assim. (Evitar azares como os que terão acontecido no primeiro conteúdo de gramática neste período.)
L, Bom+/Muito Bom-. E, Bom +. O, Bom +. G, Bom (aqui decerto fará melhor futuramente).
Pedro I (14)
Ser mais organizado (regressar a um sentido de responsabilidade que tem falhado um pouco recentemente: passar a fazer os novos tepecês, entregar ainda publifilme; não falar para o lado quando estiver eu a explicar alguma coisa; rever as matérias sem as deixar acumularem-se).
L, Bom -. E, Bom (+), mas faltaram algumas redacções. O, Suf (por ter falhado publifilme). G, Suf.
Pedro S. (16)
Melhorar cumprimento das tarefas de casa.
L, Bom +. E, Muito Bom-/Bom+ (reformulações e envios de reformulações a serem esquecidos). O, Suf+ (esta área fica prejudicada por não ter entregado publifilme; mas também a leitura em voz alta está abaixo de outras suas capacidades). G, Bom (-).
Sara A. (15)
Melhorar «acabamento ortográfico» (ou seja, evitar erros de ortografia). Acompanhar mais os próximos conteúdos de gramática.
L, Bom – (um pouco menos nos questionários, o que é compensado por muito bom rendimento nas tarefas correntes em aula). E, Bom. O, Bom + (mas leitura em voz alta ainda tem «margem de progressão»). G, Suf (não estudou verbos nos ciclos anteriores?).
Sara M. (13)
Treinar leitura em voz alta; continuar a melhorar ortografia. Estudar os próximos conteúdos de gramática.
L, Suf. E, Suf+. O, Bom. G, Insuficiente.
Sara C. (18)
Continuar assim.
L, Bom+ (e muito bem nas tarefas de leitura correntes). E, Bom+/Muito Bom-. O, Muito Bom-. G, Bom+ (mas, no último questionário, aquém do que esperava).
Tiago (12)
Treinar leitura em voz alta. Continuar progressos na escrita.
L, Suf (-). E, Suf +. O, Suf+. G, Insuficiente.
Miguel II (13)
Fazer tepecês. Entregar ainda o publifilme. Ser pontual. Trazer sempre o material da aula. Seguir mais (estudar?) os conteúdos de gramática.
L, Bom+. E, Bom (mas se contarmos com redacções não entregues, esta avaliação baixará muito). O, Suf+ (também porque publifilme não foi entregue). G, Suf-.
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