Instruções para tarefa com poema de Pessoa
O vídeo — ou, se for
caso disso, ficheiro áudio com uma imagem
fixa — terá de incluir a leitura de um poema de Fernando Pessoa ou de um dos
seus heterónimos. Considerado este constrangimento, o resto da estratégia fica ao vosso critério. Esta tarefa visa avaliar
expressão oral (leitura em voz alta, expressiva, dramatizada), criatividade (na
realização e, em geral, em todas as soluções encontradas, que supõem também
compreensão dos textos, mesmo se para depois os «transformar») e, eventualmente,
a redação.
Que características? O ficheiro pode ter,
mesmo no que concerne à parte textual, mais do que a simples leitura em voz
alta do poema. E, de qualquer maneira, esta leitura do poema não tem de ser uma
«simples leitura». Haverá decerto muita amplitude de soluções, em função do
estilo de cada um. Pode assumir-se o texto de Pessoa como foco único, mas
também pode, ainda que inserindo o poema em algum momento, acabar por se ter um
outro foco, estar o vídeo/áudio recheado de texto vosso, etc. (enfim, o texto
de Pessoa poderia chegar a funcionar quase como pretexto para uma ficção vossa).
Desaconselho vivamente a clássica interpretação literal, slide a slide, com o texto a
referir «nau» e a aparecer a imagem de uma nau. Também conviria não se escolher
poema demasiado curto, a não ser que o resto do filme inclua suficiente exibição
da vossa expressão oral. Note-se que não se pretende abordagem ensaística, académica, mas
trabalho criativo (não tem de ser tarefa para se provar conhecimentos da
matéria). De modo nenhum se deve aproveitar trechos da net ou de outros autores
(darei nota muitíssimo negativa a qualquer trabalho em que note algum grau de
plágio). Os filmes com poemas de Pessoa feitos por colegas vossos em 2009-2010 são visíveis aqui:
12.º 1.ª, 2.ª, 4.ª, 5.ª, 6.ª; os de 2013-2014, aqui: 12.º 1.ª, 3.ª, 4.ª, 6.ª. Por acaso, o ideal era que
não escolhessem textos então usados, mas admito que seja difícil fazer esse
escrutínio e que descartemos essa condição.
Que poemas? Ficam proibidos os do
manual, porque queria evitar textos que déssemos também em aula. Pesquise-se,
portanto, através dos volumes das várias edições pessoanas. Ou, e talvez mais
facilmente, através de http://arquivopessoa.net/ (para se ver os poemas,
vai-se clicando nos títulos do extenso índice, que inclui Alberto Caeiro,
Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Fernando Pessoa ortónimo, de poesia lírica e de
Mensagem. Neste
índice, também há zonas que não nos interessam — as dos textos de prosa; as de
textos franceses ou ingleses; as de poemas dramáticos). Deixo link também para poemas
do ortónimo datados de 1934 ou de 1935 (mas sem a grafia
modernizada, pelo que há que ter cuidado em pronunciar as palavras tal como as
dizemos, não se deixando levar pelo inusitado de certas formas gráficas). Se se
tratar de poema demasiado longo (à «Ode triunfal», por exemplo), podem adotar-se
apenas alguns trechos (nesses casos, convém que o texto também me seja entregue, com a localização dos cortes ou das partes selecionadas). Excecionalmente, também pode ser usado mais do que um
poema (mas não deixando de fazer as suas leituras em voz alta completas; e se,
depois, no filme, não parecer tudo desconchavado). Deve ser-me entregue a exata
referência do poema ou poemas (não esqueçam de o fazer no mail em que me enviem o trabalho).
O formato,
tempo, regras básicas, são os mesmos de anos anteriores: WMV ou MP4 (mesmo os ficheiros
áudio devem usar estes formatos ou equivalente, bastando-lhes uma imagem fixa); entre cerca de dois minutos e meio e três minutos e tal (o tempo máximo é mais flexível). Pode haver trabalhos em dupla, se intervierem oralmente ambos
os autores (convém, porém, perguntarem-me se autorizo a parceria — não queria que
trabalhasse em dupla quem tem falhado tepecês ou em outras ocasiões falhou
estas tarefas ditas grandes); nos trabalhos em dupla, deve apontar-se para, pelo menos, quatro minutos (e a extensão máxima será proporcional).
Prazo para envio: 4 de dezembro (trabalhos chegados depois desta data irão tendo desvalorizações crescentes: menos um valor por dia de atraso, por exemplo). Quem ache que se vai confrontar com aquelas confusões de última hora que alguns costumam alegar (incompatibilidade de programas informáticos, avaria no computador com perda de tudo o que estava feito, incêndio em casa, destruição do universo) que vá apontando para uma semana antes. Entretanto, espero ir recebendo boa parte dos trabalhos ainda antes da data que indico. Finalmente, lembro que agradeço sempre o correio que recebo, pelo que, se nada disser, significa que nada me chegou. E, por favor, evitem o envio de filmes ainda em projeto, do MovieMaker (é preciso concluí-los e guardá-los em ficheiro com os citados sufixos WMV ou MP4).
<< Home