Sumários e tepecês
Aula 1-2 (21 [1.ª] e 22/set [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Indicações úteis
ao trabalho ao longo do ano. Leitura de frases sobre autores mais presentes no
programa do 11.º ano para ajuizar da sua veracidade. Leitura de «Issilva» (p.
10), de Alexandre O’Neill, para responder a perguntas em torno do estilo do
texto e das classes de palavras. Redação de texto expositivo-argumentativo, com
objetivo equivalente ao do texto de O’Neill.
Aula 3-4 (24 [12.ª, 5.ª] e 25/set
[8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do texto expositivo-argumentativo feito na aula
anterior e agora devolvido. Questionário de compreensão de leitura de «O top
dos nomes» (pp. 11-13). Exercício sobre apelidos patronímicos. Depois de assistência
ao início de episódio de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio 1), preenchimento
de resposta sobre tipos de apelidos. Exercício de intuição em torno de nomes de
batismo em moda. Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos). Comentário-resposta em torno da letra da canção (p. 21). TPC — Resolve as perguntas 9 e 10 da p.
16 do manual. (Por favor, testa mesmo o teu conhecimento, mesmo se as respostas
já estiverem lançadas no livro com que estejas a trabalhar.)
Aula 5-6 (28 [1.ª] e 29/set
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Sinais usados na correção de redações, visualização de «Maria
Albertina» (clip) e correção dos comentários. Critérios de avaliação. Correção
do tepecê. Assistência aos sketch «Na
dúvida, a culpa é do africano» e «Polícia que prova tudo» (série Barbosa), para
determinar atos ilocutórios. Leitura de «O Sr. José» (p. 20), para redigir
continuação (no mesmo registo). Assistência a início de O Discurso do Rei e resposta a síntese sobre nomes próprios e o que
se viu do filme. TPC — Resolve — mesmo
se olhando também as soluções — as pp. 51-52 do Caderno de Atividades, que versam sobre ‘Atos ilocutórios’. (Há
aqui uma reprodução dessas páginas, para o caso de haver quem não disponha do Caderno.) Sobre o mesmo assunto, podes
também estudar as pp. 337-338 do manual e ver as páginas que, no blogue (aqui),
reproduzo de uma boa gramática.
Aula 7-8 (1 [12.ª, 5.ª] e 2/out
[8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do questionário da penúltima aula. Resposta a
pergunta sobre campo lexical de «nome» (p. 16). Resolução e explicação em torno
da pergunta12 (p. 17), sobre subclasses do verbo. A propósito da pergunta 13
(p. 17), sobre valores modais, e da noção de modalidades, exercício em torno de
«O desensofador» (Lopes da Silva). Leitura de «Comunicação» (p. 28), para
completar uma sua síntese. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Redação de texto-argumentativo-expositivo em
torno de frase de Jorge V e de cartoon na p. 53. TPC — Resolve as perguntas 14, 15, 16 (pp. 17-18 do manual), que se
ocupam de matérias que já demos o ano passado. Revê as matérias que estudámos
hoje. No manual, tens «D. Valor modal. / 1. Modalidade» (p. 335); e em Gaveta de Nuvens há um trecho sobre o
mesmo assunto no final de ‘Tempo, aspeto, modalidade’ (aqui). Sobre as subclasses do verbo, podes ver a parte 4.1.2 [«Verbo»]
de ‘Classes de palavras’ (aqui).
Aula 9-10 (5 [1.ª] e 6/out [12.ª,
8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção de redações entregues. Relance à continuação de «O sr.
José» (José Saramago, Todos os Nomes).
Exercício sobre formas de tratamento (a partir de lista de Pessoa). Correção do
tepecê. Resumo de Comunicado da APAV (p. 41). «Checagem» de características do
comunicado. Assistência a sketch
sobre «Violência doméstica» (Lopes da Silva). Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Exercício sobre
interjeições a partir de imprecações no filme. TPC — Resolve (estuda) as pp. 18-20 do Caderno de Atividades, sobre ‘Processos morfológicos de formação de
palavras’ (reproduzi-las-ei aqui). Também podes relancear umas páginas de gramática sobre o mesmo
assunto (aqui e aqui [p. 4]).
Aula 11-12 (8
[12.ª, 5.ª] e 9/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Leitura de «Maus Tratos» (p. 43), de
Saramago, para decisão sobre sinónimos ideais para certos passos. Explicação
sobre valores aspetuais. A partir do sketch
«E tudo o convento levou» (Lopes da Silva), preenchimento de tabela sobre
valores aspetuais e temporais. Audição de intervenção de Leonel Morgado (sobre
fraldas descartáveis) e resposta a questionário de compreensão oral da p. 39.
Leitura do comunicado da Quercus na p. 37 («Bebés mais ecológicos»), para
comentário sobre contraste entre posições de Leonel Morgado e do comunicado.
Resposta compósita aos itens 1.1 a 1.2.1 da p. 40, sobre cartaz da APAV.
Assistência a mais um trecho de O
Discurso do Rei. TPC — Resolve
(estuda) a p. 48 do Caderno de Atividades (aqui).
Também deves relancear ‘Tempo, Modo, Aspeto’ (aqui).
Aula 13-14 (12
[1.ª], 13/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do questionário de leitura feito
na aula anterior («Maus tratos»); de resposta sobre Leonel Morgado/Quercus; e
de comentário a cartaz de APAV. Resolução de tabela com problemas de coesão
textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 341-344 do manual.
Assistência a dois sketches dos Monty
Python (para perceber diferença entre coesão e coerência teuxtuais). Redação do
ponto 2.1 da p. 22. Assistência a trecho de O
discurso do rei. TPC — Resolve —
ou, ao menos, relanceia e estuda — as páginas sobre coesão no Caderno de Atividades (59-65; aqui); vê
também, em «Coerência e coesão textual» — que reproduzi de uma gramática —, a
parte sobre ‘Coesão’ (aqui).
Aula 15-16 (15
[12.ª, 5.ª], 16/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção dos comentários ora entregues (a «se
uma rosa não se chamasse “rosa” [...]»). Questionário em torno de apreciação
crítica a disco dos Anaquim («Bem-vindos às vidas dos outros», pp. 70-71).
Redação de pequenos textos de tipos variados com inclusão de palavras dadas.
Audição de Anaquim, «As vidas dos outros» (cfr. letra na p. 72). Assistência a
trecho de O Discurso do Rei. TPC
— Usando
obrigatoriamente dez dos conectores da p. 342 — de preferência, de filas
diferentes — escreve um texto expositivo-argumentativo, com entre 150 a 200
palavras, sobre assunto do teu interesse.
Procura que não se note que a presença
daqueles articuladores foi imposta. Sublinha-os. Usa folha solta e escreve a
tinta. Fica aqui a página 342 do manual:
Aula 17-18 (19
[1.ª], 20/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do questionário sobre «Anaquim. Bem-vindos às vidas dos outros»
(70-71). Após assistência a sketches
«Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), resolução
de exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras e sobre
aspeto. Leitura de «Estrelas dos livros» (p. 73), para escrever síntese.
Redação de comentário ao trecho de Millôr Fernandes na p. 76. Assistência a
trecho de O Discurso do Rei. TPC — Resolve/estuda ‘Processos irregulares de formação
de palavras’ (Caderno de Atividades,
43-45; aqui). Vê ainda as páginas sobre o mesmo assunto reproduzidas aqui.
Aula 19-20 (22
[12.ª, 5.ª], 23/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção de síntese e de comentário feitos
na última aula. Leitura de texto de apreciação crítica por Miguel Esteves
Cardoso («O tédio macho», pp. 77-78), para responder a perguntas de compreensão
global-estilo (4 e 5, da p. 78). Audição de uma outra apreciação crítica ao
mesmo livro recenseado por MEC, para responder a questionário de compreensão
oral; correção. Audição de mais alguma canção ou clip dos Anaquim («Lusíadas», «Bocados de mim»). Preparação
do tepecê. Assistência a final de O
Discurso do Rei. TPC — Põe em
dia as noções de gramática que demos já este ano ou que revimos. Relanceia
folhas usadas em aula, exercícios recomendados do Caderno de Atividades, folhas de gramática do manual e, em Gaveta de Nuvens, páginas de gramática
que fui reproduzindo ou as apresentações usadas em aula. Deves também procurar resolver o «teste» que distribuí em aula, que servirá de inventário de conteúdos a rever e de experiência de treino. As soluções podem ser vistas no final da transcrição da aula 19-20 (aqui) ou nos slides finais da apresentação da mesma aula (aqui).
Aula 21-22 (26 [1.ª],
27/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Preenchimento de síntese-esquema da apreciação
crítica de Eduardo Pitta a livro de João Tordo (p. 74), O Bom Inverno; e da pergunta 5 da p. 76. Redação a partir de final
do thriller de João Tordo (ligação de trechos finais). Assistência a início de Expiação, depois de leitura de análise
de alguns dos seus aspetos mais originais em termos de categorias da narrativa.
TPC — [Aproveita para fazer as
revisões de gramática que propus no tepecê anterior: experimenta o
teste-inventário de conteúdos (cujas soluções já lancei); relanceia as nossas
folhas, as gramáticas reproduzidas, folhas finais do livro, Caderno de atividades, etc.]
Aula 23-24 (29
[12.ª, 5.ª], 30/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Questionário sobre conteúdos de gramática
dados até agora. Leitura do editorial na p. 80 («Não nos podemos esquecer»),
para preenchimento de respostas de compreensão geral. Preenchimento de tabela
com exemplos de características do género editorial (cfr. p. 82) encontrados em
«Não nos podemos esquecer» (p. 80). Redação de início de editorial. Assistência
a trecho de Expiação. TPC — Escreve o texto pedido no ponto 1.1 da p. 84. Como se trata de editorial, convém assumir um
acontecimento próximo (se inventado, verosímil) que pudesse levar ao tratamento
do assunto.
Aula 25-26 (2
[1.ª], 3/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do questionário de gramática. Preenchimento
de tabela sobre os anúncios da p. 64. Audição de «Às vezes (Escuto e Observo
Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa. Depois
de relance a «Publicidade», nas pp. 62-63, redação de análise do anúncio às
águas minerais das Pedras Salgadas (63) ou às maçãs de Alcobaça (61).
Assistência a trecho de Expiação. TPC — Vê aqui o que digo acerca da tarefa de ler um livro.
Aula 27-28 (5
[12.ª, 5.ª], 6/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção de análises de cartazes.
Compreensão dos anúncios da p. 66 (criopreservação), através de prenchimento de
tabela sobre AIDMA. Visionamento de publicidade de Médicos do Mundo e
preenchimento de tabela-síntese. Relance aos anúncios da p. 69, com
preenchimento de dados sobre eles; resposta ao ponto 1.4 da mesma página.
Redação de título (assertivo), slogan (diretivo) e descrição breve de imagem
(anúncio da cerveja Guinness). Assistência a trecho de Expiação. TPC — Termina
(melhora) a idealização de anúncios agora começados. Tarefa de leitura — Em folha solta, ao longo da próxima
semana, trazer-me referência bibliográfica (ou
referências) — e, já agora, bem redigida (exemplo de como se faz referência: Rubem Fonseca, O selvagem da
ópera, Porto, Sextante Editora, 2015) — do que estão a pensar ler. Se não tiverem ainda ideia, dizer-mo, porventura assinalando
as perspetivas e preferências que tenham ou ideias de
que precisem. Porém, leiam antes o que deixei escrito em ‘Leituras possíveis
para tarefa em novembro de 2015’ (aqui). Aceito que me deem notícia por mail. E também há dias em que
tenho horário para receção dos alunos (ver aqui) e também posso falar
convosco em intervalos.
Aula 29-30 (9
[1.ª], 10/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Resumo do texto de Luís Carmelo (p. 58).
Síntese do texto de Nuno Júdice (p. 58). Assistência ao sketch «Cheese shop» (Monty Python), para completar sínteses sobre
termos de semântica e léxico. Pequeno comentário ao cartoon de Luís Afonso (p.
59), «Curto-circuito». Assistência a trecho de Expiação. TPC — Quem não
me deu hoje referência do livro que esteja a pensar ir ler (nem mo disse
através de outro meio) deve trazer-ma na próxima aula. (Lembro que tratei do
assunto em Gaveta de Nuvens —
‘leituras possíveis para tarefa em novembro de 2015’.)
Aula 31-32 (11 [12.ª, 5.ª], 12/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Correção do trabalho de criação de título e slogan. Resolução de exercícios em
torno da função sintática de «Sujeito». Assistência a dois sketches dos Monty
Python («RAF Banter» e «Woody and tinny words») para preenchimento de análise
(em torno de aspetos de semântica e de léxico). Conclusão de Expiação. Comentário-apreciação crítica
de Expiação.
Aula 33-34 (16 [1.ª], 17/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Redação de respostas às perguntas 1.1 e 2 da p. 100 (sobre anúncio a Sermões). Transposição para português
actual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual);
e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar». Sorteio da Liga
dos Campeões. Assistência a início de «Grandes livros» («Sermão de Santo
António aos Peixes»). TPC — Relanceia a secção do Caderno de
Atividades sobre «denotação, conotação, monossemia, polissemia» (pp. 34-37; ou aqui). Vai fazendo a leitura combinada. Se não o fizeste, traz-me sem
falta a referência do livro completa (eg:
Rubem Fonseca, O selvagem da ópera, Porto, Sextante Editora, 2015).
Aula 35-36 (19 [12.ª, 5.ª], 20/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Sal da
terra». Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo
António», cap. I. Audição da parte I do Sermão dita por Luís Lima Barreto.
Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I
do sermão (pp. 106-108). Redação de começo de conto. TPC — (1) Prepara a leitura em voz alta do cap. I do «Sermão de
Santo António» (pp. 106-108); (2) Quando puderes, relanceia o glossário determos sobre o sermão que pus em Gaveta
de Nuvens («alegoria», «conceito predicável», «exórdio»).
Aula 37-38 (23 [1.ª], 24/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 1.ª])
Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas.
Audição do começo do sermão mas por Ary dos Santos. Leitura em voz alta (parte
1 do Sermão) [=Liga dos Campeões]. Assistência a trecho de Palavra e Utopia. TPC —
(1) Prepara a leitura em voz alta de uma das metades deste capítulo II do
«Sermão de Santo António» (pp. 110-112). Até à linha 49, a leitura caberá a
alunos dos grupos A e B. Entre as linhas 49 e 97, a leitura será feita por
alunos dos grupos C e D. (2) [Este texto pode ser-me dado até até 1 de dezembro — em papel ou por
mail.] Aproveitando, ou não, as minhas indicações no início de conto agora
devolvido, desenvolve o teu texto em prosa, agora a computador. Aconselho umas
mil palavras, pelo menos, e também não muito mais do isso. (E é preferível
deixar o texto ainda um pouco incompleto a fechá-lo só para dizer que se
cumpriram as palavras todas.) Ainda não será esta a versão a enviar ao
Correntes d’Escritas, mas talvez valha a pena ir usando já corpo 12, espaço
entre linhas de 1,5 e uma fonte legível (Times New Roman, Arial, Calibri, por exemplo; a elegante Garamond fica
reservada para as nossas folhas). Peço também o cuidado, como aliás para todos
os nossos trabalhos, de se não recorrer a coisas da net ou de outros autores.
Aula 39-40 (26 [12.ª, 5.ª], 27/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Audição de passos do cap. 3 do «Sermão de Santo António». Compreensão de um
resumo-adaptação do capítulo III (e de partes do «Sermão»). Leitura em voz alta
do cap. 2 do «Sermão». Redação de louvor a um animal, de maneira a extrair
exemplos úteis aos homens. TPC —
Prepara a leitura em voz alta do cap. III do «Sermão» (pp. 114-117). Os do
grupo A, leem ll. 1-32; os do grupo B, ll. 33-71; os do C, ll. 72-102; os do D,
ll. 102-137. (Lembro que me deve ser
entregue na próxima aula — ou enviado por mail entretanto — o conto a
computador, que terá cerca de 1000 palavras.)
Aula 41-42 (30/nov [1.ª], 1/dez [12.ª, 8.ª, 7.ª,
5.ª]) Compreensão do cap. IV do «Sermão», através de preenchimento de lacunas
em sínteses. Assistência a trecho inicial de À
Procura de Nemo (para confronto com o «Sermão [...]»). Leitura em voz alta
do cap. III (Liga dos Campeões). Assistência a mais um trecho de À procura de Nemo. TPC — Prepara leitura em voz alta do cap. IV do «Sermão» (pp.
119-122). Os do grupo A, leem ll. 1-30; os do grupo B, ll. 31-56; os do C, ll.
57-80; os do D, ll. 81-116. Em Gaveta de
Nuvens, lê as instruções para a tarefa sobre livro lido.
Aula 43-44 (3 [12.ª, 5.ª], 4/dez [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Audição
de gravação de excertos do cap. IV, para relembrar capítulo lido na última aula
e enquadrar capítulo seguinte, e de «Coro dos tribunais» (GNR). Leitura do cap.
V do «Sermão de Santo António aos Peixes», para preencher quadros-síntese. Leitura
em voz alta do cap. IV (Liga dos Campeões). Assistência a trecho de À procura de Nemo. TPC — Prepara leitura em voz alta do cap. V do «Sermão» (pp.
124-128). Os do grupo A, leem ll. 1-54; os do grupo B, ll. 55-92; os do C, ll.
93-130; os do D, ll. 131-172. (Recordo que já decorre o prazo para trabalho de gravaçãosobre experiência de leitura de livro. E ainda aceito que me enviem o trabalho de conto [ver tepecê da aula 37-38]).
Aula 45-46 (7, 10/dez [nas turmas 7.ª e 8.ª, que
terão menos uma aula neste período, esta sessão será suprimida, sendo as
tarefas mais importantes diluídas nas aulas 47-48 ou 49-50]) Correção das
redações com louvores a um animal e da de um conto (e instruções para a sua reformulação).
Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão» [na 5.ª e na 12.ª turmas: questionários
sobre gramática e conhecimento do «Sermão»]. Assistência ao sketch «Teste de bazófia» (série
Barbosa), para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e
modais. Após leitura de «Os potentinhos portugueses» (p. 129), de Miguel
Esteves Cardoso, comentário articulador deste texto e dos tipos de peixes
repreendidos por Vieira no cap. V do «Sermão de Santo António». TPC — (1) Traz o teu caderno, ou
dossiê, completo, para eu o poder relancear. (Combináramos que isso aconteceria
na penúltima aula do período, que é a próxima). (2) Traz (ou, e até talvez
preferível, envia-me) a versão do texto que te entreguei hoje já reformulada. Traz
(e essa tem de ser trazida, não me pode ser enviada) a versão que tem as minhas
correções (para eu verificar se as percebeste e lançaste bem na versão final). Para
efeitos de concurso, escreve, sob o conto, um pseudónimo, e traz-me uma cópia
do cartão de cidadão. Esta parte é opcional, mas acharia pena que não
enviássemos a maior parte dos textos.
Aula 47-48 (11/dez [1.ª, 7.ª, 8.ª], 15/dez [12.ª,
5.ª]) Questionários sobre gramática e conhecimentos do «Sermão». // [12.ª,
5.ª:] Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão». Redação de Alfabeto sobre
«Sermão de Santo António aos Peixes». // [7.ª, 8.ª:] Assistência ao sketch «Teste de bazófia» (série Barbosa),
para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e modais;
correção. Assistência a trecho de À
procura de Nemo. TPC — Envia
gravação (tarefa de leitura de livro). Se não o fizeste ainda, envia
reformulação de conto e traz para a aula versão com emendas.
Aula 49-50 (14 [1:ª], 15 [7.ª], 16 [8.ª], 17/dez
[12.ª, 5.ª]) Correção dos questionários sobre gramática e sobre o «Sermão de
Santo António» feitos na aula anterior. Prospetiva do início do próximo
período; outras explicações sobre os trabalhos em curso. Assistência a
conclusão de À procura de Nemo, ao
mesmo tempo de conversas, aluno a aluno, acerca de avaliação. TPC — (i) Põe à mão um exemplar de Os
Maias (não sebenta ou resumo, mas, é claro, a obra toda) e começa a ler o
livro. (ii) Completa, ou melhora, «definição
telegráfica» sobre o
«Sermão de Santo António aos Peixes» (em algumas das turmas a tarefa já fora começada na
penúltima aula; em outras, a folha foi distribuída só agora) e traz-ma.
Trata-se de aproveitar conhecimentos acerca do Padre António Vieira, de oratória, de aspetos históricos e do próprio
«Sermão de Santo António». Podes ir «flanando» pelo manual, mas evita
meras transposições sem criação tua.
Aula 51-52 (4 [1.ª], 5/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Calendário
do 2.º período e recolha de tepecês. Audição da peroração do «Sermão» (por Ary
dos Santos). Preenchimento de tabela para compreensão do cap. VI do «Sermão» e
estudo de história da língua; resolução do ponto 1 da p. 131. Sobre anáfora,
polissíndeto, alegoria (explicação, com ilustração com anúncios). Resposta a
item de grupo I de exame sobre alegoria e «Sermão». Cópia de resposta-modelo. Assistência
a trecho de O Sentido da Vida (paródia
em torno de alegoria: ceifeira da morte). TPC
— Relanceia programas de televisão
sobre o «Sermão de Santo António» e o Padre António Vieira que pus no blogue (aqui e aqui).
Aula 53-54 (7 [12.ª, 5.ª], 8/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Leitura
de «Este país não é para corruptos», de Ricardo Araújo Pereira, na p. 132, para
preenchimento de texto lacunar-síntese. Explicação de noção de articulação
narrativa (alternância, encadeamento, encaixe). Assistência a trechos de O amor acontece. Atribuição de adjetivos
em função de ações de «portugueses» num trecho do filme. Explicação de noção de
adjetivo qualificativo (vs.
relacional); e de noção de caracterização direta/indireta. Redação de
comentário (em torno de cartoon, crónica de RAP e «Sermão»). TPC — Em folha solta escreve o texto
argumentativo pedido na p. 133, «Oficina de escrita», item 1. A.
Aula 55-56 (11 [1.ª], 12/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Situação no programa em termos de gramática; funções sintáticas ao nível da
frase (vs. ao nível do grupo verbal).
Preenchimento de tabela com funções sintáticas internas ao grupo verbal (depois
de leitura de critérios de identificação). Assistência a trecho de O amor acontece, com canção a usar no
exercício seguinte. Identificação, em texto da canção referida, de funções
sintáticas (em geral, mas, sobretudo, em torno do grupo verbal). Redação para
completar respostas acerca de prova sobre trecho do cap. V do «Sermão» («Com
aquele seu capelo»; pp. 134-135). TPC
— Traz papel da visita de estudo
assinado.
Aula 57-58 (14 [12.ª, 5.ª], 15/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Correções e entregas de trabalhos. Preparação de visita de estudo. Assistência a
dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos. Resolução de ficha
em torno de texto argumentativo, tipos de argumentos (entre a p. 94 do manual e
os trechos de Bruno Aleixo). Redação de trechos para partes cortadas de «O
poder é da palavra» (p. 95). Assistência a trecho de O Amor Acontece. TPC — Estuda as funções sintáticas que já demos (ao
nível da frase e internas ao grupo verbal), lendo as páginas de gramática quedestaco no blogue (e relanceando também o Caderno de Atividades, pp.26-28).
Aula 59-60 (18 [1.ª], 19/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Questionário com escolha de sinónimos em substituição de termos do texto, para
compreensão de «Seja responsável, reclame!» (p. 29). Leitura de «Um livro de
reclamações em cada canto», e resolução de pontos 1.1, 3 e 4 (Leitura e
Compreensão) e 1.1 (Escrita), da p. 34. Redação de carta de reclamação (a
propósito de cartões publicitários de videntes), tomando como modelo reclamação
na p. 31. Assistência a trecho final de O
Amor Acontece. TPC — Não te esqueças de ir tendo à mão — e começar
a ler — Os Maias.
Aula 61-62 (21 [12.ª, 5.ª], 22/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Correção de respostas a itens de prova sobre «O polvo» (pp. 134-135). Mais
respostas ao mesmo questionário (e correção). Indicação de funções sintáticas
desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim» (p. 199). Audição de
«Encosta-te a mim». Resolução (conduzida) de modelo de grupo III de exame. TPC — Em folha solta, a caneta, resolve
o ponto 1 de Oficina de escrita, p.
118 («Tendo como tese a frase ‘Vaidade das vaidades e tudo é vaidade’, escreve
um texto argumentativo, com uma extensão de duzentas a duzentas e cinquenta
palavras, acerca dos hábitos de consumo na sociedade atual»).
Aula 63-64 (18 [1.ª], 19/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Correção do questionário de compreensão escrita da penúltima aula. Leitura de
«O romântico» (p. 140) para responder a perguntas («à exame»); resolução do
ponto 5 da p. 141 (aceções de ‘romântico’). Redação de linhas sobre um
estereótipo (um «cromo»), segundo o estilo de Rita Ferro (na segunda metade do
texto — ll. 19-31, sobretudo). Assistência a trecho inicial de Tristão e Isolda. TPC — Lê «Romantismo» (pp. 142-143).
Aula 65-66 (28 [12.ª, 5.ª], 29/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Correção dos trabalhos de casa ora devolvidos («em torno de «vaidade das vaidades
e tudo é vaidade»). Leitura em scanning,
de livros de teatro distribuídos e de páginas do manual relativas a Frei Luís de Sousa, para preenchimento
de tabela. Redação de resumo do texto «Um homem e uma obra de paixões» (p.
139). Redação de síntese de «Ler Frei
Luís de Sousa hoje» (p. 139). Assistência a trecho de Tristão e Isolda. TPC — Terminado o «Sermão de Santo António»,
proferido pelo Padre Vieira, os peixes — vamos supor que eram eles a
assistência (ou que, pelo menos, também tinham ouvido o sermão), mesmo sabendo
bem que os peixes são um destinatário (um alocutário) fictício —, fazem sair um
comunicado. (Entre pp. 36-41, estuda-se este tipo de texto, que já demos.) A
caneta, escreve esse comunicado. (O registo e a estrutura serão os apropriados
a comunicados. O que se abordará fará alguma alusão ao sermão proferido pelo
Padre António Vieira. De resto, há imensa margem de manobra.)
Aula 67-68 (1 [1.ª], 2/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Relance
ao enquadrado sobre drama e tragédia na p. 150; e ao ensaio «Estrutura externa
e estrutura interna» (p. 151). Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald»
(Lopes da Silva). Preenchimento de
síntese sobre aquele sketch, tragédia
e drama. Leitura de verbetes e de início da peça para responder a perguntas de
escolha múltipla. Assistência a início do Frei
Luís de Sousa, de Lopes Ribeiro Redação de começo de peça de teatro. TPC — Melhora texto agora começado,
juntando-lhe lista de pessoas/personagens.
Aula 69-70 (4 [12.ª, 5.ª], 5/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Explicação
sobre tepecê e redação devolvidas. Questionário para compreensão da cena II do Frei Luís de Sousa (pp. 154-160). Resolução
de ficha sobre Predicativos do Sujeito e do Complemento Direto. Assistência a
trecho de Frei Luís de Sousa (resto
da cena II). Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 160),
transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra
Banda) para a atualidade, mudando também o registo linguístico (que deve ser o
conveniente a personagens do nosso século). TPC — Aproveita para
avançar na leitura dos Maias e
reveres funções sintáticas.
Aula 71-72 (11 [12.ª, 5.ª] e 12/fev [8.ª, 7.ª,
1.ª]) Correção do questionário de compreensão da aula anterior (cena II).
Leitura das cenas III a VI do ato I de Frei
Luís de Sousa (pp. 162-168), para completar sínteses, com frases.
Assistência a trecho de Frei Luís de
Sousa (1985; encenação de Listopad, com Alexandra Lencastre e Cármen
Dolores; cenas III e IV) e a trecho do filme de António Lopes Ribeiro (cenas V
e VI). Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora
homodiegética) do início da cena VII. Assistência a início do filme Entre Irmãos. Preenchimento de tabela
comparativa entre Frei Luís de Sousa
e Entre Irmãos. TPC — Escreve o texto argumentativo pedido no ponto 1.1 da p. 173.
Aula 73-74 (15 [1.ª], 16/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Explicação sobre resumos e sínteses que eram
devolvidas. Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas VII-XII
do ato I de Frei Luís de Sousa (pp.
169-175). Assistência a trecho de Quem és
tu?. Redação de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho
(ponto 1.1 da p. 176). Assistência a trecho de Entre Irmãos, para completar tabela comparativa com Frei Luís de Sousa. TPC — Vai lendo os textos de apoio que, no manual, se intercalam
entre o que temos estado a ler de Frei
Luís de Sousa (penso nos das pp. 145, 146 e 164).
Aula 75-76 (18 [12.ª, 5.ª], 19/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Questionário em torno das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa. Desenho de cenário do ato II. Assistência a
trechos de Frei Luís de Sousa, de
António Lopes Ribeiro, e de Madalena.
Comentário-análise de passo do Ato II. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Correção da tabela. TPC — Vai pensando na tarefa sobre Frei Luís de Sousa que explico aqui. Podes dar-ma/enviar-ma
até ao fim de fevereiro.
Aula 77-78 (22 [1.ª], 23/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Correção do questionário para compreensão da primeira parte do ato II feito na
aula anterior; exemplo de resposta a comentário (à função de retrato de D. João
de Portugal) feito na aula anterior. Redação de esboço de comentário-análise
das cenas V-VIII do ato II. Resolução de exercício-explicação sobre funções
sintáticas (modificador de frase; complemento do nome; modificador do nome). Assistência
à parte do filme Frei Luís de Sousa
correspondente às cenas X-XV do ato II. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Preenchimento de tabela
comparativa entre o filme e Frei Luís de
Sousa. TPC — (1) Vai preparando
a tarefa sobre Frei Luís de Sousa (cfr. indicações aqui); (2) Prepara leitura em voz alta (muito
expressiva) da parte do ato III (pp.
200-...) que te compita. Cada aluno preparará todas as falas nas linhas que
indico. Em aula serão chamados a ler, em diálogo-quase-dramatização, uma (ou
duas) das personagens dessa parte.
De Coisas para Gaveta de Nuvens |
Aula 79-80 (25 [12.ª, 5.ª], 27/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Correção de comentário que se devolvia (retrato de D. João). Exercício em torno
de funções sintáticas. Comentário (resposta ao ponto 1 da p. 205); e resposta
aos pontos 2.1 da p. 205 e ao ponto 3.1 da p. 207. Correção do comentário e dos
dois outros itens. Leitura em voz alta (expressiva) de parte do ato III,
segundo o que fora pedido para preparação em casa. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Correção de tabela
comparativa (com Frei Luís de Sousa).
TPC — Faz o trabalho de comentário a
Frei Luís de Sousa entretecido com
comentário a letra de canção (cfr.
«Instruções para tarefa sobre Frei Luísde Sousa»),
cuja primeira versão me deve ser enviada (ou, se preferires, trazida, impressa)
até cerca da próxima aula. (E não esqueças também a preparação da leitura
expressiva que te foi atribuída na aula passada.)
Aula 81-82 (29/fev [1.ª], 1/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª,
5.ª]) Correção do trabalho de gramática feito na aula anterior. Leitura em voz
alta (cenas II a V e retoma de partes da cena I) do ato III de Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho
de Frei Luís de Sousa. Redação de
resposta(s) a pergunta(s) sobre cenas II a VI. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Resposta a quadro
comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos). TPC — Recordo que os comentários sobre Frei Luís de Sousa e canção (ver «Instruções») me devem ser enviados rapidissimamente, num anexo
para luisprista@netcabo.pt
(se não agradecer, é que nada me chegou). Depois, quando lhes entregar os
textos já corrigidos por mim, lançarão as emendas no vosso ficheiro e
enviar-mo-ão de novo. (Dar-me-ão também a folha onde eu fizera as emendas para
que possa verificar se reformularam tudo bem.) A classificação, relativa
sobretudo à primeira versão, ficará junto do texto, em Gaveta de Nuvens.
Aula 83-84 (3 [12.ª, 5.ª], 4/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção
de perguntas respondidas na última aula. Leitura em voz alta (resto do ato
III). Assistência a trecho de Frei Luís
de Sousa. Redação de comentário, ou resposta a pergunta(s), em torno do ato
III. Assistência a conclusão de Entre
Irmãos. Correção da tabela de comparação. TPC — Lança no ficheiro respetivo as emendas que fiz ao comentário
sobre canção e Frei Luís de Sousa e
envia-mo. Traz-me depois a versão com as minhas correções para poder verificar
se as tiveste em conta. (A classificação — relativa à primeira versão,
sobretudo, mas dependente de verificação da segunda — ficará junto dos textos
em Gaveta de Nuvens.)
Aula 85-86 (7 [1.ª], 8/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Questionário
de compreensão escrita/gramática dos textos das pp. 219 («Esta é uma verdadeira
tragédia...») e 220 («Tragédia romântica»). Redação de resposta(s) a
pergunta(s) sobre ato III do Frei Luís de
Sousa e/ou cópia de correções de trabalhos anteriores. Leituras em voz alta
em atraso. Exercício de compreensão oral de texto expositivo sobre Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho
final de Frei Luís de Sousa. TPC — Na próxima aula, traz o teu
exemplar de Os Maias, embora sem
esquecer também o manual. (Farei uma primeira verificação da compreensão que já
tenhas da obra. Como pedira, convém que tenhas avançado o mais possível.)
Aula 87-88 (10 [12.ª, 5.ª], 11/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª])
Preenchimento de questionário para compreensão dos textos de Os Maias nas pp. 240-241 do manual e
escrutínio da situação em termos de leitura da obra. Leitura de começos e
finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos
e finais. Assistência a três sketches
«oitocentistas» dos Gato Fedorento (série Barbosa). Redação de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de
trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um
dos inícios dos romances do mesmo autor. TPC
— No caso de já te ter devolvido a primeira versão da análise de canção
comparada com Frei Luís de Sousa com
as devidas correções, não te esqueças de me enviar o ficheiro já com as emendas
lançadas (esse tepecê grande só então se considera realizado). Em Gaveta de Nuvens tenho posto as análises
revistas, acompanhadas de uma nota. (Se não estiver lá a tua, é que não me
enviaste o texto revisto.)
Aula 89-90 (14 [1.ª], 15/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Correção de ficha sobre Os Maias feita na aula anterior. Assistência
a clip de «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos). Resposta a ficha
sobre advérbios (reportada a «Advérbios de modo não combinam com amor»). Começo
de uma definição telegráfica sobre Frei
Luís de Sousa. Assistência a início de «Divertida-mente». TPC — Completa o abecedário sobre Frei Luís de Sousa (fá-lo mais criativo
do que a maioria dos que me chegaram sobre o «Sermão de Santo António aos
Peixes»).
Aula 91-92 (17 [12.ª,
5.ª], 18/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do trabalho de compreensão/gramática sobre
«Esta é uma verdadeira tragédia...» (p. 219) e
de «Tragédia romântica» (220). Explicação sobre como se procederá em termos de
avaliação. Assistência a Divertida-mente
e conversas individuais de avaliação. Preenchimento de tabela com contraste
entre Divertida-mente e Frei Luís de Sousa. TPC
(para férias) — (i)
Termina, ou, pelo menos, avança decisivamente, em Os Maias (haverá questionários de compreensão, para verificar se a
leitura tem sido mesmo feita, logo no recomeço ou poucos dias depois). (ii) Se
for caso disso, recupera tarefas atrasadas.
Aula 93-94 (4 [1.ª], 5/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Leitura
da «Memória ao Conservatório Real» (pp. 147-148), para preenchimento de
síntese. Preenchimento de resposta em torno de características de tragédia. Assistência
a sketches com Hamlet (Monty Python e
Gato Fedorento). Exercício em torno de orações relativas (restritivas e
explicativas), a partir de pontuação. Correção (e explicação adicional). Assistência
a trecho(s) de Quem és tu? / Madalena. TPC — Em Gaveta
de Nuvens, pus instruções para tarefa sobre Os Maias.
Aula 95-96 (7 [12.ª, 5.ª], 8/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Explicação
sobre perspetiva diacrónica da literatura portuguesa em confronto com programa.
Assistência a «Diálogo sobre o arrependimento» (série Barbosa). Compreensão de «Contrariedades» (pp.
307-308), de Cesário Verde, para preencher tabela com características mais
inovadoras e redação de respostas-comentários. Assistência a trechos de O último a sair (paródias de poemas)
para verificar traços «realistas» em alguns versos. TPC — Completa a lista de ‘Pequenas contrariedades’ no verso da última
página que estivemos a usar.
Aula 97-98 (11 [1.ª], 12/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Explicação sobre tepecê anterior, tarefa sobre Os Maias e visionamento de clips sobre «Contrariedades». Reconstituição
de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes. Audição de «De
tarde», por Sinde Filipe (também de «Contrariedades»); «De tarde», por João
Villaret. Preenchimento apenas com
transcrições do poema de uma sua análise lacunar. Redação descritiva de momento
recordável, segundo início de «De tarde», mas em prosa. TPC — Completa a
página em que estava o tepecê da última aula (melhorando, se for caso disso,
lista de ‘Pequenas contrariedades’ no verso da última página que estivemos a
usar; escrevendo agora também o comentário sobre a última estrofe de
«Contrariedades»).
Aula 99-100 (14 [12.ª, 5.ª], 15/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Assistência
aos sketches «Reunião de condóminos com o Drácula» (série Meireles) e «Sabes
onde há gajas boas?» (Lopes da Silva). Resposta a ficha sobre orações
subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto dos
sketches citados. Leitura de início de A
cidade e as serras e de trecho sobre Monforte (no cap. I de Os Maias), para redigir, segundo o mesmo
modelo, historial (verosímil ou, mesmo, verídico) dos próprios antepassados. Assistência
a início de A viagem de Arlo. TPC — Não deixes de ir avançando nos Maias (proximamente, teremos questionários
para averiguar da sua efetiva leitura). Estuda orações (esta matéria está toda
em ‘Coordenação esubordinação’). Traz Os Maias na
próxima aula (além do manual, é claro).
Aula 101-102 (18 [1.ª], 19/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Assistência a sketches «Acho que faleceu» e «Seminaristas falam de raparigas»,
seguida de resolução de exercícios sobre subordinação (substantivas e
adjetivas). A partir de compreensão de texto expositivo sobre
caricatura/cartoon (p. 232), comentário em torno de caricatura de Eça, por
António, e de cartoon por António Jorge Gonçalves em números de O Inimigo Público distribuídos. Outros
exercícios em torno de caricatura/cartoon, tipos, O Inimigo Público e Os Maias.
TPC — Se ainda não leste o livro
todo, avança agora o mais possível nos
Maias. Como já disse, teremos proximamente questionários para avaliar a
compreensão da obra (que exigem leitura efetiva — livros de resumos não
resolvem nada).
Aula 103-104 (21 [12.ª, 5.ª], 22/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Questionário
em torno do primeiro terço de Os Maias.
Compreensão de «Num bairro moderno» (pp. 293-294), preenchendo lacunas de
síntese de cada estrofe e cancelando segmentos errados. Assistência a trecho de
Ruby Sparks. TPC — Redige comentário pedido em 1/oralidade,
na p. 296. Lembro que o trabalho sobre Os Maias tem de me ser enviado
ainda em abril. (A partir dessa data, reservo-me o direito de já nada aceitar —
ou a desvalorizar muitíssimo o que me viesse a ser entregue fora de horas.)
Aula 105-106 (26 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª] e 29/abr [1.ª])
Assistência a «A sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles),
para resolução de exercício sobre orações subordinadas adverbiais. Audição do fado
de Camané a que se alude em crónica a ler a seguir. Redação de respostas para
compreensão de crónica de Ferreira Fernandes, na p. 313, e sinopse de
«Lúbrica», de Cesário Verde, na p. 314. Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Vai enviando tarefa sobre Os
Maias (instruções: aqui). Aproveita para rever orações subordinadas adverbiais (relanceia de
novo, em Gaveta de Nuvens,
‘Coordenação e subordinação’).
Aula 107-108 (28 [12.ª, 5.ª], 29/abr [8.ª, 7.ª],
2/mai [1.ª]) Correção de questionário sobre Os
Maias. Audição de poemas de Cesário com retratos de mulheres. Redação de
respostas (fechadas e um pouco mais desenvolvida) para compreensão dos poemas
de Cesário Verde na p. 316 («Vaidosa», «Cinismos»). A partir de sketch «A
paragem assassina» (série Barbosa), classificação de orações. Assistência a
mais um trecho de Ruby Sparks. Questionário
em torno de Ruby Sparks e Cesário. TPC — Lembro que o trabalho sobre Os Maias me deve ser enviado até ao fim deste
fim de semana (ou, vá lá, até à nossa próxima aula). A partir dessa altura,
reservo-me o direito de já nada aceitar — ou a desvalorizar muito o que me
viesse a ser entregue depois. Também é importante, se ainda não o
fizeste, ir completando a leitura de Os
Maias.
Aula 109-110 (3 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 6/mai [1.ª]) Questionário
para compreensão de poema de «De verão». Redação de texto deambulatório em
prosa, segundo o modelo dos de Cesário e de «Reportagem», de António Botto (p.
306). Sorteios da fase final da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Correção de
restos da última aula (tabela sobre filme e Cesário; exercício com orações
sobre «Paragem assassina»). Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC —
(Doravante traz sempre a folha com grelhas das Ligas.) Prepara leitura em voz
alta expressiva de (i) [para A1, B1,
C1, D1, A4, B4, C4, D4] «Lúbrica» (p. 314) e «Vaidosa» (p. 316, texto A); (ii)
[para A2, B2, C2, D2, A3, B3, C3, D3] «Fado da mulher fatal» (p. 315) e «Cinismos»
(p. 316, texto B). Volto a lembrar a importância de acabar leitura de Os Maias. Dentro de algumas aulas farei
novos questionários para verificar leitura.
Aula 111-112 (5 [12.ª, 5.ª], 6 [8.ª, 7.ª], 9/mai [1.ª]) Correção
de questionário sobre «De verão». Preenchimento de lacunas no final dos versos
de «A débil», para compreensão do poema. Correção; e audição de declamações (de
Sinde Filipe) de «A débil» e de «Deslumbramentos». Leitura de «Deslumbramentos»,
p. 311, para exemplificar características elencadas num comentário na p. 312
(ponto 1). Comentário em torno de mulheres em Cesário (=pontos 1.2 da p. 317 e
1 da p. 318). Assistência a trecho de Ruby
Sparks. TPC — Completa o
texto que começámos agora. Na próxima aula, traz Os Maias.
Aula 113-114 (10 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 13/mai [1.ª])
Resolução de exercícios em torno de tempo do discurso e da história em Os Maias, a partir de textos nas pp.
246-247. Redação por preenchimento de lacunas (em torno de interpretação da
estrutura da obra, na p. 244). Liga dos Campeões (oitavos de final). Assistência
a trecho de Ruby. TPC — [Só para os que disputarão a
segunda pré-eliminatória da Liga Europa:] prepara leitura em voz alta,
expressiva, de «Num bairro moderno» (pp. 293-294). Os leitores do jogo A6 vs. B7 preparam as cinco primeiras
quintilhas (vv. 1-25); os do jogo C6 vs.
D7, as quintilhas dos vv. 26-50; os de B6 vs.
A7, vv. 51-75; os de D6 vs. C7, vv.
76-100.
Aula 115-116 (12 [12.ª, 5.ª], 13 [8.ª, 7.ª] 16/mai
[1.ª]) Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 319) e
resolução de duas perguntas (6 e 4, da p. 320) sobre o mesmo texto. Leituras em
voz alta de «Num Bairro Moderno». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — [Só
para os que disputarão os quartos de final da Liga dos Campeões:] prepara
leitura em voz alta, expressiva, do poema de Cesário Verde que refiro a seguir
— os leitores dos jogos α (alfa) vs.
ζ (dzeta, zeta) e β (beta) vs. ε (épsilon) preparam
«Contrariedades» (pp. 307-308); os leitores dos jogos γ (gama) vs. θ (theta, teta) e δ (delta) vs.
η (eta) preparam «Deslumbramentos» (p. 311). // Até ao fim do ano, ainda
teremos um exercício em torno de gramática (orações, sobretudo, e funções
sintáticas) e um questionário de verificação da leitura efetiva de Os Maias. Vale a pena ir percebendo
aqueles assuntos de gramática e lendo o livro de Eça (resumos não servem,
acreditem-me).
Aula 117-118 (17 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 21/mai [1.ª])
A partir de «Uma sombria tarde de dezembro» (pp. 248-249), exercícios para
introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de
relato do discurso). Passagem para discurso direto de trecho em discurso
indireto livre (do início do cap. III); outros exercícios de compreensão do
texto e de análise das teorias educativas defendidas nos Maias. Assistência a conclusão de Ruby Sparks. TPC — [Só
para os que disputarão os quartos de final da Liga Europa:] prepara leitura em
voz alta, expressiva, de «Cristalizações» (p. 318) e «Reportagem» (p. 306) — os
leitores dos jogos A5 vs. ζ (dzeta, zeta) e B5 vs. δ (delta) preparam os vv. 1-50 de «Cristalizações» (ou seja, as
dez primeiras quintilhas); os leitores dos jogos C5 vs. γ (gama) e D5 vs. ε
(épsilon) preparam as últimas cinco quintilhas de «Cristalizações» (vv. 51-75)
e o poema «Reportagem». [Para todos:] Estuda ficha sobre «Reprodução do
discurso no discurso» no Caderno de
Atividades (pp. 56-58), que copio também aqui, e, sobretudo, as
páginas de gramática que ponho no blogue sobre «Relato do discurso» e «Discursodireto, direto livre, indireto, indireto livre».
Aula 119-120 (19 [12.ª, 5.ª], 20 [8.ª, 7.ª] 23/mai
[1.ª]) Audição de passo de «Um jantar no Hotel Central». Redação
narrativa-descritiva de primeiro encontro de ser superlativo (segundo o modelo
do passo da visão de Maria Eduarda no Hotel Central). A partir de passos de «Um
jantar no Hotel Central» (pp. 254-255), exercícios em torno de discurso
indireto livre e de hipálages. Assistência a trecho de adaptação teatral de Os Maias por Bruno Carreiro (com o mesmo
passo lido). Leituras em voz alta de «Contrariedades» (pp. 307-308) e de
«Deslumbramentos» (p. 311). TPC —
Sem lhes responderes, relanceia as perguntas 7, 7.1, 7.2 (no fundo, toda a p.
257). O texto a que se alude (visão de Maria Monforte por Pedro), está no
capítulo I, na p. 22 das edições mais correntes. Escreve um comentário acerca
dos paralelismos, ligações, cruzamentos, etc., entre estes dois momentos e,
sobretudo, entre as duas intrigas amorosas em geral — a de Pedro/Maria Monforte
e a de Carlos/Maria Eduarda. Usa caneta. Não ultrapasses as duzentas palavras. (Se
ainda não conheces toda a obra, prefiro que a leias primeiro, mesmo em prejuízo
deste tepecê.) // [Para Liga dos Campeões
(semi-finais):] Prepara leitura em voz alta de «O sentimento dum
ocidental. I — Ave Marias» (pp. 298-299), de Cesário Verde. Em Gaveta de Nuvens há link (aqui) para duas
declamações desta primeira parte do célebre longo poema de Cesário Verde, que
podem ser úteis para esclarecer a pronúncia de alguma palavra.
Aula 121-122 (24 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 28/mai [1.ª])
Resposta a questionário para
compreensão da discussão literária no jantar do Hotel Central (cap. VI de Os Maias). Redação de curtos trechos a
inserir no texto inicial de L’assomoir
, para melhor perceber características da literatura naturalista. Liga dos
Campeões (7.ª, 8.ª); Liga Europa (1.ª, 5.ª, 12.ª). assistência a trecho de Os Maias, de João Botelho (episódio do Hotel
Central). TPC — Completa a leitura de Os Maias. Revê gramática. // [Para Liga dos Campeões (semi-finais):]
Prepara leitura em voz alta de «O sentimento dum ocidental. I — Ave Marias» (pp.
298-299); [Para Liga Europa (semi-finais):] Prepara leitura em voz alta
de «III — Ao Gás» (pp. 303-304). Estes trechos são as partes I («Ave Marias») e
III («Ao Gás») do poema talvez mais importante de Cesário Verde, «O Sentimento
dum Ocidental». Em Gaveta de Nuvens
encontrarás linque (aqui) para boas declamações do poema, o que não significa que
devas imitás-las.
Aula 123-124 (27/mai [8.ª, 7.ª]; esta aula não se
realiza nas restantes turmas) Correção de questionário de compreensão sobre o
jantar no Hotel Central feito na aula anterior. Leitura, para preenchimento de lacunas (rimas) em poema ultra-romântico;
transcrição de palavras do mesmo poema pertencentes ao campo lexical ‘morte’.
Leitura em voz alta (LE). Funções sintáticas a partir de sketch «Gajos que tentam adivinhar» (Meireles). Assistência a
trecho de Gnomeu e Julieta. TPC — No início da próxima semana
faremos pequenos trabalhos sobre gramática e sobre Os Maias. Portanto, termina a leitura do romance (enfim, se ainda
não o fizeste); revê funções sintáticas e orações. // Os semi-finalistas na
Liga dos Campeões e na Liga Europa devem preparar, respetivamente, as partes I
(«Ave Marias», pp. 298-299) e III («Ao Gás», pp. 303-304) do longo poema «O
Sentimento dum Ocidental», de Cesário Verde. (Pus aqui link para umas declamações deste poema, o
que não significa que sejam perfeitas e se devam guiar por elas.)
Aula 125-126 (30 [1.ª], 31/mai [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
Correções de trabalhos feitos em aulas anteriores. Questionário sobre Os Maias. Questionário de gramática. Resolução
de poucas perguntas sobre «Ave Marias» (298-299) e «Ao Gás» (pp. 303-304). Leituras
em voz alta («Ave Marias» e «Ao gás», de «O sentimento dum ocidental», de Cesário
Verde). TPC — Este tepecê não é um
tepecê. É uma sugestão. Decorre até dia 9 de junho o prazo para entrega de
trabalhos (no CRE) para o Concurso Literário José Gomes Ferreira.
Ponderem concorrer (regulamento: aqui).
Aula 127-128 (2 [12.ª, 5.ª], 3/jun [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção
do questionário sobre Os Maias. Correção
do questionário de gramática. Finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões. Assistência
a A viagem de Arlo (ao mesmo tempo:
conversas de avaliação).
#
<< Home