Planos de aula
Aula 1-2 (21 [1.ª] e 22/set
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(25) Apenas
poucas indicações úteis ao trabalho ao longo do ano: blogue, manuais, folhas no
caderno, gramática; avaliação (reservando-se a informação sobre aspetos do programa
e calendário para mais tarde).
(10) Leitura
de frases sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano para ajuizar da
sua veracidade.
(15) Correção.
(10) Preenchimento
da ficha de caderneta (incluindo definição telegráfica).
(10) Leitura
de «Issilva» (p. 10), de Alexandre O’Neill, para responder a perguntas em torno
do estilo do texto e das classes de palavras.
(5) Correção.
(15) Redação
de texto expositivo-argumentativo, com objetivo equivalente ao do texto de
O’Neill.
Aula 3-4 (24 [12.ª, 5.ª] e 25/set
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(15) Correção do texto expositivo-argumentativo
feito na aula anterior e agora devolvido.
(25) Questionário de compreensão de leitura de
«O top dos nomes» (pp. 11-13).
(5) Exercício sobre apelidos patronímicos.
(5) Correção.
(5) Depois de assistência ao início de episódio
de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio 1), preenchimento de resposta sobre
tipos de apelidos; correção.
(5) Exercício de intuição em torno de nomes
de batismo em moda; correção.
(5) Assistência a sketch sobre «Luciana Abreu e Djaló escolhem nome da segunda filha»
(Estado de Graça).
(5) Audição/leitura de «Maria Albertina» (por
Humanos).
(20) Comentário-resposta em torno da letra da
canção (p. 21).
Aula 5-6 (28 [1.ª] e 29/set
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(10) Sinais usados na correção de redações, visualização
de «Maria Albertina» (clip) e correção dos comentários.
(8) Sobre avaliação e mais indicações úteis.
(8) Correção do tepecê.
(7) Assistência ao sketch «Na dúvida, a culpa é do africano» (série Barbosa), para
determinar atos ilocutórios.
(3) Correção.
(3) Assistência ao sketch «Polícia que prova tudo» (série Barbosa), para determinar
atos ilocutórios.
(3) Correção.
(20) Leitura de «O Sr. José» (p. 20), para
redigir continuação (no mesmo registo).
(21) Assistência a início de O Discurso do Rei.
(5) Resposta a síntese sobre nomes próprios e
o que se viu do filme.
(3) Correção (e explicar tepecê, mostrando
blogue).
Aula 7-8 (1 [12.ª, 5.ª] e 2/out
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(10) Correção do questionário feito na penúltima
aula.
(5) Resposta a pergunta sobre campo lexical
de «nome» (p. 16).
(5) Resolução e explicação em torno da
pergunta 12 (p. 17), sobre subclasses do verbo.
(20) A propósito da pergunta 13 (p. 17), sobre
valores modais, e da noção de modalidades, exercício em torno de «O
desensofador» (Lopes da Silva; I, 5, 4 & 6).
(7) Leitura de «Comunicação» (p. 28), para
completar uma sua síntese já esboçada.
(3) Correção.
(16) Assistência a trecho de O Discurso do Rei (21-37).
(20) Redação de texto argumentativo-expositivo
em torno de frase de Jorge V e de cartoon na p. 53.
Aula 9-10 (5 [1.ª] e 6/out [12.ª,
8.ª, 7.ª, 5.ª])
(7) Correção de redações entregues.
(3) Relance à continuação de «O sr. José»
(José Saramago, Todos os Nomes).
(5) Exercício sobre formas de tratamento (a
partir de lista de Pessoa)
(5) Correção.
(15) Correção do tepecê.
(20) Resumo de Comunicado da APAV (p. 41).
(5) Correção.
(5) «Checagem» de características do
comunicado.
(5) Assistência a sketch sobre «Violência doméstica» (Lopes da Silva).
(15) Assistência a trecho de O Discurso do Rei.
(5) Exercício sobre interjeições a partir de
imprecações no filme.
Aula 11-12 (8 [12.ª, 5.ª] e 9/out
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(15) Leitura de «Maus Tratos» (p. 43), de
Saramago, para decisão sobre sinónimos ideais para certos passos.
(10) Explicação sobre valores aspetuais.
(15) A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4),
preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais.
(10) Correção.
(5) Audição de intervenção de Leonel Morgado
(sobre fraldas descartáveis) e resposta a questionário de compreensão oral da
p. 39.
(10) Leitura do comunicado da Quercus na p. 37
(«Bebés mais ecológicos»), para comentário sobre contraste entre posições de
Leonel Morgado e do comunicado.
(10) Resposta compósita aos itens 1.1 a 1.2.1 da
p. 40, sobre cartaz da APAV.
(10) Assistência a mais um trecho de O Discurso do Rei.
Aula
13-14 (12 [1.ª], 13/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(10) Correção do questionário de leitura feito
na aula anterior («Maus tratos»).
(5) Correção da resposta sobre Leonel
Morgado/Quercus (e do comentário ao cartaz de APAV).
(20) Resolução de tabela com problemas de coesão
textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 341-344 do manual.
(10) Assistência a dois sketches dos Monty Python (para perceber diferença entre coesão e
coerência).
(15) Correção, comentada, das tabelas sobre
coesão.
(15) Redação do ponto 2.1 da p. 22.
(10) Assistência a trecho de O discurso do rei.
Aula
15-16 (15 [12.ª, 5.ª], 16/out [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(10) Correção dos comentários ora entregues (a «se
uma rosa não se chamasse “rosa” [...]»).
(3) Assistência a passagem de Romeu e Julieta com menção a arbitrariedade
dos nomes.
(20) Questionário em torno de apreciação crítica
a disco dos Anaquim («Bem-vindos às vidas dos outros», pp. 70-71).
(5) Audição de Anaquim, «As vidas dos outros»
(cfr. letra na p. 72).
(35) Redação de pequenos textos de tipos
variados com inclusão de palavras dadas.
(5) Assistência a entrevista de Ana Bacalhau a
Bruno Aleixo.
(10) Assistência a trecho de O Discurso do Rei.
Aula
17-18 (19 [1.ª], 20/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(5) Assistência a cena de Romeu e Julieta no filme de Carlo Carlei.
(10) Correção do questionário sobre «Anaquim. Bem-vindos às vidas dos outros».
(15) Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço»
(Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de
palavras e sobre aspeto.
(10) Correção.
(20) Leitura de «Estrelas dos livros» (p. 73),
para escrever síntese.
(3) Assistência a clip de «As vidas dos
outros».
(15) Redação de comentário ao trecho de Millôr
Fernandes na p. 76.
(10) Assistência a trecho de O Discurso do Rei.
Aula
19-20 (22 [12.ª, 5.ª], 23/out [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(12) Correção de síntese e de comentário feitos
na última aula.
(5) Assistência a trecho de Romeu e Julieta (Zeffirelli).
(25) Leitura de texto de apreciação crítica por
Miguel Esteves Cardoso («O tédio macho», pp. 77-78), para responder a perguntas
de compreensão global-estilo (4 e 5, da p. 78).
(10) Correção.
(8) Audição de uma outra apreciação crítica
ao mesmo livro recenseado por MEC, para responder a questionário de compreensão
oral; correção.
(10) Assistência a clip de «As Vidas dos Outros»
e de mais duas canções dos Anaquim («Lusíadas»,
«Bocados de mim»).]
(8) Preparação do tepecê.
(10) Assistência a final de O Discurso do Rei.
Aula
21-22 (26 [1.ª], 27/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(25) Preenchimento de síntese-esquema da
apreciação crítica de Eduardo Pitta a livro de João Tordo (p. 74), O Bom Inverno; e da pergunta 5 da p. 76.
(10) Correção.
(5) Assistência a trecho de Romeu e Julieta (de Baz Luhrmann).
(2) Assistência a «Não sejas Inácio», para
rever «conversão».
(30) Redação a partir de final do thriller de
João Tordo (ligação de trechos finais).
(15) Assistência a início de Expiação, depois de leitura de análise
de alguns dos seus aspetos mais originais em termos de categorias da narrativa.
Aula
23-24 (29 [12.ª, 5.ª], 30/out [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(25) Questionário sobre conteúdos de gramática
dados até agora.
(10) Leitura do editorial na p. 80 («Não nos
podemos esquecer»), para preenchimento de respostas de compreensão geral.
(10) Preenchimento de tabela com exemplos de
características do género editorial (cfr. p. 82) encontrados em «Não nos
podemos esquecer» (p. 80).
(10) Correção.
(3) Assistência a passo de Amor em jogo (inspirado em Romeu e Julieta).
(18) Redação de início de editorial.
(14) Assistência a trecho de Expiação.
Aula 25-26 (2 [1.ª], 3/nov [12.ª,
8.ª, 7.ª, 5.ª])
(20) Correção do questionário de gramática.
(10) Preenchimento de tabela sobre os anúncios
da p. 64.
(5) Correção.
(10) Audição de «Às vezes (Escuto e Observo
Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa.
(5) Correção.
(20) Depois de relance a «Publicidade», nas pp.
62-63, redação de análise do anúncio às águas minerais das Pedras Salgadas (63)
ou às maçãs de Alcobaça (61).
(17) Assistência a trecho de Expiação.
Aula 27-28 (5 [12.ª, 5.ª], 6/nov
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(10) Correção da análise de anúncios
publicitários.
(10) Cópia de um dos anúncios.
(5) Sobre tepecês e sobre o trabalho de
leitura.
(5) Assistência a depoimentos/anúncios
(Sílvio, Nuno Markl) em torno de criopreservação.
(5) Compreensão dos anúncios da p. 66
(criopreservação), através de prenchimento de tabela sobre AIDMA.
(5) Correção.
(5) Visionamento de publicidade de Médicos do
Mundo e preenchimento de tabela-síntese.
(5) Relance aos anúncios da p. 69, com
preenchimento de dados sobre eles; resposta ao ponto 1.4 da mesma página.
(3) Correção.
(20) Redação de título (assertivo), slogan
(diretivo) e descrição breve de imagem (anúncio da cerveja Guinness).
(17) Assistência a trecho de Expiação.
Aula 29-30 (9 [1.ª], 10/nov [12.ª,
8.ª, 7.ª, 5.ª])
(5) Devolução dos trabalhos de casa com
editorial. Recolha dos trabalhos de casa de hoje.
(20) Resumo
do texto de Luís Carmelo (p. 58).
(15) Síntese
do texto de Nuno Júdice (p. 58).
(10) Correções.
(8) Assistência
ao sketch «Cheese shop» (Monty
Python), para completar sínteses sobre termos de semântica e léxico.
(4) Correção.
(10) Pequeno
comentário ao cartoon de Luís Afonso (p. 59), «Curto-circuito».
(15) Assistência
a trecho de Expiação.
Aula 31-32 (11 [12.ª, 5.ª], 12/nov
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(10) Correção
do comentário a cartoon de Luís Afonso.
(10) Resolução
de exercícios em torno da função sintática de «Sujeito».
(5) Correção.
(10) Assistência
a dois sketches dos Monty Python («RAF Banter» e «Woody and tinny words») para
preenchimento de análise (em torno de aspetos de semântica e de léxico).
(5) Correção.
(20) Assistência
a conclusão de Expiação.
(25) Comentário-apreciação crítica de Expiação.
Aula 33-34 (16 [1.ª], 17/nov
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(5) Correção
de tepecê com anúncios a cerveja e a pasta de dentes.
(10) Revisão
de apreciação feita na última aula.
(15) Redação
de respostas às perguntas 1.1 e 2 da p. 100 (sobre anúncio a Sermões).
(5) Correção.
(18) Transposição
para português actual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida
no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar».
(10) Correção.
(15) Sorteio
da Liga dos Campeões.
(3) Correção;
avisos sobre dia 20; sobre tepecê (referência); ...
(7) Assistência
a início de «Grandes livros» («Sermão de Santo António aos Peixes»).]
(2) Assistência
a trecho de filme sobre Santo António.
Aula 35-36 (19 [12.ª, 5.ª], 20/nov
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(5) Devolução
dos textos com preenchimento de lacunas de final de O Bom Inverno.
(3) Audição
de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».
(8) Explicação
de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António».
(7) Audição
da parte I do Sermão dita por Luís Lima Barreto.
(20) Preenchimento
de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão
(pp. 106-108).
(6) Correção;
relance a esquema das partes do «sermão».
(10) Supertaça
(incluindo audição de poema de Sophia por atriz).
(25) Redação
de começo de conto.
Aula 37-38 (23 [1.ª], 24/nov
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 1.ª])
(40) Compreensão
do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas.
(10) Correção.
(5) Audição do começo do sermão mas por Ary
dos Santos.
(15) Leitura em voz alta (parte 1 do Sermão)
[=Liga dos Campeões].
(15) Assistência a início de Palavra e Utopia, filme de Manoel de Oliveira.
Aula 39-40 (26 [12.ª, 5.ª], 27/nov
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(10) Explicação sobre partes do sermão (em
função de partes da epopeia); e audição de início do cap. 3 do «Sermão de Santo
António».
(23) Compreensão
de um resumo-adaptação do capítulo III (e de partes do «Sermão»).
(5) Correção.
(5) Audição
de «Sermão», passos da parte 3, por Ary dos Santos.
(25) Leitura
em voz alta do cap. 2 do «Sermão».
(20) Redação
de louvor a um animal, de maneira a extrair exemplos úteis aos homens.
Aula 41-42 (30/nov [1.ª], 1/dez
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(35) Compreensão
do cap. IV do «Sermão», através de preenchimento de lacunas em sínteses.
(10) Correção.
(14) Assistência
a trecho incial de À Procura de Nemo
(para confronto com o «Sermão [...]»).
(20) Leitura
em voz alta do cap. III (Liga dos Campeões).
(10) Assistência
a mais um trecho de À procura de Nemo.
Aula 43-44 (3 [12.ª, 5.ª], 4/dez [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(15) Audição de gravação de excertos do cap. IV,
para relembrar capítulo lido na última aula e enquadrar capítulo seguinte; e de
«Coro dos tribunais» (GNR).
(30) Leitura do cap. V do «Sermão de Santo
António aos Peixes», para preencher quadros-síntese.
(10) Correção.
(20) Leitura em voz alta do cap. IV (Liga dos
Campeões).
(13) Assistência a trecho de À procura de Nemo.
Aula 45-46 (7, 10/dez [nas turmas
7.ª e 8.ª, que terão menos uma aula neste período, esta sessão será suprimida,
sendo as tarefas mais importantes diluídas na aulas 47-48 ou 49-50])
(10) Correção
do conto (e instruções sobre reformulação).
(25) Leitura
em voz alta do cap. V do «Sermão». // [12.ª, 5.ª:] Questionários sobre
gramática e conhecimentos do «Sermão».
(10) Assistência
ao sketch «Teste de bazófia» (série
Barbosa), para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e
modais.
(10) Correção.
(35) Após
leitura de «Os potentinhos portugueses» (p. 129), de Miguel Esteves Cardoso,
comentário articulador deste texto e dos tipos de peixes repreendidos por
Vieira no cap. V do «Sermão de Santo António».
Aula 47-48 (11/dez [1.ª, 7.ª,
8.ª], 15/dez [12.ª, 5.ª])
(40) Questionários
sobre gramática e conhecimentos do «Sermão». // [12.ª, 5.ª:] Leitura em voz
alta do cap. V do «Sermão».
(40) Redação
de Alfabeto sobre «Sermão de Santo António aos Peixes». // [7.ª, 8.ª:] Assistência
ao sketch «Teste de bazófia» (série
Barbosa), para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e
modais; correção. / Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão».
(15) Assistência
a trecho de À procura de Nemo.
Aula 49-50 (14 [1:ª], 15 [7.ª], 16
[8.ª], 17/dez [12.ª, 5.ª])
(30) Correção
dos questionários sobre gramática e sobre o «Sermão de Santo António» feitos na
aula anterior.
(10) Prospetiva
do início do próximo período; outras explicações sobre os trabalhos em curso.
(45) Assistência
a conclusão de À procura de Nemo, ao
mesmo tempo de conversas, aluno a aluno, acerca de avaliação.
Aula 51-52
(4 [1.ª], 5/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(15) Calendário
do 2.º período e recolha de tepecês.
(5) Audição
da peroração do «Sermão» (por Ary dos Santos; 1.05.30-1.10.30).
(20) Preenchimento
de tabela para compreensão do cap. VI do «Sermão» e estudo de história da
língua; resolução do ponto 1 da p. 131.
(20) Correções.
(5) Sobre
anáfora, polissíndeto, alegoria (explicação, com ilustração com anúncios).
(12) Resposta
a item de grupo I de exame sobre alegoria e «Sermão».
(6) Cópia
de resposta-modelo.
(7) Assistência
a trecho de O Sentido da Vida
(paródia em torno de alegoria: ceifeira da morte).
Aula 53-54
(7 [12.ª, 5.ª], 8/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(20) Leitura
de «Este país não é para corruptos», de Ricardo Araújo Pereira, na p. 132, para
preenchimento de texto lacunar-síntese.
(5) Correção.
(5) Explicação
de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe).
(18) Assistência
a trechos de O amor acontece.
(10) Atribuição
de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme.
(5) Correção.
(5) Explicação
de noção de adjetivo qualificativo (vs.
relacional); e de noção de caracterização direta/indireta.
(22) Redação
de comentário (em torno de cartoon, crónica de RAP e «Sermão»).
Aula 55-56 (11 [1.ª], 12/jan
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(5) Distribuição
de impressos para visita de estudo.
(5) Situação
no programa em termos de gramática; funções sintáticas ao nível da frase (vs. ao nível do grupo verbal).
(20) Preenchimento
de tabela com funções sintáticas internas ao grupo verbal (depois de de leitura
de critérios de identificação).
(10) Correção.
(5) Assistência
a trecho de O amor acontece, com
canção a usar no exercício seguinte.
(10) Identificação,
em texto da canção referida, de funções sintáticas (em geral, mas, sobretudo,
em torno do grupo verbal).
(5) Correção.
(5) Assistência
a trechos de O amor acontece.
(25) Redação
para completar respostas acerca de prova sobre trecho do cap. V do «Sermão»
(«Com aquele seu capelo»; pp. 134-135).
Aula 57-58
(14 [12.ª, 5.ª], 15/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(20) Correções
e entregas de trabalhos. Preparação de visita de estudo.
(10) Assistência
a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos (episódio 1 —
10,30-14,30 — e episódio 3 — 0,30-4,30).
(10) Resolução
de ficha em torno de texto argumentativo, tipos de argumentos (entre a p. 94 do
manual e os trechos de Bruno Aleixo).
(10) Correção.
(25) Redação
de trechos para partes cortadas de «O poder é da palavra» (p. 95).
(10) Assistência
a trecho de O Amor Acontece.
Aula 59-60 (18 [1.ª], 19/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(20) Questionário
com escolha de sinónimos em substituição de termos do texto, para compreensão
de «Seja responsável, reclame!» (p. 29).
(20) Leitura
de «Um livro de reclamações em cada canto», e resolução de pontos 1.1, 3 e 4
(Leitura e Compreensão) e 1.1 (Escrita), da p. 34.
(30) Redação
de carta de reclamação (a propósito de cartões publicitários de videntes),
segundo modelo da reclamação na p. 31.
(18) Assistência
a trecho final de O Amor Acontece.
Aula 61-62 (21 [12.ª, 5.ª], 22/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(15) Correção
de respostas a itens de prova sobre «O polvo» (pp. 134-135).
(20) Mais
respostas ao mesmo questionário (e correção).
(15) Indicação
de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim»
(p. 199).
(5) Correção.
(5) Audição
de «Encosta-te a mim».
(30) Resolução
(conduzida) de modelo de grupo III de exame.
Aula 63-64
(18 [1.ª], 19/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(12) Correção
do questionário de compreensão escrita da penúltima aula.
(30) Leitura
de «O romântico» (p. 140) para responder a perguntas («à exame»); resolução do
ponto 5 da p. 141 (aceções de ‘romântico’).
(15) Correções.
(15) Redação
de linhas sobre um estereótipo (um «cromo»), segundo o estilo de Rita Ferro (na
segunda metade do texto; ll. 19-31 sobretudo).
(16) Assistência
a trecho inicial de Tristão e Isolda.
Aula 65-66 (28 [12.ª, 5.ª], 29/fev
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(5) Correção dos trabalhos de casa ora
devolvidos («em torno de «vaidade das vaidades e tudo é vaidade»).
(30) Leitura em scanning, de livros de teatro distribuídos e de páginas do manual
relativas a Frei Luís de Sousa, para
preenchimento de tabela.
(10) Correções (incluindo audição de leituras
expressivas de falas).
(15) Redação de resumo do texto «Um homem e uma
obra de paixões» (p. 139).
(15) Redação de síntese de «Ler Frei Luís de Sousa hoje» (p. 139).
(13) Assistência a trecho de Tristão e Isolda.
Aula 67-68 (1 [1.ª], 2/fev [12.ª,
8.ª, 7.ª, 5.ª])
(18) Relance
ao enquadrado sobre drama e tragédia na p. 150; e ao ensaio «Estrutura externa
e estrutura interna» (p. 151).
(5) Assistência
ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva, I, 6-7).
(5) Preenchimento
de síntese sobre aquele sketch, tragédia
e drama.
(5) Correção.
(15) Leitura
de verbetes e de início da peça para responder a perguntas de escolha múltipla.
(5) Correção.
(7) Assistência
a início do Frei Luís de Sousa, de
Lopes Ribeiro.
(30) Redação
de começo de peça de teatro.
Aula 69-70 (4 [12.ª, 5.ª], 5/fev
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(15) Explicação
sobre tepecê e redação devolvidas.
(30) Questionário
para compreensão da cena II do Frei Luís
de Sousa (pp. 154-160).
(10) Resolução
de ficha sobre Predicativos do Sujeito e do Complemento Direto.
(10) Correção.
(10) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa (resto
da cena II).
(15) Reescrita
da última fala de Madalena na cena II (p. 160), transpondo a mesma situação
(espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade,
mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens
do nosso século).
Aula 71-72 (11 [12.ª, 5.ª] e
12/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(15) Correção
do questionário de compreensão da aula anterior (cena II).
(25) Leitura das cenas III a VI do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 162-168), para
completar sínteses, com frases.
(5) Correção.
(12) Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (1985; encenação de
Listopad; com Alexandra Lencastre e Carmen Dolores; cenas III e IV) e a trecho
do filme de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI).
(18) Transposição
para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena
VII.
(12) Assistência
a início do filme Entre Irmãos.
(3) Preenchimento
de tabela comparativa entre Frei Luís de
Sousa e Entre Irmãos.
Aula 73-74 (15 [1.ª], 16/fev
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(10) Explicação sobre
resumos e sínteses que eram devolvidas.
(5) Correção da tabela comparativa entre FLS e Entre e Irmãos (começada
na aula anterior).
(20) Preenchimento
de sínteses para compreensão das cenas VII-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 169-175).
(5) Correção.
(8) Assistência
a trecho de Quem és tu?.
(15) Redação
de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho (ponto 1.1 da p.
176).
(18) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(2) Completamento
de tabela de comparação com Frei Luís de
Sousa.
Aula 75-76 (18 [12.ª, 5.ª], 19/fev
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(10) Explicação
sobre trabalhos que se devolviam.
(25) Questionário
em torno das cenas I a IV do ato II do Frei
Luís de Sousa.
(10) Desenho
de cenário do ato II.
(10) Assistência
a trechos de Frei Luís de Sousa, de
António Lopes Ribeiro, e de Madalena,
de Ensemble (sociedade de atores).
(15) Comentário-análise
de passo do Ato II.
(15) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(5) Correção
da tabela.
Aula 77-78 (22 [1.ª], 23/fev
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(20) Correção
do questionário para compreensão da primeira parte do ato II feito na aula
anterior; exemplo de resposta a comentário (à função de retrato de D. João de
Portugal) feito na aula anterior;
(25) Redação
de esboço de comentário-análise das cenas V-VIII do ato II.
(5) Resolução
de exercício-explicação sobre funções sintáticas (modificador de frase;
complemento do nome; modificador do nome).
(10) Assistência
à parte do filme Frei Luís de Sousa
correspondente às cenas X-XV do ato II.
(5) Exemplo(s)
de respostas ao comentário sobre as cenas V-VIII.
(5) Correção
de exercício sobre funções sintáticas.
(15) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa com entre o filme e Frei
Luís de Sousa.
Aula 79-80 (25 [12.ª, 5.ª], 27/fev
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(5) Correção
de comentário que se devolvia (retrato de D. João).
(18) Exercício
em torno de funções sintáticas.
(20) Comentário
(resposta ao ponto 1 da p. 205); e resposta aos pontos 2.1 da p. 205 e ao ponto
3.1 da p. 207.
(7) Correção
do comentário e dos dois outros itens.
(25) Leitura
em voz alta (expressiva) de parte do ato III, segundo o que fora pedido para
preparação em casa.
(13) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(2) Correção
de tabela comparativa (com Frei Luís de
Sousa).
Aula 81-82 (29/fev [1.ª], 1/mar
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(20) Correção
do trabalho de gramática feito na aula anterior.
(25) Leitura
em voz alta (cenas II a V e retoma de partes da cena I) do ato III de Frei Luís de Sousa.
(12) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa.
(18) Redação
de resposta(s) a pergunta(s) sobre cenas II a VI.
(12) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(3) Resposta
a quadro comparativo-síntese (Frei Luís
de Sousa/Entre Irmãos).
Aula 83-84 (3 [12.ª, 5.ª], 4/mar
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(10) Correção
de perguntas respondidas na última aula.
(35) Leitura
em voz alta (resto do ato III).
(12) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa.
(15) Redação
de comentário, ou resposta a pergunta(s), em torno do ato III.
(14) Assistência
a comclusão de Entre Irmãos.
(3) Correção
da tabela de comparação.
Aula 85-86 (7 [1.ª], 8/mar [12.ª,
8.ª, 7.ª, 5.ª])
(30) Questionário
de compreensão escrita/gramática dos textos das pp. 219 («Esta é uma verdadeira
tragédia...») e 220 («Tragédia romântica»).
(20) Redação
de resposta(s) a pergunta(s) sobre ato III do Frei Luís de Sousa e/ou cópia de correções de trabalhos anteriores.
(5) Correção.
(15) Leituras
em voz alta em atraso.
(5) Exercício
de compreensão oral de texto expositivo sobre Frei Luís de Sousa.
(5) Correção.
(10) Assistência
a trecho(s) fina(is) de Frei Luís de
Sousa.
Aula 87-88 (10 [12.ª, 5.ª], 11/mar
[8.ª, 7.ª, 1.ª])
(25) Preenchimento
de questionário para compreensão dos textos de Os Maias nas pp. 240-241 do manual e escrutínio da situação em
termos de leitura da obra.
(20) Leitura
de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre
títulos, começos e finais.
(5) Correção.
(10) Assistência a três sketches «oitocentistas» dos Gato Fedorento (série Barbosa).
(30) Redação de um incipit e de um explicit
de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de
um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos
romances do mesmo autor.
Aula 89-90 (14 [1.ª], 15/mar
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(12) Correção de ficha sobre Os Maias feita na aula anterior.
(3) Assistência a clip de «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos).
(15) Resposta a ficha sobre advérbios (reportada
a «Advérbios de modo não combinam com amor»).
(10) Correção.
(5) Audição de «Efetivamente», dos GNR.
(10) Leituras em voz alta em atraso.
(15) Começo de uma definição telegráfica sobre Frei Luís de Sousa.
(20) Assistência a início de «Divertida-mente».
Aula 91-92
(17 [12.ª, 5.ª], 18/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(20) Correção do trabalho de
compreensão/gramática sobre «Esta é uma verdadeira tragédia...» (p. 219) e de «Tragédia romântica» (220).
(5) Explicação sobre como se procederá em
termos de avaliação.
(60) Assistência a Divertida-mente e conversas individuais de avaliação.
(5) Preenchimento de tabela com contraste
entre Divertida-mente e Frei Luís de Sousa.
Aula 93-94 (4 [1.ª], 5/abr [12.ª,
8.ª, 7.ª, 5.ª])
(25) Leitura
da «Memória ao Conservatório Real» (pp. 147-148), para preenchimento de
síntese.
(15) Correção.
(5) Preenchimento
de resposta em torno de características de tragédia.
(5) Correção.
(7) Assistência
a sketches com Hamlet (Monty Python e
Gato Fedorento).
(10) Exercício
em torno de orações relativas (restritivas e explicativas), a partir de
pontuação.
(12) Correção
(e explicação adicional).
(7) Assistência
a trecho de Quem és tu?.
Aula 95-96 (7 [12.ª, 5.ª], 8/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(15) Explicação
sobre perspetiva diacrónica da literatura portuguesa em confronto com programa.
(5) Assistência
a «Diálogo sobre o arrependimento» (série Barbosa).
(32) Compreensão de «Contrariedades» (pp.
307-308), de Cesário Verde, para preencher tabela com características mais
inovadoras e redação de respostas-comentários.
(23) Correção.
(12) Assistência
a trechos de O último a sair (paródias de poemas).
(3) Solução;
correção.
Aula 97-98 (11 [1.ª], 12/abr
[12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(15) Explicação
sobre tepecê anterior, tarefa sobre Os
Maias e visionamento de clips sobre «Contrariedades».
(15) Reconstituição
de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes; correção.
(5) Audição
de «De tarde», por Sinde Filipe (também de «Contrariedades»); «De tarde», por
João Villaret.
(25) Preenchimento apenas com transcrições do
poema de uma sua análise lacunar.
(10) Correção.
(20) Redação descritiva de momento recordável,
segundo início de «De tarde», mas em prosa.
Aula 99-100
(14
[12.ª, 5.ª], 15/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(5) Assistência
aos sketches «Reunião de condómínos com o Drácula» e «Sabes onde há gajas
boas?».
(15) Resposta
a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a
propósito do texto dos sketches citados.
(15) Correção.
(30) Leitura de início de A cidade e as serras e de trecho sobre Monforte (no cap. I de Os Maias), para redigir, segundo o mesmo
modelo, historial (verosímil ou, mesmo, verídico) dos próprios antepassados.
(15) Assistência
a início de A viagem de Arlo.
Aula
101-102
(18 [1.ª], 19/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(20) Assistência
a sketches «Acho que faleceu» e «Seminaristas falam de raparigas» (Meireles),
seguida de resolução de exercícios sobre subordinação (substantivas e
adjetivas).
(10) Correção.
(40) A
partir de compreensão de texto expositivo sobre caricatura/cartoon (p. 232),
comentário em torno de caricatura de Eça, por António, e de cartoon por António
Jorge Gonçalves em números de O Inimigo
Público distribuídos.
(20) Outros
exercícios em torno de caricatura/cartoon, tipos, O Inimigo Público e Os Maias.
Aula 103-104 (21
[12.ª, 5.ª], 22/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(20) Questionário
em torno do primeiro terço de Os Maias.
(30) Compreensão
de «Num bairro moderno» (pp. 293-294), preenchendo lacunas de síntese de cada
estrofe e cancelando segmentos errados.
(20) Correção.
(15) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula 105-106 (26 [12.ª, 8.ª, 7.ª,
5.ª] e 29/abr [1.ª])
(5) Visionamento
de algumas pinturas de Arcimboldo.
(15) Assistência
a «A sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles), para resolução
de exercício sobre orações subordinadas adverbiais.
(10) Correção.
(5) Audição
do fado de Camané a que se alude em crónica a ler a seguir.
(35) Redação
de respostas para compreensão de crónica de Ferreira Fernandes, na p. 313, e
sinopse de «Lúbrica», de Cesário Verde, na p. 314.
(17) Assistência a trecho de Ruby Sparks.
Aula
107-108
(28 [12.ª, 5.ª], 29/abr [8.ª, 7.ª], 2/mai [1.ª])
(10) Correção
de questionário sobre Os Maias.
(5) Audição
dos poemas a ler a seguir.
(25) Redação
de respostas (fechadas e um pouco mais desenvolvida) para compreensão dos
poemas de Cesário Verde na p. 316 («Vaidosa», «Cinismos»).
(10) Correções.
(20) A
partir de sketch «A paragem assassina» (série Barbosa), classificação de
orações.
(12) Assistência
a mais um trecho de Ruby Sparks.
(5) Questionário
em torno de Ruby Sparks e Cesário.
Aula
109-110
(3 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 6/mai [1.ª])
(30) Questionário
para compreensão de poema de «De verão».
(20) Redação
de texto deambulatório em prosa, segundo o modelo dos de Cesário e de
«Reportagem», de António Botto (p. 306).
(10) Sorteios
da fase final da Liga dos Campeões e da Liga Europa.
(10) Correção
de restos da última aula (tabela sobre filme; exercício com orações sobre
«Paragem assassina»).
(17) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula
111-112
(5 [12.ª, 5.ª], 6 [8.ª, 7.ª], 9/mai [1.ª])
(15) Correção
de questionário sobre «De verão».
(20) Preenchimento
de lacunas no final dos versos de «A débil», para compreensão do poema.
(12) Correção;
e audição de declamações (de Sinde Filipe) de «A débil» e de «Deslumbramentos».
(10) Leitura
de «Deslumbramentos», p. 311, para exemplificar características elencadas num comentário
na p. 312 (ponto 1).
(5) Correção.
(20) Comentário
em torno de mulheres em Cesário (=pontos 1.2 da p. 317 e 1 da p. 318).
(8) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula
113-114
(10 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 13/mai [1.ª])
(25) Resolução
de exercícios em torno de tempo do discurso e da história em Os Maias, a partir de textos nas pp.
246-247.
(5) Redação
por preenchimento de lacunas (em torno de interpretação da estrutura da obra,
na p. 244).
(15) Correções.
(35) Liga
dos Campeões (oitavos de final).
(10) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula 115-116 (12 [12.ª, 5.ª], 13
[8.ª, 7.ª] 16/mai [1.ª])
(35) Redação
de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 319) e resolução de
duas perguntas (6 e 4, da p. 320) sobre o mesmo texto.
(25) Correção.
(20) Leituras
em voz alta de «Num Bairro Moderno».
(10) Assistência
a trecho de Ruby Sparks.
Aula 117-118 (17 [12.ª, 8.ª, 7.ª,
5.ª], 21/mai [1.ª])
(25) A
partir de «Uma sombria tarde de dezembro» (pp. 248-249), exercícios para
introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de
relato do discurso).
(15) Correção.
(20) Passagem
para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap.
III); outros exercícios de compreensão do texto e de análise das teorias
educativas defendidas nos Maias.
(10) Correção.
(15) Assistência
a conclusão de Ruby Sparks.
Aula 119-120 (19 [12.ª, 5.ª], 20
[8.ª, 7.ª] 23/mai [1.ª])
(7) Audição
de passo de «Um jantar no Hotel Central».
(30) Redação
narrativa-descritiva de primeiro encontro de ser superlativo (segundo o modelo
do passo da visão de Maria Eduarda no Hotel Central).
(20) A
partir de passos de «Um jantar no Hotel Central» (pp. 254-255), exercícios em
torno de discurso indireto livre e de hipálages.
(7) Correção.
(5) Assistência
a trecho de adaptação teatral de Os Maias
por Bruno Carreiro (com o mesmo passo lido).
(20) Leituras em voz alta de «Contrariedades»
(pp. 307-308) e de «Deslumbramentos» (p. 311).
Aula 121-122 (24 [12.ª, 8.ª, 7.ª,
5.ª], 28/mai [1.ª])
(30) Resposta a questionário para compreensão da
discussão literária no jantar do Hotel Central (cap. VI de Os Maias).
(30) Redação de curtos trechos a inserir no
texto inicial de L’assomoir , para
melhor perceber características da literatura naturalista.
(20) Liga dos Campeões (7.ª, 8.ª); Liga Europa
(1.ª, 5.ª, 12.ª).
(10) Os
Maias, de João Botelho (episódio do Hotel Central).
Aula 123-124 (27/mai [8.ª, 7.ª];
esta aula não se realiza nas restantes turmas)
(15) Correção de questionário de compreensão sobre o jantar no Hotel
Central feito na aula anterior.
(20) Leitura, para preenchimento de lacunas
(rimas) em poema ultra-romântico; transcrição de palavras do mesmo poema
pertencentes ao campo lexical ‘morte’.
(15) Correção.
(20) Leitura em voz alta (LE).
(10) Funções sintáticas a partir de sketch «Gajos que tentam adivinhar» (Meireles).
(5) Assistência a trecho de Gnomeu
e Julieta.
Aula 125-126 (30 [1.ª], 31/mai [12.ª,
8.ª, 7.ª, 5.ª])
(10) Correção
de trabalhos feitos em aulas anteriores.
(20) Questionário
sobre Os Maias.
(25) Questionário
de gramática.
(10) Resolução
de poucas perguntas sobre «Ave Marias» (298-299) e «Ao Gás» (pp. 303-304).
(5) Correção.
(20) Leituras
em voz alta («Ave Marias» e «Ao gás», de «O sentimento dum ocidental», de Cesário
Verde).
Aula
127-128
(2 [12.ª, 5.ª], 3/jun [8.ª, 7.ª, 1.ª])
(10) Correção
do questionário sobre Os Maias.
(10) Correção
do questionário de gramática.
(15) Finais
da Liga Europa e da Liga dos Campeões, precedidas de Hino.
(55) Assistência
a A viagem de Arlo (ao mesmo tempo:
conversas de avaliação).
#
<< Home