Thursday, September 10, 2015

Planos de aula



Aula 1-2 (21 [1.ª] e 22/set [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])
(25)     Apenas poucas indicações úteis ao trabalho ao longo do ano: blogue, manuais, folhas no caderno, gramática; avaliação (reservando-se a informação sobre aspetos do programa e calendário para mais tarde).
(10)     Leitura de frases sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano para ajuizar da sua veracidade.
(15)     Correção.
(10)     Preenchimento da ficha de caderneta (incluindo definição telegráfica).
(10)     Leitura de «Issilva» (p. 10), de Alexandre O’Neill, para responder a perguntas em torno do estilo do texto e das classes de palavras.
(5)       Correção.
(15)     Redação de texto expositivo-argumentativo, com objetivo equivalente ao do texto de O’Neill.

Aula 3-4 (24 [12.ª, 5.ª] e 25/set [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(15)     Correção do texto expositivo-argumentativo feito na aula anterior e agora devolvido.
(25)     Questionário de compreensão de leitura de «O top dos nomes» (pp. 11-13).
(5)       Exercício sobre apelidos patronímicos.
(5)       Correção.
(5)       Depois de assistência ao início de episódio de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio 1), preenchimento de resposta sobre tipos de apelidos; correção.
(5)       Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda; correção.
(5)       Assistência a sketch sobre «Luciana Abreu e Djaló escolhem nome da segunda filha» (Estado de Graça).
(5)       Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos).
(20)     Comentário-resposta em torno da letra da canção (p. 21).

Aula 5-6 (28 [1.ª] e 29/set [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(10)     Sinais usados na correção de redações, visualização de «Maria Albertina» (clip) e correção dos comentários.
(8)       Sobre avaliação e mais indicações úteis.
(8)       Correção do tepecê.
(7)       Assistência ao sketch «Na dúvida, a culpa é do africano» (série Barbosa), para determinar atos ilocutórios.
(3)       Correção.
(3)       Assistência ao sketch «Polícia que prova tudo» (série Barbosa), para determinar atos ilocutórios.
(3)       Correção.
(20)     Leitura de «O Sr. José» (p. 20), para redigir continuação (no mesmo registo).
(21)     Assistência a início de O Discurso do Rei.
(5)       Resposta a síntese sobre nomes próprios e o que se viu do filme.
(3)       Correção (e explicar tepecê, mostrando blogue).

Aula 7-8 (1 [12.ª, 5.ª] e 2/out [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(10)     Correção do questionário feito na penúltima aula.
(5)       Resposta a pergunta sobre campo lexical de «nome» (p. 16).
(5)       Resolução e explicação em torno da pergunta 12 (p. 17), sobre subclasses do verbo.
(20)     A propósito da pergunta 13 (p. 17), sobre valores modais, e da noção de modalidades, exercício em torno de «O desensofador» (Lopes da Silva; I, 5, 4 & 6).
(7)       Leitura de «Comunicação» (p. 28), para completar uma sua síntese já esboçada.
(3)       Correção.
(16)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei (21-37).
(20)     Redação de texto argumentativo-expositivo em torno de frase de Jorge V e de cartoon na p. 53.

Aula 9-10 (5 [1.ª] e 6/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(7)       Correção de redações entregues.
(3)       Relance à continuação de «O sr. José» (José Saramago, Todos os Nomes).
(5)       Exercício sobre formas de tratamento (a partir de lista de Pessoa)
(5)       Correção.
(15)     Correção do tepecê.
(20)     Resumo de Comunicado da APAV (p. 41).
(5)       Correção.
(5)       «Checagem» de características do comunicado.
(5)       Assistência a sketch sobre «Violência doméstica» (Lopes da Silva).
(15)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.
(5)       Exercício sobre interjeições a partir de imprecações no filme.

Aula 11-12 (8 [12.ª, 5.ª] e 9/out [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(15)     Leitura de «Maus Tratos» (p. 43), de Saramago, para decisão sobre sinónimos ideais para certos passos.
(10)     Explicação sobre valores aspetuais.
(15)     A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva, I, 1, 4), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais.
(10)     Correção.
(5)       Audição de intervenção de Leonel Morgado (sobre fraldas descartáveis) e resposta a questionário de compreensão oral da p. 39.
(10)     Leitura do comunicado da Quercus na p. 37 («Bebés mais ecológicos»), para comentário sobre contraste entre posições de Leonel Morgado e do comunicado.
(10)     Resposta compósita aos itens 1.1 a 1.2.1 da p. 40, sobre cartaz da APAV.
(10)     Assistência a mais um trecho de O Discurso do Rei.

Aula 13-14 (12 [1.ª], 13/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(10)     Correção do questionário de leitura feito na aula anterior («Maus tratos»).
(5)       Correção da resposta sobre Leonel Morgado/Quercus (e do comentário ao cartaz de APAV).
(20)     Resolução de tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 341-344 do manual.
(10)     Assistência a dois sketches dos Monty Python (para perceber diferença entre coesão e coerência).
(15)     Correção, comentada, das tabelas sobre coesão.
(15)     Redação do ponto 2.1 da p. 22.
(10)     Assistência a trecho de O discurso do rei.

Aula 15-16 (15 [12.ª, 5.ª], 16/out [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(10)     Correção dos comentários ora entregues (a «se uma rosa não se chamasse “rosa” [...]»).
(3)       Assistência a passagem de Romeu e Julieta com menção a arbitrariedade dos nomes.
(20)     Questionário em torno de apreciação crítica a disco dos Anaquim («Bem-vindos às vidas dos outros», pp. 70-71).
(5)       Audição de Anaquim, «As vidas dos outros» (cfr. letra na p. 72).
(35)     Redação de pequenos textos de tipos variados com inclusão de palavras dadas.
(5)       Assistência a entrevista de Ana Bacalhau a Bruno Aleixo.
(10)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

Aula 17-18 (19 [1.ª], 20/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(5)       Assistência a cena de Romeu e Julieta no filme de Carlo Carlei.
(10)     Correção do questionário sobre «Anaquim. Bem-vindos às vidas dos outros».
(15)     Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras e sobre aspeto.
(10)     Correção.
(20)     Leitura de «Estrelas dos livros» (p. 73), para escrever síntese.
(3)       Assistência a clip de «As vidas dos outros».
(15)     Redação de comentário ao trecho de Millôr Fernandes na p. 76.
(10)     Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

Aula 19-20 (22 [12.ª, 5.ª], 23/out [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(12)     Correção de síntese e de comentário feitos na última aula.
(5)       Assistência a trecho de Romeu e Julieta (Zeffirelli).
(25)     Leitura de texto de apreciação crítica por Miguel Esteves Cardoso («O tédio macho», pp. 77-78), para responder a perguntas de compreensão global-estilo (4 e 5, da p. 78).
(10)     Correção.
(8)       Audição de uma outra apreciação crítica ao mesmo livro recenseado por MEC, para responder a questionário de compreensão oral; correção.
(10)     Assistência a clip de «As Vidas dos Outros» e de mais duas canções dos Anaquim («Lusíadas», «Bocados de mim»).]
(8)       Preparação do tepecê.
(10)     Assistência a final de O Discurso do Rei.

Aula 21-22 (26 [1.ª], 27/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(25)     Preenchimento de síntese-esquema da apreciação crítica de Eduardo Pitta a livro de João Tordo (p. 74), O Bom Inverno; e da pergunta 5 da p. 76.
(10)     Correção.
(5)       Assistência a trecho de Romeu e Julieta (de Baz Luhrmann).
(2)       Assistência a «Não sejas Inácio», para rever «conversão».
(30)     Redação a partir de final do thriller de João Tordo (ligação de trechos finais).
(15)     Assistência a início de Expiação, depois de leitura de análise de alguns dos seus aspetos mais originais em termos de categorias da narrativa.

Aula 23-24 (29 [12.ª, 5.ª], 30/out [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(25)     Questionário sobre conteúdos de gramática dados até agora.
(10)     Leitura do editorial na p. 80 («Não nos podemos esquecer»), para preenchimento de respostas de compreensão geral.
(10)     Preenchimento de tabela com exemplos de características do género editorial (cfr. p. 82) encontrados em «Não nos podemos esquecer» (p. 80).
(10)     Correção.
(3)       Assistência a passo de Amor em jogo (inspirado em Romeu e Julieta).
(18)     Redação de início de editorial.
(14)     Assistência a trecho de Expiação.

Aula 25-26 (2 [1.ª], 3/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(20)     Correção do questionário de gramática.
(10)     Preenchimento de tabela sobre os anúncios da p. 64.
(5)       Correção.
(10)     Audição de «Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa.
(5)       Correção.
(20)     Depois de relance a «Publicidade», nas pp. 62-63, redação de análise do anúncio às águas minerais das Pedras Salgadas (63) ou às maçãs de Alcobaça (61).
(17)     Assistência a trecho de Expiação.

Aula 27-28 (5 [12.ª, 5.ª], 6/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(10)     Correção da análise de anúncios publicitários.
(10)     Cópia de um dos anúncios.
(5)       Sobre tepecês e sobre o trabalho de leitura.
(5)       Assistência a depoimentos/anúncios (Sílvio, Nuno Markl) em torno de criopreservação.
(5)       Compreensão dos anúncios da p. 66 (criopreservação), através de prenchimento de tabela sobre AIDMA.
(5)       Correção.
(5)       Visionamento de publicidade de Médicos do Mundo e preenchimento de tabela-síntese.
(5)       Relance aos anúncios da p. 69, com preenchimento de dados sobre eles; resposta ao ponto 1.4 da mesma página.
(3)       Correção.
(20)     Redação de título (assertivo), slogan (diretivo) e descrição breve de imagem (anúncio da cerveja Guinness).
(17)     Assistência a trecho de Expiação.

Aula 29-30 (9 [1.ª], 10/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(5)       Devolução dos trabalhos de casa com editorial. Recolha dos trabalhos de casa de hoje.
(20)     Resumo do texto de Luís Carmelo (p. 58).
(15)     Síntese do texto de Nuno Júdice (p. 58).
(10)     Correções.
(8)       Assistência ao sketch «Cheese shop» (Monty Python), para completar sínteses sobre termos de semântica e léxico.
(4)       Correção.
(10)     Pequeno comentário ao cartoon de Luís Afonso (p. 59), «Curto-circuito».
(15)     Assistência a trecho de Expiação.

Aula 31-32 (11 [12.ª, 5.ª], 12/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(10)     Correção do comentário a cartoon de Luís Afonso.
(10)     Resolução de exercícios em torno da função sintática de «Sujeito».
(5)       Correção.
(10)     Assistência a dois sketches dos Monty Python («RAF Banter» e «Woody and tinny words») para preenchimento de análise (em torno de aspetos de semântica e de léxico).
(5)       Correção.
(20)     Assistência a conclusão de Expiação.
(25)     Comentário-apreciação crítica de Expiação.

Aula 33-34 (16 [1.ª], 17/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(5)       Correção de tepecê com anúncios a cerveja e a pasta de dentes.
(10)     Revisão de apreciação feita na última aula.
(15)     Redação de respostas às perguntas 1.1 e 2 da p. 100 (sobre anúncio a Sermões).
(5)       Correção.
(18)     Transposição para português actual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar».
(10)     Correção.
(15)     Sorteio da Liga dos Campeões.
(3)       Correção; avisos sobre dia 20; sobre tepecê (referência); ...
(7)       Assistência a início de «Grandes livros» («Sermão de Santo António aos Peixes»).]
(2)       Assistência a trecho de filme sobre Santo António.

Aula 35-36 (19 [12.ª, 5.ª], 20/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(5)       Devolução dos textos com preenchimento de lacunas de final de O Bom Inverno.
(3)       Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».
(8)       Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António».
(7)       Audição da parte I do Sermão dita por Luís Lima Barreto.
(20)     Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 106-108).
(6)       Correção; relance a esquema das partes do «sermão».
(10)     Supertaça (incluindo audição de poema de Sophia por atriz).
(25)     Redação de começo de conto.

Aula 37-38 (23 [1.ª], 24/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 1.ª])

(40)    Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas.
(10)     Correção.
(5)       Audição do começo do sermão mas por Ary dos Santos.
(15)     Leitura em voz alta (parte 1 do Sermão) [=Liga dos Campeões].
(15)     Assistência a início de Palavra e Utopia, filme de Manoel de Oliveira.

Aula 39-40 (26 [12.ª, 5.ª], 27/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(10)     Explicação sobre partes do sermão (em função de partes da epopeia); e audição de início do cap. 3 do «Sermão de Santo António».
(23)     Compreensão de um resumo-adaptação do capítulo III (e de partes do «Sermão»).
(5)       Correção.
(5)       Audição de «Sermão», passos da parte 3, por Ary dos Santos.
(25)     Leitura em voz alta do cap. 2 do «Sermão».
(20)     Redação de louvor a um animal, de maneira a extrair exemplos úteis aos homens.

Aula 41-42 (30/nov [1.ª], 1/dez [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(35)     Compreensão do cap. IV do «Sermão», através de preenchimento de lacunas em sínteses.
(10)     Correção.
(14)     Assistência a trecho incial de À Procura de Nemo (para confronto com o «Sermão [...]»).
(20)     Leitura em voz alta do cap. III (Liga dos Campeões).
(10)     Assistência a mais um trecho de À procura de Nemo.

Aula 43-44 (3 [12.ª, 5.ª], 4/dez [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(15)     Audição de gravação de excertos do cap. IV, para relembrar capítulo lido na última aula e enquadrar capítulo seguinte; e de «Coro dos tribunais» (GNR).
(30)     Leitura do cap. V do «Sermão de Santo António aos Peixes», para preencher quadros-síntese.
(10)     Correção.
(20)     Leitura em voz alta do cap. IV (Liga dos Campeões).
(13)     Assistência a trecho de À procura de Nemo.

Aula 45-46 (7, 10/dez [nas turmas 7.ª e 8.ª, que terão menos uma aula neste período, esta sessão será suprimida, sendo as tarefas mais importantes diluídas na aulas 47-48 ou 49-50])

(10)     Correção do conto (e instruções sobre reformulação).
(25)     Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão». // [12.ª, 5.ª:] Questionários sobre gramática e conhecimentos do «Sermão».
(10)     Assistência ao sketch «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e modais.
(10)     Correção.
(35)     Após leitura de «Os potentinhos portugueses» (p. 129), de Miguel Esteves Cardoso, comentário articulador deste texto e dos tipos de peixes repreendidos por Vieira no cap. V do «Sermão de Santo António».

Aula 47-48 (11/dez [1.ª, 7.ª, 8.ª], 15/dez [12.ª, 5.ª])

(40)    Questionários sobre gramática e conhecimentos do «Sermão». // [12.ª, 5.ª:] Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão».
(40)    Redação de Alfabeto sobre «Sermão de Santo António aos Peixes». // [7.ª, 8.ª:] Assistência ao sketch «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e modais; correção. / Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão».
(15)     Assistência a trecho de À procura de Nemo.

Aula 49-50 (14 [1:ª], 15 [7.ª], 16 [8.ª], 17/dez [12.ª, 5.ª])

(30)     Correção dos questionários sobre gramática e sobre o «Sermão de Santo António» feitos na aula anterior.
(10)     Prospetiva do início do próximo período; outras explicações sobre os trabalhos em curso.
(45)     Assistência a conclusão de À procura de Nemo, ao mesmo tempo de conversas, aluno a aluno, acerca de avaliação.

Aula 51-52 (4 [1.ª], 5/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(15)     Calendário do 2.º período e recolha de tepecês.
(5)       Audição da peroração do «Sermão» (por Ary dos Santos; 1.05.30-1.10.30).
(20)     Preenchimento de tabela para compreensão do cap. VI do «Sermão» e estudo de história da língua; resolução do ponto 1 da p. 131.
(20)     Correções.
(5)       Sobre anáfora, polissíndeto, alegoria (explicação, com ilustração com anúncios).
(12)     Resposta a item de grupo I de exame sobre alegoria e «Sermão».
(6)       Cópia de resposta-modelo.
(7)       Assistência a trecho de O Sentido da Vida (paródia em torno de alegoria: ceifeira da morte).

Aula 53-54 (7 [12.ª, 5.ª], 8/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(20)     Leitura de «Este país não é para corruptos», de Ricardo Araújo Pereira, na p. 132, para preenchimento de texto lacunar-síntese.
(5)       Correção.
(5)       Explicação de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe).
(18)     Assistência a trechos de O amor acontece.
(10)     Atribuição de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme.
(5)       Correção.
(5)       Explicação de noção de adjetivo qualificativo (vs. relacional); e de noção de caracterização direta/indireta.
(22)     Redação de comentário (em torno de cartoon, crónica de RAP e «Sermão»).

Aula 55-56 (11 [1.ª], 12/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(5)       Distribuição de impressos para visita de estudo.
(5)       Situação no programa em termos de gramática; funções sintáticas ao nível da frase (vs. ao nível do grupo verbal).
(20)     Preenchimento de tabela com funções sintáticas internas ao grupo verbal (depois de de leitura de critérios de identificação).
(10)     Correção.
(5)       Assistência a trecho de O amor acontece, com canção a usar no exercício seguinte.
(10)     Identificação, em texto da canção referida, de funções sintáticas (em geral, mas, sobretudo, em torno do grupo verbal).
(5)       Correção.
(5)       Assistência a trechos de O amor acontece.
(25)     Redação para completar respostas acerca de prova sobre trecho do cap. V do «Sermão» («Com aquele seu capelo»; pp. 134-135).

Aula 57-58 (14 [12.ª, 5.ª], 15/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(20)     Correções e entregas de trabalhos. Preparação de visita de estudo.
(10)     Assistência a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos (episódio 1 — 10,30-14,30 — e episódio 3 — 0,30-4,30).
(10)     Resolução de ficha em torno de texto argumentativo, tipos de argumentos (entre a p. 94 do manual e os trechos de Bruno Aleixo).
(10)     Correção.
(25)     Redação de trechos para partes cortadas de «O poder é da palavra» (p. 95).
(10)     Assistência a trecho de O Amor Acontece.

Aula 59-60 (18 [1.ª], 19/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(20)     Questionário com escolha de sinónimos em substituição de termos do texto, para compreensão de «Seja responsável, reclame!» (p. 29).
(20)     Leitura de «Um livro de reclamações em cada canto», e resolução de pontos 1.1, 3 e 4 (Leitura e Compreensão) e 1.1 (Escrita), da p. 34.
(30)     Redação de carta de reclamação (a propósito de cartões publicitários de videntes), segundo modelo da reclamação na p. 31.
(18)     Assistência a trecho final de O Amor Acontece.

Aula 61-62 (21 [12.ª, 5.ª], 22/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(15)     Correção de respostas a itens de prova sobre «O polvo» (pp. 134-135).
(20)     Mais respostas ao mesmo questionário (e correção).
(15)     Indicação de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim» (p. 199).
(5)       Correção.
(5)       Audição de «Encosta-te a mim».
(30)     Resolução (conduzida) de modelo de grupo III de exame.

Aula 63-64 (18 [1.ª], 19/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(12)     Correção do questionário de compreensão escrita da penúltima aula.
(30)     Leitura de «O romântico» (p. 140) para responder a perguntas («à exame»); resolução do ponto 5 da p. 141 (aceções de ‘romântico’).
(15)     Correções.
(15)     Redação de linhas sobre um estereótipo (um «cromo»), segundo o estilo de Rita Ferro (na segunda metade do texto; ll. 19-31 sobretudo).
(16)     Assistência a trecho inicial de Tristão e Isolda.

Aula 65-66 (28 [12.ª, 5.ª], 29/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(5)       Correção dos trabalhos de casa ora devolvidos («em torno de «vaidade das vaidades e tudo é vaidade»).
(30)     Leitura em scanning, de livros de teatro distribuídos e de páginas do manual relativas a Frei Luís de Sousa, para preenchimento de tabela.
(10)     Correções (incluindo audição de leituras expressivas de falas).
(15)     Redação de resumo do texto «Um homem e uma obra de paixões» (p. 139).
(15)     Redação de síntese de «Ler Frei Luís de Sousa hoje» (p. 139).
(13)     Assistência a trecho de Tristão e Isolda.

Aula 67-68 (1 [1.ª], 2/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(18)     Relance ao enquadrado sobre drama e tragédia na p. 150; e ao ensaio «Estrutura externa e estrutura interna» (p. 151).
(5)       Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva, I, 6-7).
(5)       Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama.
(5)       Correção.
(15)     Leitura de verbetes e de início da peça para responder a perguntas de escolha múltipla.
(5)       Correção.
(7)       Assistência a início do Frei Luís de Sousa, de Lopes Ribeiro.
(30)     Redação de começo de peça de teatro.

Aula 69-70 (4 [12.ª, 5.ª], 5/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(15)     Explicação sobre tepecê e redação devolvidas.
(30)     Questionário para compreensão da cena II do Frei Luís de Sousa (pp. 154-160).
(10)     Resolução de ficha sobre Predicativos do Sujeito e do Complemento Direto.
(10)     Correção.
(10)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (resto da cena II).
(15)     Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 160), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade, mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens do nosso século).

Aula 71-72 (11 [12.ª, 5.ª] e 12/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(15)     Correção do questionário de compreensão da aula anterior (cena II).
(25)     Leitura das cenas III a VI do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 162-168), para completar sínteses, com frases.
(5)       Correção.
(12)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (1985; encenação de Listopad; com Alexandra Lencastre e Carmen Dolores; cenas III e IV) e a trecho do filme de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI).
(18)     Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII.
(12)     Assistência a início do filme Entre Irmãos.
(3)       Preenchimento de tabela comparativa entre Frei Luís de Sousa e Entre Irmãos.

Aula 73-74 (15 [1.ª], 16/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(10)     Explicação sobre resumos e sínteses que eram devolvidas.
(5)       Correção da tabela comparativa entre FLS e Entre e Irmãos (começada na aula anterior).
(20)     Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas VII-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 169-175).
(5)       Correção.
(8)       Assistência a trecho de Quem és tu?.
(15)     Redação de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho (ponto 1.1 da p. 176).
(18)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(2)       Completamento de tabela de comparação com Frei Luís de Sousa.

Aula 75-76 (18 [12.ª, 5.ª], 19/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(10)     Explicação sobre trabalhos que se devolviam.
(25)     Questionário em torno das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa.
(10)     Desenho de cenário do ato II.
(10)     Assistência a trechos de Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, e de Madalena, de Ensemble (sociedade de atores).
(15)     Comentário-análise de passo do Ato II.
(15)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(5)       Correção da tabela.

Aula 77-78 (22 [1.ª], 23/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(20)     Correção do questionário para compreensão da primeira parte do ato II feito na aula anterior; exemplo de resposta a comentário (à função de retrato de D. João de Portugal) feito na aula anterior;
(25)     Redação de esboço de comentário-análise das cenas V-VIII do ato II.
(5)       Resolução de exercício-explicação sobre funções sintáticas (modificador de frase; complemento do nome; modificador do nome).
(10)     Assistência à parte do filme Frei Luís de Sousa correspondente às cenas X-XV do ato II.
(5)       Exemplo(s) de respostas ao comentário sobre as cenas V-VIII.
(5)       Correção de exercício sobre funções sintáticas.
(15)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(5)       Preenchimento de tabela comparativa com entre o filme e Frei Luís de Sousa.

Aula 79-80 (25 [12.ª, 5.ª], 27/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(5)       Correção de comentário que se devolvia (retrato de D. João).
(18)     Exercício em torno de funções sintáticas.
(20)     Comentário (resposta ao ponto 1 da p. 205); e resposta aos pontos 2.1 da p. 205 e ao ponto 3.1 da p. 207.
(7)       Correção do comentário e dos dois outros itens.
(25)     Leitura em voz alta (expressiva) de parte do ato III, segundo o que fora pedido para preparação em casa.
(13)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(2)       Correção de tabela comparativa (com Frei Luís de Sousa).

Aula 81-82 (29/fev [1.ª], 1/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(20)     Correção do trabalho de gramática feito na aula anterior.
(25)     Leitura em voz alta (cenas II a V e retoma de partes da cena I) do ato III de Frei Luís de Sousa.
(12)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa.
(18)     Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre cenas II a VI.
(12)     Assistência a trecho de Entre Irmãos.
(3)       Resposta a quadro comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos).

Aula 83-84 (3 [12.ª, 5.ª], 4/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(10)     Correção de perguntas respondidas na última aula.
(35)     Leitura em voz alta (resto do ato III).
(12)     Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa.
(15)     Redação de comentário, ou resposta a pergunta(s), em torno do ato III.
(14)     Assistência a comclusão de Entre Irmãos.
(3)       Correção da tabela de comparação.

Aula 85-86 (7 [1.ª], 8/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(30)     Questionário de compreensão escrita/gramática dos textos das pp. 219 («Esta é uma verdadeira tragédia...») e 220 («Tragédia romântica»).
(20)     Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre ato III do Frei Luís de Sousa e/ou cópia de correções de trabalhos anteriores.
(5)       Correção.
(15)     Leituras em voz alta em atraso.
(5)       Exercício de compreensão oral de texto expositivo sobre Frei Luís de Sousa.
(5)       Correção.
(10)     Assistência a trecho(s) fina(is) de Frei Luís de Sousa.

Aula 87-88 (10 [12.ª, 5.ª], 11/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(25)     Preenchimento de questionário para compreensão dos textos de Os Maias nas pp. 240-241 do manual e escrutínio da situação em termos de leitura da obra.
(20)     Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais.
(5)       Correção.
(10)     Assistência a três sketches «oitocentistas» dos Gato Fedorento (série Barbosa).
(30)     Redação de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor.

Aula 89-90 (14 [1.ª], 15/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(12)     Correção de ficha sobre Os Maias feita na aula anterior.
(3)       Assistência a clip de «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos).
(15)     Resposta a ficha sobre advérbios (reportada a «Advérbios de modo não combinam com amor»).
(10)     Correção.
(5)       Audição de «Efetivamente», dos GNR.
(10)     Leituras em voz alta em atraso.
(15)     Começo de uma definição telegráfica sobre Frei Luís de Sousa.
(20)     Assistência a início de «Divertida-mente».

Aula 91-92 (17 [12.ª, 5.ª], 18/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(20)     Correção do trabalho de compreensão/gramática sobre «Esta é uma verdadeira tragédia...» (p. 219) e  de «Tragédia romântica» (220).
(5)        Explicação sobre como se procederá em termos de avaliação.
(60)     Assistência a Divertida-mente e conversas individuais de avaliação.
(5)        Preenchimento de tabela com contraste entre Divertida-mente e Frei Luís de Sousa.

Aula 93-94 (4 [1.ª], 5/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(25)     Leitura da «Memória ao Conservatório Real» (pp. 147-148), para preenchimento de síntese.
(15)     Correção.
(5)       Preenchimento de resposta em torno de características de tragédia.
(5)       Correção.
(7)       Assistência a sketches com Hamlet (Monty Python e Gato Fedorento).
(10)     Exercício em torno de orações relativas (restritivas e explicativas), a partir de pontuação.
(12)     Correção (e explicação adicional).
(7)       Assistência a trecho de Quem és tu?.

Aula 95-96 (7 [12.ª, 5.ª], 8/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(15)     Explicação sobre perspetiva diacrónica da literatura portuguesa em confronto com programa.
(5)       Assistência a «Diálogo sobre o arrependimento» (série Barbosa).
(32)     Compreensão de «Contrariedades» (pp. 307-308), de Cesário Verde, para preencher tabela com características mais inovadoras e redação de respostas-comentários.
(23)     Correção.
(12)     Assistência a trechos de O último a sair (paródias de poemas).
(3)       Solução; correção.

Aula 97-98 (11 [1.ª], 12/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(15)     Explicação sobre tepecê anterior, tarefa sobre Os Maias e visionamento de clips sobre «Contrariedades».
(15)     Reconstituição de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes; correção.
(5)       Audição de «De tarde», por Sinde Filipe (também de «Contrariedades»); «De tarde», por João Villaret.
(25)     Preenchimento apenas com transcrições do poema de uma sua análise lacunar.
(10)     Correção.
(20)     Redação descritiva de momento recordável, segundo início de «De tarde», mas em prosa.

Aula 99-100 (14 [12.ª, 5.ª], 15/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(5)       Assistência aos sketches «Reunião de condómínos com o Drácula» e «Sabes onde há gajas boas?».
(15)     Resposta a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto dos sketches citados.
(15)     Correção.
(30)     Leitura de início de A cidade e as serras e de trecho sobre Monforte (no cap. I de Os Maias), para redigir, segundo o mesmo modelo, historial (verosímil ou, mesmo, verídico) dos próprios antepassados.
(15)     Assistência a início de A viagem de Arlo.

Aula 101-102 (18 [1.ª], 19/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(20)     Assistência a sketches «Acho que faleceu» e «Seminaristas falam de raparigas» (Meireles), seguida de resolução de exercícios sobre subordinação (substantivas e adjetivas).
(10)     Correção.
(40)    A partir de compreensão de texto expositivo sobre caricatura/cartoon (p. 232), comentário em torno de caricatura de Eça, por António, e de cartoon por António Jorge Gonçalves em números de O Inimigo Público distribuídos.
(20)     Outros exercícios em torno de caricatura/cartoon, tipos, O Inimigo Público e Os Maias.

Aula 103-104 (21 [12.ª, 5.ª], 22/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(20)     Questionário em torno do primeiro terço de Os Maias.
(30)     Compreensão de «Num bairro moderno» (pp. 293-294), preenchendo lacunas de síntese de cada estrofe e cancelando segmentos errados.
(20)     Correção.
(15)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 105-106 (26 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª] e 29/abr [1.ª])

(5)       Visionamento de algumas pinturas de Arcimboldo.
(15)     Assistência a «A sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles), para resolução de exercício sobre orações subordinadas adverbiais.
(10)     Correção.
(5)       Audição do fado de Camané a que se alude em crónica a ler a seguir.
(35)     Redação de respostas para compreensão de crónica de Ferreira Fernandes, na p. 313, e sinopse de «Lúbrica», de Cesário Verde, na p. 314.
(17)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 107-108 (28 [12.ª, 5.ª], 29/abr [8.ª, 7.ª], 2/mai [1.ª])

(10)     Correção de questionário sobre Os Maias.
(5)       Audição dos poemas a ler a seguir.
(25)     Redação de respostas (fechadas e um pouco mais desenvolvida) para compreensão dos poemas de Cesário Verde na p. 316 («Vaidosa», «Cinismos»).
(10)     Correções.
(20)     A partir de sketch «A paragem assassina» (série Barbosa), classificação de orações.
(12)     Assistência a mais um trecho de Ruby Sparks.
(5)       Questionário em torno de Ruby Sparks e Cesário.

Aula 109-110 (3 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 6/mai [1.ª])

(30)     Questionário para compreensão de poema de «De verão».
(20)     Redação de texto deambulatório em prosa, segundo o modelo dos de Cesário e de «Reportagem», de António Botto (p. 306).
(10)     Sorteios da fase final da Liga dos Campeões e da Liga Europa.
(10)     Correção de restos da última aula (tabela sobre filme; exercício com orações sobre «Paragem assassina»).
(17)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 111-112 (5 [12.ª, 5.ª], 6 [8.ª, 7.ª], 9/mai [1.ª])

(15)     Correção de questionário sobre «De verão».
(20)     Preenchimento de lacunas no final dos versos de «A débil», para compreensão do poema.
(12)     Correção; e audição de declamações (de Sinde Filipe) de «A débil» e de «Deslumbramentos».
(10)     Leitura de «Deslumbramentos», p. 311, para exemplificar características elencadas num comentário na p. 312 (ponto 1).
(5)       Correção.
(20)     Comentário em torno de mulheres em Cesário (=pontos 1.2 da p. 317 e 1 da p. 318).
(8)       Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 113-114 (10 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 13/mai [1.ª])

(25)     Resolução de exercícios em torno de tempo do discurso e da história em Os Maias, a partir de textos nas pp. 246-247.
(5)       Redação por preenchimento de lacunas (em torno de interpretação da estrutura da obra, na p. 244).
(15)     Correções.
(35)     Liga dos Campeões (oitavos de final).
(10)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 115-116 (12 [12.ª, 5.ª], 13 [8.ª, 7.ª] 16/mai [1.ª])

(35)     Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 319) e resolução de duas perguntas (6 e 4, da p. 320) sobre o mesmo texto.
(25)     Correção.
(20)     Leituras em voz alta de «Num Bairro Moderno».
(10)     Assistência a trecho de Ruby Sparks.

Aula 117-118 (17 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 21/mai [1.ª])

(25)     A partir de «Uma sombria tarde de dezembro» (pp. 248-249), exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso).
(15)     Correção.
(20)     Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap. III); outros exercícios de compreensão do texto e de análise das teorias educativas defendidas nos Maias.
(10)     Correção.
(15)     Assistência a conclusão de Ruby Sparks.

Aula 119-120 (19 [12.ª, 5.ª], 20 [8.ª, 7.ª] 23/mai [1.ª])

(7)       Audição de passo de «Um jantar no Hotel Central».
(30)     Redação narrativa-descritiva de primeiro encontro de ser superlativo (segundo o modelo do passo da visão de Maria Eduarda no Hotel Central).
(20)     A partir de passos de «Um jantar no Hotel Central» (pp. 254-255), exercícios em torno de discurso indireto livre e de hipálages.
(7)       Correção.
(5)       Assistência a trecho de adaptação teatral de Os Maias por Bruno Carreiro (com o mesmo passo lido).
(20)     Leituras em voz alta de «Contrariedades» (pp. 307-308) e de «Deslumbramentos» (p. 311).

Aula 121-122 (24 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 28/mai [1.ª])

(30)     Resposta a questionário para compreensão da discussão literária no jantar do Hotel Central (cap. VI de Os Maias).
(30)     Redação de curtos trechos a inserir no texto inicial de L’assomoir , para melhor perceber características da literatura naturalista.
(20)     Liga dos Campeões (7.ª, 8.ª); Liga Europa (1.ª, 5.ª, 12.ª).
(10)     Os Maias, de João Botelho (episódio do Hotel Central).

Aula 123-124 (27/mai [8.ª, 7.ª]; esta aula não se realiza nas restantes turmas)

(15)     Correção de questionário de compreensão sobre o jantar no Hotel Central feito na aula anterior.
(20)     Leitura, para preenchimento de lacunas (rimas) em poema ultra-romântico; transcrição de palavras do mesmo poema pertencentes ao campo lexical ‘morte’.
(15)     Correção.
(20)     Leitura em voz alta (LE).
(10)     Funções sintáticas a partir de sketch «Gajos que tentam adivinhar» (Meireles).
(5)       Assistência a trecho de Gnomeu e Julieta.

Aula 125-126 (30 [1.ª], 31/mai [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª])

(10)     Correção de trabalhos feitos em aulas anteriores.
(20)     Questionário sobre Os Maias.
(25)     Questionário de gramática.
(10)     Resolução de poucas perguntas sobre «Ave Marias» (298-299) e «Ao Gás» (pp. 303-304).
(5)       Correção.
(20)     Leituras em voz alta («Ave Marias» e «Ao gás», de «O sentimento dum ocidental», de Cesário Verde).

Aula 127-128 (2 [12.ª, 5.ª], 3/jun [8.ª, 7.ª, 1.ª])

(10)     Correção do questionário sobre Os Maias.
(10)     Correção do questionário de gramática.
(15)     Finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões, precedidas de Hino.
(55)     Assistência a A viagem de Arlo (ao mesmo tempo: conversas de avaliação).

#