Thursday, September 10, 2015

Livros lidos pelo 11.º 12.ª



Ana S.
Ana S. (16,5) Pontos fortes Leveza da redação, sem desrespeitar o necessário registo formal — um estilo pontuado de ironia, relativo ao percurso da escolha da obra, que se articula depois bem com as partes em que se refere o texto lido. Imagem. Boa leitura em voz alta, embora sem alcançar o nível de que a Ana é capaz. Aspetos melhoráveis Há um cuidado em tornar a leitura expressiva — e a autora tem esse domínio das entoações — que acaba por ser prejudicial: se todas as frases saírem expressivas, nenhuma se salienta (é o conselho que fica: há que distinguir momentos mais neutros e mais expressivos). Recolha do som não parece perfeita (há ressonância).

Ana N.
Ana N. (18) Pontos fortes Complexidade conseguida na redação, articulando-se a descrição das sensações de leitura com a análise de poucas, mas bem escolhidas, características da escrita de Munro. Esse estilo de comentário é agradável, lúcido, sensível. Leitura em voz alta sem erros, clara e na velocidade certa. Imagem. Aspetos melhoráveis Há uns dois ou três momentos em que as soluções de sintaxe-léxico não são as ideais (cerca de 1.08, «e consequentemente mais mentiras levaram a [...]» parece pouco articulado com o que está antes; qual o referente de «independentemente da maneira como foi colocado» (2.40)?; por outro lado, «desvanecer», a 3.24, é forçado).

Joana G.

Joana G. (14,5-15) Pontos fortes Clareza e correção da leitura em voz alta (boa dicção, velocidade adequada, quase nenhuma hesitação, nenhum erro de pronúncia, entoações certas mesmo se a Joana não arriscou investir muito na expressividade). Aspetos melhoráveis Redação podia estar mais trabalhada. Dou exemplos: temos dois «bastantes» em poucos segundos; há dois «sendo que», expressão que tenho pedido para evitarem; em «pessoas [...], o que leva as pessoas a [...]», devíamos pronominalizar («pessoas [...], o que as levas a [...]»); em vez de «como é descrito por José Saramago» ficaria «como é descrito pelo narrador»; «coisa(s)» poderia dar lugar a palavra mais específica; «eu, pessoalmente, gostei» é substituível por um simples «gostei».

Joana S.

Joana S.(16) Pontos fortes Boa redação: estilo do texto, mais pessoal e narrativo do que de relato da obra, segue o que se tinha pedido para este trabalho. Leitura em voz alta, sem hesitações e com entoações certas (embora com uma dicção característica da pronúncia lisboeta-juvenil, que, por vezes, afeta a compreensão — por exemplo, não percebi à primeira «admito que não sou grande fã de policiais»). Imagem. Aspetos melhoráveis. Algumas trocas de regências (usos de preposições): «*curiosidade a saber mais» («curiosidade de saber mais»); «*fui vagueando das belas páginas» («fui vagueando pelas belas páginas»); «até despertar a atenção para um dos livros» («até a atenção me ter sido despertada por um dos livros»; «*o que lhe torna uma obra tão especial» («o que o torna uma obra tão especial»).

Henrique

Henrique (13) Pontos fortes Boa ideia para a imagem. Abordagem coloquial — embora, como digo a seguir, não seja o que se pedira (pedira registo formal) — tem também algumas vantagens, como sejam a facilidade de seguirmos o orador e o estilo pessoal, sincero. Aspetos melhoráveis O facto de se ter usado a conversa espontânea em vez de oral formal (contra as instruções, como já disse). Por outro lado, também há, por vezes, certas hesitações na mensagem a transmitir, precisamente por o texto não estar devidamente planeado e, talvez também, por a leitura não ter avançado muito.

Helena

Helena (14) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Joana Sim.
Joana Sim (16,5) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Joana M.
Joana M. (14) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Elly
Elly (13) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

André F.

André F. (14) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Patrícia

Patrícia (16) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Luísa

Luísa (14) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Miguel
Miguel (12) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Francisco
Francisco (11) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.


Márcia

Márcia (12) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Mariana
Mariana (16) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Bia

Bia (16) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Madalena

Madalena (13,5) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Hugo
Hugo (12,5-13) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

Duarte

Duarte (#) Pontos fortes #. Aspetos melhoráveis #.

#