Apreciações sobre o 11.º 5.ª no final do 2.º período
Afonso ||
Continuo a destacar a boa compreensão de textos (embora, em geral, o Afonso demore
também muito nos questionários). As áreas de «produção» (escrita, leitura em
voz alta) e, desta vez, a da gramática falharam — houve vários trabalhos de
casa em falta || Sugestões para o 3.º período — Não falhar os trabalhos pedidos
para casa (e incluo também a gramática). Evitar atrasos (às terças).
Cláudia || A
Cláudia continuou a evoluir consistentemente. Gostei especialmente da leitura
em voz alta dramatizada. Cumpriu integralmente (em aula e nas tarefas pedidas
para casa). Houve até ligeira recuperação em gramática. || Sugestões para o 3.º
período — Continuar o bom trabalho.
Beatriz ||
Destacarei os bons resultados da Beatriz em compreensão de texto e em gramática (reveladores
da concentração que consegue ter). Cumpriu integral e consistentemente. ||
Sugestões para o 3.º período — Manter o bom trabalho que tem feito. Escrita é
talvez a área em que tem mais «margem de progressão».
Bea R. || A
Bea tem cumprido bem (na aula e quanto a tarefas pedidas para casa). Melhor
em escrita e a fraquejar um tanto em gramática. || Sugestões para o 3.º período
— Não descartar a gramática (recuperar o que ficou por compreender — além
disso, os assuntos vão sendo diferentes). Também em leitura em voz alta
acredito que ainda possa evoluir bastante.
Bea S. || A
Bea tem sido mais forte na produção (escrita, leitura em voz alta), do que
na compreensão e na gramática. Foi positivo também que já tivesse avançado
bastante na leitura de «Os Maias». || Sugestões para o 3.º período — Continuar
com o bom trabalho que tem feito. Creio que pode conseguir melhorar bastante em
gramática.
Catarina || A
Catarina tem cumprido sempre bem (nas tarefas da aula e de casa). Destaco a evolução
positiva também em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Continuar o bom
trabalho que tem feito. Na escrita, não deixar de se aperfeiçoar.
Cat || A Cat
não esteve tão bem como no 1.º período (houve algumas falhas de tarefas pedidas
para casa). Manteve bons resultados em escrita, mas baixou nas outras áreas. ||
Sugestões para o 3.º período — Não falhar tarefas pedidas para casa. Melhorar
em gramática.
Diogo || Na
segunda metade do período, o Diogo pareceu querer ter nova atitude quanto a
tarefas pedidas para casa, o que, a confirmar-se, seria muito positivo. Teve alguns
bons resultados em compreensão. A escrita ressente-se de muitas das tarefas
pedidas para casa não terem sido feitas. || Sugestões para o 3.º período —
Manter o que adivinho possa ser disposição de passar a fazer tarefas pedidas.
Recuperar as mais importantes das que ficaram por fazer ainda do 1.º período
(gravação sobre livro).
F. Maia || Houve
ligeira recuperação em gramática. Nas outras áreas, o Francisco manteve
rendimento próximo do do 1.º período, falhando porém alguns (poucos) trabalhos
de casa. || Sugestões para o 3.º período — Voltar a cumprir integralmente
quanto a tarefas pedidas para casa. Consolidar a subida em gramática.
Gil || O Gil tem
cumprido bem, quer nas tarefas pedidas para casa quer em aula. Subiu
ligeiramente em gramática. || Sugestões para o 3.º período — A área em que tem
mais «margem de progressão», além da da gramática, será a da escrita (pode ser
mais cuidadoso, rever sempre atentamente).
Gonçalo Sil. || O
Gonçalo manteve o nível anterior nas várias áreas, talvez agora mais
consistentemente. || Sugestões para o 3.º período — Não exagerar na tagarelice
em certos momentos (explicativos) das aulas de terça. Avançar mais na leitura
de «Os Maias». Manter o bom trabalho que tem feito.
Gonçalo P. || Em
aula, o trabalho do Gonçalo é efetivo e consegue nessas tarefas realizadas em
aula resultados positivos (porque vai trabalhando e porque tem boas
capacidades). Porém, também há tarefas que implicam trabalho em casa, e essas o
Gonçalo não as tem feito nunca. Não se trata apenas dos correntes tepecês mas
também de tarefas que se combinam como trabalhos de fundo. || Sugestões para o
3.º período — Basta recuperar as tarefas mais importantes (gravação, análise de
FLS e canção), fazer as que lhe venham a ser agora pedidas e logo subirá a sua
classificação. Pontualidade (às terças) deverá ser maior.
Joana ||
Mantiveram-se como melhores áreas a leitura em voz alta e a escrita. Como áreas
mais melhoráveis, a compreensão de textos e a gramática. A Joana cumpriu
sempre, em aula e nas tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º
período — Continuar com a boa atitude trabalho revelada até aqui.
João Cabo || Neste
2.º período, o João falhou demasiadas tarefas pedidas para casa. Os resultados
em aula, dadas as suas capacidades, foram razoáveis, mas também não houve
propriamente evolução. || Sugestões para o 3.º período — Voltar a fazer as
tarefas pedidas para casa, como costumava acontecer.
João Tavares || O
João, em aula, consegue focar-se bem nas tarefas (teve também bons resultados
em compreensão e progressos em gramática). Manteve-se certo desleixo, porém,
quanto a tarefas pedidas para casa. Na parte final do período, procurou ser
mais cumpridor neste aspeto, mas ainda falta recuperar, por exemplo, a gravação
pedida já no 1.º período. || Sugestões para o 3.º período — Ser mais regular a
entregar os trabalhos de casa.
João || O João
mostrou-se sempre cumpridor, quer no trabalho em aula quer em termos de tarefas
pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de
trabalho. Área em que tem mais «margem de progressão» é a da leitura em voz
alta. Também a escrita ainda pode melhorar.
Leonor || A
Leonor desceu um pouco, mesmo se isso não se refletiu na nota atribuída. Houve
algumas tarefas pedidas para casa que ficaram por fazer, o que não costumava
acontecer. Foi positivo que tivesse avançado já na leitura de «Os Maias».|| Sugestões
para o 3.º período — Corrigir o aspeto que critiquei antes. Em aula, manter a
boa atitude de trabalho que tem revelado.
Manel || O Manel desceu,
ainda que isso não apareça refletido na nota atribuída. Além das falhas nos
trabalhos pedidos para casa, pareceu haver agora também alguma precipitação
(desconcentração?) em tarefas de compreensão em aula. || Sugestões para o 3.º
período — O essencial é que vá sempre cumprindo as tarefas pedidas para casa. E
não perder o brio quanto ao acabamento das tarefas em aula.
Carolina || A Carolina teve bons
resultados em compreensão, mas também em expressão escrita e oral. Em
gramática, porém, houve alguma regressão. || Sugestões para o 3.º período —
Manter a boa atitude de trabalho (em aula e nas tarefas de casa). Atentar mais
na gramática.
Maria || Em aula,
como sempre, a Maria esteve concentrada. Quanto a tarefas marcadas para casa,
recuperou neste período algumas que deixara atrasadas, o que é aspeto positivo
(mesmo se, entretanto, também ficaram outras por fazer, relativas ao 2.º
período). Baixou um pouco a gramática. || Sugestões para o 3.º período — Ser
agora regular no que se refere a trabalhos de casa. Manter a boa atitude de
trabalho que costuma ter em aula. Atentar na gramática.
Mónica || A
Mónica tem tido sempre muito boa atitude de trabalho. Realço como sua área melhor
a da gramática e, em segundo lugar, a da compreensão de texto. Também nos
outros domínios tem conseguido bons resultados. Sugestões para o 3.º período —
Continuar assim. Como já dissera antes, a área em que ainda tem mais «margem de
progressão» é a da escrita.
Patrícia || A
Patrícia manteve a muito boa atitude de trabalho que tem revelado. Realço os
resultados em compreensão. Desceu um pouco em gramática. || Sugestões para o
3.º período — Não deixar de avançar na leitura de «Os Maias» e recuperar
resultados em gramática.
Pedro || Em aula,
o Pedro manteve o bom trabalho que sempre tem revelado. Desta vez, destaco a
leitura dramatizada. Na escrita, foi pouco pontual a entregar as tarefas
pedidas para casa e terá baixado ligeiramente. || Sugestões para o 3.º período
— Ser mais regular a tratar das tarefas pedidas para casa. Manter o resto do
bom trabalho que tem feito.
Sam || A Sam
trabalha bem em aula (embora, às vezes, com rapidez excessiva). No entanto, não
tem feito quase nenhuma das tarefas pedidas para casa. Em cima da hora,
recuperou uma tarefa ainda do 1.º período (gravação), o que realço como
positivo mas também como exemplo do que deveria ter feito para outros
trabalhos. || Sugestões para o 3.º período — Para já, recuperar o trabalho de
análise de canção/FLS. Depois, ir fazendo o que lhe seja pedido. Como já disse
outras vezes, tem boas capacidades nesta área (embora a escrita não esteja a
ser tão treinada como poderia ser, se fizesse sempre as tarefas pedidas).
Susana || A
Susana, como já antes acontecera, teve melhores resultados nas competências de
expressão (escrita, leitura dramatizada) do que nas que envolvem sobretudo a
receção (compreensão de texto, gramática). Cumpriu todas as tarefas pedidas e,
por vezes, com brio, com gosto visível. Positivo também o facto de já ter lido
«Os Maias».|| Sugestões para o 3.º período — Não descartar a gramática (os
assuntos vão mudando, pode encarar estas matérias como novos tópicos que não
estão assim tão interligados). Manter a boa atitude de trabalho (rigoroso) que
sempre tem revelado.
Tety || A Tety tem
cumprido bem (trabalho na aula e trabalhos pedidos para casa), evoluindo calma
mas consistentemente em todos os domínios (escrita, leitura em voz alta,
compreensão de texto, gramática). || Sugestões para o 3.º período — Continuar
com a boa atitude de trabalho que tem tido sempre.
Tomás || O Tomás
tem cumprido sempre bem, na aula e nas tarefas pedidas para casa. A área mais
forte é a da compreensão. Aquelas em que tem mais margem de progressão são as
que envolvem produção (escrita e leitura em voz alta), e em que até talvez já
tenha havido evolução positiva. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa
atitude de trabalho que tem mostrado.
Gonçalo Sim. || O
Gonçalo desceu ligeiramente relativamente ao 1.º período (houve mais falhas de
tarefas para casa do que era costume, sobretudo na primeira metade do 2.º
período). || Sugestões para o 3.º período — Voltar a ser cumpridor nas tarefas
pedidas para casa. Em aula, evitar conversar demasiado.
<< Home