Apreciações sobre o 11.º 12.ª no final do 2.º período
Bia || Como
aspetos positivos, saliento o facto de a Bia ter feito praticamente todas
as tarefas pedidas para casa (e recuperado até o que faltava do 1.º período,
também por causa de prova que teve de fazer) e a boa atitude de trabalho em
aula. Creio que se mantiveram as dificuldades na gramática (faltou no dia de um
dos questionários, mas arrisco que sim) e a leitura expressiva foi inferior ao
que conseguiria fazer se a tivesse preparado. Como sempre, esteve melhor na
escrita. || Sugestões para o 3.º período — Melhorar assiduidade/pontualidade.
Não descartar gramática.
Ana S. || Como
sempre, a Ana teve boa atitude trabalho em aula, concentrada sempre. Destaco
também a boa leitura expressiva. Entretanto, continuou a haver algumas falhas
nas tarefas de redação pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período —
Fazer sempre tarefas pedidas. Progredir em gramática (os assuntos vão variando
— não há uma «sina» quanto a dificuldades neste domínio).
Luísa || A Luísa
tem tido boa atitude de trabalho em aula e tem também cumprido as tarefas
pedidas para casa. Gostei da sua leitura expressiva. Salvo erro, ainda tem
havido falhas de pontualidade/assiduidade.|| Sugestões para o 3.º período —
Aperfeiçoar escrita (ser mais cuidadosa, menos apressada). Recuperar em gramática.
Ana N. || A Ana
manteve a muito boa atitude de trabalho que tem tido sempre, cumprindo
integralmente as tarefas da aula e as pedidas para casa. A área mais forte terá
sido a da gramática, mas esteve testeve também bem nos outros domínios — a
compreensão de texto ligeiramente abaixo. || Sugestões para o 3.º período —
Continuar assim.
André F. || O
André continuou o bom trabalho que tem feito (focado em aula e cumprindo as
tarefas de casa), tudo indicando que ainda melhorará a sua classificação no 3.º
período. Saliento os resultados nas áreas que envolvem a receção (em gramática
e em compreensão de texto). Os resultados em escrita e em leitura em voz alta
poderiam ser ainda melhores se houvesse mais demora na sua preparação (por
vezes, é demasiado despachado). || Sugestões para o 3.º período — Não deixar de
ler «Os Maias». Manter a boa atitude de trabalho que tem tido.
André S. || Como
já disse antes, o que falta ao André não são capacidades mas algum espírito de
sacrifício (o necessário para fazer tarefas pedidas, para um mínimo de estudo).
|| Sugestões para o 3.º período — A partir de agora, fazer sempre as tarefas
pedidas para casa. Recuperar as mais importantes das que ficaram para trás
(começaria pela análise de canção/FLS). Não descartar a gramática.
Catarina || Em
aula, a Catarina tem boa atitude de trabalho e, nas tarefas que resolve e que
não exijam preparação em casa, mostra boas capacidades. No entanto, como não faz
nenhum trabalho pedido para casa, os resultados, em escrita e em gramática, acabam
por ser demasiados fracos. || Sugestões para o 3.º período — Terá de ir fazendo
sempre as tarefas pedidas para casa. Começar talvez por recuperar as tarefas
«grandes» (gravação sobre livro, análise de canção/FLS).
Duarte || Pouco
depois do início do período, tarefas pedidas para casa passaram a ser feitas
(mas ainda falta recuperar, desde o 1.º período, a tarefa de gravação). O
Duarte preparou boa leitura expressiva, teve bons resultados em compreensão de
texto (e, ao contrário, fracos em gramática). || Sugestões para o 3.º período —
Melhorar pontualidade. Manter a nova disposição de ir fazendo sempre o que seja
pedido para casa.
Francisco || Em
aula, o Francisco manteve a boa atitude de trabalho que costuma ter. Desta vez,
porém, falhou demasiado no trabalho pedido para casa. Gostei da leitura expressiva que fez. || Sugestões para o 3.º período
— Regressar ao habitual cumprimento dos trabalhos pedidos.
Gonçalo || Embora
não o tenha refletido na classificação, neste 2.º período o Gonçalo desceu. Em
aula, resolve as tarefas, mas fá-lo com pouco cuidado (com demasiada pressa).
Mas o que falhou foi sobretudo o trabalho em casa (ao contrário do que sucedia
antes, desta vez não cumpriu quase nunca). || Sugestões para o 3.º período —
Passar a fazer as tarefas pedidas (recuperando ainda uma do 1.º período, a gravação
acerca de livro). Não descartar gramática.
Helena || Helena,
como sempre, tem tido boa atitude de trabalho. Por vezes, as suas redações têm
mostrado evolução positiva. Esteve mais fraca em leitura em voz alta e em
gramática. || Sugestões para o 3.º período — Recuperar em gramática.
Henrique || Tem
descido e, na verdade, talvez devesse ter tido já negativa. Em aula, o Henrique
cumpre bem (e, quando as tarefas dependem mais da sua capacidade do que do
trabalho de preparação, consegue resultados). Não fez, porém, nenhum dos
trabalhos pedidos para casa. Acentuou-se ainda o fraco resultado em gramática. ||
Sugestões para o 3.º período — Fazer sempre o que seja pedido para casa
(incluindo eventual estudo de gramática). Começar por recuperar tarefa de
análise canção/FLS. Ser pontual e assíduo.
Hugo || Ficaram
por fazer demasiadas tarefas (sobretudo, as pedidas para casa; mas também
algumas da aula, dado que faltou bastante). Em aula, alternou momentos de boa
aplicação em certas tarefas, com momentos em que aparentemente não seguia os
trabalhos da aula (ouvir, ver, ler, fazem parte do trabalho de Português). ||
Sugestões para o 3.º período — Ir fazendo sempre as tarefas pedidas para casa.
(Como o Hugo terá de, para efeitos de prova de recuperação, fazer agora duas
tarefas atrasadas, teremos já um início que pode ser vantajoso nesse novo estilo
que aconselho.)
Joana G. || Ao
longo do 2.º período, a Joana manteve a boa atitude de trabalho que já
acontecera no 1.º período. Teve até evolução positiva nos vários domínios do
Português (leitura em voz alta, compreensão de texto, escrita), se excetuarmos
a gramática. || Sugestões para o 3.º período — Manter o bom trabalho. Não
deixar de atentar na gramática.
Joana San. || Tem
havido bom trabalho da parte da Joana, em aula e em casa. Resultados têm
melhorado nas várias áreas (à exceção da compreensão de texto). Destacarei a
evolução em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Continuar o bom
trabalho que tem feito.
Joana M. || Houve
demasiadas falhas de tarefas (porque faltou a aulas — não fez quatro dos cinco
questionários de compreensão; não fez o questionário de gramática — e porque
falhou também boa parte das tarefas pedidas para casa — várias redações). Em
aula, em geral, há boa atitude (embora intercalada com desconcentrações
esporádicas). || Sugestões para o 3.º período — Não faltar a aulas. Não falhar
tarefas pedidas. A manter-se o estilo atual, há o risco de a Joana ter negativa
(apesar de se tratar de aluna que considero ter capacidades para obter classificações
da ordem do «bom»).
Joana Sim. || A
Joana desceu bastante. Desta vez, falhou a maior parte das tarefas pedidas para
casa (redações). Em aula, não teve atitude de trabalho regular (alternou
momentos em que parecia concentrada com outros em que estava a dedicar-se a
tarefas que nem tinham que ver com Português). A forte descida em gramática
terá que ver com esta falta de focagem em certos momentos. Continua a haver
falhas de material (manual). Ponto positivo é o ter já avançado na leitura de
«Os Maias». || Sugestões para o 3.º período — Retomar o estilo mais atento a esta
disciplina que já chegou a ter, fazendo as tarefas pedidas e estando mesmo 100%
focada na aula.
Laura || Boa
atitude de trabalho em aula. neste 2.º período, a Laura também fez praticamente
todas as tarefas pedidas para casa (embora não tenha recuperado tarefa de
gravação atrasada). Gostei particularmente da sua leitura expressiva. ||
Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho que tem
mostrado sempre (evitando também ser demasiado rápida). Não fugir a alguma
tarefa eventual que envolva gravação. Melhorar em gramática (teve resultados fracos
neste domínio).
Madalena || Quanto
a atitude em aula, não há grandes críticas a fazer, embora se note que a
prejudica não haver continuidade nos trabalhos — ou porque tivesse faltado e
perdesse matérias, ou porque falhasse tarefas e não conseguisse depois
situar-se no que estávamos a fazer. Provavelmente, foi o que aconteceu com a
gramática, em que, desta vez, teve negativa. Porém, o aspeto a corrigir mais
urgentemente tem a ver com o trabalho em casa. A Madalena não fez nenhuma das
tarefas pedidas. São sobretudo redações, cuja falta faz que tenha nota muito
negativa neste domínio. || Sugestões para o 3.º período — Melhorar assiduidade.
Passar a fazer as tarefas pedidas para casa (Pode até ser positivo ter [tido] agora
de entregar, como prova de recuperação, duas das tarefas em atraso mais
importantes. Tomemo-lo como momento de mudança.)
Magda || Como já
tenho dito, a Magda trabalha bem em aula. Tem aliás boa compreensão de textos e
escreve também bastante aceitavelmente. Sucede que continua sem fazer nenhum
trabalho pedido para casa, o que já se reflete na classificação (ficou por
fazer a maioria das redações, o trabalho mais importante de oralidade não foi
ainda entregue). Por outro lado, desta vez teve nota fraca em gramática. ||
Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer as tarefas que se combinam para
casa. Começaria por recuperar as tarefas de análise de canção/FLS e, por
exemplo, a de gravação acerca de livro lido.
Márcia || A
Márcia tem tido boa atitude trabalho, estando concentrada em aula e cumprindo
todas as tarefas pedidas para casa. Destaco como área mais conseguida a da
leitura expressiva. Como domínio mais fraco, a gramática. || Sugestões para o
3.º período — Continuar assim (porém, sem «descartar» a gramática).
Mariana || Mantiveram-se
como aspetos mais positivos a compreensão de textos e a atitude em aula. Houve alguma
subida da Mariana nos domínios da gramática e da leitura em voz alta. Ao
contrário, acentuou-se agora a falha nas redações (não foi feita praticamente
nenhuma das tarefas pedidas para casa neste 2.º período). || Sugestões para o
3.º período — Passar a fazer as tarefas pedidas para casa. Para já, recuperar a
de análise de canção/FLS.
Miguel || Relativamente
ao 1.º período, o Miguel desceu, sobretudo porque falhou desta vez quase todas
as tarefas pedidas para casa. Em aula, continuam a notar-se demoras a entrar
nas tarefas (há sempre alguma conversa antes de se começar). || Sugestões para
o 3.º período — Passar a fazer tudo o que seja pedido para casa. Começar por
recuperar tarefa de análise de canção/FLS. Não descartar a gramática (em que
teve nota demasiado fraca).
Patrícia || A
Patrícia tem realizado bom trabalho, quer em aula quer quanto a tarefas pedidas
para casa. Destacarei a subida em gramática e a boa leitura dramatizada que fez.
|| Sugestões para o 3.º período — Continuar com a atitude de trabalho que tem
mostrado. A escrita ainda pode ser afinada.
<< Home