Tuesday, September 08, 2015

Apreciações sobre o 11.º 12.ª no final do 2.º período



Bia || Como aspetos positivos, saliento o facto de a Bia ter feito praticamente todas as tarefas pedidas para casa (e recuperado até o que faltava do 1.º período, também por causa de prova que teve de fazer) e a boa atitude de trabalho em aula. Creio que se mantiveram as dificuldades na gramática (faltou no dia de um dos questionários, mas arrisco que sim) e a leitura expressiva foi inferior ao que conseguiria fazer se a tivesse preparado. Como sempre, esteve melhor na escrita. || Sugestões para o 3.º período — Melhorar assiduidade/pontualidade. Não descartar gramática.
Ana S. || Como sempre, a Ana teve boa atitude trabalho em aula, concentrada sempre. Destaco também a boa leitura expressiva. Entretanto, continuou a haver algumas falhas nas tarefas de redação pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Fazer sempre tarefas pedidas. Progredir em gramática (os assuntos vão variando — não há uma «sina» quanto a dificuldades neste domínio).
Luísa || A Luísa tem tido boa atitude de trabalho em aula e tem também cumprido as tarefas pedidas para casa. Gostei da sua leitura expressiva. Salvo erro, ainda tem havido falhas de pontualidade/assiduidade.|| Sugestões para o 3.º período — Aperfeiçoar escrita (ser mais cuidadosa, menos apressada). Recuperar em gramática.
Ana N. || A Ana manteve a muito boa atitude de trabalho que tem tido sempre, cumprindo integralmente as tarefas da aula e as pedidas para casa. A área mais forte terá sido a da gramática, mas esteve testeve também bem nos outros domínios — a compreensão de texto ligeiramente abaixo. || Sugestões para o 3.º período — Continuar assim.
André F. || O André continuou o bom trabalho que tem feito (focado em aula e cumprindo as tarefas de casa), tudo indicando que ainda melhorará a sua classificação no 3.º período. Saliento os resultados nas áreas que envolvem a receção (em gramática e em compreensão de texto). Os resultados em escrita e em leitura em voz alta poderiam ser ainda melhores se houvesse mais demora na sua preparação (por vezes, é demasiado despachado). || Sugestões para o 3.º período — Não deixar de ler «Os Maias». Manter a boa atitude de trabalho que tem tido.
André S. || Como já disse antes, o que falta ao André não são capacidades mas algum espírito de sacrifício (o necessário para fazer tarefas pedidas, para um mínimo de estudo). || Sugestões para o 3.º período — A partir de agora, fazer sempre as tarefas pedidas para casa. Recuperar as mais importantes das que ficaram para trás (começaria pela análise de canção/FLS). Não descartar a gramática.
Catarina || Em aula, a Catarina tem boa atitude de trabalho e, nas tarefas que resolve e que não exijam preparação em casa, mostra boas capacidades. No entanto, como não faz nenhum trabalho pedido para casa, os resultados, em escrita e em gramática, acabam por ser demasiados fracos. || Sugestões para o 3.º período — Terá de ir fazendo sempre as tarefas pedidas para casa. Começar talvez por recuperar as tarefas «grandes» (gravação sobre livro, análise de canção/FLS).
Duarte || Pouco depois do início do período, tarefas pedidas para casa passaram a ser feitas (mas ainda falta recuperar, desde o 1.º período, a tarefa de gravação). O Duarte preparou boa leitura expressiva, teve bons resultados em compreensão de texto (e, ao contrário, fracos em gramática). || Sugestões para o 3.º período — Melhorar pontualidade. Manter a nova disposição de ir fazendo sempre o que seja pedido para casa.
Francisco || Em aula, o Francisco manteve a boa atitude de trabalho que costuma ter. Desta vez, porém, falhou demasiado no trabalho pedido para casa. Gostei da leitura expressiva que fez. || Sugestões para o 3.º período — Regressar ao habitual cumprimento dos trabalhos pedidos.
Gonçalo || Embora não o tenha refletido na classificação, neste 2.º período o Gonçalo desceu. Em aula, resolve as tarefas, mas fá-lo com pouco cuidado (com demasiada pressa). Mas o que falhou foi sobretudo o trabalho em casa (ao contrário do que sucedia antes, desta vez não cumpriu quase nunca). || Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer as tarefas pedidas (recuperando ainda uma do 1.º período, a gravação acerca de livro). Não descartar gramática.
Helena || Helena, como sempre, tem tido boa atitude de trabalho. Por vezes, as suas redações têm mostrado evolução positiva. Esteve mais fraca em leitura em voz alta e em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Recuperar em gramática.
Henrique || Tem descido e, na verdade, talvez devesse ter tido já negativa. Em aula, o Henrique cumpre bem (e, quando as tarefas dependem mais da sua capacidade do que do trabalho de preparação, consegue resultados). Não fez, porém, nenhum dos trabalhos pedidos para casa. Acentuou-se ainda o fraco resultado em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Fazer sempre o que seja pedido para casa (incluindo eventual estudo de gramática). Começar por recuperar tarefa de análise canção/FLS. Ser pontual e assíduo.
Hugo || Ficaram por fazer demasiadas tarefas (sobretudo, as pedidas para casa; mas também algumas da aula, dado que faltou bastante). Em aula, alternou momentos de boa aplicação em certas tarefas, com momentos em que aparentemente não seguia os trabalhos da aula (ouvir, ver, ler, fazem parte do trabalho de Português). || Sugestões para o 3.º período — Ir fazendo sempre as tarefas pedidas para casa. (Como o Hugo terá de, para efeitos de prova de recuperação, fazer agora duas tarefas atrasadas, teremos já um início que pode ser vantajoso nesse novo estilo que aconselho.)
Joana G. || Ao longo do 2.º período, a Joana manteve a boa atitude de trabalho que já acontecera no 1.º período. Teve até evolução positiva nos vários domínios do Português (leitura em voz alta, compreensão de texto, escrita), se excetuarmos a gramática. || Sugestões para o 3.º período — Manter o bom trabalho. Não deixar de atentar na gramática.
Joana San. || Tem havido bom trabalho da parte da Joana, em aula e em casa. Resultados têm melhorado nas várias áreas (à exceção da compreensão de texto). Destacarei a evolução em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Continuar o bom trabalho que tem feito.
Joana M. || Houve demasiadas falhas de tarefas (porque faltou a aulas — não fez quatro dos cinco questionários de compreensão; não fez o questionário de gramática — e porque falhou também boa parte das tarefas pedidas para casa — várias redações). Em aula, em geral, há boa atitude (embora intercalada com desconcentrações esporádicas). || Sugestões para o 3.º período — Não faltar a aulas. Não falhar tarefas pedidas. A manter-se o estilo atual, há o risco de a Joana ter negativa (apesar de se tratar de aluna que considero ter capacidades para obter classificações da ordem do «bom»).
Joana Sim. || A Joana desceu bastante. Desta vez, falhou a maior parte das tarefas pedidas para casa (redações). Em aula, não teve atitude de trabalho regular (alternou momentos em que parecia concentrada com outros em que estava a dedicar-se a tarefas que nem tinham que ver com Português). A forte descida em gramática terá que ver com esta falta de focagem em certos momentos. Continua a haver falhas de material (manual). Ponto positivo é o ter já avançado na leitura de «Os Maias». || Sugestões para o 3.º período — Retomar o estilo mais atento a esta disciplina que já chegou a ter, fazendo as tarefas pedidas e estando mesmo 100% focada na aula.
Laura || Boa atitude de trabalho em aula. neste 2.º período, a Laura também fez praticamente todas as tarefas pedidas para casa (embora não tenha recuperado tarefa de gravação atrasada). Gostei particularmente da sua leitura expressiva. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho que tem mostrado sempre (evitando também ser demasiado rápida). Não fugir a alguma tarefa eventual que envolva gravação. Melhorar em gramática (teve resultados fracos neste domínio).
Madalena || Quanto a atitude em aula, não há grandes críticas a fazer, embora se note que a prejudica não haver continuidade nos trabalhos — ou porque tivesse faltado e perdesse matérias, ou porque falhasse tarefas e não conseguisse depois situar-se no que estávamos a fazer. Provavelmente, foi o que aconteceu com a gramática, em que, desta vez, teve negativa. Porém, o aspeto a corrigir mais urgentemente tem a ver com o trabalho em casa. A Madalena não fez nenhuma das tarefas pedidas. São sobretudo redações, cuja falta faz que tenha nota muito negativa neste domínio. || Sugestões para o 3.º período — Melhorar assiduidade. Passar a fazer as tarefas pedidas para casa (Pode até ser positivo ter [tido] agora de entregar, como prova de recuperação, duas das tarefas em atraso mais importantes. Tomemo-lo como momento de mudança.)
Magda || Como já tenho dito, a Magda trabalha bem em aula. Tem aliás boa compreensão de textos e escreve também bastante aceitavelmente. Sucede que continua sem fazer nenhum trabalho pedido para casa, o que já se reflete na classificação (ficou por fazer a maioria das redações, o trabalho mais importante de oralidade não foi ainda entregue). Por outro lado, desta vez teve nota fraca em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer as tarefas que se combinam para casa. Começaria por recuperar as tarefas de análise de canção/FLS e, por exemplo, a de gravação acerca de livro lido.
Márcia || A Márcia tem tido boa atitude trabalho, estando concentrada em aula e cumprindo todas as tarefas pedidas para casa. Destaco como área mais conseguida a da leitura expressiva. Como domínio mais fraco, a gramática. || Sugestões para o 3.º período — Continuar assim (porém, sem «descartar» a gramática).
Mariana || Mantiveram-se como aspetos mais positivos a compreensão de textos e a atitude em aula. Houve alguma subida da Mariana nos domínios da gramática e da leitura em voz alta. Ao contrário, acentuou-se agora a falha nas redações (não foi feita praticamente nenhuma das tarefas pedidas para casa neste 2.º período). || Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer as tarefas pedidas para casa. Para já, recuperar a de análise de canção/FLS.
Miguel || Relativamente ao 1.º período, o Miguel desceu, sobretudo porque falhou desta vez quase todas as tarefas pedidas para casa. Em aula, continuam a notar-se demoras a entrar nas tarefas (há sempre alguma conversa antes de se começar). || Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer tudo o que seja pedido para casa. Começar por recuperar tarefa de análise de canção/FLS. Não descartar a gramática (em que teve nota demasiado fraca).
Patrícia || A Patrícia tem realizado bom trabalho, quer em aula quer quanto a tarefas pedidas para casa. Destacarei a subida em gramática e a boa leitura dramatizada que fez. || Sugestões para o 3.º período — Continuar com a atitude de trabalho que tem mostrado. A escrita ainda pode ser afinada.