Apreciações sobre o 11.º 1.ª no final do 2.º período
Catarina M. || Baixou
relativamente ao 1.º período. Recuperou uma tarefa importante que ficara por
fazer no período anterior (gravação), mas, em compensação, falhou quase todas
as tarefas pedidas para casa neste 2.º período. Também houve pouca assiduidade (há
bastante mais faltas a Português do que em outras disciplinas!), o que fez que
ficassem por fazer várias tarefas das aulas. Quando está em aula, a Catarina
tem boa atitude de trabalho. || Sugestões para o 3.º período — A Catarina pode
melhorar a nota que teve no 11.º ano o ano passado, mas, para isso, tem de
evitar faltar e deve passar a fazer sempre os trabalhos pedidos.
Beatriz || A
Beatriz manteve a boa atitude de trabalho que já tinha revelado no período
anterior, tanto em aula como nas tarefas pedidas para casa. Melhorou em leitura
em voz alta. Baixou em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Investir
mais no estudo da gramática.
Bea || A Bea pode
fazer ainda melhor. Neste período, ficaram por me entregar algumas das tarefas
pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Fazer sempre as tarefas
pedidas para casa. E continuo a achar que a Bea tem obrigação de ter melhores
resultados em gramática.
Bruno || Repito
que os pontos fortes do Bruno são a compreensão e a rapidez em aula (embora, por
vezes, esta rapidez fique próxima também da precipitação, de certa falta de
cuidado no acabamento das tarefas). Em compensação, falhou praticamente todas
as tarefas pedidas para casa, pelo que a sua média neste período já foi
negativa (como a classificação incorporou também a nota do 1.º período, foi
possivel ter ainda um dez, mas, a continuar assim, terá negativa no final do
ano). || Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer os trabalhos pedidos
para casa (e recuperar até algumas das tarefas que ficaram por fazer neste
período).
Carlota|| A
Carlota tem trabalhado bem. Em aula, nada há a criticar. Em termos de tarefas
pedidas para casa, também pouco falhou. Teve evolução positiva em leitura em
voz em alta e em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa
atitude de trabalho que tem mostrado.
Carolina S. || Bom
trabalho em aula e em casa. A Carolina evoluiu positivamente em gramática.
Pontualidade também tem melhorado, mesmo se ainda não foi perfeita.|| Sugestões
para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho que tem tido. Deve tentar
ir aperfeiçando a escrita e a leitura em voz alta (estas duas áreas de
expressão ainda estão ligeiramento abaixo dos outros domínios).
Carolina D. || Houve
boa evolução da Carolina em quase todas as áreas (leitura em voz alta,
compreensão, gramática), talvez nem tanto na escrita (também porque falhou
algumas tarefas pedidas para casa). Bom trabalho em aula. || Sugestões para o
3.º período — Para melhorar a classificação, bastará manter o bom trabalho que
fez no 2.º período, evitando agora falhar tarefas pedidas para casa.
Catarina C. || A
Catarina trabalhou sempre muito bem, em aula e em casa, em todas as áreas
(expressão escrita e compreensão ligeiramente abaixo dos outros domínios; áreas
mais fortes são a leitura em voz alta e a gramática). || Sugestões para o 3.º
período — Continuar assim. Avançar na leitura de «Os Maias».
Catarina F. || Em
aula, bom trabalho (pontualidade é melhorável, porém). Como sempre tenho dito,
a Catarina tem aliás boas capacidades nesta área. No entanto, falha quase todas
as tarefas pedidas para casa, o que impede que a sua média seja positiva. ||
Sugestões para o 3.º período — Recuperar as tarefas mais importantes que ainda
tem por entregar de períodos anteriores. Passar a fazer os trabalhos que venham
a ser pedidos neste 3.º período.
Filipe || Em
aula, o Filipe revelou sempre boa concentração. Desta vez, realço o bom
resultado em gramática e a recuperação de gravação que estava atrasada desde o
1.º período. No que se refere a trabalhos pedidos para casa, na segunda metade
do período houve algumas falhas, o que impede que tenha classificação ainda
melhor.|| Sugestões para o 3.º período — Ser mais regular na entrega das
tarefas pedidas para casa. Manter a boa atitude trabalho que tem revelado.
Gonçalo || Em
aula, o Gonçalo até me foi parecendo mais concentrado (menos conversador, pelo
menos). No entanto, baixou em termos de trabalhos pedidos para casa. ||
Sugestões para o 3.º período — Deve voltar a ser cumpridor nas tarefas pedidas
para casa (o que acontecera no 1.º período, mas falhou bastante no segundo).
Tem de procurar seguir melhor os conteúdos de gramática (o facto de ter tido
fracos resultados nesta área não tem de significar que será sempre assim: os
assuntos são bastante diferentes, mesmo dentro da gramática).
Guilherme || Sobre
o 2.º período quase que posso repetir o que dissera acerca do 1.º período:
melhores áreas foram compreensão e produção escrita. Tem trabalhado bem em aula
e em casa. (Uma única crítica: o Guilherme faltou à última aula do período, que
considero sempre a mais importante — até do ponto da vista das revisões de
gramática, já que é nesta aula que se faz a correção de conceitos mal
compreendidos.) || Sugestões para o 3.º período — Pode melhorar em gramática e
em leitura em voz alta. De resto, manter a sua boa atitude de trabalho.
Inês || Foi muito
positivo ter feito todas as tarefas pedidas para casa. Notou-se menos alguma
conversa excessiva que lhe criticara em tempos. Ainda houve faltas às
segundas-feiras à tarde. || Sugestões para o 3.º período — A Inês deve tentar progredir
em gramática (é a área que está a prejudicar a sua classificação).
Isabela || Em
geral, em aula a Isabela tem boa atitude de trabalho (embora deva tentar vencer
injustificada inibição na leitura em voz alta). Evoluiu na gramática. ||
Sugestões para o 3.º período — Não deixar de fazer sempre as tarefas pedidas
para casa (neste 2.º período, houve demasiadas falhas — a repetirem-se no 3.º
período, a classificação da Isabela decerto baixará).
João R. || Manteve
a boa atitude em aula. Houve evolução positiva em gramática. || Sugestões para
o 3.º período — O João deve evitar algumas falhas de trabalhos pedidos para
casa (que ainda houve desta vez).
João S. || O João
não tem feito os trabalhos pedidos para casa. Assim, na área em que revela mais
dificuldade, a da escrita, não tem treinado, não tem progredido. Nas áreas que
não exigem trabalho em casa, vai tendo resultado suficiente ou quase
suficiente. Pontualidade (às segundas, à tarde, pelo menos) é geralmente pouca.
Também tem havido falhas de material (do livro).|| Sugestões para o 3.º período
— Passar a não falhar os trabalhos que lhe sejam pedidos. Recuperar os mais
importantes dos que não chegou a fazer no 2.º período. Ser pontual.
Joãozão || Em
aula o João esteve agora melhor (deixou de haver desconcentrações por conversa
a mais). Houve também evolução positiva em compreensão e em gramática. Nem
tanto em escrita, porque nesta se notam as falhas de alguns dos trabalhos
pedidos. || Sugestões para o 3.º período — Voltar a fazer sempre as tarefas
pedidas para casa.
Madalena A. || Quase
não fez nenhuma das tarefas pedidas para casa. Embora nos escritos em aula
tenha bons resultados (e repito sempre: a Madalena é das alunas com melhores
capacidades nesta área), mesmo neste domínio a sua nota é negativa, porque são demasiadas
as tarefas que ficam por fazer. || Sugestões para o 3.º período — Recuperar as
tarefas mais importantes que ficaram por fazer até agora. E passar a ter outro
tipo de compromisso com o trabalho em Português. Ser pontual. (A classificação
do 2.º período incorpora a nota do 1.º período; se não fosse assim, a Madalena
teria tido talvez já nota negativa. Esse cenário, a manter-se o atual nível de
desleixo, não se pode descartar no 3.º período, o que seria grande desperdício,
já que se trata de aluna com excelentes capacidades de expressão.)
Maria || Bastante
bem nas aulas e, em geral, nas tarefas de criação (leitura expressiva,
redações). Houve já algum progresso em gramática. || Sugestões para o 3.º
período — Evitar falhar tarefas pedidas para casa (a Maria ainda falhou algumas
este período). Manter a boa atitude de trabalho que tem mostrado.
Maria Madalena ||
Em aula, foram bastantes os momentos de desconcentração (por conversa),
refletindo-se isso até nas próprias tarefas, por vezes menos acabadas do que
conseguiria a Madalena fazer. Preparou bem a leitura expressiva. || Sugestões
para o 3.º período — Pode ser mais «arrumada», tanto na focagem em aula como no
cumprimento dos prazos das tarefas pedidas. Este suplemento de atenção também
trará benefícios em termos de compreensão de gramática, domínio em que tem
ainda boa margem de progressão.
Marta || A Marta
desceu em gramática (não consigo dizer se as matérias deste domínio foram
treinadas sobretudo nos dias em que faltou, o que explicaria esta regressão).
Quanto ao resto cumpriu, em casa e em aula, talvez um pouco abaixo do que
costuma fazer. É também positivo que já tenha avançado na leitura de «Os
Maias». || Sugestões para o 3.º período — Melhorar em gramática. Melhorar assiduidade
(às segundas).
Pedro || Como já
salientei no período passado, o Pedro tem boas capacidades de compreensão (é
menos forte na «produção»: escrita e leitura em voz alta). Em aula trabalha
bem. || Sugestões para o 3.º período — Além da escrita (rever sempre!), pode
fazer bastante melhor em gramática. Embore costume fazer as tarefas pedidas
para casa, ainda houve algumas falhas.
Rodrigo Leal || Gostei
de leitura expressiva que fez, que terá sido bem preparada. Aliás, em geral o
Rodrigo cumpriu as tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período —
Ainda pode melhorar muito em gramática. Em aula, evitar certo exagero na
conversa (o que já lhe permitirá mais concentração nas tarefas, melhor
acabamento das redações).
Sofia || Depois
de uma primeira metade do período em que se notou de novo o estilo desleixado
(trabalhos por fazer, falhas de material) que já lhe criticara, houve depois
uma segunda metade em que se observou a vontade de corrigir boa parte daqueles
aspetos. || Sugestões para o 3.º período — Manter esta nova atitude, o que permitirá
que a Sofia aproveite melhor as suas boas capacidades de expressão e de
compreensão. Dar mais importância ao estudo da gramática.
Tiago || Ficaram
por fazer algumas tarefas, das aulas e de casa. O Tiago faltou demasiado (mais
a Português do que em outras disciplinas) e nem sempre foi pontual (às
segundas-feiras, de tarde). Depois de ter estado justificadamente ausente
durante algumas aulas, faltou desnecessariamente à última aula do período,
quando tinha diversas tarefas pendentes (leitura expressiva, reformulação de
texto, questionário de gramática/compreensão, entre outras), que podia ter
ainda resolvido. Também por essa ausência não assistiu à correção de teste que
não fizera (mais uma razão para seguir os trabalhos), nem recolheu tarefas que
tinha para lhe devolver. Fiquei também sem saber se já avançara na leitura de «Os
Maias». Em aula, o Tiago costuma trabalhar. || Sugestões para o 3.º período — Ser
pontual e assíduo, e, em geral, mais vigilante quanto a (prazos de) trabalhos que
vierem a ser pedidos. Recuperar tarefas que ficaram por fazer agora.
<< Home