Tuesday, September 08, 2015

Apreciações sobre o 11.º 7.ª no final do 2.º período



Carolina || Neste 2.º período, a Carolina falhou mais as tarefas pedidas para casa do que tinha acontecido no 1.º período (mesmo se recuperou agora uma tarefa importante, uma gravação). Manteve a boa concentração em aula. || Sugestões para o 3.º período — Há que voltar a ser regular na entrega das tarefas. E melhorar em gramática (teve resultado muito fraco neste domínio).
Beatriz Belo || Em aula, a Beatriz trabalha sempre bem. Ao contrário, houve demasiadas falhas de tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Recuperar uma tarefa que vem ainda do 1.º período (gravação sobre livro). Manter a boa concentração em aula. Passar a fazer todas as tarefas pedidas.
Bernardo || Ao contrário do que acontecera em parte do 1.º período, o Bernardo, nas aulas, teve agora uma atitude mais focada no trabalho. Fez quase todas as tarefas pedidas para casa (mas não chegou a recuperar tarefa de gravação do 1.º período, o que já me disse pretender fazer agora). || Sugestões para o 3.º período — Manter atitude de trabalho que parece ter retomado.
Catarina || O aspeto mais positivo foi a boa leitura expressiva que preparou. Quanto ao resto, a Catarina desceu muito, não fazendo quase nenhuma das tarefas pedidas para casa. Também em aula o seu foco no trabalho teve intermitências (faltas desnecessárias a aulas; alguma desconcentração nos momentos de explicação). || Sugestões para o 3.º período — Ter outro compromisso com o trabalho para esta disciplina.
Débora || Em aula, a Débora manteve a boa concentração que costuma ter. Como sempre também, nas tarefas de compreensão ou de gramática teve resultados fracos. Poderia compensar esses resultados pelas tarefas de escrita e de leitura em voz alta, que são o seu forte, mas falhou muitos destes trabalhos (os passados para casa). || Sugestões para o 3.º período — Não falhar tarefas pedidas para casa (se não, haverá o perigo de ter negativa no 3.º período).
Inês || Nas várias áreas, a Inês manteve aproximadamente o nível a que chegara no 1.º período. Em aula, bem. Nas tarefas pedidas para casa, nem sempre. || Sugestões para o 3.º período — Pode corrigir algumas falhas (cumprimento de prazos, esquecimento de algum trabalho) que não se esperam numa aluna do seu nível.
Anastasiia || A Anastasiia tem evoluído muito bem em todas as áreas do Português (neste período, destacarei, por esta ordem, a leitura dramatizada, a compreensão de textos, a escrita e a gramática). || Sugestões para o 3.º período — Ir lendo agora «Os Maias» (única falha que lhe apontarei no 2.º período). Manter excelente atitude de trabalho que vem mostrando.
Leonor G. || A Leonor desceu muito neste 2.º período. Quase nunca fez os trabalhos pedidos para casa e também falhou tarefas das aulas (por não ter estado presnte). Em aula, houve alguns momentos de desconcentração (telemóvel, por exemplo) que não lhe tinha notado no 1.º período. || Sugestões para o 3.º período — Ter outro tipo de compromisso com o trabalho nesta disciplina (assiduidade, realização de tarefas pedidas a partir de agora, recuperação das mais importantes das atrasadas). Apesar das capacidades que tem, há o risco de, mantendo-se as falhas a que me reporto, ter negativa no próximo período.
Leonor F. || Muito bom trabalho em aula e nas tarefas pedidas para casa. A área mais forte da Leonor terá sido a gramática, seguida de compreensão e escrita. O domínio em que continua a ser mais fácil ainda é progredir é a leitura em voz alta. || Sugestões para o 3.º período — Continuar com a boa atitude de trabalho que tem revelado sempre.
Beatriz R. || Relativamente ao que fizera no 1.º período, no 2.º período a Beatriz desceu ligeiramente. Houve agora algumas falhas sobretudo nas tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Retomar o grau de cumprimento de tarefas que já teve. Melhorar em gramática.
Matilde || Tem evoluído já com certa consistência e cheguei a ponderar atribuir-lhe já nota superior ao catorze. Em termos de trabalhos pedidos para casa, a Matilde cumpriu quase sempre. Ainda houve algumas desconcentrações em certos momentos das aulas. || Sugestões para o 3.º período — Em aula, evitar os tais momentos de desfocagem. Manter a atitude quanto ao trabalho em casa.
Miguel S. || O Miguel tem trabalhado bem (em aula e em casa). Esteve agora melhor em leitura em voz alta e baixou um tanto em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho que tem revelado. Retomar nível em gramática.
Miguel B. || Quando em aula, o Miguel vai-se focando aceitavelmente nas tarefas. Continua, porém, a não fazer os trabalhos pedidos para casa (incluindo as tarefas «grandes»). || Sugestões para o 3.º período — Melhorar em gramática. Melhorar assiduidade/pontualidade. Passar a fazer todas as tarefas e recuperar as tarefas mais importantes dos períodos anteriores. Se se mantiver a atual atitude quanto a tarefas de casa, terá decerto negativa no 3.º período.
Paulo|| Em aula, o Paulo trabalha bem. Porém, não tem feito nenhum dos trabalhos pedidos para casa (depois de muita insistência minha, lá enviou agora um, o que espero seja o começo de nova atitude). || Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer trabalhos pedidos para casa, como aliás já foi prometendo. Melhorar em gramática.
Polly || Em aula, a Polly trabalha concentradamente. Falhou algumas das tarefas pedidas para casa, embora também já tenha recuperado outras. Também é positivo que não tenha fugido tanto às tarefas de expressão oral. || Sugestões para o 3.º período — Ser a partir de agora sempre pontual nas tarefas pedidas para casa.
Ariana || Em aula, a Ariana não esteve mal (até se terão atenuado as desconcentrações que lhe criticara no 1.º período). Quanto a trabalho de casa, falhou mais do que é costume. || Sugestões para o 3.º período — retomar o bom hábito de cumprir sempre com todas as tarefas pedidas. Não descartar a gramática.
Sara || A Sara falhou algumas tarefas pedidas para casa (o que, em tempos, não lhe costumava acontecer). Gostei da sua leitura expressiva. Em compensação, teve resultado demasiado fraco em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Voltar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa. Atentar na gramática.
Sebastião || O Sebastião trabalhou bem em aula e também cumpriu as tarefas pedidas para casa. As suas áreas mais fortes foram a da escrita, a da gramática e até a da leitura em voz alta. Ainda pode evoluir sobretudo na compreensão de textos. || Sugestões para o 3.º período — Manter o bom trabalho que tem realizado. Avançar na leitura de «Os Maias».
Tomás || O Tomás trabalhou bem em aula e fez quase todas as tarefas pedidas para casa. Saliento também o bom resultado em leitura expressiva. || Sugestões para o 3.º período — Não descartar a gramática.
Beatriz Cotrim || A Beatriz já fez algumas das tarefas pedidas para casa, mas ainda apenas intermitentemente. Tem também algumas falhas de tarefas das aulas. Teve nota fraca em leitura expressiva e em gramática. Esteve bastante melhor em compreensão de textos. || Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer todas as tarefas pedidas. Recuperar tarefa atrasada de gravação. Melhorar em gramática.
Henrique || Nas tarefas feitas em aula, o Henrique mostrou que, nas diversas áreas, não está longe da positiva. Excetua-se a gramática, em que teve nota bastante fraca. No entanto, continuou sem nunca fazer as tarefas pedidas para casa, o que torna a sua média bastante insuficiente || Sugestões para o 3.º período — Melhorar assiduidade. Passar a fazer as tarefas pedidas para casa.