Apreciações sobre o 11.º 8.ª no final do 2.º período
Afonso Puga ||
Neste período, o Afonso já fez quase todas as tarefas pedidas para casa.
Manteve o bom trabalho em aula. Pontos fortes foram a leitura dramatizada e a
escrita. || Sugestões para o 3.º período — Logo que possa, recuperar tarefa de
gravação acerca de livro lido, em atraso desde o 1.º período. Não descartar
gramática.
Xana || A Xana desceu,
porque falhou demasiadas tarefas (a maior parte pedidas para casa, mas também
outras por ter faltado a aulas). || Sugestões para o 3.º período — Melhorar
assiduidade (nota-se que se reflete nos conhecimentos certa insconstância da
assistência às aulas — e não digo que as ausências não sejam justificadas).
Passar a fazer regularmente as tarefas pedidas para casa. Não deixar de ter em
conta também a gramática (não fez o questionário mais importante, mas adivinho
que é assunto que precisa de revisões).
Catarina S. || Pontos
fortes foram alguns dos escritos e, em geral, a compreensão de textos. Ao
contrário, julgo que foi pouco preparada a leitura expressiva e não sei se
estará ao corrente dos assuntos de gramática (faltou ao questionário mais
importante, mas tem sido área em que a Catarina não tem tido facilidade).
Quando em aula, trabalha bem; mas também tem havido muitas faltas
(justificadas, segundo sei). || Sugestões para o 3.º período — Ser mais regular
(em termos do acompanhamento dos trabalhos — incluo assiduidade e realização
das tarefas pedidas para casa). Não esquecer a gramática.
Filipa || A
Filipa tem tido sempre boa atitude de trabalho, focada nas tarefas em aula e
cumprindo todos os trabalhos pedidos para casa. || Sugestões para o 3.º período
— Continuar assim. Tentar recuperar em gramática (em que desceu um pouco).
Ana || Como de
costume, a Ana trabalhou bem em aula. E, neste período, fez quase todas as tarefas
pedidas para casa (já em férias, recuperou até tarefa de gravação do 1.º
período). || Sugestões para o 3.º período — Que continue assim, não esquecendo
também a gramática (que é a sua área menos forte).
Bárbara || A
Bárbara trabalha bem em aula (focada nas tarefas). Com uma ou outra falha
apenas, também tem cumprido os trabalhos pedidos para casa. Subiu em gramática.
Compreensão de texto foi talvez a área menos forte. || Sugestões para o 3.º
período — Continuar assim. Rever sempre a escrita (e, em geral, apostar mais no
bom acabamento das tarefas).
Carolina || Nas
tarefas em aula, a Carolina concentrou-se sempre bem. Fez todos trabalhos
pedidos para casa. Não esteve presente no dia de questionário de gramática
(como já acontecera no período anterior), pelo que não sei como estará quanto a
este domínio. || Sugestões para o 3.º período — Em aula, procurar evitar tanta
conversa com Cláudia. Manter o bom trabalho que tem feito (na escrita, investir
mais na revisão, na qualidade, em detrimento da quantidade).
Catarina F. || A
Catarina tem tido sempre boa atitude de trabalho em aula. E, desta vez, fez
todos os trabalhos pedidos para casa, recuperando até tarefa de gravação já do
1.º período). Enquanto no
1.º período a área mais fraca da Catarina fora a da compreensão de textos
(leitura), neste 2.º período já teve quase sempre positiva nas testagens sobre
textos. A escrita, como de costume, foi a sua área melhor. Em gramática terá
descido, já que teve nota fraca num questionário sobre funções sintáticas (no
entanto, mais informalmente, apercebi-me de que tem domínio aceitável desta
matéria). || Sugestões para o 3.º período —
Continuar o bom trabalho que tem feito.
Catarina A. || Quase
se diria que o trabalho da Catarina foi de extremos: houve tarefas suas que confirmaram
boas capacidades (sobretudo, de escrita e de compreensão), mas também momentos
em que não avançou nas tarefas (mesmo em aula) e, sobretudo, demasiadas tarefas
que ficaram por fazer (pedidas para casa). O problema das tarefas que não foram
entregues já terá começado a ser resolvido (já enviou uma tarefa há pouco e,
até por imperativo das provas de recuperação, deverá entregar proximamente
outras duas). || Sugestões para o 3.º período — Se ficarem agora resolvidas
estas falhas dos mais importantes dos trabalhos em atraso, pode aproveitar para,
doravante, ir entregando sempre as redações pedidas. Não sei como estará em
gramática (faltou ao último questionário), mas creio que, se for caso disso,
conseguirá rever as matérias em causa.
Cláudia || Tem
descido muito. Falhou demasiadas tarefas pedidas para casa, mas também muitos
trabalhos feitos em aula (porque tem faltado bastante). Em todos os domínios
teve já classificação negativa, se excetuarmos a leitura em voz alta. Prometeu
entregar agora tarefas atrasadas desde o 1.º período, o que espero faça
brevemente. || Sugestões para o 3.º período — Melhorar assiduidade. Recuperar
tarefas que tem em atraso e não deixar por fazer as que lhe forem pedidas
agora. Não esquecer a gramática. Evitar demasiada conversa com a Carolina.
Pipa || Quando em
aula, a Pipa trabalha bem. Porém, não tem feito quase nenhuma das tarefas pedidas para
casa. Não tem aproveitado as boas capacidades que tem. || Sugestões para o 3.º
período — Passar a fazer regularmente as tarefas pedidas. Melhorar a pontualidade.
Filipe || Quando
em aula, o Filipe trabalha bem. Há só uma área em que tem resultados muito
fracos, a gramática. Aguardo ainda a entrega de tarefa de gravação, atrasada
desde o 1.º período. || Sugestões para o 3.º período — Melhorar em gramática. Enviar-me
prometida tarefa de gravação relativa ao 1.º período.
João A. || Neste
2.º período, o João desceu bastante. Ficaram demasiadas tarefas por fazer (em
aula, decerto justificadamente, mas também tarefas pedidas para casa). ||
Sugestões para o 3.º período — Voltar a cumprir os trabalhos com regularidade.
Melhorar assiduidade/pontualidade.
João M. || Ainda
houve algumas falhas de tarefas (certamente por desarrumação: por exemplo,
ainda aguardo uma reformulação de redação que prometeu enviar). Destaco
evolução positiva em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Ser regular,
pontual, nas entrega das tarefas. Fazê-las sempre ele mesmo (já me defrontei
com um caso de tarefa claramente «nética»). Melhorar pontualidade.
Zé || Boa atitude
de trabalho em aula e cumprimento quase integral das tarefas pedidas para casa
(houve três falhas, ainda assim). Destaco o bom nível que o Zé conseguiu em
compreensão de texto e na escrita. Também é positivo que já tenha avançado na
leitura de «Os Maias». || Sugestões para o 3.º período — Recuperar em
gramática. Continuar o bom trabalho que tem feito.
Kristina || Houve
evolução positiva. Em aula, a Kristina esteve sempre focada nas tarefas.
Cumpriu também quase todas as tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o
3.º período — Como não fez o questionário principal, não tenho noção da sua
evolução em gramática, mas convém não deixar de investir neste domínio. Quanto
ao resto, continuar com o bom trabalho que tem feito (mas talvez revendo sempre
a escrita).
Madalena F. || A
Madalena tem tido boa atitude de trabalho (mesmo se ainda falhou três tarefas
pedidas para casa). Destaco a muito boa leitura expressiva, quase todas as
tarefas de escrita e de compreensão do escrito, a evolução em gramática. ||
Sugestões para o 3.º período — Continuar o muito bom trabalho que tem feito. Melhorar
pontualidade (que não tem sido impecável).
Madalena S. || A
Madalena manteve a boa atitude em aula que sempre tem tido. Neste 2.º período,
porém, ainda deixou por fazer três tarefas pedidas para casa, o que não lhe
costumava acontecer. Destaco o bom resultado em leitura em voz alta. ||
Sugestões para o 3.º período — Retomar o cumprimento integral das tarefas
pedidas para casa. Não esquecer a gramática.
Marco || Em aula,
o Marco trabalha sempre bem. Contudo, tem falhado quase todas as tarefas
pedidas para casa. Recentemente, enviou uma das tarefas que tinha em atraso, o
que espero signifique uma nova mobilização. || Sugestões para o 3.º período —
Melhorar pontualidade. Ir fazendo as tarefas pedidas.
Vitória || Em
aula, a Vitória tem boa atitude de trabalho. Tem tido bons resultados na
compreensão de textos. Também gostei da sua leitura expressiva. Baixou bastante
em gramática. Na escrita, o nível ressente-se de ter falhado algumas tarefas
(pedidas para casa). || Sugestões para o 3.º período — Melhorar assiduidade.
Recuperar em gramática.
Miguel || Em
compreensão de textos, o Miguel teve cerca de Suf (+) nos questionários feitos
em aula e, no restante trabalho mais informal, no capítulo da leitura esteve
bem. Na escrita, Bom - nas redações feitas em aula, mas falhando a maioria dos
trabalhos pedidos para casa. Em termos de expressão oral, esteve próximo do
Muito Bom numa leitura em voz alta dramatizada. O aproveitamento em gramática
não terá sido positivo, mas faltou, justificadamente, ao teste mais importante
neste domínio. || Sugestões para o 3.º período — Cumprir os trabalhos pedidos
para casa (incluindo a gramática). Não esquecer a gramática.
Sara G. || A Sara
tem boa atitude de trabalho em aula e tem cumprido praticamente todas as
tarefas pedidas para casa. Desta vez, salientarei a boa leitura expressiva e
algumas redações. Ao contrário, baixou em gramática. Positivo foi também já ter
avançado na leitura de «Os Maias». || Sugestões para o 3.º período — Ter em
atenção a gramática (creio que certo excesso de conversa também a
desconcentrará um tanto). Melhorar pontualidade.
Sara T. || Quando
em aula, a Sara trabalha bem (tem aliás boas capacidades para esta disciplina).
Neste período, porém, houve demasiadas falhas de tarefas (ora porque faltasse às
aulas ora, e sobretudo, porque não fizesse o que era pedido para casa. Em
gramática teve resultado muito fraco. || Sugestões para o 3.º período — Passar
a fazer as tarefas pedidas (recuperando também as mais importantes dos períodos
anteriores). Evitar faltar. Não descartar gramática.
Stefanie || Sempre
muito bem em todos domínios, a Stefanie cumpriu integralmente nas tarefas
pedidas para casa e quase integralmente no que foi pedido em aula. || Sugestões
para o 3.º período — Continuar o excelente trabalho que tem feito.
Vasco G. || O
Vasco tem muito boa atitude de trabalho em aula. Neste 2.º período, como já tem
acontecido, não fez boa parte das tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o
3.º período — Ir fazendo o que se peça para casa. Não esquecer a gramática.
Vasco Af. || Em
aula, o Vasco trabalha bem. Recentemente, já fez algumas tarefas atrasadas (ao
longo do período falhara bastante quanto a este aspeto). || Sugestões para o
3.º período — Admito que o facto de já ter começado a fazer tarefas pedidas
para casa (no final do período), o leve agora a manter esse bom hábito.
Melhorar assiduidade. Não esquecer gramática.
Elly || A Elly tem
trabalhado bem em aula e cumprido sempre as tarefas pedidas para casa. ||
Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho que sempre foi
revelando. Melhorar pontualidade.
<< Home