Resumo do programa
Português — 11.º ano — 2015-2016
Resumo do programa
A tarefa de resumir um
currículo de Português tem melindres especiais, que resultam de a matéria da
disciplina não ser redutível a um conjunto de tópicos (correspondentes, por
exemplo, a assuntos a fazer compreender). Na verdade, um elenco dos conteúdos
de Português teria de ser constituído, em grande parte, pelos processos de
leitura e escrita que se pretende desenvolver — e, secundariamente, pelos de
receção e produção orais. Só que a descrição desses processos conforma-se mal a
apresentações telegráficas.
Portanto, embora repartida
pelas cinco áreas por que o programa
se organiza — as quatro competências e o funcionamento da língua —, a presente
lista é bastante eclética, reunindo tópicos de índole diversa. Sob compreensão oral ficam os tipos de
textos que os alunos serão convocados a escutar (ou a escutar e ver), ora
global ora seletivamente. Em expressão
oral cabem os géneros a exercitar em termos de fala. Também a expressão escrita aparece desdobrada
nos vários tipos de texto a redigir (note-se que os seus terceiro e quarto
tópicos referem actividades que implicam igualmente a leitura). Em leitura, figuram os géneros a que
pertencem os textos, a ler em aula ou no âmbito da chamada «leitura em regime
contratual», mas também os autores e épocas que o programa explicita. No caso
do funcionamento da língua, os
tópicos aproximam-se mais do conceito comum de «conteúdo», correspondendo a
noções propriamente gramaticais ou a conhecimentos introdutórios de ordem
sociolinguística (no nosso resumo omitem-se os vários níveis de análise
linguística sob que elas se agrupam no programa).
Outra desvantagem de sínteses
como esta é não evidenciarem o caráter processual da disciplina e, ao
contrário, realçarem os seus conteúdos declarativos. Mas a prevenção fica
feita.
compreensão oral
Publicidade
Debate
Discurso
político
expressão
oral
Textos
de apreciação crítica
Debate
Publicidade
Exposição
(com plano-guia)
expressão
escrita
Comunicado
Reclamação/Protesto
Resumo
de textos expositivo-argumentativos
Síntese
de textos expositivo-argumentativos
Textos
de apreciação crítica
Textos
argumentativos/expositivo-argumentativos
leitura
Textos informativos
diversos (artigos científicos e técnicos, comunicado, reclamação, protesto)
Textos dos media (artigos científicos e
técnicos, artigos de apreciação crítica, publicidade)
Textos argumentativos/expositivo-argumentativos
Padre
António Vieira, Sermão de Santo António
aos Peixes (excertos)
Textos
de teatro
Almeida
Garrett, Frei Luís de Sousa
Textos
narrativos e descritivos
Um
romance de Eça de Queirós
Textos
líricos
Cesário
Verde
Textos
para leitura em regime contratual
funcionamento da língua
Processos fonológicos
(inserção, supressão e alteração de segmentos)
Significação lexical
(polissemia); neologia; estruturas lexicais
Valor dos adjetivos
(restritivo e não restritivo); valor das orações relativas (restritivo e
explicativo); valores referenciais (expressões definidas e indefinidas:
específico, não específico, genérico)
Tempo, aspeto e
modalidade
Interação discursiva
(tipologia dos atos ilocutórios; atos ilocutórios diretos e indiretos)
Processos
interpretativos inferenciais: pressuposição; implicitação conversacional;
figuras (antítese, hipérbole, ironia, metonímia, sinédoque)
Continuidade,
progressão, coesão e coerência textuais
Paratextos (título, índice, prefácio, posfácio,
rodapé, bibliografia)
.
<< Home