Sunday, September 06, 2015

Os Maias 4



Helena (11.º 12.ª)
Helena (13) Pontos fortes Criação de pretexto para dar conta do foco incial cap. IV (Carlos vem exercer Medicina). Construção do texto, ainda que colado ao do próprio Eça. Aspetos melhoráveis Parte visual (slide googlado). Leitura poderia ter sido mais lenta, mais expressiva (mas creio que foi bastante ensaiada). Linguagem: «Vossa excelência» (como se está a usar a 3.ª pessoa e aliás não nos estamos a dirigir a alguém, teria de ser «Sua excelência»); «as tardes em frentes à minha habitação» («as tardes em frente à minha habitação »); «*um tonto que lhe pediu em casamento» («um tonto que a pediu em casamento»); «*havia coisas que as crianças não deviam ter contacto» («havia coisas com que as crianças não deviam ter contacto»).

Diogo (11.º 5.ª)

Diogo (16) Pontos fortes Criatividade do texto (na associação irónica de estereótipos, na brincadeira com colegas, em conhecimentos históricos — no entanto, com incongruências: torre Eiffel é cerca de quinze anos posterior à viagem de Carlos). Ter-se tirado partido do domínio da técnica (ainda que decerto em termos elementares), para conseguir certo efeito de animação. Imagem (mapa) a funcionar como indutor do texto. Aspetos melhoráveis Podia haver mais presença de Os Maias. Ligeiras hesitações na locução (que teriam sido evitadas se tivesse havido mais ensaios). Redação: «aqui escritos» («aqui referidos», «aqui descritos»); «*indivíduo pelo nome» («indivíduo que dá pelo nome»); «*se bem que havia» («se bem que houvesse»); «*a forma de como» («a forma como»).

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