Os Maias 14
João (11.º 5.ª)
João
(17,5) Pontos fortes Boa expressividade,
incluindo a assunção de diferentes vozes para interpretar várias personagens.
Muitos bons momentos criativos, com verdadeira graça e inteligência, embora
também haja alguns momentos menos conseguidos (este últimos correspondem, em
geral, às partes em que se acolhem modelos, frases, de humoristas conhecidos e
efeitos de cómico fácil). Aspetos
melhoráveis Teria restringido as imagens a uma por cada personagem (que
cumpriria o efeito identificador, e caricatural); parecem-me prejudicar esta
simplicidade as outras imagens (álcool, Dilma, etc.). Nas legendas: «*este video contêm» («este vídeo contém»); «ai o que?» (ai o quê»). Na
redação do texto lido: «lhe houvera contad0» («lhe havia contado» ou «lhe
contara»); «e confrontá-la [ø]» («e confrontá-la com [qualquer aspeto]» ou «e enfrentá-la»).
Leonor F. (11.º 7.ª)
Leonor
F. (18-17,5) Pontos fortes Formato criativo e
funcional: a situação criada (paródia da reportagem em direto) permite a
síntese do cap. XIV e, ao mesmo tempo, a caricatura de certo estilo de
jornalismo (na atualidade e no século XIX). Expressividade na representação da
jornalista. A dificuldade em memorizar o texto todo permitiu revelar uma
capacidade da autora (ir resolvendo problemas de improvisação oral sem nunca
errar na sintaxe). Aspetos melhoráveis
Podia dizer-se que, aqui e ali, faltou o teleponto (que esconderia hesitações,
falhas de memória, da «atriz» que faz de jornalista), mas também se pode alegar
que esses lapsos acontecem verdadeiramente nos diretos e, portanto, tornam mais
realista a representação.
Madalena F.
(11.º 8.ª)
Madalena F.
(17) Pontos fortes Muito boa leitura em voz
alta (excelente ritmo e expressividade). Bom texto (é interessante que não se
tenha procurado seguir muito Os Maias,
embora também se possa dizer que a relação com a obra ficou demasiado ténue).
Música. Aspetos melhoráveis Facto de
parte visual ser pouco ambiciosa (filme não é próprio, embora seja aplicável à
situação). Evitaria o seguinte tipo de construção, por ser característica da
oralidade: «atenção, atenção essa que» (seria preferível: «atenção, que».
Leonor (11.º 5.ª)
Leonor (18-17,5) Pontos fortes Engenho do formato
(autora representa personagem e faz leitura em off). Leitura em voz alta com bons momentos de expressividade. Boa
escolha da música. Bom texto, abrange várias perspetivas (numa espécie de
discurso indireto livre). Aspetos
melhoráveis Na redação: há, no início, recurso exagerado a «seus»; também
evitaria alguns lugares comuns («até que a morte nos separe», por exemplo); «Maria
deslumbra Carlos» (será «Maria vislumbra Carlos»?: era no sentido de ‘embevece’,
e então estava bem, ou o sentido era ‘vê’ e, então, deveria ficar «vislumbra»?).
Beatriz C. (11.º 7.ª)
Beatriz
C. (11-11,5) Pontos fortes Criação de desenho. Acabamentos
de edição (em que, creio, colaborou também Miguel B.). Aspetos melhoráveis Leitura foi pouco ensaiada. Tratando-se de
diário, devia evitar-se, como depois acontece, resumir-se a ação de vários dias
(para se cumprir o género, esses factos apareceriam isolados, dados na página
do dia a que reportassem). Na redação: «*e pedi-lhe em casamento» (seria «e pedi-a em casamento»); «voltou a me alertar» («voltou a alertar-me»).
Pronúncia de «Melanie».
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