Monday, September 15, 2014

Índice do 10.º ano (2014-2015)


10.º ano (2014-2015) Resumo do programa;  Programa (10.º ano: pp. 33-37, 50-54); Programa calendarizado; Sumários e tepecêsAulas (1.º período, 1.ª parte: 1-28); Aulas (1.º período, 2.ª parte: 29-52); Aulas (2.º período, 1.ª parte: 53-76); Aulas (2.º período, 2.ª parte: 77-94); Aulas (3.º período: 95-130)Apresentações das aulas; Planos de aula; Horário do professorInstrumentos: Dicionário Terminológico (definições de gramática); Base de dados morfológica (flexão de verbos, por exemplo); Dicionário de estrangeirismos; Dicionário de termos literários;  Catálogo do CRE (clicar e escrever o apelido do autor que se queira procurar);  Reproduções de capítulos de gramáticas (princípios de cortesia e de cooperação [nGDP]; tipos de texto [nGDP]; variação e normalização linguística [nGDP]; coesão referencial (anáfora, catáfora, etc.) [nGDP]; processos fonológicos [nGDP]; funções sintáticas [nGDP]; coordenação e subordinação [nGDP]; relato do discurso [nGDP]; discurso direto, direto livre, indireto e indireto livre [EGES]; processos morfológicos de formação de palavras [nGDP]; processos irregulares de formação de palavras [nGDP]; classes de palavras [nGDP]; conotação, denotação; polissemia; homonímia; hiperonímia; holonímia [nGDP];  predicativo do complemento direto; tempo, aspeto, modalidade; coerência e coesão textuais)Fichas do Caderno de Atividades: pontuação; relações entre palavras; polissemia; acentuação; atos ilocutórios; coesão; processos irregulares de formação de palavras; processos morfológicos de formação de palavrasConcursos:  Correntes d'Escritas (Luísa, do 12.º 3.ª, venceu o concurso Correntes d'Escritas; notícia sobre o concurso de 2015; regulamento da edição de 2015; já foram enviados os poemas); Concurso Literário José Gomes Ferreira (regulamento da edição em curso, a de 2015); Concurso «Dá Voz à Letra» (site; regulamento; vídeos apurados); Concurso «A Melhor Carta» (regulamento); Coisas das aulas e das turmas:  De notas qualitativas a valores; Prémios Tia AlbertinaVale a pena comprar uma gramática?; Entrevista de António Lobo Antunes e «O escritor e o seu duplo» (crónica de António Guerreiro sobre a entrevista de Lobo Antunes); Exemplo de Alfabeto Pessoal (por colegas de 2011); Exemplo de «Pequenos Prazeres» (por colegas de 2011); Instruções para microfilmes autobiográficos; Microfilmes autobiográficos: 10.º 1.ª; 10.º 5.ª; 10.º 7.ª; 10.º 8.ª; 10.º 12.ª; Sobre as leituras de livros que podem ser começadas agora;  Conteúdos de gramática estudados durante o 1.º período; Classificações no 1.º períodoInformações sobre cada aluno (a meio de novembro): 10.º 5.ª10.º 8.ªSugestões para melhoria do aproveitamento de cada aluno (a meio de fevereiro): 10.º 1.ª10.º 5.ª; 10.º 7.ª10.º 8.ª; 10.º 12.ªLeitura dos sonetos pedida como tepecê da aula 75-76 (apenas para esclarecer alguma pronúncia difícil); Classificações no 2.º período; Sínteses sobre 2.º período e sugestões para o resto do ano: 10.º 1.ª; 10.º 5.ª; 10.º 7.ª; 10.º 8.ª; 10.º 12.ª;  Instruções para bibliofilmes; Bibliofilmes (com apreciações a quase todos filmes recebidos — verei os restantes nos próximos três dias): 10.º 1.ª; 10.º 5.ª; 10. 7.ª; 10.º 8.ª; 10.º 12.ª; Instruções para tepecê de análise-comentário de canção; Canções comentadas (as de que me chegaram versões revistas): 10.º 1.ª; 10.º 5.ª; 10.º 7.ª; 10.º 8.ª; 10.º 12.ª; Conteúdos de gramática que devem rever; Classificações no 3.º período.