Planos de aula
Aula 1-2 (17 [1.ª, 7.ª,
8.ª], 18/set [5.ª, 12.ª])
(25) Informações sobre
aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; avaliação; programa;
blogue).
(10) Preenchimento das folhas
de caderneta (com desenho de retrato-emblema).
(15) Leitura de parágrafos sobre
escritores representados no manual, para conjeturar acerca da sua veracidade.
(20) Correção comentada.
(20) Redação de frases em
registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico.
Aula 3-4 (18 [8.ª], 19 [5.ª, 7.ª], 22/set [1.ª, 12.ª])
(5) Conselhos
em torno do trabalho de escrita feito na aula anterior e agora devolvido.
(10) Preenchimento
de ficha sobre Pragmática, Interação discursiva, Princípios de cooperação e de
cortesia, Máximas conversacionais (a partir de leitura da p. 323 do manual).
(5) Correção.
(15) Assistência
a sketches da Série Lopes da Silva,
para, em ficha dada, identificar as infrações às Máximas conversacionais ou ao
Princípio de cortesia.
(3) Correção.
(15) Assistência
a mais sketches da Série Lopes da
Silva, para, na mesma ficha a que se aludiu, serem identificadas as infrações
às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.
(2) Correção.
(35) Leitura
do texto «Ao longo do caminho» (p. 109), para redação de trechos
memorialísticos no mesmo estilo de alguns dos parágrafos.
Aula 5-6 (24 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 25/set [5.ª, 12.ª])
(5) Correção
do trabalho (da aula anterior) ora devolvido.
(20) Leitura
de «A memória» (pp. 120-121), para responder a questionário de escolha
múltipla.
(15) Leitura
de trecho de diário de Vergílio Ferreira (p. 116), para preenchimento de quadro
acerca das marcas de diário e de crónica autobiográfica (reportada a «Ao longo do
caminho»).
(20) Redação
de texto diarístico com inserção obrigatória de uma frase dada (retirada do
filme a ver a seguir: «A minha adolescência tem sido um céu baixo e pesado, em
que existem, por vezes, pequenas abertas»).
(20) Assistência
ao início de A história da minha vida,
para preenchimento de uma última coluna do quadro em torno das características
de diários e autobiografias, e de nota sobre princípios de cooperação e de
cortesia.
(5) Correção.
Aula 7-8 (25 [8.ª], 26 [5.ª, 7.ª], 29/set [1.ª, 12.ª])
(10) Ainda
explicações a propósito de escritos devolvidos na aula anterior.
(10) Assistência
a dois sketches (Monty Python Flying
Circus), para descobrir infrações à cortesia relativas a formas de tratamento.
(2) Correção.
(20) Exercício
de correspondência de frases a formas de tratamento e situações em que aquelas
fossem plausíveis.
(15) Correção
(10) Redação
de diálogo curto com duas formas de tratamento.
(3) Audição
de um ou dois exemplos.
(15) Assistência
a trecho de A história da minha vida.
Aula 9-10 (1 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 2/out [5.ª, 12.ª])
(20) Correção
dos questionários de compreensão do escrito feitos na aula 5-6.
(15) Leitura
de «Realidade duríssima» (p. 124), de José Saramago, para seleção de sinónimos
de palavras no texto.
(10) Preenchimento
de quadro com características do género ‘memórias’ (versus ‘diário’ e
‘autobiografia’), guiado por definição na p. 124.
(10) Correções.
(15) Começo
do tepecê de ‘Definição telegráfica pessoal’ com verbos.
(13) Assistência
a mais um trecho de A história da minha
vida (para preenchimento de quadro sobre os livros em foco no filme).
(5) Correção.
Aula 11-12 (2 [8.ª], 3 [5.ª, 7.ª], 6/out [1.ª, 12.ª])
(10) Sobre
os trabalhos diarísticos (feitos em aula e terminados em casa).
(15) Leitura
de «Escrever um diário» (p. 115), de José Saramago, para
escolha de melhores sinónimos de várias palavras dadas.
(5) Correção.
(28) Exercícios
em torno de flexão de formas verbais (com atenção especial a formas imperativas
e a tratamentos), a partir de sketches.
(20) Redação
de incidentes-anamneses.
(12) Assistência
a mais uma sequência de A história da
minha vida.
Aula 13-14 (8 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 9/out [5.ª, 12.ª])
(30) Pré-eliminatória
de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (1.ª parte).
(8) Resolução de exercício em torno de flexão
do pretérito perfeito, a partir do sketch
«Castigadores da parvoíce».
(2) Correção.
(25) Redação de texto cronístico-autobiográfico
segundo o modelo da crónica «O melhor dia» (de Miguel Esteves Cardoso).
(20) Assistência à conclusão de A história da minha vida (104-123).
Aula 15-16 (9 [8.ª], 10 [5.ª, 7.ª], 13/out [1.ª, 12.ª])
(20) Leitura
de «Duas ou três coisas que sei sobre mim» (p. 112), texto autobiográfico de
João Caraça, para responder a questionário de escolha múltipla.
(10) Preenchimento
de respostas a exercícios da p. 113 (sobre o mesmo texto).
(10) Correções.
(25) Pré-eliminatória
da Liga dos Campeões, com leitura de textos diversos (estudados até agora) —
2.ª parte.
(20) Assistência
ao início de Amor ou consequência.
(3) Correção
e explicação do tepecê.
Aula 17-18 (15 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 16/out [5.ª, 12.ª])
(15) Correção
do questionário de compreensão sobre texto autobiográfico de João Caraça.
(20) Leitura
de «História Incompleta» (p. 122), autobiografia de Isabel Ruth, para responder
a perguntas do manual (3.2; 5; 4) e a perguntas que aproveitam o facto de o
original do texto ser maior.
(10) Correção.
(25) Pré-eliminatória
da Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (3.ª parte).
(16) Assistência
a trecho de Amor ou consequência.
Aula 19-20 (16 [8.ª], 17 [5.ª], 20 [1.ª, 12.ª], 22/out [7.ª])
(15) Leitura
de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais.
(5) Correção.
(23) Assistência
a sketches (Série Barbosa) para
escolher protótipos textuais que lhes correspondem.
(35) Redação
de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis
com o próprio autor).
(10) Mais
um trecho de Amor ou Consequência.
Aula 21-22 (22 [1.ª, 8.ª], 23 [5.ª, 12.ª], 24/out [7.ª])
(10) Sobre
trabalhos devolvidos (anamneses).
(25) Leitura
de «25 de Abril» (p. 118), para acrescentar preposições em falta (texto fora
dado com lacunas); preenchimento de quadro com preposições e contrações.
(10) Correções.
(12) Assistência
a sketches em torno de questões
relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses.
(5) Correção.
(10) Exercício
de revisão do tepecê sobre pontuação.
(5) Correção.
(8) Assistência
a trecho de Amor ou Consequência.
(2) Sobre
o tepecê.
Aula 23-24 (23 [8.ª], 24 [5.ª], 27 [1.ª, 12.ª], 29/out [7.ª])
(5) Lista de conteúdos gramaticais já dados
(ou já revistos).
(10) Leitura do texto da p. 110, para resolver o
ponto 1.
(5) Correção com explicação do ponto 1 e 2 da
p. 111.
(10) Criação de séries por associação de ideias
(para «Biografia»), a partir de exemplo dado (de «medida»).
(10) Correção. Audição de algumas séries (para
registo de seis palavras).
(25) Redação em «logo-rali» (parágrafo
acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes
aleatoriamente reunidas).
(20) Assistência a trecho de Amor ou Consequência.
Aula 25-26 (29 [1.ª, 8.ª], 30 [5.ª, 12.ª], 31/out [7.ª])
(5) Sobre conjugações; ainda sobre as
crónicas.
(5) Relance
aos títulos de autobiografias lidas antes.
(20) Leitura,
em skimming, de autobiografias (uma
por cada aluno) publicadas no Jornal de
Letras (da mesma série que as de Isabel Ruth ou João Caraça).
(30) Leitura
de «Na prisão escrevem-se cartas» (p. 127), para redação de continuação em lipograma
(de A; e, numa segunda fase, de E).
(5) Resolução
da pergunta 7 da p. 128; e das perguntas 1 a 1.2.
(5) Correção;
mais resposta às perguntas 1, 1.1, 1.2 (p. 128).
(5) Leituras
em falta da Pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
(2) Explicação da tarefa grande (e,
sobretudo, remissão para leitura no blogue).
(13) Assistência
a final de Amor ou Consequência.
(12-25)
Aula 27-28 (30 [8.ª], 31/out [5.ª], 3 [1.ª, 12.ª], 5/nov [7.ª])
(5) Compreensão
oral de trecho de biografia de Manoel de Oliveira (p. 111).
(5) Correção; explicação sobre verbos defetivos,
impessoais, unipessoais, abundantes; conjugações.
(7) Preenchimento de texto lacunar sobre
verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes.
(5) Correção.
(15) Sorteio da Liga dos Campeões.
(5) Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar»; «Não
faleci nada»).
(15) A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados.
(10) Correção.
(17) Assistência a trecho de Malena.
Aula 29-30 (5 [1.ª, 8.ª], 6 [5.ª, 12.ª], 7/nov [7.ª])
(20) Questionário de compreensão de carta de
Régio a Jorge de Sena (p. 131).
(15) Resolução de ficha sobre campo lexical,
campo semântico, família de palavras.
(10) Correção.
(20) Exercício de redação-completamento de carta
(com apoio no texto expositivo na p. 129) tirada do filme Malena.
(5) Leitura de síntese, para
introdução-revisão a conceitos narratológicos, acerca de todo o filme.
(18) Assistência a trecho de Malena.
Aula 31-32 (6 [8.ª], 7 [5.ª], 10 [1.ª, 12.ª], 12/nov [7.ª])
(35) Questionário
sobre conteúdos de gramática dados até agora.
(5) Exercício
de pontuação de carta retirada de Malena.
(5) Correção.
(7) Audição,
para completamento de texto, de canção «Carta», dos Toranja.
(3) Correção.
(10) Resolução
de duas perguntas sobre o texto em causa.
(5) Correção.
(17) Assistência
a trecho de Malena.
Aula 33-34 (12 [1.ª, 8.ª], 13 [5.ª, 12.ª], 14/nov [7.ª])
(10) Correção
de exercício de compreensão de carta de Régio a Sena.
(5) Audição de carta de Rómulo de Carvalho a
Jorge de Sena, para responder a questionário de compreensão oral (V/F).
(5) Correção.
(15) Leitura
em voz alta (ainda a mesma carta e a da página seguinte).
(25) Audição de «Postal dos correios» (Rio
Grande) e transposição como carta.
(5) Correção.
(20) Assistência
a trecho de Malena.
Aula 35-36 (13 [8.ª], 14 [5.ª], 17 [1.ª, 12.ª], 19/nov [7.ª])
(25) Correção
de questionário de gramática.
(15) Leitura
em voz alta de «Uma rapariga» (p. 126) e «Na prisão escrevem-se cartas» (p.
127)
(25) Leitura de carta de Renato a Scordia, para
redigir duas respostas (verosímil e inesperada, embora em registo formal).
(5) Resolução de síntese lacunar a propósito
de tempos, tempo da história e do discurso, fecho de encaixe e, sobretudo,
deíticos, nas últimas falas em Malena.
(15) Assistência
a trecho final de Malena.
(3) Correção.
Aula 37-38 (19 [1.ª, 8.ª], 20 [5.ª, 12.ª], 21/nov [7.ª])
(20) Leitura do texto «E aqui está...» (p. 135),
para responder a perguntas no manual.
(7) Correção
(15) Leitura em voz alta.
(10) Assistência a sketch («O talhantezinho», série Lopes da Silva) para responder a
ficha sobre o uso do diminutivo.
(8) Correção.
(25) Redação
de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras.
Aula 39-40 (20 [8.ª], 21 [5.ª], 24 [1.ª, 12.ª], 26/nov [7.ª])
(20) Leitura de «Retrato do artista quando
jovem» (pp. 141-142), para responder a perguntas sobre esse texto no manual.
(5) Correção.
(15) Leitura em voz alta.
(7) Assistência a sketch («Um quilinho de kunami», série Meireles) para responder a
ficha sobre o uso do diminutivo.
(3) Correção e súmula sobre diminutivos.
(15) Resolução
de exercício sobre deíticos.
(7) Correção.
(15) Assistência a início de Cinema Paraíso.
Aula 41-42 (26 [1.ª, 8.ª], 27 [5.ª, 12.ª], 28/nov [7.ª])
(20) Leitura de «Autorretrato com a musa» (p.
146), com indicação do assunto de cada quintilha e a métrica.
(10) Correção.
(10) Questionário de compreensão oral de uma
crónica de António Lobo Antunes lida pelo próprio escritor.
(5) Correção.
(30) Redação de «autorretrato» também em
hexassílabos, sem rima, em quintilhas, segundo idênticos assuntos.
(10) Assistência a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 43-44 (27 [8.ª], 28/nov [5.ª], 1 [1.ª, 12.ª], 3/dez [7.ª])
(20) Resolução de ficha sobre hiperonímia e
holonímia.
(10) Correção.
(20) Leitura
rápida de livros de cartas para preencher dados relativos a objetivo e perfis
de remetentes e destinatários.
(25) Redação
de adaptação de carta desses modelos à atualidade.
(15) Assistência a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 45-46 (3 [1.ª, 8.ª], 4 [5.ª, 12.ª], 5/dez [7.ª])
(25) Compreensão de soneto de Bocage (p. 147)
«Camões, grande Camões», através de itens fechados.
(25) Assistência
a anúncios publicitários a banco (Banif) e aos sketches «Mofo ou bafio?» e «Político discursa» (Lopes da Silva),
para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia,
étimo, convergência, homonímia.
(10) Correção.
(3) Explicação sobre paronímia, homofonia e
homografia.
(3) «Parvoíce em torno de sinónimos» (série Meireles).
(20) Assistência a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 47-48 (4 [8.ª], 5/dez [5.ª]; esta aula não será dada — para já, pelo menos — nas turmas 1.ª, 7.ª, 12.ª, 7.ª, que tinham menos tempos previstos no primeiro período)
(20) Leitura
de «Jogo de Espelhos», com Fernando Alvim (p. 142), para distinguir o que é
falso e verdadeiro; e o que, em termos de linguagem, pretende ser brincalhão.
(10) Pontuação
de soneto de Ary dos Santos (p. 146)
(15) Correção.
(10) Assistência
a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno
a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista
convencional.
(30) Jogo
do Stop com conteúdos gramaticais.
(5) Correção
do exercício de pontuação de soneto de Bocage.
Aula 49-50 (10 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 11/dez [5.ª, 12.ª])
(15) Correção do questionário de compreensão
(sobre soneto de Bocage); audição de gravação do mesmo soneto.
(25) Resposta a questionário de escolha múltipla
sobre conteúdos de gramática.
(30) Leituras em voz alta (poema de Graça Moura,
na p. 146; soneto de Bocage, na p. 147; poema de Ary dos Santos, na p. 146).
(5) Ficha sobre Cinema Paraíso e narratologia.
(12) Assistência a trecho de Cinema Paraíso.
Aula 51-52 (11 [8.ª], 12 [5.ª, 7.ª], 15/dez [1.ª, 12.ª])
(25) Correção do questionário de gramática.
(10) Sobre avaliação; tepecê de férias.
(46) Assistência a trecho final de Cinema Paraíso.
(5) Correção de ficha sobre narratologia e Cinema Paraíso.
Aula 53-54 (7 [8.ª, 1.ª], 8 [12.ª, 5.ª], 9/jan [7.ª])
(25) Leitura de «Quero» (pp. 76-77), de José
Luís Peixoto, ll. 1-14, para compreensão de ironia e de hiperonímia, e ll.
15-109, para síntese em cerca de oitenta palavras.
(10) Correção.
(5) Assistência a sketch com analogias com o
texto citado («Concurso de empregados de mesa», série Meireles).
(15) Redação de conclusão em moldes mais
cronísticos (em substituição das ll. 110-140).
(10) Sobre o programa e o 2.º período.
(20) A propósito da relativa incompatibilidade
entre máxima da qualidade e princípio da cortesia, assistência ao trecho
inicial de A invenção da mentira.
Aula 55-56 (8 [8.ª], 9 [5.ª], 14 [1.ª, 7.ª], 15/jan [12.ª])
(5) Correção do trabalho de conclusão de
crónica feito na última aula.
(20) Compreensão de «Entrevistas» (p. 79-80), de
António Lobo Antunes, através da resposta a dois itens do manual (1 e 2, p.
80).
(5) Correção.
(15) Criação de respostas (à Lobo Antunes) a
perguntas retiradas do texto «Entrevistas».
(10) Visionamento de uma ou outra parte de
entrevista a Lobo Antunes.
(5) Compreensão
oral de crónica de Fernando Alves (em «Sinais», TSF) sobre entrevistas
(questionário na p. 81).
(3) Correção.
(3) Assistência
a entrevista televisiva com Guy Goma.
(5) Resposta
ao ponto 2 da mesma página 81.
(5) Correção/Cópia.
(18) Assistência a trecho de A Invenção da Mentira.
Aula 57-58 (14 [8.ª], 15 [5.ª], 16 [7.ª], 19/jan [1.ª, 12.ª])
(40) Leituras das crónicas «Bem-vindos ao
submundo» (pp. 72-73), de Fernanda Câncio, e «Natal Fatal», de Miguel Esteves
Cardoso, para redação de síntese (100-130 palavras).
(13) Assistência a sketches (série Fonseca) com
caricaturas de entrevistadores, para escolher perfis de repórteres.
(2) Correção.
(10) Leitura para redação de resposta a «Articula
o que se diz na notícia «Robôs a fazer entrevistas» (Público) com a defesa que, na sua crónica, fazia Fernando Alves ».
(3) Correção.
(17) Assistência a trecho A Invenção da Mentira.
Aula 59-60 (15 [8.ª], 16 [5.ª]; nas restantes turmas esta aula ficou adiada)
(5) Devolução
de sínteses feitas na aula anterior e conselhos sobre as mesmas.
(10) Explicação sobre acentos.
(20) Resolução de exercício de associação de
regras de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos.
(15) Correção.
(10) Explicação sobre redação de notícia, lead,
etc.
(25) Leitura do soneto de Camões «O dia em que eu
nasci moura e pereça» (p. 148), para redação de notícia.
Aula 61-62 (21 [7.ª, 8.ª, 1.ª], 22/jan [12.ª, 5.ª])
(20) Resolução de ficha sobre Atos ilocutórios.
(10) Correção.
(20) Assistência a sketches (série Barbosa),
para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos atos de fala
assinalados.
(5) Correção.
(5) Resolução de resposta à pergunta 1.1 (p.
149), em torno de um cartoon.
(5) Passagem a discurso direto das falas do
mesmo cartoon.
(5) Correção.
(17) Assistência a trecho de A Invenção da Mentira.
Aula 63-64 (22 [8.ª], 23 [5.ª, 7.ª], 26/jan [12.ª, 1.ª])
(10) Explicação
sobre as sínteses/notícias agora devolvidas.
(25) Questionário
para compreensão de «Eles que» (pp. 69-70).
(5) Correção
do comentário ao cartoon iniciado na aula anterior.
(15) Completamento
de síntese a propósito do sketch «Manuelmachadês».
(5) Correção.
(15) Redação
de comentário(s) a propósito do texto «Elogio da velhice enquanto verdadeira»
(p. 68).
(15) Assistência
a conclusão de A Invenção da Mentira.
Aula 65-66 (28 [7.ª, 8.ª, 1.ª], 29/jan [12.ª, 5.ª])
(5) Recolha
dos tepecês (dois comentários começados na aula anterior).
(15) Correção
dos questionários de compreensão de «Eles que» (feitos na última aula).
(7) Bean,
um autêntico desastre.
(15) Resolução de exercício a partir do discurso
de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos (também textuais),
transcrição do oral versus escrito,
antecedentes de pronomes.
(10) Correção.
(16) Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(20) Redação ‘ao estilo de Bean’, relativa à
pintura da p. 134.
Aula
67-68 (29 [8.ª], 30/jan [7.ª, 5.ª], 2/fev [12.ª, 1.ª])
(45) Resolução
de ficha sobre variação e mudança linguística no Português, com recurso a
assistência a sketches; correção.
(10) Completamento
de texto lacunar com apreciações críticas às pinturas A e B, da p. 145.
(15) Redação
de frases relacionáveis com cada um dos autorretratos na p. 144, e a abonarem
diversos atos ilocutórios.
(5) Correções.
(12) Assistência
a trecho inicial de Verdade ou Mentira.
Aula 69-70 (4 [7.ª, 8.ª, 1.ª], 5/fev [12.ª, 5.ª])
(5) Correção de tepecê.
(20) Resolução
de ficha sobre anáfora, catáfora, correferência, cadeia de referência.
(10) Correção.
(3) Assistência
a trecho de A Canção de Lisboa
(mastóideo/mastoideu).
(30) Redação
de notícia (segundo os títulos de notícias de Stephen Glass,
o protagonista de Verdade ou Mentira), precedida de relance
ao texto da p. 96.
(5) Passagem
para discurso indireto das falas do cartoon na mesma página.
(17) Assistência
a trecho de Verdade ou mentira.
Aula 71-72 (5 [8.ª], 6 [5.ª], 9
[12.ª, 1.ª], 11/fev [7.ª])
(20) Completamento
de esquema-síntese dos textos explicativos sobre lírica de Camões (pp.
152-154).
(10) Completamento
de lacunas sobre dois textos de Camões (p. 155; p. 167).
(15) Correção.
(5) Assistência
a trecho de Bruno Aleixo (aliás Busto) sobre os três modos literários.
(35) Redação
de soneto (antónimo de «Erros meus»).
Aula 73-74 (11 [8.ª, 1.ª], 12 [12.ª, 5.ª], 19/fev [7.ª])
(35) Redação de
comparação entre «Camões e a tença» (de Sophia Andresen) e «Erros meus, má
fortuna, amor ardente» (de Luís de Camões e lido na aula anterior; na p. 155).
(3) Assistência a
clip de «Camões e a tença» (com João Reis).
(2) Audição de
canção, de José Mário Branco, com a letra do poema de Sophia.
(10) Leitura de «Verdes
são os campos» (p. 169), para completar quadros de análise do poema e noções de
tipos de rima.
(10) Exercício de
transformação em heptassílabos de «Endechas a Bárbara escrava» (p. 167).
(5) Correção.
(15) Assistência a um
trecho de Verdade ou Mentira.
Aula 75-76 (12 [8.ª], 13 [5.ª], 19/fev
[12.ª], 23 [1.ª], 24/fev [7.ª])
(5) Explicação sobre
palavras chegadas por via erudita (vs.
a chamada via popular), a propósito de duas palavras a ler em soneto de Camões.
(35) Transformação do
soneto «A fermosura desta fresca serra» (p. 170), para redondilha.
(5) Audição de alguns
textos de alunos.
(5) Assistência a
«tesourinho deprimente» em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício
seguinte em torno de variação fonética.
(20) Preenchimento de
quadro em o torno de fenómenos fonéticos.
(15) Correção.
Aula 77-78 (19 [8.ª, 5.ª], 23 [12.ª], 25/fev [1.ª, 7.ª])
(13) Luís
de Camões, «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (explicação, audição de
canção de José Mário Branco, preenchimento de pequeno comentário).
(12) Luís
de Camões, «Amor é fogo que arde sem se ver» (p. 160) (prenchimento de pequeno
comentário; explicação de anáfora e oxímoro/paradoxo; audição de canção dos
Pólo Norte; assistência a clip).
(15) Redação
de requerimento (segundo minuta; relanceando no manual, p. 48).
(15) Resposta
a perguntas (a propósito de requerimentos), na p. 49.
(10) Correções.
(15) Assistência
a trecho de Verdade ou Mentira.
(2) Explicação
do(s) tepecê(s).
Aula 79-80 (20 [5.ª], 25 [8.ª], 26
[12.ª], 27/fev [7.ª], 2/mar [1.ª])
(45) Leituras
em voz alta expressivas (dos sonetos de Camões indicados no tepecê de há duas
aulas).
(10) Leitura
de trechos de A minha palavra favorita,
2007, para exercício de correspondência com as características das palavras
escolhidas.
(5) Correcção; e explicação da redacção a
pedir.
(25) Redacção
sobre «palavra de estimação».
Aula 81-82 (26/fev [8.ª, 5.ª], 2 [12.ª], 4/mar [1.ª, 7.ª])
(30) Completamento
de síntese sobre duas apreciações críticas ao filme de Meirelles (pp. 99 e
100).
(5) Visualização
de trailer de Ensaio sobre a cegueira,
de Fernando Meirelles.
(30) Depois
de leitura da p. 98 e de sinopses, redação de sinopse de filme inventado.
(18) Assistência
ao Verdade ou Mentira.
Aula 83-84 (27/fev [5.ª], 4 [8.ª],
5 [12.ª], 6 [7.ª], 9/mar [1.ª])
(20) Redação
de referências bibliográficas.
(5) Correção.
(20) Exercício
em torno de verbetes (baseados em textos do manual, pp. 55-57).
(10) Correções.
(20) Redação de aceções (inventadas) para
verbetes de palavras dadas (verdadeiras mas decerto desconhecidas dos alunos).
(15) Assistência
a conclusão de Verdade ou Mentira.
Aula 85-86 (5 [8.ª, 5.ª], 9/mar [12.ª]; nas turmas 1.ª e 7.ª esta aula fica adiada, fazendo-se o questionário sobre «Apagar é pintar» na aula 87-88)
(10) Explicação
(em revisão) de «anáfora» e «catáfora».
(30) Compreensão
de «Apagar é pintar» (pp. 102-103), através de questionário de escolha múltipla.
(10) Explicações
sobre «Descalça vai para a fonte» (p. 137) (?incluindo trecho de filme Camões, de Leitão de Barros).
(15) Assistência
a dois sketches em torno de
publicidade («Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e
resolução de ficha também a propósito do anúncio «Forrmosa e bem segura» (p.
139).
(5) Correção.
(20) Redação
de esboço de guião de filme publicidade.
Aula 87-88 (5 [8.ª, 5.ª], 11 [1.ª, 7.ª], 12/mar [12.ª])
(15) Próclise,
mesóclise, ênclise (explicação sobre).
(10) Resolução
de exercício com casos de mesóclise.
(25) Recitações
(de sonetos de Camões).
(30) Assistência
a Língua — vidas em português, para
preenchimento de quadro (a realçar características da variação linguística).
(10) Correção.
Aula 89-90 (12 [8.ª, 5.ª], 16 [1.ª, 12.ª], 18/mar [7.ª])
(5) Correções
ao trabalho de invenção de definições de verbetes.
(17) Assistência
a trecho de Wall.E.
(30) Questionário
de gramática (conteúdos do 2.º período).
(15) Reformulação
do texto de divulgação científica «Um robô chamado Wall.E» (p. 88).
(3) Correção.
(20) Assistência
a trecho final de Wall.E.
Aula 91-92 [43] (18 [8.ª] e 19/mar
[5.ª]; nas outras turmas esta aula não se realiza, ficando as correções
incorporadas na aula 93-94)
(25) Correção
do questionário sobre «Apagar é pintar» (pp. 102-103) e de síntese sobre
apreciações críticas a filme de Fernando Meirelles.
(10) Leituras
ou recitações em atraso.
(50) Escolhido
quadro em fascículo com obras de um pintor, redação de apreciação crítica e de
texto livre por inspiração espontânea.
Aula 93-94 (18 [1.ª], 19 [8.ª,
12.ª], 20/mar [5.ª, 7.ª])
(20) Correções
do questionário sobre «Apagar é pintar» (pp. 102-103) e de síntese sobre
apreciações críticas a filme de Fernando Meirelles (turmas 1.ª, 7.ª, 12.ª). // Resolução
de perguntas sobre pontuação e de comparações em torno de Bean em férias (turmas 5.ª e 8.ª).
(10) Assistência
a trecho inicial de Bean em férias.
(10) Sobre
avaliação.
(40) Assistência
a conclusão de Bean em férias (e
conversa sobre avaliação).
Aula 95-96 (8 [8.ª], 9 [5.ª, 12.ª], 10 [7.ª], 13/abr [1.ª])
(15) Correção
de parte do questionário de gramática do 2.º período.
(10) Resolução
de 1.1 da p. 22 (sobre partes do livro e aspetos paratextuais).
(10) Correção.
(25) Distribuído
um livro a cada aluno, preenchimento de ficha sobre o seu paratexto.
(30) Redação
de asp etos paratextuais de livro inventado.
Aula 97-98 (9 [8.ª], 10 [5.ª] 13
[12.ª], 15/abr [1.ª, 7.ª])
(15) Correção
do final do questionário de gramática; sobre recomeço (o que já demos e o que
ainda vamos dar).
(10) Assistência
a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo», sobretudo,
e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?»).
(25) Preenchimento
de definições ou redação de abonações de figuras.
(15) Correção
(comentada).
(20) Assistência
a início de Uivo.
Aula 99-100 (15 [8.ª], 16 [5.ª, 12.ª], 17 [7.ª], 20/abr [1.ª])
(25) Leitura
do «Regulamento 2008» do Prémio Pessoa (p. 62) e do «Regulamento do Concurso
Literário José Gomes
Ferreira », para preenchimento de comparação; resolução de
item 7 da p. 63.
(10) Correção.
(5) Assistência
ao sketch «No chão, não: no velhão!»
(Lopes da Silva).
(25) Leitura
de «Velho» (p. 209), para comentário comparado com o sketch visto, ouvindo entretanto a canção de Mafalda Veiga.
[Eventualmente também: reformulação de «Velho» (para «jovem»).]
(15) Assistência
a trecho de Uivo.
(5) Atribuição
de figuras de estilo a frases de Uivo.
Aula
101-102
[52] (16 [8.ª], 17 [5.ª] 20 [12.ª], 22/abr [1.ª, 7.ª])
(20) Leitura
de trecho sobre «Processos irregulares de formação de palavras» (p. 316), para
resolução de exercício sobre esses processos.
(10) Correção.
(5) Assistência
ao sketch «Novo dicionário» (série
Barbosa, 4).
(10) Resolução
de ficha sobre sketch e processos de
formação.
(5) Correção.
(20) Redação
de poema plasmado sobre «Receita para fazer um herói», de Reinaldo Ferreira, ou
de «Receita», de José Saramago (p. 227).
(15) Assistência
a trecho de Uivo. {40,15 («cem anos
depois») a 53 (pouco depois de «dadaístas»: ´«Carlo Solomon»}
(5) Resolução
e correção de exercício de atribuição de figuras de estilo a frases de Uivo.
Aula 103-104 (22 [8.ª], 23 [5.ª, 12.ª], 24 [7.ª], 27/abr [1.ª])
(15) Assistência
a «Encorning» (série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste
entre anglicismos verdadeiros e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de
mulher» (série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos
(mais e menos incorporados no português).
(10) Correções.
(10) Assistência
a sketch («Indivíduo que é javardola,
menos quando fala francês», série Lopes da Silva, I, 3), para preenchimento de
quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários
portugueses e brasileiros.
(5) Correção.
(35) Redação
de contrato, segundo modelo do texto da p. 35, adaptado a uma de várias
situações dadas.
(10) Assistência
a trecho de Uivo.
Aula
105-106
(23 [8.ª], 24 [5.ª] 27 [12.ª], 29/abr [1.ª, 7.ª])
(35) Depois
de relance a textos informativos sobre redação de resumos (pp. 290-291), exercício
de resumo de «A presença dos livros» (p. 13)».
(5) Resolução
das perguntas 10 e 10.1 (p. 15).
(10) Correções.
(15) Exercício
de palpite sobre correspondência entre começos e títulos (das obras a que
aludia Guilherme de Oliveira Martins) [e começo de redação da continuação dos
inícios dos livros.]
(7) Correção.
(16) Assistência
a trecho final de Uivo.
(2) Correção
de correspondência de frases (retiradas de Uivo)
a figuras de estilo.
Aula 107-108 (29 [8.ª], 30/abr [5.ª, 12.ª], 4 [1.ª], 6/mai [7.ª])
(30) Questionário
de compreensão de leitura sobre entrevista a Gonçalo M. Tavares (pp. 82-84).
(15) Comentário
acerca de cartoon na p. 143; passagem de discurso direto para indireto (também
na p. 143); correções.
(10) Audição
de entrevista a Júlio Pomar (cfr. p. 85), para sobre ele escolher afirmações verdadeiras
e falsas.
(5) Correção
(8) Sorteio
das Ligas.
(20) Assistência
a trecho inicial de O leitor.
Aula
109-110
(30/abr [8.ª], 4 [12.ª], 6 [1.ª], 7 [5.ª] 8/mai [7.ª])
(20) Leitura
em voz alta de «O primeiro amor» (p. 162) e de «O amor» (p. 163).
(40) Leitura de poemas — «O seu santo nome»
(Carlos Drummond de Andrade, p. 219), «Para ti» (Mia Couto, p. 226), «Paixão»
(José Craveirinha, p. 226), «Poético» (Álvaro Alves de Faria, p. 229) —,
atribuindo-lhes aforismos/máximas tiradas de recolhas de citações.
(10) Exercício com pronominalizações; correção.
(18) Assistência
a trecho de O leitor.
Aula 111-112 (6 [8.ª], 7 [12.ª], 8 [5.ª], 11 [1.ª], 13/mai [7.ª])
(10) Correção da ficha sobre pronominalizações
começada na última aula.
(10) Preenchimento de quadro para compreensão de
declarações (pp. 43-45).
(5) Correção.
(20) Redação de declaração (em torno de situação
de O Leitor).
(25) Leituras em voz alta.
(15) Assistência a trecho de O Leitor.
Aula 113-114 (7 [8.ª], 14 [12.ª, 5.ª], 15 [7.ª], 25/mai [1.ª])
(10) Correção do questionário de compreensão (de
entrevista a Gonçalo
M. Tavares ).
(35) Leitura
em voz alta (expressiva de poemas).
(5) Audição
de alguns dos poemas ditos por atores.
(5) Sorteio
(dos quartos de final da LE ou da repescagem dos da LC).
(10) Resolução de exercício para leitura de
quatro sonetos de Jorge de Sena.
(5) Correção.
(15) Assistência a trecho de O leitor.
Aula
115-116
(13 [8.ª], 21 [12.ª], 15 [5.ª], 22 [7.ª], 27/mai [1.ª])
(35) Leituras
em voz alta dos sonetos a Afrodite anadiómena, de Sena.
(35) Leitura
de «O conto» (p. 237), de José Luís Peixoto, para inserir dois passos em torno
de leituras combinadas.
(15) Assistência
a trecho de O leitor.
Aula
117-118
(14 [8.ª], 21 [5.ª], 25 [12.ª], 29/mai [7.ª], 1/jun [1.ª])
(18) Exercício
em torno de processos morfológicos de formação de palavras.
(15) Correção
(e explicações adicionais).
(10) Leituras.
(35) Redação
(com preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora
do cãozinho», de Tchékhov.
(12) Assistência
à conclusão de O leitor.
Aula 119-120 (21 [8.ª], 22 [5.ª], 27 [1.ª], 28 [12.ª], 29/mai [7.ª])
(3) Assistência
a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier.
(35) Questionário
sobre «Asclépio, o “Caçador de Eclipses”» (pp. 250-253).
(5) Preenchimento
de texto lacunar sobre o trecho de entrevista a Xavier.
(10) Assistência
a sketch «Chatanato» e «Possuído por
vozes da rádio».
(10) Resolução
de ficha relativa aos mesmos sketches
e a processos morfológicos de formação de palavras.
(10) Correções.
(17) Leituras
em voz alta.
Aula 121-122 (27 [8.ª], 28/mai
[5.ª], 8/jun [12.ª]; nas restantes turmas esta aula não se fará)
(15) Sobre
noções de prosódia.
(5) Audição
de «Amor é fogo que arde sem se ver», com pausas preenchidas; de «Anósia», por
Jorge de Sena; de «Sones Detergeticum», por Ary dos Santos.
(60) Trabalho
de consulta e escrita curta com dicionários de diversos tipos.
(10) Correção.
Aula 123-124 (28 [8.ª], 29/mai
[5.ª], 1 [1.ª, 12.ª], 3/jun [7.ª])
(20) Leitura
de Parte 1 do conto «A chama obstinada da sorte» (pp. 261-262) para
preenchimento de tabela (comparativa com Feios,
Porcos e Maus).
(5) Correção.
(20) Assistência
ao começo de Feios, Porcos e Maus.
(10) Leitura
da Parte 2 do conto (pp. 263-264) para resolver itens do manual (1.1. e 3.).
(5) Correção.
(20) Leitura
em voz alta (de diversos poemas).
Aula 125-126 (3 [1.ª, 8.ª], 4
[5.ª, 12.ª], 5/jun [7.ª])
(20) Correção
do questionário de compreensão sobre «Asclépio, o “Caçador de Eclipses”».
(25) Questionário
sobre conteúdos gramaticais dados no 3.º período.
(20) Leitura
das partes 3 e 4 de «A chama obstinada da sorte» (pp. 266-267; p. 269), para
preenchimento de tabela em torno de tempo, caracterização direta/indireta,
desfecho e título.
(25) Leituras
em voz alta.
Aula 127-128 (4 [8.ª], 5/jun
[5.ª]; nas restantes turmas esta aula não terá lugar)
(25) Visionamento de documentário em torno de
José Luís Peixoto, para responder a questionário sobre o mesmo.
(5) Correção.
(30) A propósito da leitura de «Um segredo» (p.
238), resolução de oficina de escrita na p. 239.
(25) Leituras
em voz alta.
(5) Audição
de leituras expressivas dos mesmos textos.
Aula 129-130 (8 [1.ª], 11 [8.ª,
12.ª], 12/jun [5.ª, 7.ª])
(25) Correção
do questionário de gramática.
(15) Finais
das duas ligas de leitura em voz alta.
(10) Explicações
(sobre trabalho ao longo do ano), apelos ainda (sobre tarefas por entregar),
etc.
(40) Assistência
a trechos de Feios, Porcos e Maus (e
conversas sobre avaliação).
<< Home