Monday, September 15, 2014

Planos de aula


Aula 1-2 (17 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 18/set [5.ª, 12.ª])
(25)     Informações sobre aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; avaliação; programa; blogue).
(10)       Preenchimento das folhas de caderneta (com desenho de retrato-emblema).
(15)     Leitura de parágrafos sobre escritores representados no manual, para conjeturar acerca da sua veracidade.
(20)     Correção comentada.
(20)     Redação de frases em registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico.


Aula 3-4 (18 [8.ª], 19 [5.ª, 7.ª], 22/set [1.ª, 12.ª])


(5)       Conselhos em torno do trabalho de escrita feito na aula anterior e agora devolvido.


(10)     Preenchimento de ficha sobre Pragmática, Interação discursiva, Princípios de cooperação e de cortesia, Máximas conversacionais (a partir de leitura da p. 323 do manual).


(5)       Correção.


(15)     Assistência a sketches da Série Lopes da Silva, para, em ficha dada, identificar as infrações às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.


(3)       Correção.


(15)     Assistência a mais sketches da Série Lopes da Silva, para, na mesma ficha a que se aludiu, serem identificadas as infrações às Máximas conversacionais ou ao Princípio de cortesia.


(2)       Correção.


(35)     Leitura do texto «Ao longo do caminho» (p. 109), para redação de trechos memorialísticos no mesmo estilo de alguns dos parágrafos.





Aula 5-6 (24 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 25/set [5.ª, 12.ª])



(5)       Correção do trabalho (da aula anterior) ora devolvido.



(20)     Leitura de «A memória» (pp. 120-121), para responder a questionário de escolha múltipla.


(15)     Leitura de trecho de diário de Vergílio Ferreira (p. 116), para preenchimento de quadro acerca das marcas de diário e de crónica autobiográfica (reportada a «Ao longo do caminho»).


(20)     Redação de texto diarístico com inserção obrigatória de uma frase dada (retirada do filme a ver a seguir: «A minha adolescência tem sido um céu baixo e pesado, em que existem, por vezes, pequenas abertas»).


(20)     Assistência ao início de A história da minha vida, para preenchimento de uma última coluna do quadro em torno das características de diários e autobiografias, e de nota sobre princípios de cooperação e de cortesia.


(5)       Correção.






Aula 7-8 (25 [8.ª], 26 [5.ª, 7.ª], 29/set [1.ª, 12.ª])



(10)     Ainda explicações a propósito de escritos devolvidos na aula anterior.



(10)     Assistência a dois sketches (Monty Python Flying Circus), para descobrir infrações à cortesia relativas a formas de tratamento.



(2)       Correção.


(20)     Exercício de correspondência de frases a formas de tratamento e situações em que aquelas fossem plausíveis.


(15)     Correção


(10)     Redação de diálogo curto com duas formas de tratamento.


(3)       Audição de um ou dois exemplos.


(15)     Assistência a trecho de A história da minha vida.






Aula 9-10 (1 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 2/out [5.ª, 12.ª])



(20)     Correção dos questionários de compreensão do escrito feitos na aula 5-6.



(15)     Leitura de «Realidade duríssima» (p. 124), de José Saramago, para seleção de sinónimos de palavras no texto.



(10)     Preenchimento de quadro com características do género ‘memórias’ (versus ‘diário’ e ‘autobiografia’), guiado por definição na p. 124.


(10)     Correções.


(15)     Começo do tepecê de ‘Definição telegráfica pessoal’ com verbos.


(13)     Assistência a mais um trecho de A história da minha vida (para preenchimento de quadro sobre os livros em foco no filme).


(5)       Correção.





Aula 11-12 (2 [8.ª], 3 [5.ª, 7.ª], 6/out [1.ª, 12.ª])



(10)     Sobre os trabalhos diarísticos (feitos em aula e terminados em casa).



(15)     Leitura de «Escrever um diário» (p. 115), de José Saramago, para escolha de melhores sinónimos de várias palavras dadas.



(5)       Correção.



(28)     Exercícios em torno de flexão de formas verbais (com atenção especial a formas imperativas e a tratamentos), a partir de sketches.



(20)     Redação de incidentes-anamneses.



(12)     Assistência a mais uma sequência de A história da minha vida.





Aula 13-14 (8 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 9/out [5.ª, 12.ª])



(30)    Pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (1.ª parte).



(8)       Resolução de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce».



(2)       Correção.



(25)     Redação de texto cronístico-autobiográfico segundo o modelo da crónica «O melhor dia» (de Miguel Esteves Cardoso).



(20)     Assistência à conclusão de A história da minha vida (104-123).






Aula 15-16 (9 [8.ª], 10 [5.ª, 7.ª], 13/out [1.ª, 12.ª])



(20)     Leitura de «Duas ou três coisas que sei sobre mim» (p. 112), texto autobiográfico de João Caraça, para responder a questionário de escolha múltipla.



(10)     Preenchimento de respostas a exercícios da p. 113 (sobre o mesmo texto).



(10)     Correções.



(25)     Pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com leitura de textos diversos (estudados até agora) — 2.ª parte.



(20)     Assistência ao início de Amor ou consequência.


(3)       Correção e explicação do tepecê.





Aula 17-18 (15 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 16/out [5.ª, 12.ª])



(15)     Correção do questionário de compreensão sobre texto autobiográfico de João Caraça.



(20)     Leitura de «História Incompleta» (p. 122), autobiografia de Isabel Ruth, para responder a perguntas do manual (3.2; 5; 4) e a perguntas que aproveitam o facto de o original do texto ser maior.



(10)     Correção.



(25)     Pré-eliminatória da Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (3.ª parte).


(16)     Assistência a trecho de Amor ou consequência.





Aula 19-20 (16 [8.ª], 17 [5.ª], 20 [1.ª, 12.ª], 22/out [7.ª])



(15)     Leitura de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais.



(5)       Correção.



(23)     Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem.



(35)     Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis com o próprio autor).



(10)     Mais um trecho de Amor ou Consequência.






Aula 21-22 (22 [1.ª, 8.ª], 23 [5.ª, 12.ª], 24/out [7.ª])



(10)     Sobre trabalhos devolvidos (anamneses).



(25)     Leitura de «25 de Abril» (p. 118), para acrescentar preposições em falta (texto fora dado com lacunas); preenchimento de quadro com preposições e contrações.



(10)     Correções.



(12)     Assistência a sketches em torno de questões relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses.



(5)       Correção.


(10)     Exercício de revisão do tepecê sobre pontuação.


(5)       Correção.


(8)       Assistência a trecho de Amor ou Consequência.


(2)       Sobre o tepecê.





Aula 23-24 (23 [8.ª], 24 [5.ª], 27 [1.ª, 12.ª], 29/out [7.ª])



(5)       Lista de conteúdos gramaticais já dados (ou já revistos).



(10)     Leitura do texto da p. 110, para resolver o ponto 1.



(5)       Correção com explicação do ponto 1 e 2 da p. 111.



(10)     Criação de séries por associação de ideias (para «Biografia»), a partir de exemplo dado (de «medida»).



(10)     Correção. Audição de algumas séries (para registo de seis palavras).


(25)     Redação em «logo-rali» (parágrafo acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes aleatoriamente reunidas).


(20)     Assistência a trecho de Amor ou Consequência.





Aula 25-26 (29 [1.ª, 8.ª], 30 [5.ª, 12.ª], 31/out [7.ª])



(5)       Sobre conjugações; ainda sobre as crónicas.



(5)       Relance aos títulos de autobiografias lidas antes.



(20)     Leitura, em skimming, de autobiografias (uma por cada aluno) publicadas no Jornal de Letras (da mesma série que as de Isabel Ruth ou João Caraça).



(30)     Leitura de «Na prisão escrevem-se cartas» (p. 127), para redação de continuação em lipograma (de A; e, numa segunda fase, de E).



(5)       Resolução da pergunta 7 da p. 128; e das perguntas 1 a 1.2.


(5)       Correção; mais resposta às perguntas 1, 1.1, 1.2 (p. 128).


(5)       Leituras em falta da Pré-eliminatória da Liga dos Campeões.


(2)       Explicação da tarefa grande (e, sobretudo, remissão para leitura no blogue).


(13)     Assistência a final de Amor ou Consequência. (12-25)





Aula 27-28 (30 [8.ª], 31/out [5.ª], 3 [1.ª, 12.ª], 5/nov [7.ª])



(5)       Compreensão oral de trecho de biografia de Manoel de Oliveira (p. 111).



(5)       Correção; explicação sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes; conjugações.


(7)       Preenchimento de texto lacunar sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes.


(5)       Correção.


(15)     Sorteio da Liga dos Campeões.


(5)       Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar»; «Não faleci nada»).


(15)     A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados.


(10)     Correção.


(17)     Assistência a trecho de Malena.





Aula 29-30 (5 [1.ª, 8.ª], 6 [5.ª, 12.ª], 7/nov [7.ª])



(20)     Questionário de compreensão de carta de Régio a Jorge de Sena (p. 131).



(15)     Resolução de ficha sobre campo lexical, campo semântico, família de palavras.


(10)     Correção.


(20)     Exercício de redação-completamento de carta (com apoio no texto expositivo na p. 129) tirada do filme Malena.


(5)       Leitura de síntese, para introdução-revisão a conceitos narratológicos, acerca de todo o filme.


(18)     Assistência a trecho de Malena.





Aula 31-32 (6 [8.ª], 7 [5.ª], 10 [1.ª, 12.ª], 12/nov [7.ª])



(35)     Questionário sobre conteúdos de gramática dados até agora.



(5)       Exercício de pontuação de carta retirada de Malena.


(5)       Correção.


(7)       Audição, para completamento de texto, de canção «Carta», dos Toranja.


(3)       Correção.


(10)     Resolução de duas perguntas sobre o texto em causa.


(5)       Correção.


(17)     Assistência a trecho de Malena.





Aula 33-34 (12 [1.ª, 8.ª], 13 [5.ª, 12.ª], 14/nov [7.ª])



(10)     Correção de exercício de compreensão de carta de Régio a Sena.



(5)       Audição de carta de Rómulo de Carvalho a Jorge de Sena, para responder a questionário de compreensão oral (V/F).



(5)       Correção.


(15)     Leitura em voz alta (ainda a mesma carta e a da página seguinte).


(25)     Audição de «Postal dos correios» (Rio Grande) e transposição como carta.


(5)       Correção.


(20)     Assistência a trecho de Malena.





Aula 35-36 (13 [8.ª], 14 [5.ª], 17 [1.ª, 12.ª], 19/nov [7.ª])



(25)     Correção de questionário de gramática.



(15)     Leitura em voz alta de «Uma rapariga» (p. 126) e «Na prisão escrevem-se cartas» (p. 127)



(25)     Leitura de carta de Renato a Scordia, para redigir duas respostas (verosímil e inesperada, embora em registo formal).



(5)       Resolução de síntese lacunar a propósito de tempos, tempo da história e do discurso, fecho de encaixe e, sobretudo, deíticos, nas últimas falas em Malena.



(15)     Assistência a trecho final de Malena.


(3)       Correção.





Aula 37-38 (19 [1.ª, 8.ª], 20 [5.ª, 12.ª], 21/nov [7.ª])



(20)     Leitura do texto «E aqui está...» (p. 135), para responder a perguntas no manual.



(7)       Correção



(15)     Leitura em voz alta.



(10)     Assistência a sketch («O talhantezinho», série Lopes da Silva) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo.


(8)       Correção.


(25)     Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras.





Aula 39-40 (20 [8.ª], 21 [5.ª], 24 [1.ª, 12.ª], 26/nov [7.ª])



(20)     Leitura de «Retrato do artista quando jovem» (pp. 141-142), para responder a perguntas sobre esse texto no manual.



(5)       Correção.



(15)     Leitura em voz alta.


(7)       Assistência a sketch («Um quilinho de kunami», série Meireles) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo.


(3)       Correção e súmula sobre diminutivos.


(15)     Resolução de exercício sobre deíticos.


(7)       Correção.


(15)     Assistência a início de Cinema Paraíso.





Aula 41-42 (26 [1.ª, 8.ª], 27 [5.ª, 12.ª], 28/nov [7.ª])



(20)     Leitura de «Autorretrato com a musa» (p. 146), com indicação do assunto de cada quintilha e a métrica.



(10)     Correção.


(10)     Questionário de compreensão oral de uma crónica de António Lobo Antunes lida pelo próprio escritor.


(5)       Correção.


(30)     Redação de «autorretrato» também em hexassílabos, sem rima, em quintilhas, segundo idênticos assuntos.


(10)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.





Aula 43-44 (27 [8.ª], 28/nov [5.ª], 1 [1.ª, 12.ª], 3/dez [7.ª])



(20)     Resolução de ficha sobre hiperonímia e holonímia.



(10)     Correção.



(20)     Leitura rápida de livros de cartas para preencher dados relativos a objetivo e perfis de remetentes e destinatários.


(25)     Redação de adaptação de carta desses modelos à atualidade.


(15)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.





Aula 45-46 (3 [1.ª, 8.ª], 4 [5.ª, 12.ª], 5/dez [7.ª])



(25)     Compreensão de soneto de Bocage (p. 147) «Camões, grande Camões», através de itens fechados.



(25)     Assistência a anúncios publicitários a banco (Banif) e aos sketches «Mofo ou bafio?» e «Político discursa» (Lopes da Silva), para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia.



(10)     Correção.



(3)       Explicação sobre paronímia, homofonia e homografia.


(3)       «Parvoíce em torno de sinónimos» (série Meireles).


(20)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.





Aula 47-48 (4 [8.ª], 5/dez [5.ª]; esta aula não será dada — para já, pelo menos — nas turmas 1.ª, 7.ª, 12.ª, 7.ª, que tinham menos tempos previstos no primeiro período)



(20)     Leitura de «Jogo de Espelhos», com Fernando Alvim (p. 142), para distinguir o que é falso e verdadeiro; e o que, em termos de linguagem, pretende ser brincalhão.



(10)     Pontuação de soneto de Ary dos Santos (p. 146)



(15)     Correção.



(10)     Assistência a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista convencional.


(30)     Jogo do Stop com conteúdos gramaticais.


(5)       Correção do exercício de pontuação de soneto de Bocage.





Aula 49-50 (10 [1.ª, 7.ª, 8.ª], 11/dez [5.ª, 12.ª])



(15)     Correção do questionário de compreensão (sobre soneto de Bocage); audição de gravação do mesmo soneto.



(25)     Resposta a questionário de escolha múltipla sobre conteúdos de gramática.



(30)     Leituras em voz alta (poema de Graça Moura, na p. 146; soneto de Bocage, na p. 147; poema de Ary dos Santos, na p. 146).


(5)       Ficha sobre Cinema Paraíso e narratologia.


(12)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.





Aula 51-52 (11 [8.ª], 12 [5.ª, 7.ª], 15/dez [1.ª, 12.ª])



(25)     Correção do questionário de gramática.



(10)     Sobre avaliação; tepecê de férias.



(46)    Assistência a trecho final de Cinema Paraíso.



(5)       Correção de ficha sobre narratologia e Cinema Paraíso.






Aula 53-54 (7 [8.ª, 1.ª], 8 [12.ª, 5.ª], 9/jan [7.ª])



(25)     Leitura de «Quero» (pp. 76-77), de José Luís Peixoto, ll. 1-14, para compreensão de ironia e de hiperonímia, e ll. 15-109, para síntese em cerca de oitenta palavras.



(10)     Correção.



(5)       Assistência a sketch com analogias com o texto citado («Concurso de empregados de mesa», série Meireles).



(15)     Redação de conclusão em moldes mais cronísticos (em substituição das ll. 110-140).


(10)     Sobre o programa e o 2.º período.


(20)     A propósito da relativa incompatibilidade entre máxima da qualidade e princípio da cortesia, assistência ao trecho inicial de A invenção da mentira.





Aula 55-56 (8 [8.ª], 9 [5.ª], 14 [1.ª, 7.ª], 15/jan [12.ª])



(5)       Correção do trabalho de conclusão de crónica feito na última aula.



(20)     Compreensão de «Entrevistas» (p. 79-80), de António Lobo Antunes, através da resposta a dois itens do manual (1 e 2, p. 80).



(5)       Correção.



(15)     Criação de respostas (à Lobo Antunes) a perguntas retiradas do texto «Entrevistas».


(10)     Visionamento de uma ou outra parte de entrevista a Lobo Antunes.


(5)       Compreensão oral de crónica de Fernando Alves (em «Sinais», TSF) sobre entrevistas (questionário na p. 81).


(3)       Correção.


(3)       Assistência a entrevista televisiva com Guy Goma.


(5)       Resposta ao ponto 2 da mesma página 81.


(5)       Correção/Cópia.


(18)     Assistência a trecho de A Invenção da Mentira.





Aula 57-58 (14 [8.ª], 15 [5.ª], 16 [7.ª], 19/jan [1.ª, 12.ª])



(40)    Leituras das crónicas «Bem-vindos ao submundo» (pp. 72-73), de Fernanda Câncio, e «Natal Fatal», de Miguel Esteves Cardoso, para redação de síntese (100-130 palavras).



(13)     Assistência a sketches (série Fonseca) com caricaturas de entrevistadores, para escolher perfis de repórteres.



(2)       Correção.



(10)     Leitura para redação de resposta a «Articula o que se diz na notícia «Robôs a fazer entrevistas» (Público) com a defesa que, na sua crónica, fazia Fernando Alves».


(3)       Correção.


(17)     Assistência a trecho A Invenção da Mentira.





Aula 59-60 (15 [8.ª], 16 [5.ª]; nas restantes turmas esta aula ficou adiada)



(5)       Devolução de sínteses feitas na aula anterior e conselhos sobre as mesmas.



(10)     Explicação sobre acentos.



(20)     Resolução de exercício de associação de regras de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos.


(15)     Correção.


(10)     Explicação sobre redação de notícia, lead, etc.


(25)     Leitura do soneto de Camões «O dia em que eu nasci moura e pereça» (p. 148), para redação de notícia.





Aula 61-62 (21 [7.ª, 8.ª, 1.ª], 22/jan [12.ª, 5.ª])



(20)     Resolução de ficha sobre Atos ilocutórios.



(10)     Correção.



(20)     Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos atos de fala assinalados.


(5)       Correção.


(5)       Resolução de resposta à pergunta 1.1 (p. 149), em torno de um cartoon.


(5)       Passagem a discurso direto das falas do mesmo cartoon.


(5)       Correção.


(17)     Assistência a trecho de A Invenção da Mentira.





Aula 63-64 (22 [8.ª], 23 [5.ª, 7.ª], 26/jan [12.ª, 1.ª])



(10)     Explicação sobre as sínteses/notícias  agora devolvidas.


(25)     Questionário para compreensão de «Eles que» (pp. 69-70).


(5)       Correção do comentário ao cartoon iniciado na aula anterior.


(15)     Completamento de síntese a propósito do sketch «Manuelmachadês».


(5)       Correção.


(15)     Redação de comentário(s) a propósito do texto «Elogio da velhice enquanto verdadeira» (p. 68).


(15)     Assistência a conclusão de A Invenção da Mentira.





Aula 65-66 (28 [7.ª, 8.ª, 1.ª], 29/jan [12.ª, 5.ª])



(5)       Recolha dos tepecês (dois comentários começados na aula anterior).


(15)     Correção dos questionários de compreensão de «Eles que» (feitos na última aula).


(7)       Bean, um autêntico desastre.


(15)     Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos (também textuais), transcrição do oral versus escrito, antecedentes de pronomes.


(10)     Correção.


(16)     Assistência a Bean, Um autêntico desastre.


(20)     Redação ‘ao estilo de Bean’, relativa à pintura da p. 134.






Aula 67-68 (29 [8.ª], 30/jan [7.ª, 5.ª], 2/fev [12.ª, 1.ª])

(45)     Resolução de ficha sobre variação e mudança linguística no Português, com recurso a assistência a sketches; correção.
(10)     Completamento de texto lacunar com apreciações críticas às pinturas A e B, da p. 145.
(15)     Redação de frases relacionáveis com cada um dos autorretratos na p. 144, e a abonarem diversos atos ilocutórios.
(5)       Correções.
(12)     Assistência a trecho inicial de Verdade ou Mentira.


Aula 69-70 (4 [7.ª, 8.ª, 1.ª], 5/fev [12.ª, 5.ª])




(5)       Correção de tepecê.



(20)     Resolução de ficha sobre anáfora, catáfora, correferência, cadeia de referência.


(10)     Correção.


(3)       Assistência a trecho de A Canção de Lisboa (mastóideo/mastoideu).


(30)     Redação de notícia (segundo os títulos de notícias de Stephen Glass, o protagonista de Verdade ou Mentira), precedida de relance ao texto da p. 96.


(5)       Passagem para discurso indireto das falas do cartoon na mesma página.


(17)     Assistência a trecho de Verdade ou mentira.


Aula 71-72 (5 [8.ª], 6 [5.ª], 9 [12.ª, 1.ª], 11/fev [7.ª])

(20)     Completamento de esquema-síntese dos textos explicativos sobre lírica de Camões (pp. 152-154).

(10)     Completamento de lacunas sobre dois textos de Camões (p. 155; p. 167).

(15)     Correção.

(5)       Assistência a trecho de Bruno Aleixo (aliás Busto) sobre os três modos literários.

(35)     Redação de soneto (antónimo de «Erros meus»).




Aula 73-74 (11 [8.ª, 1.ª], 12 [12.ª, 5.ª], 19/fev [7.ª])



(35)     Redação de comparação entre «Camões e a tença» (de Sophia Andresen) e «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (de Luís de Camões e lido na aula anterior; na p. 155).



(3)       Assistência a clip de «Camões e a tença» (com João Reis).



(2)       Audição de canção, de José Mário Branco, com a letra do poema de Sophia.


(10)     Leitura de «Verdes são os campos» (p. 169), para completar quadros de análise do poema e noções de tipos de rima.


(10)     Exercício de transformação em heptassílabos de «Endechas a Bárbara escrava» (p. 167).


(5)       Correção.

(15)     Assistência a um trecho de Verdade ou Mentira.


Aula 75-76 (12 [8.ª], 13 [5.ª], 19/fev [12.ª], 23 [1.ª], 24/fev [7.ª])

(5)       Explicação sobre palavras chegadas por via erudita (vs. a chamada via popular), a propósito de duas palavras a ler em soneto de Camões.

(35)     Transformação do soneto «A fermosura desta fresca serra» (p. 170), para redondilha.

(5)       Audição de alguns textos de alunos.

(5)       Assistência a «tesourinho deprimente» em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício seguinte em torno de variação fonética.

(20)     Preenchimento de quadro em o torno de fenómenos fonéticos.

(15)     Correção.




Aula 77-78 (19 [8.ª, 5.ª], 23 [12.ª], 25/fev [1.ª, 7.ª])



(13)     Luís de Camões, «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (explicação, audição de canção de José Mário Branco, preenchimento de pequeno comentário).



(12)     Luís de Camões, «Amor é fogo que arde sem se ver» (p. 160) (prenchimento de pequeno comentário; explicação de anáfora e oxímoro/paradoxo; audição de canção dos Pólo Norte; assistência a clip).



(15)     Redação de requerimento (segundo minuta; relanceando no manual, p. 48).



(15)     Resposta a perguntas (a propósito de requerimentos), na p. 49.

(10)     Correções.

(15)     Assistência a trecho de Verdade ou Mentira.

(2)       Explicação do(s) tepecê(s).


Aula 79-80 (20 [5.ª], 25 [8.ª], 26 [12.ª], 27/fev [7.ª], 2/mar [1.ª])

(45)     Leituras em voz alta expressivas (dos sonetos de Camões indicados no tepecê de há duas aulas).

(10)     Leitura de trechos de A minha palavra favorita, 2007, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas.

(5)       Correcção; e explicação da redacção a pedir.

(25)     Redacção sobre «palavra de estimação».




Aula 81-82 (26/fev [8.ª, 5.ª], 2 [12.ª], 4/mar [1.ª, 7.ª])



(30)     Completamento de síntese sobre duas apreciações críticas ao filme de Meirelles (pp. 99 e 100).



(5)       Visualização de trailer de Ensaio sobre a cegueira, de Fernando Meirelles.



(30)     Depois de leitura da p. 98 e de sinopses, redação de sinopse de filme inventado.


(18)     Assistência ao Verdade ou Mentira.


Aula 83-84 (27/fev [5.ª], 4 [8.ª], 5 [12.ª], 6 [7.ª], 9/mar [1.ª])

(20)     Redação de referências bibliográficas.

(5)       Correção.

(20)     Exercício em torno de verbetes (baseados em textos do manual, pp. 55-57).

(10)     Correções.

(20)     Redação de aceções (inventadas) para verbetes de palavras dadas (verdadeiras mas decerto desconhecidas dos alunos).

(15)     Assistência a conclusão de Verdade ou Mentira.


Aula 85-86 (5 [8.ª, 5.ª], 9/mar [12.ª]; nas turmas 1.ª e 7.ª esta aula fica adiada, fazendo-se o questionário sobre «Apagar é pintar» na aula 87-88)

(10)     Explicação (em revisão) de «anáfora» e «catáfora».

(30)     Compreensão de «Apagar é pintar» (pp. 102-103), através de questionário de escolha múltipla.

(10)     Explicações sobre «Descalça vai para a fonte» (p. 137) (?incluindo trecho de filme Camões, de Leitão de Barros).

(15)     Assistência a dois sketches em torno de publicidade («Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e resolução de ficha também a propósito do anúncio «Forrmosa e bem segura» (p. 139).

(5)       Correção.

(20)     Redação de esboço de guião de filme publicidade.


Aula 87-88 (5 [8.ª, 5.ª], 11 [1.ª, 7.ª], 12/mar [12.ª])

(15)     Próclise, mesóclise, ênclise (explicação sobre).

(10)     Resolução de exercício com casos de mesóclise.

(25)     Recitações (de sonetos de Camões).

(30)     Assistência a Língua — vidas em português, para preenchimento de quadro (a realçar características da variação linguística).

(10)     Correção.




Aula 89-90 (12 [8.ª, 5.ª], 16 [1.ª, 12.ª], 18/mar [7.ª])



(5)       Correções ao trabalho de invenção de definições de verbetes.


(17)     Assistência a trecho de Wall.E.


(30)     Questionário de gramática (conteúdos do 2.º período).

(15)     Reformulação do texto de divulgação científica «Um robô chamado Wall.E» (p. 88).

(3)       Correção.

(20)     Assistência a trecho final de Wall.E.

 

Aula 91-92 [43] (18 [8.ª] e 19/mar [5.ª]; nas outras turmas esta aula não se realiza, ficando as correções incorporadas na aula 93-94)

(25)     Correção do questionário sobre «Apagar é pintar» (pp. 102-103) e de síntese sobre apreciações críticas a filme de Fernando Meirelles.

(10)     Leituras ou recitações em atraso.

(50)     Escolhido quadro em fascículo com obras de um pintor, redação de apreciação crítica e de texto livre por inspiração espontânea.

 

Aula 93-94 (18 [1.ª], 19 [8.ª, 12.ª], 20/mar [5.ª, 7.ª])

(20)     Correções do questionário sobre «Apagar é pintar» (pp. 102-103) e de síntese sobre apreciações críticas a filme de Fernando Meirelles (turmas 1.ª, 7.ª, 12.ª). // Resolução de perguntas sobre pontuação e de comparações em torno de Bean em férias (turmas 5.ª e 8.ª).

(10)     Assistência a trecho inicial de Bean em férias.

(10)     Sobre avaliação.

(40)    Assistência a conclusão de Bean em férias (e conversa sobre avaliação).

 



Aula 95-96 (8 [8.ª], 9 [5.ª, 12.ª], 10 [7.ª], 13/abr [1.ª])


(15)     Correção de parte do questionário de gramática do 2.º período.


(10)     Resolução de 1.1 da p. 22 (sobre partes do livro e aspetos paratextuais).


(10)     Correção.

(25)     Distribuído um livro a cada aluno, preenchimento de ficha sobre o seu paratexto.

(30)     Redação de aspetos paratextuais de livro inventado.

 

Aula 97-98 (9 [8.ª], 10 [5.ª] 13 [12.ª], 15/abr [1.ª, 7.ª])

(15)     Correção do final do questionário de gramática; sobre recomeço (o que já demos e o que ainda vamos dar).

(10)     Assistência a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo», sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?»).

(25)     Preenchimento de definições ou redação de abonações de figuras.

(15)     Correção (comentada).

(20)     Assistência a início de Uivo.

 


Aula 99-100 (15 [8.ª], 16 [5.ª, 12.ª], 17 [7.ª], 20/abr [1.ª])


(25)     Leitura do «Regulamento 2008» do Prémio Pessoa (p. 62) e do «Regulamento do Concurso Literário José Gomes Ferreira», para preenchimento de comparação; resolução de item 7 da p. 63.


(10)     Correção.

(5)       Assistência ao sketch «No chão, não: no velhão!» (Lopes da Silva).

(25)     Leitura de «Velho» (p. 209), para comentário comparado com o sketch visto, ouvindo entretanto a canção de Mafalda Veiga. [Eventualmente também: reformulação de «Velho» (para «jovem»).]

(15)     Assistência a trecho de Uivo.

(5)       Atribuição de figuras de estilo a frases de Uivo.

 

Aula 101-102 [52] (16 [8.ª], 17 [5.ª] 20 [12.ª], 22/abr [1.ª, 7.ª])

(20)     Leitura de trecho sobre «Processos irregulares de formação de palavras» (p. 316), para resolução de exercício sobre esses processos.

(10)     Correção.

(5)       Assistência ao sketch «Novo dicionário» (série Barbosa, 4).

(10)     Resolução de ficha sobre sketch e processos de formação.

(5)       Correção.

(20)     Redação de poema plasmado sobre «Receita para fazer um herói», de Reinaldo Ferreira, ou de «Receita», de José Saramago (p. 227).

(15)     Assistência a trecho de Uivo. {40,15 («cem anos depois») a 53 (pouco depois de «dadaístas»: ´«Carlo Solomon»}

(5)       Resolução e correção de exercício de atribuição de figuras de estilo a frases de Uivo.

 


Aula 103-104 (22 [8.ª], 23 [5.ª, 12.ª], 24 [7.ª], 27/abr [1.ª])


(15)     Assistência a «Encorning» (série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de mulher» (série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no português).


(10)     Correções.

(10)     Assistência a sketch («Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês», série Lopes da Silva, I, 3), para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses e brasileiros.

(5)       Correção.

(35)     Redação de contrato, segundo modelo do texto da p. 35, adaptado a uma de várias situações dadas.

(10)     Assistência a trecho de Uivo.

 

Aula 105-106 (23 [8.ª], 24 [5.ª] 27 [12.ª], 29/abr [1.ª, 7.ª])

(35)     Depois de relance a textos informativos sobre redação de resumos (pp. 290-291), exercício de resumo de «A presença dos livros» (p. 13)».

(5)       Resolução das perguntas 10 e 10.1 (p. 15).

(10)     Correções.

(15)     Exercício de palpite sobre correspondência entre começos e títulos (das obras a que aludia Guilherme de Oliveira Martins) [e começo de redação da continuação dos inícios dos livros.]

(7)       Correção.

(16)     Assistência a trecho final de Uivo.

(2)       Correção de correspondência de frases (retiradas de Uivo) a figuras de estilo.

 


Aula 107-108 (29 [8.ª], 30/abr [5.ª, 12.ª], 4 [1.ª], 6/mai [7.ª])


(30)     Questionário de compreensão de leitura sobre entrevista a Gonçalo M. Tavares (pp. 82-84).


(15)     Comentário acerca de cartoon na p. 143; passagem de discurso direto para indireto (também na p. 143); correções.

(10)     Audição de entrevista a Júlio Pomar (cfr. p. 85), para sobre ele escolher afirmações verdadeiras e falsas.

(5)       Correção

(8)       Sorteio das Ligas.

(20)     Assistência a trecho inicial de O leitor.

 

Aula 109-110 (30/abr [8.ª], 4 [12.ª], 6 [1.ª], 7 [5.ª] 8/mai [7.ª])

(20)     Leitura em voz alta de «O primeiro amor» (p. 162) e de «O amor» (p. 163).

(40)    Leitura de poemas — «O seu santo nome» (Carlos Drummond de Andrade, p. 219), «Para ti» (Mia Couto, p. 226), «Paixão» (José Craveirinha, p. 226), «Poético» (Álvaro Alves de Faria, p. 229) —, atribuindo-lhes aforismos/máximas tiradas de recolhas de citações.

(10)     Exercício com pronominalizações; correção.

(18)     Assistência a trecho de O leitor.

 


Aula 111-112 (6 [8.ª], 7 [12.ª], 8 [5.ª], 11 [1.ª], 13/mai [7.ª])


(10)     Correção da ficha sobre pronominalizações começada na última aula.

(10)     Preenchimento de quadro para compreensão de declarações (pp. 43-45).

(5)       Correção.

(20)     Redação de declaração (em torno de situação de O Leitor).

(25)     Leituras em voz alta.

(15)     Assistência a trecho de O Leitor.

 


Aula 113-114 (7 [8.ª], 14 [12.ª, 5.ª], 15 [7.ª], 25/mai [1.ª])

(10)     Correção do questionário de compreensão (de entrevista a Gonçalo M. Tavares).

(35)     Leitura em voz alta (expressiva de poemas).

(5)       Audição de alguns dos poemas ditos por atores.

(5)       Sorteio (dos quartos de final da LE ou da repescagem dos da LC).

(10)     Resolução de exercício para leitura de quatro sonetos de Jorge de Sena.

(5)       Correção.

(15)     Assistência a trecho de O leitor.

 

Aula 115-116 (13 [8.ª], 21 [12.ª], 15 [5.ª], 22 [7.ª], 27/mai [1.ª])

(35)     Leituras em voz alta dos sonetos a Afrodite anadiómena, de Sena.

(35)     Leitura de «O conto» (p. 237), de José Luís Peixoto, para inserir dois passos em torno de leituras combinadas.

(15)     Assistência a trecho de O leitor.

 

Aula 117-118 (14 [8.ª], 21 [5.ª], 25 [12.ª], 29/mai [7.ª], 1/jun [1.ª])

(18)     Exercício em torno de processos morfológicos de formação de palavras.

(15)     Correção (e explicações adicionais).

(10)     Leituras.

(35)     Redação (com preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora do cãozinho», de Tchékhov.

(12)     Assistência à conclusão de O leitor.

 


Aula 119-120 (21 [8.ª], 22 [5.ª], 27 [1.ª], 28 [12.ª], 29/mai [7.ª])

(3)       Assistência a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier.

(35)     Questionário sobre «Asclépio, o “Caçador de Eclipses”» (pp. 250-253).

(5)       Preenchimento de texto lacunar sobre o trecho de entrevista a Xavier.

(10)     Assistência a sketch «Chatanato» e «Possuído por vozes da rádio».

(10)     Resolução de ficha relativa aos mesmos sketches e a processos morfológicos de formação de palavras.

(10)     Correções.

(17)     Leituras em voz alta.

 

Aula 121-122 (27 [8.ª], 28/mai [5.ª], 8/jun [12.ª]; nas restantes turmas esta aula não se fará)

(15)     Sobre noções de prosódia.

(5)       Audição de «Amor é fogo que arde sem se ver», com pausas preenchidas; de «Anósia», por Jorge de Sena; de «Sones Detergeticum», por Ary dos Santos.

(60)    Trabalho de consulta e escrita curta com dicionários de diversos tipos.

(10)     Correção.

 

Aula 123-124 (28 [8.ª], 29/mai [5.ª], 1 [1.ª, 12.ª], 3/jun [7.ª])

(20)     Leitura de Parte 1 do conto «A chama obstinada da sorte» (pp. 261-262) para preenchimento de tabela (comparativa com Feios, Porcos e Maus).

(5)       Correção.

(20)     Assistência ao começo de Feios, Porcos e Maus.

(10)     Leitura da Parte 2 do conto (pp. 263-264) para resolver itens do manual (1.1. e 3.).

(5)       Correção.

(20)     Leitura em voz alta (de diversos poemas).

 

Aula 125-126 (3 [1.ª, 8.ª], 4 [5.ª, 12.ª], 5/jun [7.ª])

(20)     Correção do questionário de compreensão sobre «Asclépio, o “Caçador de Eclipses”».

(25)     Questionário sobre conteúdos gramaticais dados no 3.º período.

(20)     Leitura das partes 3 e 4 de «A chama obstinada da sorte» (pp. 266-267; p. 269), para preenchimento de tabela em torno de tempo, caracterização direta/indireta, desfecho e título.

(25)     Leituras em voz alta.

 

Aula 127-128 (4 [8.ª], 5/jun [5.ª]; nas restantes turmas esta aula não terá lugar)

(25)     Visionamento de documentário em torno de José Luís Peixoto, para responder a questionário sobre o mesmo.

(5)       Correção.

(30)     A propósito da leitura de «Um segredo» (p. 238), resolução de oficina de escrita na p. 239.

(25)     Leituras em voz alta.

(5)       Audição de leituras expressivas dos mesmos textos.

 

Aula 129-130 (8 [1.ª], 11 [8.ª, 12.ª], 12/jun [5.ª, 7.ª])

(25)     Correção do questionário de gramática.

(15)     Finais das duas ligas de leitura em voz alta.

(10)     Explicações (sobre trabalho ao longo do ano), apelos ainda (sobre tarefas por entregar), etc.

(40)    Assistência a trechos de Feios, Porcos e Maus (e conversas sobre avaliação).