Thursday, September 11, 2014

Resumo do programa

A tarefa de resumir um currículo de Português tem melindres especiais, que resultam de a matéria da disciplina não ser redutível a um conjunto de tópicos (correspondentes, por exemplo, a assuntos a fazer compreender). Na verdade, um elenco dos verdadeiros conteúdos de Português teria de ser constituído, em grande parte, pelos processos de leitura e escrita que se pretende desenvolver — e, secundariamente, pelos de receção e produção orais. Só que a descrição desses processos conforma-se mal a apresentações telegráficas.
Portanto, embora repartida pelas cinco áreas por que o programa se organiza — as quatro competências e o funcionamento da língua —, a presente lista é bastante eclética, reunindo tópicos de índole diversa. Sob compreensão oral ficam os tipos de textos que os alunos serão convocados a escutar (ou a escutar e ver), ora global ora seletivamente. Em expressão oral cabem os géneros a exercitar em termos de fala. Também a expressão escrita aparece desdobrada nos vários tipos de texto a redigir (note-se que os seus dois últimos tópicos referem actividades que implicam igualmente a leitura). Em leitura, figuram os géneros a que pertencem os textos, a ler em aula ou no âmbito da chamada «leitura em regime contratual», mas também os autores e épocas que o programa explicita. No caso do funcionamento da língua, os tópicos aproximam-se mais do conceito comum de «conteúdo», correspondendo a noções propriamente gramaticais ou a conhecimentos introdutórios de ordem sociolinguística (no nosso resumo omitem-se os vários níveis de análise linguística sob que elas se agrupam no programa).
Outra desvantagem de sínteses como esta é não evidenciarem o carácter processual da disciplina e, ao contrário, realçarem os seus conteúdos declarativos. Mas a prevenção fica feita.

compreensão oral
Entrevista (radiofónica e televisiva)
Crónica radiofónica

expressão oral
Reconto
Relato de vivências/experiências
Descrição/Retrato
Entrevista

expressão escrita
Declaração
Requerimento
Carta
Relatório
Reconto
Relato de vivências/experiências
Descrição/retrato
Textos expressivos e criativos
Resumo de textos informativos-expositivos
Síntese de textos informativo-expositivos

leitura
Textos informativos (declaração, requerimento, contrato, regulamento, relatório, verbetes, artigos científicos e técnicos)
Textos de caráter autobiográfico (memórias, diários, cartas)
Poesia lírica de Camões
Textos expressivos e criativos
Poesia do século XX portuguesa e de países lusófonos
Textos dos media (artigos de apreciação crítica, crónicas)
Textos narrativos e descritivos
Contos/novelas do século XX (em português/da literatura universal)

funcionamento da língua
Variação e normalização linguística; Variedades do português
Propriedades prosódicas (altura, duração, intensidade); Constituintes prosódicos (entoação, pausa)
Estruturas lexicais (campos lexical e semântico).
Relações semânticas entre palavras (hiperonímia, hiponímia; holonímia, meronímia)
Deíticos (pessoais, espaciais, temporais)
Discurso; Atos ilocutórios (diretos e indiretos; assertivos, diretivos, compromissivos, expressivos, declarações, declarações assertivas); Princípios reguladores da interação discursiva (de cooperação; de cortesia)
Adequação discursiva; Oral e escrito; Registos formal e informal; Formas de tratamento
Modos de relato do discurso (direto, indireto, indireto livre); Verbos introdutores
Coesão textual; Anáfora e catáfora; Co-referência
Coerência
Protótipos textuais (descritivo, narrativo)
Paratextos (título, índice, prefácio, posfácio, rodapé, bibliografia)
Dicionário, glossário, enciclopédia, terminologia, thesaurus