Wednesday, September 10, 2014

10.º 7.ª: sobre 2.º período e sugestões para o resto do ano


[Carolina:]

Aspetos que falharam no 2.º período —Não foi preparada uma recitação pedida. Houve também algumas tarefas de escrita que não foram feitas, embora poucas.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, focada sempre nas tarefas. Ter entregado tarefa de gravação (que já vinha do 1.º período).

Recomendações para o 3.º período — Fazer com regularidade as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Ana Sofia:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi preparada uma recitação pedida.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, sempre focada no trabalho. Intenção de agora resolver uma tarefa de gravação que vem já do 1.º período.

Recomendações para o 3.º período — Procurar ser mais regular nas tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Danny:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi preparada uma recitação pedida. Descida em gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Capacidades. (Mas, tendo havido muitas faltas, também falhou vários trabalhos que fizemos em aula.)

Recomendações para o 3.º período — Evitar faltar. Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Beatriz S.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (na verdade, todas as pedidas para casa, como já acontecera no 1.º período). Também não foi preparada uma recitação pedida. Não foi entregue gravação que vem já do 1.º período. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula correta. Afabilidade e inteligência da Beatriz.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Evitar faltar. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando. Enfim, tem de haver compromisso com a disciplina: não se pode fazer uma disciplina sem cumprir nenhuma tarefa combinada.

 

[Beatriz Belo:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi preparada uma recitação pedida.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, revelando muita capacidade para se focar nas tarefas e as resolver. Foi feita agora uma gravação (que vinha ainda do 1.º período).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Carlos:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita (pedidas para casa) que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, focado nas tarefas. Gravação autobiográfica (relativa ao 1.º período, mas a que só agora tive acesso) criativa. Ter feito recitação (embora com algumas hesitações).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Catarina:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas (mesmo tendo em conta as entregues com bastante atraso). Gramática.

Aspetos mais positivos — Boa recitação. Atitude em aula, sempre focada nas tarefas.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Débora:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, com concentração nos trabalhos.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando (aparentemente, houve algum progresso neste domínio). Ser pontual.

 

[Diogo:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi preparada uma recitação pedida. Continua sem ser entregue gravação autobiográfica relativa ao 1.º período.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Progressos em gramática.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Inês:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas (e outras foram feitas com atraso).

Aspetos mais positivos — Proficiência nas tarefas de expressão oral (recitação; leitura expressiva).

Recomendações para o 3.º período — Fazer com regularidade as tarefas pedidas para casa. Ser pontual.

 

[Iolanda:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Continuou sem ser entregue gravação relativa ainda ao 1.º período.

Aspetos mais positivos — Boa recitação. Atitude em aula tem evoluído positivamente.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa (e não deixar de entregar as da aula!).

 

[Leonor:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Sem terem propriamente falhado (foram aliás boas), as tarefas de expressão oral (recitação, leitura expressiva) mostram que ainda há «margem de progressão» neste domínio.

Aspetos mais positivos — Capacidades de Leonor (destaco compreensão de textos e gramática; também a escrita — nesta, deve desenvolver hábitos maiores de reformulação, de revisão). Focar-se sempre nas tarefas.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim.

 

[Madalena:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi preparada a recitação pedida. Continuou sem ser entregue gravação relativa ao 1.º período. Gramática.

Aspetos mais positivos — Escritos, por vezes, interessantes e criativos.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Em aula, ler sempre bem as instruções das tarefas (e não as fazer à pressa).  Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Beatriz R.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas falhas no cumprimento de trabalhos, embora a Beatriz viesse depois a resolver a maior parte dessas tarefas.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, concentrada. Cuidado posto nas tarefas. Recuperação de trabalho atrasado.

Recomendações para o 3.º período — A partir de agora, manter regularidade na entrega das tarefas pedidas para casa. Ser pontual.

 

[Maria:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas que não foram feitas (os trabalhos de casa, por um lado; mas também várias tarefas das aulas, já que faltou muito).

Aspetos mais positivos — Capacidades (que, neste caso, pouco se puderam evidenciar).

Recomendações para o 3.º período — Evitar faltar. Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Mário:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi preparada uma recitação pedida. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, bem focado no trabalho.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Matilde:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Recitação pedida ficou aquém do que se esperaria.

Aspetos mais positivos — Em aula houve já mais momentos em que se focou nas tarefas (embora ainda houvesse também algumas fases de distração).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Em aula, ser cada vez mais independente, habituando-se a interpretar os enunciados.

 

[Miguel:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi devidamente preparada uma recitação pedida. Continuou sem ser entregue gravação relativa ao 1.º período.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula tem evoluído no sentido da maior concentração nas tarefas da aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando. Ser pontual.

 

[Paulo:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Também ainda não foi recuperada gravação pedida já no 1.º período. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Capacidades do Paulo.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando.

 

[Ariana:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Por vezes, em algumas aulas, talvez mais no começo, alguma desconcentração.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, perante tarefas, tem sido boa. Tem feito quase todas as tarefas pedidas para casa. Boa recitação e alguns escritos interessantes. Progressos na gramática.

Recomendações para o 3.º período — Continuar como neste 2.º período.

 

[Sara:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Ainda houve alguns momentos de desconcentração (embora, em geral, tivesse tido boa atitude em aula). Algumas tarefas de escrita podiam ser mais elaboradas, mais cuidadosas.

Aspetos mais positivos — Fez recitação e quase todas as tarefas de escrita pedidas para casa. Atitude em aula, focada no trabalho.

Recomendações para o 3.º período — Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando (embora já tenha também progredido nesta área).

 

[Sebastião:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, devidamente focado nas tarefas. Capacidades do Sebastião.

Recomendações para o 3.º período — Fazer todas as tarefas pedidas para casa. Procurar que o rendimento em gramática fique mais próximo do dos outros domínios do Português.

 

[Solomiya:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (todas as pedidas para casa!). Também não foi preparada uma recitação pedida.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula correta. Resultado aceitável em gramática.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ser pontual.

 

[Tomás:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Pontualidade. (Por ter estado doente, não fez questionário de gramática, precisamente a área em que se revelara mais frágil no 1.º período. Tem progredido neste domínio?)

Aspetos mais positivos — Cumpriu as tarefas pedidas para casa. Atitude correta em aula, focando-se bem nas tarefas.

Recomendações para o 3.º período — Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando. Ser pontual.

 

[Anastasiia:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas pedidas para casa que não foram feitas (duas de escrita e uma recitação).

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, sempre focada nos trabalhos e eficiente. Cuidado posto nos trabalhos. Progressos linguísticos. Gramática.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim. Fazer sempre as tarefas pedidas para casa.

 

[Emanuel:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Não ter feito as tarefas (por não ter estado em grande parte das aulas e por não fazer trabalhos de casa).

Aspetos mais positivos — Quando presente, esteve focado no trabalho.

Recomendações para o 3.º período — Não faltar. Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Bernardo:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Cuidado posto nas tarefas que faz.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.