10.º 12.ª: sobre 2.º período e sugestões para o resto do ano
[Bia:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas (por faltas a aulas ou
por falhas de trabalho em casa). Também não foi feita uma recitação.
Aspetos
mais positivos — Atitude
de trabalho em aula. Capacidades de expressão (escrita e leitura em voz alta).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ser pontual e evitar faltar. Ter telemóvel
sempre fechado e arrumado. Procurar melhorar em gramática.
[Ana S.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Gramática. (Houve umas duas tarefas de escrita que não foram feitas, mas a
Ana, em geral, fez os trabalhos de casa.)
Aspetos
mais positivos — Concentração
em aula. Atitude de trabalho. Expressão oral (leitura em voz alta e recitação).
Recomendações
para o 3.º período — Procurar
que o rendimento em gramática não fique desfasado do nos outros domínios.
[Luísa:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Não foi feita a tarefa de recitação.
Aspetos
mais positivos — Fez
quase todas as tarefas pedidas para casa. Em aula, foca-se no que é pedido
(embora pareça, aqui e ali, conversadora, vai também fazendo as tarefas — mas
já a vi a fazer trabalhos de outras disciplinas).
Recomendações
para o 3.º período — Escrita
pode ser mais revista, mais apurada (acentos!).
[Ana N.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve duas tarefas de escrita pedidas para casa que não foram feitas.
Aspetos
mais positivos — Capacidades
nos vários domínios do Português. Atitude de trabalho (revelada em aula e no
que é pedido para casa).
Recomendações
para o 3.º período —
Continuar assim. (Procurar que o rendimento em gramática não fique desfasado do
resto.)
[André F.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas.
Aspetos
mais positivos — Atitude
de trabalho em aula. Capacidades nos vários domínios do Português.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ser sempre pontual. (Algum estudo de
gramática.)
[André S.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve muitas tarefas de escrita (na verdade, todas!) que não foram feitas. Também
não foi cumprida tarefa de recitação.
Aspetos
mais positivos — Atitude
correta, e de trabalho, em aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo — estudando — o que dermos de
gramática.
[Catarina:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não fez uma
recitação.
Aspetos
mais positivos — Trabalho
em aula (embora com alguma demora, Catarina vai-se focando nas tarefas).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ser sempre pontual (e evitar faltar). Não
fazer em Português trabalhos de outras disciplinas. Ir recuperando gramática.
[David Rua:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve muitas tarefas de escrita e uma gravação (atrasada do 1.º período) que
não foram feitas. Também não preparou recitação.
Aspetos
mais positivos —
Capacidades (sobretudo nas áreas de expressão: escrita e leitura em voz alta).
Em geral, em aula foca-se no trabalho, embora sempre num estilo rezingão e com
uma ou outra conversa pelo meio (que, porém, não afetam muito o seu trabalho).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Se isso acontecer, pode melhorar bastante a
nota atual.
[Duarte:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita pedidas para casa que não foram feitas. Também
não cumpriu tarefa de recitação. Em aula, a atitude foi menos aplicada do que
no 1.º período (estilo conversador refletiu-se na pouca concentração no
trabalho em aula).
Aspetos
mais positivos — Na
parte final do período, teve atitude já correta e recuperou ainda duas ou três
tarefas. Fez boa leitura expressiva.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Manter a atitude mais focada no trabalho
que tem tido ultimamente. Ter atenção à gramática.
[Elly:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas (de escrita) que não foram feitas. Também não cumpriu
recitação.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula. Leitura expressiva.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa.
[Gonçalo:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas, embora no final do
período ainda recuperasse algumas delas. Também não preparou suficientemente
tarefa de recitação. Em aula, teve muitas vezes atitude demasiado informal — demasiado
conversador.
Aspetos
mais positivos — Quando
se foca nas tarefas da aula, é despachado e mostra a sua inteligência (embora
também se note certa precipitação e falta de cuidado no acabamento). Gramática.
Recomendações
para o 3.º período —Evitar
a atitude de demasiada conversa de que falei em cima. Ter telemóvel fechado e
arrumado. Fazer as tarefas pedidas para casa.
[Helena:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve duas tarefas de escrita que não foram feitas (mas foram apenas essas
duas). Tarefas de oralidade preparadas em casa (leitura e recitação) talvez
pudessem ter sido mais bem sucedidas.
Aspetos
mais positivos — Em
aula, sempre focada nas tarefas. Progressos em gramática.
Recomendações
para o 3.º período —
Continuar com esta boa atitude de trabalho.
[Henrique:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas (quase todas as pedidas
para casa; também duas de aulas em que não esteve presente — no início do
período).
Aspetos
mais positivos — Ter
feito a gravação em atraso (ainda do 1.º período). Alguma recuperação em
gramática.
Recomendações
para o 3.º período — Fazer
as tarefas pedidas para casa.
[Joana G.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi feita
uma recitação avisada com antecedência. Foi positivo ter feito um trabalho de
gravação muito atrasado (era para ser entregue ainda no 1.º período), mas tem
de se dizer que só foi entregue no último dia de aulas e pareceu-me muito pouco
preparado.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula (correta e focada nos trabalhos).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo, estudando-as, as matérias de
gramática.
[Joana San:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Recitação estava pouco preparada.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula. Cumprimento de quase todos os trabalhos de casa (esqueceu só as
reformulações).
Recomendações
para o 3.º período —Não
descurar as matérias de gramática que formos estudando. Ser pontual.
[Joana M.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Certa «desarrumação» no trabalho em casa (houve muitas tarefas de escrita que
não foram feitas na altura própria e foram resolvidas à pressa no final do
período). Recitação (e até leitura expressiva) revelaram que não houve também
muita preparação em casa. Resultado fraco em gramática indicia que não houve
estudo (ou verdadeira concentração em aula? — na verdade, por vezes, a Joana
é conversadora).
Aspetos
mais positivos — Capacidades
que tem.
Recomendações
para o 3.º período — Ir
trabalhando com mais regularidade em casa. Ser pontual na chegada às aulas.
[Joana Sim:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve muitas tarefas de escrita (quase todas as pedidas para casa) que não
foram feitas. Também não terá preparado devidamente recitação.
Aspetos
mais positivos —
Capacidades da Joana. Predisposição para se focar no trabalho (apesar do que
digo dentro dos parênteses no parágrafo seguinte).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. (Na aula de Português não fazer trabalhos
de outras disciplinas ou até de Português mas fora do que estamos a tratar. Não
usar telemóvel em aula.)
[Laura:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve muitas tarefas de escrita pedidas para casa que não foram feitas. Também
não fez recitação nem recuperou trabalho de gravação pedido há muito.
Aspetos
mais positivos — Capacidades
da Laura. Concentração em tarefas da aula (embora menos completa do que no 1.º
período).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa (incluindo os trabalhos de oralidade). Recuperar
em gramática (embora o fraco resultado que teve se tenha de compreender, já que
nas aulas em que faltou se tratou, por vezes, de matérias gramaticais).
[Madalena:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Gramática (decerto
porque faltou bastante nas aulas em que se abordaram os assuntos).
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula já focada no trabalho. Tarefas de expressão oral (entregou trabalho de
gravação atrasado; fez boas recitação e leitura expressiva).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Melhorar assiduidade e pontualidade. Ir
acompanhando as matérias de gramática.
[Magda:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (na verdade, todas as
pedidas para casa). Não ter recuperado tarefa de gravação que vinha já do 1.º
período. Recitação também não revelou suficiente preparação.
Aspetos
mais positivos — Atitude
de trabalho em aula. Capacidades de Magda.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa.
[Márcia:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Não ter feito a recitação que se pedira. Gramática.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula. Em geral, a Márcia também faz os trabalhos pedidos para casa (embora,
haja uma ou outra falha).
Recomendações
para o 3.º período — Ir
seguindo os assuntos de gramática que venhamos a dar. Fazer sempre as tarefas
pedidas para casa.
[Margarida:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Não ter feito recitação.
Aspetos
mais positivos — Atitude
de trabalho (cumpriu todos os trabalhos para casa de escrita; em aula, esteve
focada nas tarefas). Progrediu em gramática.
Recomendações
para o 3.º período — Evitar
demasiada conversa para o lado (o que aconteceu em poucas aulas). Ter telemóvel
desligado e arrumado.
[Mariana:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Recitação não terá sido
suficientemente preparada. Gramática.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula. Capacidades (destacando-se a compreensão de textos).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo melhor as matérias de
gramática.
[Miguel:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não fez
recitação. Gramática.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula. Criatividade na escrita.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Não descartar a gramática.
[Patrícia:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também falhou a tarefa
de recitação. Gramática ficou aquém do que se esperaria.
Aspetos
mais positivos — Capacidades
da Patrícia. Concentração nas tarefas da aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Seguir mais os conteúdos de gramática.
[Bruna:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Recitação foi pouco preparada. Resultado em gramática indicia pouca
concentração (ou estudo) neste domínio.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula, focada nas tarefas. Recuperação de trabalho de gravação (do 1.º
período ainda). Ter entregado quase todas as tarefas pedidas para casa, embora
com algum atraso.
Recomendações
para o 3.º período — Ir
seguindo também as matérias de gramática.
[Francisco:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve algumas tarefas de casa que foram feitas com certo atraso.
Aspetos
mais positivos — Concentração
nas tarefas. Atitude de trabalho.
Recomendações
para o 3.º período —
Resultados em gramática ainda podem ser bastante melhorados.
<< Home