Wednesday, September 10, 2014

10.º 8.ª: sobre 2.º período e sugestões para o resto do ano


[Afonso Puga:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita e uma gravação (atrasada do 1.º período) que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Progressos em gramática. Ter acabado por ser feita recitação que se combinara.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Xana:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas (de escrita) que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Boa recitação. Progressos em gramática.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Catarina S.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Não ter feito recitação nem várias tarefas (de escrita). Gramática.

Aspetos mais positivos — Capacidades da Catarina.

Recomendações para o 3.º período — Não falhar as tarefas pedidas para casa. Procurar estudar gramática (ou seguir com atenção em aula esses conteúdos).

 

[Filipa:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas (de escrita) e uma gravação (atrasada do 1.º período) que não foram feitas. Também falhou a recitação. Gramática.

Aspetos mais positivos — Capacidade de escrita da Filipa.

Recomendações para o 3.º período — Ir fazendo as tarefas pedidas. Seguir mais cada novo assunto de gramática, não se desligando deste domínio.

 

[Ana:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas (de escrita) que não foram feitas, embora a Ana ainda recuperasse no final parte delas. Recitação.

Aspetos mais positivos — Capacidades. Trabalho em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa com a regularidade que mostrara no 1.º período.

 

[Bárbara:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi preparada uma recitação pedida. Descida forte em gramática.

Aspetos mais positivos — Creio que, perante as tarefas em aula, se manteve razoavelmente concentrada e focada no trabalho (como acontecia sempre no 1.º período); no entanto, foram também muitos os momentos em que conversou demasiado.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que formos dando (conversando menos, também). Enfim, regressar à boa atitude de trabalho que tivera no 1.º período.

 

[Carolina:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Não ter sido feita a recitação. Também algumas tarefas (de escrita) não terem sido feitas. Gramática.

Aspetos mais positivos — Embora um pouco sobre a hora e sem respeitar muito o tema combinado, resolveu tarefa de gravação que ficara por fazer no 1.º período.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa com regularidade (como aliás acontecera no 1.º período). Procurar ir seguindo, e estudando, os assuntos de gramática.

 

[Catarina F.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas (de escrita) que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Colaboração em aula.

Recomendações para o 3.º período — Ser mais regular na entrega dos trabalhos a fazer em casa (como sempre aconteceu no 1.º período).

 

[Catarina A.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas (de escrita; pedidas para casa) que não foram feitas. Recitação também não foi feita.

Aspetos mais positivos — Capacidades da Catarina (atestável, por exemplo, na regularidade em gramática).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Se houver alguma tarefa (no domínio do oral, por exemplo) que a iniba especialmente (terá acontecido isso com recitação?), avisar-me para, porventura, se pensar numa alternativa.

 

[Cláudia:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Também a recitação não foi feita.

Aspetos mais positivos — Trabalho em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir estudando gramática.

 

[Filipe:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (todas as pedidas para casa, na verdade!). Recitação foi pouco preparada.

Aspetos mais positivos — Ligeira recuperação em gramática. Atitude em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[João A.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Ligeira recuperação em gramática. Atitude em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer sempre as tarefas pedidas para casa.

 

[João M.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Descida em gramática. Recitação.

Aspetos mais positivos — Já muito em cima da hora, acabou por fazer gravação (que era para ser entregue ainda no 1.º período), ainda que com pouco cuidado.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Recuperar gramática.

 

[Zé:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Duas ou três tarefas de escrita não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Capacidades. Boa atitude de trabalho.

Recomendações para o 3.º período — Procurar melhorar em gramática.

 

[Kristina:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Quer a recitação quer a gravação (ainda do 1.º período) não foram feitas. Gramática.

Aspetos mais positivos — Criatividade nas redações. Atitude em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Procurar não se desligar do estudo da gramática.

 

[Liane:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita e uma recitação que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo matérias de gramática.

 

[Madalena F.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Quase nada (talvez alguma conversa aqui e ali).

Aspetos mais positivos — Por esta ordem: compreensão do escrito (isto é, leitura); escrita; expressão oral (recitação e leitura expressiva).

Recomendações para o 3.º período — Procurar que o rendimento em gramática não fique desfasado do resto.

 

[Madalena S.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Questionários (quer os de compreensão de textos quer o de gramática) ficaram aquém do que se esperaria.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho (em aula e revelada também nos trabalhos pedidos para casa).

Recomendações para o 3.º período — Procurar seguir melhor os assuntos de gramática.

 

[Marco:]

Aspetos que falharam no 2.º período — O que implicava algum esforço (tarefas de escrita pedidas para casa e recitação) não foi feito.

Aspetos mais positivos — Capacidades (de compreensão, sobretudo).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Matilde:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Apenas porque um pouco abaixo do resto: nível da recitação e da compreensão de textos.

Aspetos mais positivos — Gramática. Atitude de trabalho (revelada em aula e em tudo o que foi pedido para casa).

Recomendações para o 3.º período — Acabamento (refinamento; revisão) nas tarefas de expressão (escrita e oral).

 

[Miguel:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Também a recitação ficou por preparar.

Aspetos mais positivos — Capacidades (de compreensão, sobretudo), mas também de escrita e até em gramática. Tarefas em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Sara G.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Pontualidade. Questionários de compreensão e de gramática um pouco abaixo do resto.

Aspetos mais positivos — Qualidade de algumas das tarefas (várias redações; recitação; leitura expressiva).

Recomendações para o 3.º período — Procurar ser pontual (na chegada às aulas; na entrega das tarefas em aula — por vezes, demora-se muito numa dada tarefa, já não fazendo as outras que vinham a seguir). Seguir mais a gramática.

 

[Sara T.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve bastantes tarefas de escrita que não foram feitas (quase todas as pedidas para casa; também algumas de aulas em que até terá estado). Também falhou recitação.

Aspetos mais positivos — Sara não tem dificuldades especiais em nenhum domínio, embora em gramática e em escrita os resultados, em grande parte pelo que se explicou, não tivessem sido suficientes.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Entregar as feitas em aula. Não descartar a gramática.

 

[Vasco G.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Recitação estava pouco preparada.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, com apreciável capacidade de concentração nas tarefas.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa (incluindo, se possível, as de estudo de gramática).

 

[Vasco Af.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também a recitação falhou. Gramática.

Aspetos mais positivos — Capacidades (não há nenhuma dificuldade especial nos domínios do Português da parte do Vasco).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Catarina P.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também uma recitação não foi preparada. (Igualmente uma prometida entrega de gravação prevista desde o 1.º período não chegou a ser resolvida.)

Aspetos mais positivos — Boa atitude em aula, mostrando-se a Catarina concentrada no trabalho.

Recomendações para o 3.º período — Sobretudo, fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo — estudando — o que dermos de gramática.

 

[Henrique:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também uma recitação não foi devidamente preparada. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula (embora, com intermitências).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que dermos.

 

[Vitória:]

Aspetos que falharam no 2.º período —Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Concentração nas aulas (e boa atitude de trabalho). Progresso em gramática.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Pontualidade e assiduidade também são melhoráveis.