10.º 8.ª: sobre 2.º período e sugestões para o resto do ano
[Afonso
Puga:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita e uma gravação (atrasada do 1.º período) que
não foram feitas.
Aspetos
mais positivos —
Progressos em gramática. Ter acabado por ser feita recitação que se combinara.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa.
[Xana:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas (de escrita) que não foram feitas.
Aspetos
mais positivos — Boa
recitação. Progressos em gramática.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa.
[Catarina
S.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Não ter feito recitação nem várias tarefas (de escrita). Gramática.
Aspetos
mais positivos — Capacidades
da Catarina.
Recomendações
para o 3.º período — Não
falhar as tarefas pedidas para casa. Procurar estudar gramática (ou seguir com
atenção em aula esses conteúdos).
[Filipa:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas (de escrita) e uma gravação (atrasada do 1.º período)
que não foram feitas. Também falhou a recitação. Gramática.
Aspetos
mais positivos —
Capacidade de escrita da Filipa.
Recomendações
para o 3.º período — Ir
fazendo as tarefas pedidas. Seguir mais cada novo assunto de gramática, não se
desligando deste domínio.
[Ana:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve algumas tarefas (de escrita) que não foram feitas, embora a Ana ainda recuperasse
no final parte delas. Recitação.
Aspetos
mais positivos —
Capacidades. Trabalho em aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa com a regularidade que mostrara no 1.º
período.
[Bárbara:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi
preparada uma recitação pedida. Descida forte em gramática.
Aspetos
mais positivos — Creio
que, perante as tarefas em aula, se manteve razoavelmente concentrada e focada
no trabalho (como acontecia sempre no 1.º período); no entanto, foram também
muitos os momentos em que conversou demasiado.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que
formos dando (conversando menos, também). Enfim, regressar à boa atitude de
trabalho que tivera no 1.º período.
[Carolina:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Não ter sido feita a recitação. Também algumas tarefas (de escrita) não terem
sido feitas. Gramática.
Aspetos
mais positivos — Embora
um pouco sobre a hora e sem respeitar muito o tema combinado, resolveu tarefa
de gravação que ficara por fazer no 1.º período.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa com regularidade (como aliás acontecera no
1.º período). Procurar ir seguindo, e estudando, os assuntos de gramática.
[Catarina F.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve algumas tarefas (de escrita) que não foram feitas.
Aspetos
mais positivos —
Colaboração em aula.
Recomendações
para o 3.º período — Ser
mais regular na entrega dos trabalhos a fazer em casa (como sempre aconteceu no
1.º período).
[Catarina A.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas (de escrita; pedidas para casa) que não foram feitas. Recitação
também não foi feita.
Aspetos
mais positivos —
Capacidades da Catarina (atestável, por exemplo, na regularidade em gramática).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Se houver alguma tarefa (no domínio do
oral, por exemplo) que a iniba especialmente (terá acontecido isso com
recitação?), avisar-me para, porventura, se pensar numa alternativa.
[Cláudia:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Também a recitação não
foi feita.
Aspetos
mais positivos —
Trabalho em aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir estudando gramática.
[Filipe:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (todas as pedidas para
casa, na verdade!). Recitação foi pouco preparada.
Aspetos
mais positivos — Ligeira
recuperação em gramática. Atitude em aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa.
[João A.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas.
Aspetos
mais positivos — Ligeira
recuperação em gramática. Atitude em aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer sempre as tarefas pedidas para casa.
[João M.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Descida em gramática.
Recitação.
Aspetos
mais positivos — Já
muito em cima da hora, acabou por fazer gravação (que era para ser entregue
ainda no 1.º período), ainda que com pouco cuidado.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Recuperar gramática.
[Zé:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Duas ou três tarefas de escrita não foram feitas.
Aspetos
mais positivos — Capacidades.
Boa atitude de trabalho.
Recomendações
para o 3.º período — Procurar
melhorar em gramática.
[Kristina:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Quer a recitação quer a gravação (ainda do 1.º período) não foram feitas.
Gramática.
Aspetos
mais positivos — Criatividade
nas redações. Atitude em aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Procurar não se desligar do estudo da
gramática.
[Liane:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita e uma recitação que não foram feitas.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo matérias de gramática.
[Madalena F.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Quase nada (talvez alguma conversa aqui e ali).
Aspetos
mais positivos — Por
esta ordem: compreensão do escrito (isto é, leitura); escrita; expressão oral
(recitação e leitura expressiva).
Recomendações
para o 3.º período — Procurar
que o rendimento em gramática não fique desfasado do resto.
[Madalena S.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Questionários (quer os de compreensão de textos quer o de gramática) ficaram aquém
do que se esperaria.
Aspetos
mais positivos — Atitude
de trabalho (em aula e revelada também nos trabalhos pedidos para casa).
Recomendações
para o 3.º período — Procurar
seguir melhor os assuntos de gramática.
[Marco:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— O que implicava algum esforço (tarefas de escrita pedidas para casa e
recitação) não foi feito.
Aspetos
mais positivos —
Capacidades (de compreensão, sobretudo).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa.
[Matilde:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Apenas porque um pouco abaixo do resto: nível da recitação e da compreensão
de textos.
Aspetos
mais positivos —
Gramática. Atitude de trabalho (revelada em aula e em tudo o que foi pedido
para casa).
Recomendações
para o 3.º período — Acabamento
(refinamento; revisão) nas tarefas de expressão (escrita e oral).
[Miguel:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Também a recitação
ficou por preparar.
Aspetos
mais positivos —
Capacidades (de compreensão, sobretudo), mas também de escrita e até em
gramática. Tarefas em aula.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa.
[Sara G.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Pontualidade. Questionários de compreensão e de gramática um pouco abaixo do
resto.
Aspetos
mais positivos —
Qualidade de algumas das tarefas (várias redações; recitação; leitura
expressiva).
Recomendações
para o 3.º período —
Procurar ser pontual (na chegada às aulas; na entrega das tarefas em aula — por
vezes, demora-se muito numa dada tarefa, já não fazendo as outras que vinham a
seguir). Seguir mais a gramática.
[Sara T.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve bastantes tarefas de escrita que não foram feitas (quase todas as
pedidas para casa; também algumas de aulas em que até terá estado). Também
falhou recitação.
Aspetos
mais positivos — Sara
não tem dificuldades especiais em nenhum domínio, embora em gramática e em
escrita os resultados, em grande parte pelo que se explicou, não tivessem sido
suficientes.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Entregar as feitas em aula. Não descartar a
gramática.
[Vasco G.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Recitação estava pouco
preparada.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula, com apreciável capacidade de concentração nas tarefas.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa (incluindo, se possível, as de estudo de
gramática).
[Vasco Af.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também a recitação
falhou. Gramática.
Aspetos
mais positivos —
Capacidades (não há nenhuma dificuldade especial nos domínios do Português da
parte do Vasco).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa.
[Catarina P.:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também uma recitação
não foi preparada. (Igualmente uma prometida entrega de gravação prevista desde
o 1.º período não chegou a ser resolvida.)
Aspetos
mais positivos — Boa
atitude em aula, mostrando-se a Catarina concentrada no trabalho.
Recomendações
para o 3.º período — Sobretudo,
fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo — estudando — o que dermos de
gramática.
[Henrique:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
— Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também uma recitação
não foi devidamente preparada. Gramática.
Aspetos
mais positivos — Atitude
em aula (embora, com intermitências).
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática que
dermos.
[Vitória:]
Aspetos
que falharam no 2.º período
—Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas.
Aspetos
mais positivos —
Concentração nas aulas (e boa atitude de trabalho). Progresso em gramática.
Recomendações
para o 3.º período —
Fazer as tarefas pedidas para casa. Pontualidade e assiduidade também são
melhoráveis.
<< Home