Os Maias 2
Catarina
C. & Bea
(11.º 1.ª)
Bea
& Catarina C. (18) Pontos fortes Toda a realização
(produção), que revela criatividade, requinte estético, atenção a todos os
pormenores e, decerto, muito trabalho. Estilo «gráfico» (entre imagens
estilizadas, quase caricaturais, e naturalistas; ora filme ora slides).
Caracterização das personagens/atrizes. Som (música de fundo; solução final, o
tiro). Leitura na velocidade ideal. Aspetos
melhoráveis Pronúncia de «Trancr[ε]do» (eu diria com ê fechado; ou foi para tentar ser à italiana/napolitana?); e creio
que era «É que» (não «E que») logo no início. No texto, lapso em «Não sei onde onde estás»; má sintaxe em
«caprichos e vontades acedidos por mim» (teria de ser «caprichos e vontades a
que acedi»); léxico discutível em «justificar o porquê» (diz-se o porquê ou justifica-se
alguma coisa: «justificar o porquê» é pleonástico).
Bea R. (11.º 5.ª)
Bea R. (13,5) Pontos fortes Situação criada (carta de
Pedro a Carlos). Leitura em voz alta (sem erros, embora com a ajuda de a
gravação ter sido interrompida aqui e ali). Texto também certo (apesar de
previsível). Aspetos melhoráveis «e
se tornou um grande homem» (não sei se podemos dizer isto acerca de Carlos: o
que o romance prova é que ele falhou, tal como o pai). Na redação: evitaria o
abuso de «seus»; «a desmoronar» (tem de ser «a desmoronar-se»). Duração para o
escasso (2.11).
Luísa
& Joana G.
(11.º 12.ª)
Joana
G. & Luísa (11,5-11) Pontos fortes Mostrarem ter lido o capítulo
ou tê-lo estudado com detalhe Aspetos
melhoráveis Abordagem é demasiado de resumo (preferia, como dissera nas
instruções, estratégias mais inventivas). Texto criado em quantidade, mas com
sintaxe insegura (exemplo: «de costas voltadas com [para] o próprio pai») e pouco elaborado (é uma escrita à
primeira, pouco revista). Algumas hesitações na leitura em voz alta (Luísa
esteve ligeiramente mais hesitante do que Joana). Imagem googlada. Pronúncia «*Tranquedo»
(por «Tancredo»).
Catarina A.
(11.º 8.ª)
Catarina
A. (16,5-16) Pontos fortes Leitura em voz alta
muito competente, com expressividade certa. Bom texto (embora bastante respaldado no
original de Eça). Situação criada (que acaba por permitir uma quase sinopse do
capítulo). Aspetos melhoráveis Formato
é, como em tantos outros trabalhos, mais de gravação áudio ilustrada por uma única imagem fixa (aliás,
neste caso, com a vantagem de se tratar de um slide pessoal, com o manuscrito correspondente ao texto lido) do que de verdadeiro microfilme.
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