Sunday, September 16, 2012

Os Maias 9


Sara (11.º 9.ª)



Sara (Bom +) Pontos fortes Situação criada (recuperação de página de um diário antigo na atualidade), idealização de formato radiofónico (o que implica a atualidade). Redação e leitura sem falhas. Limpeza, simplicidade, perfeição, do todo a que se chegou, embora se pudesse arriscar maior aproveitamento da situação de programa radiofónico (o que, é certo, exigiria recursos de som mais sofisticados). Aspetos melhoráveis. Leitura e grafia de «Rúbrica» deveria ser «Rubrica», embora seja este um erro que já está quase instalado (e, portanto, dentro de pouco tempo vá deixar de ser erro). Evitaria usar a figura de Carlos extraída da telenovela brasileira (há uma certa menorização da obra de Eça ao recorrermos a trechos ou imagens da adaptação a filme: para nós, o Carlos é uma personagem que não tem de ficar fixada por uma destas imagens).



Miguel T. & Pedro S. (11.º 6.ª)





Pedro S. & Miguel T. (Muito Bom)  Pontos fortes Conhecimento linguístico, sociolinguístico aliás, que permitiu que os autores conseguissem transpor, para uma linguagem verosímil, levemente caricatural, as peripécias do capítulo em causa (do XIX para um contexto circunscrito do XXI). Há também conhecimento social, é claro, e inteligência, mas é mais relevante a primeira competência que enunciei. Ritmo (que advém das cenas criadas, dos separadores e transições, do cenário único, do minimalismo dos adereços, da música, da perfeita montagem). Excelente texto. Muito boas representações (no caso de Pedro nem se chega a perceber a fronteira entre a criação textual e a representação). Grafismo (e, paralelamente, sensibilidade também para o trabalho com o som). Bom acabamento de tudo. Aspetos melhoráveis. Última «didascália» passa demasiado rápida.





Pedro A. (11.º 3.ª)





Pedro A. (Suficiente (-)) Pontos fortes Há? (Desculpa-me, Pedro, mas isto está bastante feito sobre o joelho, não está?) Não há erros de escrita, embora o registo seja bastante, demasiado, corrente. Aspetos melhoráveis Leitura em voz alta está pouco clara (em parte pela velocidade — houve ensaios ?—, em parte pelo som não estar, em termos técnicos, suficientemente cuidado). Texto parece excessivamente narrativo, justaposição de pequenas peripécias (não fica claro qual é o género pretendido, mas creio que se desaproveita a possibilidade de acrescentar matéria original ao texto-fonte); discurso foi pouco cuidado (por exemplo, quantos «estes», «ele», não eram dispensáveis?). Extensão curta (1.32) e final abrupto. Evitaria usar como imagem os fotogramas da telenovela brasileira.


#