Instruções para tarefa sobre Os Maias
Tarefa sobre Os Maias
Tipo de trabalho. Como em trabalhos
anteriores, deve haver discurso oral gravado (seja em leitura, seja em dramatização, seja em
conversa «espontânea», seja em canção, etc.). Embora espere sobretudo microfilmes, admitem-se também meras gravações
áudio, ainda que com um «slide-capa» para que possam funcionar como vídeo.
Autoria. Trabalhos podem ser individuais ou em
dupla (neste último caso, com duração tendencialmente maior — e
com intervenções orais dos dois colegas). Para trabalhos em dupla, convém
porem-me primeiro à consideração a constituição da parceria, já que gostaria de
poder vetar duplas que não me agradem (desculpem-me estes caprichos).
Formato e duração. Formato e duração dos microfilmes são semelhantes aos combinados em trabalhos
anteriores: cerca de três minutos (para
trabalhos individuais, evitar ultrapassar este tempo; e, para trabalhos em
dupla, não deixar de atingir pelo menos essa extensão).
Objetivo. O resultado final é a reunião
de criações, por alunos, acerca de todos os capítulos de Os Maias. Em Gaveta
de Nuvens ficarão dezoito secções diferentes (de Os Maias-1 a Os Maias-18), onde se arquivarão os filmes dedicados a cada
capítulo. Considerando já as cinco turmas, é provável que cada capítulo seja
tratado por, pelo menos, uma meia-dúzia de trabalhos. As dezoito secções
abertas no blogue funcionarão como uma interpretação global, ainda que
heterogénea, do romance.
Capítulo. O número do capítulo que calhará a cada aluno é visível no esquema
seguinte. Tratarão do capítulo correspondente ao lugar que ocupem na sala D9. No
caso de trabalhos em dupla, devem escolher apenas um dos capítulos (dos dois que
correspondam aos lugares que ocupem na sala).
Abordagem. A relação entre o vosso trabalho
e o romance de Eça não tem de ser literal, embora deva ser compreensível por um
leitor-espectador medianamente inteligente (como, por vezes, consigo ser). Ao
relerem o capítulo, podem focar-se na lição geral, num espaço em particular,
num trecho, num episódio ou em quase toda a sequência; a interpretação pode
implicar actualização, mudança de contexto, mera analogia com a moralidade do
passo, etc. Não aconselharia uma estratégia que passasse pelo resumo ou pela
apreciação crítica. Os capítulos podem ser abordados de múltiplas formas e a
própria especificidade de cada um sugerirá ainda outros tantos modos. Não valerá
a pena dar exemplos, mas, há uns anos, a propósito de tarefa idêntica embora não
específica da cada capítulo, arrisquei uma lista de fórmulas possíveis (visível
aqui, lá para meio da página, sob «Algumas ideias»).
Advertência. Trabalho deve ser original
— é muito feio copiar, mesmo curtos trechos, a partir da net ou de fontes
escritas tradicionais. Serei implacável a punir semelhantes trapacices.
Prazo. Trabalho deve ser entregue em qualquer dia
de abril (de 2013, é claro).
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