Thursday, September 08, 2022

Sumários e tepecês

Aula 1-2 (14 [4.ª], 16 [3.ª, 1.ª], 19/set [5.ª]) Informações sobre aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; lugares na sala; blogue). Preenchimento de folhas da caderneta do professor (com desenho de retrato-emblema). Leitura de parágrafos sobre autores com textos no manual, para conjeturar acerca da sua veracidade. Assistência a «Apresentação de Bruno Nogueira», Último a sairCorreção comentada (e escrutínio de quem errou menos). Redação de parágrafos em registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico. TPC — Dá uma vista de olhos a https://gavetadenuvens.blogspot.com/, para perceberes onde ficam sumários, tepecês, aulas (estas só as transcrevo passados uns dias), etc. A cores berrantes destacarei o mais urgente ou útil no imediato.

Aula 3-4 (19 [3.ª, 1.ª], 20/set [5.ª, 4.ª]) Sobre textos devolvidos (feitos na última aula); e ainda sobre aulas. Resolução de palavras cruzadas sobre escola, aulas de Português, etc. (Apuramento do primeiro a terminar.) Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários (formas naturais da literatura). Explicação acerca de modos, géneros, subgéneros. Preenchimento de tabela com modos e géneros de textos do programa. Redação de pequenos trechos de cada um dos três modos. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê umas páginas que copiei de uma gramática sobre ‘Modos literários’ (o link ficará realçado a cor berrante). Conclui a tarefa que começaste em aula e traz-me a folha na próxima aula.

Aula 5-6 (21 [4.ª], 23 [3.ª, 1.ª], 26/set [5.ª]) Sequências do manual e calendário. Sobre citações (tarefa a partir da leitura da p. 18). Leitura de definições e resolução de exercício sobre tipos de texto. Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem. Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais). TPC —Relanceia o capítulo de gramática sobre ‘Tipos textuais’ que vai ficar realçado em Gaveta de Nuvens.

Aula 7-8 (26 [1.ª, 3.ª], 27/set [4.ª, 5.ª]) Correção de redações com os três modos literários. Questionário de compreensão sobre «Louvor do livro» (p. 12). Criação de acróstico sobre ‘Livro’. Assistência a sketches com figuras de estilo — «Jesus ensaia figuras de estilo» (Barbosa), sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?» (Zé Carlos). Preenchimento de definições (ou redação de abonações de figuras). Correção comentada; seguida de exemplos com notícias. Assistência a vídeo do PNL e classificação de metáfora. TPC — Lê, em Gaveta de Nuvens, o que já fui escrevendo sobre Leitura de livros (aka Projeto de leitura).

Aula 9-10 (28 [4.ª], 30/set [3.ª, 1.ª], 3/out [5.ª]) Correção do questionário sobre «Louvor do livro». Leitura do texto A da p. 22 e de «Novos trovadores», por Kalaf Epalanga), para resolver item fechado e lacunas em curto texto-síntese. Criação de séries por associação de ideias (para «Música»), a partir de exemplo dado (de «Kalaf»). Audição de algumas séries (para registo de seis palavras). Redação em «logo-rali» (parágrafo acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes aleatoriamente reunidas). TPC — Lê a parte de contextualização histórico-literária da poesia trovadoresca, nas pp. 22-24/5 do manual.

Aula 11-12 (3 [1.ª, 3.ª], 4/out [4.ª, 5.ª]) Devolução e correção de fragmentos com cada tipo textual. Resposta a itens de «tradução» e compreensão global de «Ondas do mar de Vigo» (p. 28), de Martim Codax. Correção e explicação do paralelismo; e itens de gramática. Redação de resposta para comparação de «Ondas do mar de Vigo» e poema de Adília Lopes («Nas ondas do mar de Vigo»). Escrita de poema ao estilo de «Pedro de Santarém», de Adília Lopes. Completamento de síntese a propósito do sketch «Dicionário Português-Manuelmachadês». TPC Em Gaveta de Nuvens lê esta entrevista com Adília Lopes, por colegas de há uma dúzia de anos. Podes também experimentar ouvir algumas versões musicais de «Ondas do mar de Vigo». E é útil ires lendo os textos expositivos no manual sobre a lírica trovadoresca.

Aula 13-14 (7 [1.ª, 3.ª], 10 [5.ª], 11/out [4.ª]) Correção de tarefas que se devolviam; menção de Annie Ernaux, recém-laureada com o Nobel. Audição de «Ondas do Mar de Vigo» (e características do vocalismo do português antigo); o Pergaminho Vindel. Assistência a «Pica do 7». Preenchimento de tabela comparativa entre cantiga de amigo de Martim de Ginzo e canção «O Pica do Sete»; e de síntese sobre «pica», palavras homónimas, aceções, campo semântico; reconstrução de cantiga da p. 31. Redação de continuação de inícios de trechos em torno de situação de «Pica do Sete». Assistência a início de Paterson, de Jim Jarmusch. TPC — Vê a correção da ficha 1 do Caderno de Atividades (sobre uma cantiga de amigo). Fica também o glossário de termos sobre lírica trovadoresca.

 Aula 15-16 (10 [1.ª, 3.ª], 11 [5.ª], 12/out [4.ª]) Correções acerca do poema ao estilo de «Pedro de Santarém». Audição de versões musicadas de «Ai flores, ai flores do verde pino», de D. Dinis. Compreensão de «Ai flores, ai flores do verde pino» (p. 32), para acrescentar quatro coblas finais. Assistência a sketch (série Lopes da Silva) com formas verbais arcaicas (ou falsamente arcaicas). Resolução de tabela a propósito do sketch. Audição de «Olhos nos olhos», de Chico Buarque. Redação-comentário em torno de semelhanças e diferenças relativamente às cantigas de amigo. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Dá um relance ao glossário com termos da poesia trovadoresca em Gaveta de Nuvens. Aceita o convite para Classroom que deverás receber, ou ter recebido, entretanto.

Aula 17-18 (14 [1.ª, 3.ª], 17 [5.ª], 18/out [4.ª]) Explicação sobre correção de escritos que se entregavam. Resolução de item de sobre características de conteúdo das cantigas de amigo (1 da p. 34). Reconstituição de cantiga de D. Dinis. Resolução de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce». Audição de «Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa. Criação de cantiga de amigo com contexto contemporâneo. Assistência a trecho de Paterson.

Aula 19-20 (17 [1.ª, 3.ª], 18 [5.ª], 21/out [4.ª]) Correções de trabalhos. Sobre critérios específicos de avaliação em Português. Assistência a clip de Capicua, «Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral; correção. Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos fonológicos). Preenchimento de quadro em torno de processos fonológicos. Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Em Gaveta de Nuvens, vê ‘Processos fonológicos’ (com uma abordagem mais interessante do que a do manual, na p. 304, que também podes ler).

Aula 21-22 (21 [1.ª, 3.ª], 24 [5.ª], 25/out [4.ª]) Correção de trabalho de criação de cantiga de amigo moderna. Leitura de texto expositivo sobre cantigas de amor, para acrescentar preposições em falta; preenchimento de quadro com preposições e contrações. Assistência a sketches em torno de questões relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses. Redação de texto em prosa com características idênticas a poema de Paterson. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Vê — e vai verificando se a conseguias resolver — a ficha do Caderno de Atividades sobre ‘Processos fonológicos’, que ponho já corrigida em Gaveta de Nuvens.

Aula 23-24 (24 [1.ª, 3.ª], 25 [5.ª], 26/out [4.ª]) Correção dos textos inspirados em bandas sonoras (incluindo trailers dos filmes em causa). Compreensão (oral + escrita) de «A cantiga de amor e a cantiga de amigo: espaços, protagonistas e circunstâncias», para preenchimento de quadro comparativo. Preenchimento de tabela em torno de «Proençaes soem mui bem trobar», de D. Dinis mas na adaptação de Natália Correia, e de «Balada do desajeitado», dos DA.M.A.. Assistência a clip de D.A.M.A. Redação de poema, em versos sem rima, cujo título seja «Quedas de água», «Cai a água». Assistência a trecho de Paterson. TPC — Responde ao que te perguntei via Classroom (mas, por favor, lê mesmo o que aí explico nas instruções bem como o que há muito escrevera sobre as leituras).

Aula 25-26 (28 [1.ª, 3.ª], 31/out [5.ª], 2/nov [4.ª]) Correções de escritos que se entregavam. Questionário de compreensão sobre «O amor, via Twitter» (p. 53). Compreensão da cantiga de amor «Se eu pudesse desamar» (p. 52), através da passagem para prosa, com adoção de ordem natural das palavras e substituição de palavras difíceis. Assistência a sketch para contrastar maneira de ver o amor em três situações (cantigas de amigo, cantigas de amor, «O que eu gosto do meu Anselmo»). Assistência a trecho de Paterson. TPC Relanceia a ficha corrigida acerca de uma cantiga de amor (ficha 2 do Caderno de atividades, pp. 5-6) que pus em Gaveta de Nuvens. Vai tratando das leituras.

Aula 27-28 (31/out [1.ª, 3.ª], 7 [4.ª], 8/nov [4.ª]) Audição, seguida de resolução de sentidos, de crónica de Mafalda Lopes da Costa sobre «Dizer cobras e lagartos». Preenchimento de itens sobre étimos, convergentes, campos semântico e lexical. Exposição sobre a classificação de «Cantigas de escárnio e maldizer». Compreensão de «Ai, dona fea, fostes-vos queixar», através de comparação com versão moderna de Natália Correia; audição de recriação de Ary dos Santos e de ainda outra (Luís Gaspar). Exercício sobre mesóclise (próclise e ênclise) e ligações verbo-pronome; correção. Assistência a sketches com caracterizações depreciativas também («Dia em que se pode chamar nomes aos colegas» e «A tua camisa é feia», Lopes da Silva) e resolução de tabela. Explicação sobre a classe do adjetivo (qualificativo; versus numeral [e relacional]). Audição de crónica de Bruno Nogueira (no programa «Tubo de ensaio»). Comentário em torno de «Tubo de ensaio» de Bruno Nogueira. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Relanceia “Adjetivo” em Gaveta de Nuvens. Lê também a p. 311 do manual sobre pronomes junto dos verbos.

Aula 29-30 (4 [1.ª, 3.ª], 8 [5.ª], 9/nov [4.ª]) Correção de questionário de compreensão sobre «Amor, via Twitter». Correção de lapsos/gralhas da última aula; correção de resposta sobre «Tubo de ensaio»/«Ai Dona Fea [...]». Redação de frases-resumo de cada um dos parágrafos de «Amor e batatas» (p. 55). Assistência a final de Citizen Kane. Redação de início de Alfabeto Pessoal. Assistência a trecho de Paterson. TPC — Vê a ficha já corrigida emtorno de «Cantigas de escárnio e maldizer» (ficha 3 do Caderno de atividades, pp. 7-8) que fica reproduzida em Gaveta de Nuvens.

Aula 31-32 (7 [1.ª, 3.ª], 14 [5.ª], 15/nov [4.ª]) Correção de redações de textos em prosa inspirados em poema de Paterson. Resolução de questionário de compreensão sobre texto de Pedro Mexia (em torno de Paterson). Resolução de item 2 da p. 57 (com processos fonológicos). Audição de «Primeiro beijo» (Rui Veloso/Carlos Tê). Comentário comparativo (cartoon na p. 64 e «Primeiro beijo»/cantigas de escárnio e maldizer, cantigas de amigo e cantigas de amor). / Audição de outra versão da canção. Assistência a final de Paterson. TPC — Se ainda não o fizeste, não esqueças de (i) responder na Classroom à pergunta sobre livros a ler; (ii) trazer o Alfabeto Pessoal. (Vai lendo os livros já combinados. Vai sempre arrumando folhas e revendo gramática.)

Aula 33-34 (11 [1.ª, 3.ª], 15 [5.ª], 22/nov [4.ª]) Correção de comentário feito na última aula. Depois de audição de canção com cantiga de Bernal de Bonaval «A dona que eu am’e tenho por senhor» (p. 44), compreensão de versão modernizada, através de acrescentos de clíticos. Redação de item de composição sobre relação entre a cantiga e tiras de banda desenhada na mesma página do manual; resolução de itens de gramática. Relance (com explicação/audição) a «Roy Queimado morreu com amor» (p. 59). Assistência a passo de «Último a sair» (Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor; correção. Assistência a trechos de episódios de 1986, para resolver síntese em torno da poesia trovadoresca. Redação de poema/texto em prosa poética, incorporando versos de canções. TPC — Experimenta resolver — ou relanceia-a apenas — a ficha do Caderno de Atividades sobre ‘Apreciação crítica’ (pp. 35-36), que fica, já corrigida, em Gaveta de Nuvens.

Aula 35-36 (14 [1.ª, 3.ª], 21 [5.ª], 23/nov [4.ª]) Correção do questionário de compreensão sobre «Paterson», de Pedro Mexia. Explicação sobre anáfora. Assistência a trechos de Bean, Um autêntico desastre. Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de transcrição do oral versus escrito; e antecedentes de pronomes. Redação de discurso-apreciação crítica acerca de pintura distribuída. TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê a ficha sobre “Anáfora” do Caderno de Atividades (já corrigida).

Aula 37-38 (22 [5.ª], 26 [1.ª, 3.ª], 29/nov [4.ª]) Assistência a vídeo de «Meu amor de longe», por Raquel Tavares, e relance a cantiga de amigo de Bernal de Bonaval, «Fremosas, a Deus grado, tam bom dia comigo» (p. 42), para resolver síntese da cantiga e completar tabela comparativa (p. 43). Item sobre subclasses de verbos. Exercícios sobre anáforas. Criação de referências bibliográficas. Redação de referências bibliográficas inventadas (na 1.ª, 3.ª, 4.ª turmas); apreciação sobre quadro (na 5.ª turma só). Assistência a final de Bean. Um autêntico desastre. TPC — Serás chamado à Classroom para escreveres aí, a computador, poema suscetível de ser apresentado no Concurso Correntes d’escritas. Imprimirei a primeira versão do teu texto, corrigi-la-ei, a caneta. Reformularás o teu poema em função do que tenha eu marcado (e nessa altura o descarregarás em outra tarefa). Depois se verá se vale a pena enviarmos o texto ao concurso. Em anexo ficam dois poemas (ou um poema e um excerto) que venceram edições anteriores.

Aula 39-40 (28 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 30/nov [4.ª]) Explicação sobre verbos copulativos. Assistência a trecho da reportagem «Viagem medieval em Santa Maria da Feira» para responder a 1 e 2 da p. 36. Cópia, em prosa atual, da bailia «Bailemos nós já todas três, ai amigas», de Airas Nunes (p. 37). Assistência a sketch sobre pronúncias de padre, seguida de resolução. Assistência a poemas de O último a sair. Escolha de versos mais poéticos. Redação inspirada em poema de Louise Glück. TPC — Entrega na Classroom, ao longo da semana, poema aí pedido.

Aula 41-42 (29/nov [5.ª], 2 [1.ª, 3.ª], 6/dez [4.ª]) Sobre os «alfabetos pessoais» ora entregues. Redação de frases-sínteses de parágrafos de «Os nossos ambíguos» (p. 27), de Miguel Esteves Cardoso. Resolução de ficha sobre hiperonímia e holonímia. Assistência a trecho de «Último a sair», para resolver tarefa em torno de hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos, etc.; correção. Redação de escrito alfabético (sobre «Mundial»). Assistência a trecho final de Bean. TPC — Lê a ficha do Caderno de atividades sobre ‘Geografia do Português no mundo’ (p. 49), que fica, já corrigida, em Gaveta de Nuvens. (Dá um relance, entretanto, à p. 306 do manual, sobre o mesmo assunto.)

Aula 43-44 (5 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 7/dez [4.ª]) Entrega de poemas. Audição de cantiga de romaria «Pois nossas madres vam a Sam Simom» (p. 38), em versão de Pedro Barroso. Audição de canção «Romaria das festas de Santa Eufémia» (Miguel Araújo). Preenchimento de tabela para compreensão de ambos os textos. Mais um exemplo de variação linguística em sketch («Policiês/Português», série Fonseca). Ficha sobre termos relacionados com anáfora e coesão referencial (anáfora, catáfora, referente, correferentes). Completamento de texto iniciado na aula anterior (escrito alfabético). TPC — Depois de lançares as emendas que fiz (ou reformulares o que tenha aconselhado a melhorar), entrega o teu poema na nova tarefa que abrirei na Classroom.

Aula 45-46 (6 [5.ª], 9 [3.ª, 4.ª], 13/dez [4.ª]) Correção do trabalho de apreciação crítica de pintura. Questionário de compreensão de dois depoimentos sobre Fernão Lopes. Redação de história em cem palavras. Assistência a passo de A Canção de Lisboa. Assistência a início de Expiação. TPC — Vai lendo livro(s) combinado(s).

Aula 47-48 (12 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 20/dez [4.ª]) Completamento de tabela sobre primeiro trecho de Expiação e contraste com Crónica de D. João I. Audição de «6 de dezembro de 1383», para resolver «Letras prévias» (p. 80). Leitura/[Audição] da p. 81 (começo do cap. 11 da Crónica de D. João I), para preenchimento de coluna de grelha. Redação de lipograma em A. Assistência a mais um trecho de Expiação. TPC — Vai lendo livros combinados, ponderando logo nova leitura assim que termines o que estejas a ler (e, se não o fizeste ainda, responde na Classroom acerca de livros a ler).

Aula 49-50 (13 [5.ª], 16/dez [1.ª, 3.ª], 3/jan [4.ª]) Correção do questionário de compreensão escrita de dois depoimentos sobre Fernão Lopes [na turma 4.ª, feita logo na aula 47/48]. Assistência a 1.ª parte do filme Língua, Vidas em Português para preencher tabela sobre variação e geografia do português. Redação de resumo de parte do cap. 11 da Crónica de D. João I [na turma 4.ª, feita na aula 53/54]. TPC — Vai lendo livros combinados, ponderando logo nova leitura assim que termines o que estejas a ler (e, se não o fizeste ainda, responde na Classroom acerca de livros a ler).

Aula 51-52 (19/dez [1.ª, 3.ª, 5.ª], 4.ª [4/jan]) Correções de contos em cem palavras [na turma 4.ª, feitas na aula 53/54]. Audição de leitura dramatizada de «Do Alvoroço» (ao mesmo tempo que se lia texto mais simplificado nos slides), identificando trocas. Redação de notícia. Assistência a 2.ª parte de Língua. Assistência a trecho de Expiação. TPC — Além de fazeres a tarefa explicada na folha distribuída (um exercício de flexão de verbos), deves estar a atento a indicação de trabalhos que porei em Gaveta de Nuvens (e que podes começar a fazer a partir daí); lê bem as instruções desses trabalhos.

Aula 53-54 (20 [5.ª], 21/dez [4.ª], 6/jan [1.ª, 3.ª]) Sobre palavras do ano. Assistência a primeira parte da série ‘Grandes livros’ sobre as Crónicas de Fernão Lopes [na turma 4.ª, logo na aula 47/48]. Explicação de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe). Assistência a trechos de O amor acontece. Atribuição de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme e de nomes em função de comportamentos em «Do alvoroço [...]».

Aula 55-56 (3 [5.ª], 9/jan [1.ª, 3.ª], 10/jan [4.ª]) Correção da notícia correspondente a «Do alvoroço [...]»; + explicação do cerco. Compreensão de «Das tribulações [...]» (em adaptação modernizada), através da localização de palavras intrusas e da correspondência a frases-títulos. Redação de comentário a partir de cartoon na p. 85. Assistência a trecho de Expiação. TPC — Em Gaveta de Nuvens‘Instruções para tarefa de gravação sobre leituras de livros’.

Aula 57-58 (9 [5.ª], 11/jan [4.ª], 13/jan [1.ª, 3.ª]) Compreensão de «A peleja de 1384» (pp. 96-97), através da identificação de linhas do texto com itens de plano organizador; resposta a item de gramática na p. 97 (4). Assistência a «Encorning» (série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de mulher» (série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no português). Assistência a sketch («Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês», série Lopes da Silva), para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses e brasileiros. Assistência a trecho de Expiação. Preenchimento de quadro comparativo. TPC — Durante esta semana (até dia 15) descarrega na Classroom (vou enviar mensagem brevemente) tarefa que já está explicada em Gaveta de Nuvens desde o «boxing day»!; mas, antes de fazeres o trabalho, lê bem as citadas ‘Instruções para tarefa de gravação sobre leituras de livros’.

Aula 59-60 (10 [5.ª], 16 [1.ª, 3.ª], 17/jan [4.ª]) Correção de comentário a cartoon e textos de Fernão Lopes. Compreensão de textos sobre Fernão Lopes e identidade nacional (pp. 105-106), através de questionário de escolha múltipla. Resolução de itens sobre cognatos na p. 98. Assistência a pequenos trechos de The King. Redação de acróstico sobre Crónica de D. João I. Assistência a trecho de Expiação. TPC — Completa acróstico sobre Crónica de D. João I.

Aula 61-62 (16/jan [5.ª]; nas turmas mais atrasadas, esta aula será diluída em outras) Sobre gravações. Explicação sobre funções sintáticas, critérios. Audição de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma). Indicação de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim». Assistência a segunda parte de documentário sobre Crónicas de Fernão Lopes seguida de questionário de compreensão. Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno de cerco.

Aula 63-64 (17 [5.ª]; 18 [4.ª], 20/jan [1.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão sobre textos nas pp. 105-106. Exercício com pronominalizações / Questionário de gramática. Audição, para completamento de texto, de canção «Carta», dos Toranja. Resolução de pergunta sobre o texto em causa. Assistência a conclusão de Expiação.

Aula 65-66 (23/jan [5.ª, 4.ª]; nas outras duas turmas, esta aula será, a pouco e pouco, retomada aqui e ali) Questionário de gramática (10.º 5.ª). Assistência a trecho da série «Grandes livros» sobre Fernão Lopes, seguida de questionário de compreensão do oral (10.º 4.ª). Apreciação crítica, de índole gastronómica, ao estilo de crónicas de Miguel Esteves Cardoso (distribuídos exemplares de «O Gato das Botas», de MEC, por todos os alunos) (10.º 5.ª). Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno de cerco (10.º 4.ª). Assistência a início de Bean em férias.

Aula 67-68 (23 [1.ª, 3.ª], 24 [5.ª], 25/jan [4.ª]) Correção de questionário de gramática. Explicação em torno da avaliação do semestre. Exercício com pontuação e figuras de estilo em Bean em férias. Assistência a conclusão de Bean em férias (e, ao mesmo tempo, conversa com cada um dos alunos). TPC Completa acróstico sobre Crónica de D. João I (no 10.º 5.ª esta tarefa já foi feita).


Aula 69-70 (6 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 7/fev [4.ª]) Questionário de compreensão de depoimentos sobre Farsa de Inês Pereira, por Rosário Pedreira e Fernando Alvim. Assistência a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista convencional. Explicação sobre critérios de funções sintáticas. Assistência a «Discussão de Débora e Luciana» (Último a sair). Resolução de exercício com classificação de funções sintáticas. TPC Sobre funções sintáticas podes consultar em Gaveta de Nuvens ‘Funções sintáticas’. De qualquer modo, o manual trata bem este assunto nas pp. 321-325.

Aula 71-72 (7 [5.ª], 8 [4.ª], 10/fev [1.ª, 3.ª]) Correção do questionário de compreensão de depoimentos sobre Farsa de Inês Pereira, por Rosário Pedreira e Fernando Alvim. Assistência a trecho de episódio 3 de Programa do Aleixo. Jogo do Stop, com funções sintáticas. Redação de sinopse, dados títulos de peças de Gil Vicente. TPC — Lê ficha do Caderno de atividades (já corrigida) sobre ‘Funções sintáticas’ que porei em Gaveta de Nuvens.

Aula 73-74 (13 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 14/fev [4.ª]) Cópia «traduzida» de didascália da Farsa. Assistência a trecho de vídeo com representação de primeira e segunda cenas de Farsa de Inês Pereira. Exercício de divisão de versos em sílabas métricas. Assistência a vídeo com a mesma parte da Farsa mas noutra encenação (mais fiel). Transposição para português atual, em registo adequado a contexto de rapariga contemporânea, verosímil, em prosa (mas sem mudança da factualidade). Assistência a início de Cantar!.

Aula 75-76 (14 [5.ª], 15 [4.ª], 17/fev [1.ª, 3.ª]) Correção do trabalho com sinopses de peças de Gil Vicente. Assistência a parte de vídeo com Farsa de Inês Pereira (cena de Lianor Vaz). Resolução do ponto 1 de Gramática na p. 124. Assistência a filme correspondente ao resto do excerto 2 (carta de Pero Marques). Resolução (e correção) de 5 da p. 128. Começo de redação para concurso de PNED. Assistência a mais um trecho de Cantar!. Preenchimento de tabela com comparação de Farsa e Cantar! TPC — Na Classroom, em trabalho para que os chamarei, deves descarregar texto já com uma versão melhorada e completa, em Word, do artigo-exposição que hoje iniciaste. Imprimirei depois eu esse trabalho e trá-lo-ei com emendas minhas, à mão. Nessa altura, lançá-las-ás em nova versão que descarregarás na Classroom.

Aula 77-78 (22 [4.ª], 24 [1.ª, 3.ª], 27/fev [5.ª]) Entrega das primeiras versões dos textos para Concurso do PNED; distribuição de formulários para preparação das candidaturas. Assistência a trecho de Programa do Aleixo (ser. 2, ep. 1, 1-5). Explicação sobre Processos de caracterização com exemplos de Bruno Aleixo. Assistência a parte do vídeo com encenação de Farsa de Inês Pereira (vv. 258-373/405). Preenchimento de esquema sobre personagens. Assistência a «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco). Redação de comentário/análise com aproveitamento de Farsa de Inês Pereira e da canção «Antes de ela dizer que sim» (citar, pelo menos, duas vezes o texto e duas vezes a cantiga). Assistência a trecho de Cantar!. Funções sintáticas em «Antes de ela dizer que sim» (Bárbara Tinoco). TPC — Na Classroom que abrirei só para esse efeito, descarrega uma versão já emendada do texto que te devolvi (sobre ‘Ética na vida e no desporto’). Vai lendo novos livros. Vai-me trazendo os livros que emprestei e tentaremos outros agora.

Aula 79-80 (27 [1.ª, 3.ª], 28/fev [5.ª, 4.ª]) Correção do comentário comparativo escrito na aula anterior. Relance à p. 135 (processos de cómico). Assistência a trechos de Último a sair, para, após consulta de definições na p. 135, decidir acerca de exemplos de tipos de cómico. Assistência a trecho de Farsa correspondente aos versos 374-480 (pp. 132-133). Audição/visionamento de «Os maridos das outras», de Miguel Araújo. Redação para relacionar cantiga e passo da farsa. Resposta a item 2 e 1.1/escrita da p. 134 + correção. Exercício com sílabas métricas. Assistência a trecho de Cantar! TPC — Lê (basta ler, não é preciso responder às perguntas), em torno da Farsa, «As personagens: caracterização e relações entre elas» (pp. 164-165).

Aula 81-82 (1 [4.ª], 3 [1.ª, 3.ª], 6/mar [5.ª]) Resolução de ficha sobre atos de fala. Assistência a sketches (série Barbosa), para depois preencher tabela relativa à força ilocutória dos actos de fala assinalados. Leitura de trechos de A minha palavra favorita, 2007, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas. Redação sobre «palavra de estimação». Assistência a trecho de Cantar! TPC — Em Gaveta de Nuvens lê capítulo de gramática, que marquei a azul, sobre ‘Atos de fala’; também podes reler as pp. 136-137 no manual (e fazer itens no final da p. 137). Quem não chegou a escrever o texto sobre ‘A ética na vida e no desporto’ pode escrever texto mais pessoal sobre as suas experiências em termos de desporto. Texto terá 350-500 palavras e será descarregado (em Word ou GoogleDocs) na Classroom, em ‘A ética na vida e no desporto’.

Aula 83-84 (6 [1.ª, 3.ª], 7/mar [5.ª, 4.ª]) Questionário sobre parte do excerto 4 da Farsa de Inês Pereira. Resposta a itens do livro. Assistência a passo da Farsa correspondente ao resto do excerto 4. Assistência a trecho de Cantar!. Preenchimento de tabela comparativa Cantar! / Farsa. TPC — Depois de o melhorares, descarrega na Classroom (a que te chamarei em breve), em Word ou GoogleDocs, o texto sobre ‘palavra de estimação’ cuja versão manuscrita devolvi há pouco.


Aula 85-86 (8 [4.ª], 10/mar [1.ª, 3.ª]) Correção do questionário de leitura sobre excerto 4 da Farsa. Explicação sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes; conjugações. Preenchimento de texto lacunar sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes. Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar»; «Não faleci nada»). A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados. Assistência a trechos da Farsa (correspondentes às pp. 146-149 do manual). Redação de síntese do passo visto. Assistência a trecho de Cantar! TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê ficha (corrigida) do Caderno de Atividades sobre ‘Atos de fala’.


Aula 87-88 (13 [1.ª, 3.ª], 14/mar [4.ª, 5.ª]) Correção de resumo do excerto 5 feito na aula anterior e de tepecê de há duas aulas (sobre ‘Atos de fala’). Assistência a trecho final de Farsa (pp. 160-162). Resposta a itens na folha em torno dos versos em causa. Procura de provérbio em scanning em dicionário de provérbios, para redação de sinopse de peça (criada para comprovar o provérbio previamente escolhido). Assistência a trecho de Cantar! TPC — No manual, dá um relance às páginas 154-155 (com um questionário resolvido). Vai também lendo na diagonal as pp. 156-159, sobre ‘Complemento do nome’ e sobre ‘Complemento do adjetivo’.

Aula 89-90 (15 [4.ª], 17 [1.ª, 3.ª], 20/mar [5.ª]) Correção de trabalho da aula anterior (sinopse). Leitura de «Entre marido e mulher mete sempre a colher» (pp. 166-167); resolução de itens das pp. 167-169 e redação de item de resposta mais desenvolvida. Assistência a dois sketches em torno de publicidade («Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e resolução de ficha. Preenchimento da tabela sobre a p. 236. Criação de slogans. Assistência a conclusão de Cantar!. TPC — Redige guiões para anúncios pedidos na página que não chegámos a fazer em aula.

Aula 91-92 (20 [1.ª, 3.ª], 21/mar [4.ª, 5.ª]) Exercício sobre Predicativo do complemento direto (com apoio em soluções já esboçadas). Exercícios sobre Complemento do nome e Complemento do adjetivo (pp. 156-159). Assistência a sketch da série Fonseca sobre provérbios. Relance a exemplares de Inimigo Público para compreensão da elaboração do cómico e da noção de personagem tipo (mediante preenchimento de ficha). TPC e outros encargos (i) Para escalonar sorteio de Liga dos Campeões da Leitura em Voz Alta, prepara leitura em voz alta dos seguintes textos (o que implica que os tenhas lido em casa, percebido, investigado, ensaiado): — para os da fila de mesas mais à esquerda da sala (a fila encostada à janela): «Texto A» e «Texto B» nas pp. 118- 119; — para os da fila de mesas em que estão o meu computador e o meu projetor: «Texto C» e «Texto E» nas pp. 120-121; — para os da fila de mesas à direita da minha (ou à esquerda da fila encostada à parede): «A representação do quotidiano» (p. 145) e «A dimensão satírica (2)» (p. 153); — para os da fila de mesas que estão encostadas à parede, mais à direita da sala, portanto: «As personagens: caracterização e relações entre elas» (pp. 164-165). (ii) Traz-me na próxima aula os livros que te tenha emprestado quer os tenhas lido quer não (excluo disto os livros que tenha emprestado já neste semestre). (iii) Quem ainda não entregou o trabalho de gravação só o poderá fazer até ao final do próximo fim de semana. (iv) Vou fechar também no final desta semana as secções da Classroom destinadas à ‘Palavra de estimação’ e a ‘Ética na vida e no desporto’ (ou texto pessoal sobre desporto).

Aula 93-94 (22 [4.ª], 24 [3.ª, 1.ª], 27/mar [5.ª]) Questionário de compreensão de texto («Cheira a novo espírito», pp. 340-341). Visionamento de clip de canção de Billie Eilish. Apreciação crítica, de índole gastronómica, ao estilo de crónicas de Miguel Esteves Cardoso (distribuídos exemplares de «O Gato das Botas», de MEC, por todos os alunos). // [só na 5.ª:] Apreciação crítica de cartoon ou Acróstico com Farsa de Inês Pereira. Assistência a início de O Leitor. TPC — Em Gaveta de Nuvens lê as fichas do Caderno de atividades, já corrigidas, de ‘Complemento do nome’ e de ‘Complemento do adjetivo’.

Aula 95-96 (26 [1.ª, 3.ª], 27/mar [4.ª, 5.ª]) Correção de questionário de compreensão de apreciação crítica. Assistência a clip de Billie Eilish. Leituras em voz alta. Redação de exposição sobre «Inês, personagem dinâmica», com funções sintáticas obrigatórias. Assistência a trecho de O Leitor.

Aula 97-98 (29/mar [4.ª], 31/mar [1.ª, 3.ª], 3/abr [5.ª]) Correção de acróstico sobre Crónica de D. João I; e de comentário feito na aula anterior. Leituras em voz alta. Redação de acróstico sobre Farsa de Inês Pereira. Assistência a trecho de O Leitor. TPC — Faz (completa) acróstico de Farsa de Inês Pereira.

Aula 99-100 (3 [1.ª, 3.ª], 4/abr [5.ª, 4.ª]) Exercício com funções sintáticas a partir de passo de Último a sair («Clichês»). Também a partir de Último a sair («A expulsão de Débora»), exercício em torno de atos de fala. Questionário de gramática (funções sintáticas; atos de fala). Sorteio da Liga dos Campeões de leitura em voz alta. Assistência a trecho de O Leitor. TPC — Aproveita para ler livros (vê ainda se convém que empreste algum).

Aula 101-102 (5/abr [4.ª]) Correção do trabalho de gramática e da crónica gastronómica. Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público). Redação de texto de viagem («Fuga»). Assistência a trecho de O Leitor. TPC férias — Aproveita para ler livros. Já quase no final das férias, devo pôr anúncio de leituras de sonetos a fazer para efeitos de Liga dos Campeões (por favor, consulta blogue; e tem manual contigo).

Aula 103-104 (17 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 18/abr [4.ª]) Correção do questionário de gramática [exceto na 4.ª, onde já fora feita na aula 101-102]. Assistência a «Instrutor que canta o yodel» (Meireles), para completar síntese sobre imperativo. Assistência a trecho de Camões, de Leitão de Barros, com «Descalça vai para a fonte». Cópia na ordem do português atual de uma linearização de «Descalça vai para a fonte» (p. 193). Redação de variações ao estilo das Leonores de Camões e de Gedeão. Assistência a trecho de O Leitor. TPC — Vai já preparando as leituras em voz alta de sonetos (ver aqui).

Aula 105-106 (18 [5.ª], 19 [4.ª], 21/abr [1.ª, 3.ª]) Correções. Questionário de compreensão sobre «Lá vai ela, formosa e segura. Scooters da Coleção de João Seixas» (p. 194). Assistência a trecho de Querido Diário, de Nanni Moretti. Audição de «Lambreta», de António Zambujo. Leituras em voz alta de sonetos Camões. Audição de Sérgio Godinho, «Endechas a Bárbara Escrava». Redação (a partir de «Aquela cativa», p. 198). Assistência a trecho de O Leitor. TPC — Prepara leitura em voz alta dos sonetos que te couberam (ver aqui).

Aula 107-108 (24 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 26/abr [4.ª]) Correções do texto com acrescento de sílabas métricas e do questionário de compreensão. Leituras em voz alta de sonetos de Camões (segundo dia da fase de grupos). Redação para completar versão truncada de «A senhora do cãozinho» (de Antón Tchékov). Assistência a trecho final de O Leitor. TPC — Relanceia este glossário de termos relativos à lírica de Camões. [Devo pôr proximamente em Gaveta de Nuvens caderno de encargos para os próximos tempos. Para já, os que têm tarefas em atraso, como as que fui referindo nas sínteses, devem aproveitar estes feriados, de 25 de abril e de 1 de maio, para as concluir e entregar. Ir fazendo as leituras de livros que tenham em curso também é boa ideia para todos.]

Aula CI-CII (28/abr [1.ª]; aula apenas desta turma, retomando-se a aula 101-102, que só fora dada na turma 4.ª) Correção do trabalho com crónica gastronómica. Relance a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público). Leituras em voz alta de sonetos de Camões. Redação de texto de viagem («Fuga»). Assistência a trecho inicial de Cantar 2. TPC — Lança na Classroom (a que serás chamado no final da aula) versão já mais completa da «Fuga» que estiveste a iniciar.

Aula 109-110 (2 [5.ª, 4.ª], 5/mai [3.ª, 1.ª]) Correção do trabalho com «A senhora do cãozinho» truncado. Leituras comparadas da cantiga «Verdes são os campos» (p. 216) e dos sonetos «A fermosura desta fresca serra» e «Alegres campos, verdes arvoredos» (p. 217). Assistência a «Matarruano sonhador» (série Lopes da Silva). Leituras em voz alta. Assistência a trecho de Cantar 2. Preenchimento e correção de tabela comparativa Cantar 2 / Os Lusíadas. TPC — [para as turmas 1.ª e 4.ª, a quem se esqueceu de o fazer, recordo o tepecê anterior:] Lança na Classroom, com as correções que eu tenha introduzido, o texto da «Fuga»; [para as turmas 3.ª e 5.ª:] Escreve e descarrega na Classroom crónica para «Fugas dos leitores».

Aula 111-112 (3 [4.ª], 8/mai [5.ª, 3.ª, 1.ª]) Compreensão dos dois sonetos mas pp. 190-191 («O dia em que eu nasci, moura e pereça» e «Erros meus, má fortuna, amor ardente»), através de preenchimento de súmulas. Avaliação de oxímoros/antíteses em «Amor é fogo que arde sem se ver» (p. 202). Leituras de sonetos. Redação de verbete de dicionário. Assistência a trecho de Cantar 2. TPC — Descarrega na Classroom (que abrirei para o efeito e a que chamarei no final desta aula) a nova versão de «Fuga» (isto é, o texto já com as emendas que lancei no impresso devolvido há pouco).

Aula 113-114 (9 [5.ª, 4.ª], 12/mai [3.ª, 5.ª]) Sobre verbetes corrigidos. Explicação sobre modalidades (e valores modais). Assistência a «O Desensofador» (série Lopes da Silva), para fazer exercício sobre modalidade. Leitura de pequeno texto e resposta aos itens 1 e 2 na p. 278 (sobre modalidade). Assistência a sketch («Fiscal de danças ridículas») para classificar atos ilocutórios (e também itens saídos em exames). Redação de soneto antónimo de «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (p. 191). Preenchimento de testemunho sobre leitura. Assistência a trecho de Cantar. TPC — Porei em Gaveta de Nuvens ficha do Caderno de atividades sobre Valor modal, já corrigida; não deixes de a ver. Se ainda ainda não o entregaste, não esqueças também o texto de «Fuga».

Aula 115-116 (10 [4.ª], 15/mai [1.ª, 3.ª, 5.ª]) Sobre verbetes (entregues). Explicação para enquadramento do passo de Os Lusíadas a ler. (Cópia da resposta ao primeiro item.) Resposta a perguntas à exame (e de exame mesmo) sobre canto I, est. 105-106 (p. 262). Sobre Liga dos Campeões (eventuais desempates) da leitura em voz alta; grelha. Redação (exposição pedida na p. 263). Assistência a trecho de Cantar 2. TPC — Como talvez distribua as leituras a preparar para as fases a eliminar proximamente, vai vendo no blogue, para, se for caso disso, poderes ir ensaiando as estâncias de Os Lusíadas que te calhem.

Aula 117-118 (16 [5.ª, 4.ª], 20/mai [3.ª, 1.ª]) Visualização de clip de «Erros meus...», por João Reis. Compreensão das estâncias 92-100 do canto V (pp. 264-266), através de preenchimento de lacunas em paráfrases. Assistência a passo de Último a sair (traição de Débora), para resolver exercício sobre modalidades. Redação de proposição de uma epopeia criada por cada um. TPC — Prepara as leituras em voz alta de estâncias de Lusíadas segundo a tabela. No blogue, tentarei deixar leitura minha, só para advertir dificuldades (mas sem investir na interpretação, o que, porém, vocês devem fazer). Também no blogue está parte de uma edição de Os Lusíadas com explicações/traduções estrofe a estrofe, que talvez lhes possa ser útil no caso de querem compreender bem o passo em causa. (Na Liga Europa, se o jogo que indico em certas turmas não se pode realizar, o clube sobrante não tem de preparar a leitura.)

Aula 119-120 (17 [4.ª], 22/mai [1.ª, 3.ª, 5.ª]) Enquadramento do passo a ler na ação de Os Lusíadas (VIII, 96-99). Compreensão através da reconstituição dos dísticos. Exercício de correspondência e transcrição de citações para cada aspeto afirmado no texto. Audição de «Dinheiro Seguro» (em Fricção Científica). Assistência a vídeo de Spam Cartoon. Melhoria de «Proposição» começada na última aula. Assistência a trecho de Cantar 2. Preenchimento de tabela comparativa (Cantar 2 / Lusíadas). TPC — Prepara leituras em voz alta (cfr. tabela). Lá para o final da semana tentarei pôr áudio para advertir dificuldades.

Aula 121-122 (23 [4.ª, 5.ª], 26/mai [3.ª, 4.ª]) Questionário de compreensão do escrito (acerca de depoimentos sobre Os Lusíadas). Assistência a sketch de Contemporâneos («Vai mas é trabalhar [Camões]»); explicação de «vai chatear o Camões». Leituras em voz alta (oitavos da Liga dos Campeões). Assistência a sketch («Polícia que prova»), para classificar atos de fala. Assistência a trecho de Cantar 2.

Aula 123-124 (24 [4.ª], 29/mai [3.ª, 1.ª, 5.ª]) Correção de trabalho anterior, com texto argumentativo; assistência a trecho da série 1986. Compreensão do passo da chegada à Ilha dos Amores (escrevendo resumos com menos de doze palavras para estrofes da versão ad usum delphini de Vasco Graça Moura). Audição/leitura de Polo Norte, «Ilha dos Amores». Assistência a trecho da ilha dos amores em Non, ou a vã glória de mandar, de Manoel de Oliveira. Leituras em voz alta. Assistência a trecho de Cantar 2. TPC — [para os apurados para os quartos de final:] Prepara leitura em voz alta de: Liga dos Campeões: α vs. ζ — p. 292, «Os Lusíadas» (quatro primeiros parágrafos); β vs. ε — p. 292, «Os Lusíadas» (quarto e quinto parágrafos); γ vs. θ — pp. 295-295, texto do Grupo II; δ vs. η — p. 288, «Relação do naufrágio da nau Conceição»; Liga Europa: A5 vs. ζ — p. 282, «A reflexão do poeta no final do Canto IX: [...]»; B5 vs. δ — p. 273, «A reflexão do poeta no final do Canto VII: [...]»; C5 vs. γ — p. 268, «A reflexão do poeta no final do Canto V: [...]»; D5 vs. ε — p. 249, «Matéria épica: [...]»; p. 263, «A reflexão do poeta no final do Canto I: [...]»; [para todos:] Vai lendo os livros que tenhas em mãos; vai revendo gramática. Não te esqueças do que possas ter ficado de enviar para Classroom.

Aula 125-126 (30 [5.ª], 31/mai [4.ª, 1.ª], 2/jun [3.ª]) Correção do questionário de compreensão feito há duas aulas. Explicação sobre tempo/aspeto (e modo). Assistência a «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher tabela com tempo-modalidade-aspeto; correção. Leituras em voz alta. Redação em prosa, tendo como ponto de partida «Quanto é que falta?». Audição de «Quanto é que falta?» (e classificação de funções sintáticas). TPC — Vê guião para revisões de gramática que porei proximamente em Gaveta de Nuvens.

Aula 127-128 (5 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 6/jun [4.ª]) Quartos de final da Liga Europa. Assistência a início de Uivo. Exercício sobre figuras de estilo em Uivo. A partir de «Terapia de relaxamento» (Último a sair), preenchimento de tabela acerca de valores temporais, modais, aspetuais. Assistência a trecho de Cantar 2. TPC — Traz sem falta os livros que te tenha emprestado, independentemente de os teres lido ou não (depois, se verá se vale a pena continuares com eles); se já mos entregaras, e se forem precisos para a aula, estarão na sala, no armário, e poderás usá-los se for caso disso. Se, nestes últimos tempos, estiveres estado a ler algum livro teu mas aprovado por mim, procura trazê-lo para a aula (ou, pelo menos, regista bem a sua referência). Lembro que elegi a leitura de livros como «tarefa grande» deste último semestre. Revê gramática. (Pus em Gaveta de Nuvens guia que talvez seja útil.)

Aula 129-130 (6 [5.ª], 7 [4.ª] 9/jun [1.ª, 3.ª]) Compreensão de «Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena», de Jorge de Sena, mediante preenchimento de síntese lacunar. Assistência a trecho de Uivo. Meias-finais das duas ligas. Questionário de gramática. Assistência a final de Cantar 2 e preenchimento de tabela comparativa com Adamastor. TPC — Se não o fizeste hoje, não deixes de trazer na última aula os livros que te tenha emprestado. Outra sugestão: até 14 de junho decorre o prazo de entrega de textos (na biblioteca) para o Concurso literário José Gomes Ferreira (ver regulamento).

Aula 131-132 (12 [5.ª, 1.ª, 3.ª], 14/jun [4.ª]) Explicação de quase nada do trabalho de gramática. Finais das duas ligas de leitura em voz alta. Informações várias (em torno do ano e da avaliação). Assistência a segunda parte de Uivo e, ao mesmo tempo, conversas com cada aluno.

#