Leitura de livros (aka «Projeto de leitura»)
Objetivo é ler livros bons (e não,
forçosamente, apresentá-los oralmente, fazer algum trabalho sobre eles, etc.).
Gostava também que não se ficassem por um só livro.
O tipo de retorno da leitura que fizerem
ainda não o decidi. Poderá ser levíssimo (em simples conversa de intervalo ou
opinião breve por escrito), mas também poderá ser mais elaborado se resolver ir
por aí.
Não devem esperar por o que eu venha a definir,
devem começar a leitura sem estarem a aguardar pela tarefa que eu venha a
pedir.
Que hão de ler?
Podem optar por
— obra narrativa (não poemas, nem teatro) das listas oficiais do 10.º ano (ou até dos anos seguintes: 12.º ano; 11.º ano).
— livros literários fora dessas listas (tentei — aqui — começar a dar ideias, mas ainda falta completar muito);
— livros de bons escritores (mesmo que
ainda não pertençam à história da literatura);
— bons policiais;
— bons livros de ficção científica;
— boas biografias (qualidade não tem que
ver com o biografado mas com o autor, é claro);
— boas memórias e autobiografias;
...
Podem ainda pedir-me sugestão («queria um
livro deste estilo: ...»; «gostei de ler tal; gostava de livro semelhante»;
«queria um livro do autor tal»; «queria um livro com cães»; ...).
Não queria leituras
— já feitas, ou até iniciadas, em anos
anteriores;
— a fazer também para outras disciplinas;
— em inglês (ou em espanhol ou em francês);
— em PDF;
— de livros expositivos (ensaios);
— de livros «lidos» em filme;
— de livros demasiado «de supermercado» ou
de estação de correio (Pedro Chagas Freitas; Raul Minh’alma, vampirices e
todas as adaptações ou guiões de séries de televisão/Netflix; John Grisham, Nicholas
Sparks; aquelas narrativas cujos protagonistas têm doenças raras e se apaixonam
por alguém que tem outra doença rara e e...);
— ...
Posso emprestar
— quase todos os livros das listas dos
Projetos de leitura;
— muitos outros livros de que gosto e se
lerão melhor;
também podem ver no catálogo da biblioteca da escola se não haverá o que pretendam.
#
<< Home