Aula 3-4
Aula 3-4 (19
[3.ª, 1.ª], 20/set [5.ª, 4.ª]) Sobre textos devolvidos (feitos na última aula);
e ainda sobre aulas (cfr. Apresentação).
Esta folha trata de aspetos
ligados às aulas de Português da tua turma ou à nossa escola em geral. Vai
lendo as frases e preenchendo as palavras cruzadas.
Como é costume em palavras cruzadas, só ponho
informação para o que ocupa pelo menos duas quadrículas. Nas linhas em que há
mais do que uma palavra, as informações aparecem separadas por barras (||).
1.
Antes de adotar o nome de um escritor nascido em 1900, e falecido às 14 horas
do dia 8 de Fevereiro de 1985, a nossa escola chamava-se Escola Secundária de
______. || Em francês, para perguntarmos a idade a alguém, dizemos: «Quel ___
as-tu?».
2.
Nos Lusíadas, o poeta _____ os feitos gloriosos dos portugueses (verbo «exaltar»,
na 3.ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). || Abreviatura de «Senhor»
(ao contrário).
3.
Em Português não haverá aqueles testes (marcados antecipadamente, feitos numa
aula inteira, etc.) que farás na maioria ___ outras disciplinas. «Então como é
que seremos avaliados?», perguntam. Serão avaliados por tudo o que forem
fazendo. || Um século antes de Jesus nascer, as moedas não tinham gravado «Séc.
I ___».
4.
Farei que as aulas terminem sempre à hora certa; mas, se der o ____ para a
saída (que aliás não há) e estivermos ainda a falar ou a terminar algum
trabalho, peço-lhes que não arrumem logo as coisas à pressa. || Abreviatura de
«Senhor», em inglês.
5.
A aula é uma ___ altura para mascar pastilha elástica. || Para Fernando Pessoa
(aliás, para o heterónimo Alberto Caeiro), «O Tejo é mais belo que o rio que
corre pela minha aldeia, / Mas o Tejo não é mais belo que o ___ que corre pela
minha aldeia». || A sala da ___ (sigla) da escola fica no bloco C; no mesmo
piso, ao fundo, tens a biblioteca (também é possível levar livros para casa,
por, salvo erro, períodos de cinco dias).
6.
Aqui vai um exemplo de ____ ouvido na televisão: queixava-se Luís Filipe
Vieira, quando ainda era presidente do Benfica, de que «os super-sumos já
queriam arranjar novos jogadores» (a palavra correta é «suprassumo»). || Abreviatura
de «televisão».
7.
A ele recorremos quando ignoramos o significado de uma palavra (em casa, tenta
ter um à mão).
8.
Interjeição que exprime medo ou dor, mas não é «ai».
9.
Há palavras variáveis e palavras invariáveis: «palavras», «variáveis» e «invariáveis»
são ______ variáveis (mas, por exemplo, «e» é uma palavra invariável). || A
partir de agora, devem trazer sempre o manual Letr__ em dia (cada um o
seu, não um por carteira!); e nada de chegar à sala e dizerem que ainda têm de
o ir buscar ao cacifo.
10.
Infinitivo do verbo «Asilar». || Nas aulas vão sobretudo fazer tarefas para
treino da leitura e da escrita, já que é ___ o principal objetivo da disciplina
de Português.
A.
Antónimo de «mal». || É importante que tragam sempre algumas folhas onde
escrevam o que eu lhes peça, e que essas folhas possam ficar no dossiê ou serem-___
entregues; queria também que trouxessem sempre caneta, lápis, borracha. ||
Interjeição que significa ‘para cima’.
B.
Nuno Markl, __-aluno da ESJGF, escreveu o argumento da série 1986, que
se passa, em boa parte, aqui na escola e cujo enredo se inspira na experiência de
Markl como aluno da então Secundária de Benfica. || Provavelmente, não te
deitas a horas ____.
C.
«O Epaminondas não tem jeito nenhum para o críquete: é um _____» (vegetal). || Aqui
fica uma homenagem à falecida Isabel II: li há tempos A leitora incomum,
de Alan Bennett, que cria uma ficção engraçada que trata do gosto de ler e da
rainha, com que ___ algumas vezes. || E outra homenagem a escritor falecido a
semana passada, Javier Marías, talvez o mais importante autor espanhol da
atualidade: o seu primeiro livro que __ foi Vidas escritas, pequenas
biografias sobre escritores a partir de retratos de cada um.
D.
Na __UL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) têm surgido ideias
interessantes acerca do que deve ser a universidade. || No sul de França,
antigamente, falava-‑se a «língua d’__». || Muitas palavras que herdámos da
presença dos árabes na península começam por esta sílaba.
E.
Pronome pessoal inglês. || O tipo de aulas que faremos permite que, ao mesmo tempo
que se treina a leitura e a escrita, eu ___ verificando o vosso aproveitamento.
F.
Tudo o que fores fazendo em aula ficará guardado no teu dossiê (ou no teu ____),
que escusas de trazer sempre. || Abreviatura de estação de rádio (que até está
agora instalada relativamente perto da área da nossa escola).
G.
Episódio trágico (na sequência de naufrágio) narrado nos Lusíadas é o de
Manuel de Sousa Sepúlveda, cuja mulher, Leonor de Sá, preferiu enterrar-se no
solo a ser vista ___.
H.
A nossa _______ tem o nome de um poeta que foi também excelente prosador (as
suas crónicas, memórias, diários são bem agradáveis, embora seja mais referido
como autor das Aventuras de João Sem Medo).
|| Não faremos sumários, nem abriremos lições; porém, ___ quiseres consultar sumários,
aulas, apresentações usadas, etc., vê o blogue
Gaveta de Nuvens (o título é o de um livro de José Gomes Ferreira).
J.
Há muitas _______. Se já tens alguma em casa, aproveita-a, que virá a ser útil.
Se não tens, as sínteses no final do manual, bem como algumas reproduções de páginas
de gramática que estão em Gaveta de Nuvens, serão decerto suficientes.
L.
Quando ______ na aula de Língua Portuguesa, devo usar folhas com margens, porque
o excelso professor que as vai ler pode querer aí corrigir alguma coisa. || ___
já completaste as palavras cruzadas, repara no desenho de Bernardo Marques, em
que José Gomes Ferreira está no canto superior direito, a fumar.
Provavelmente, já conheces
a repartição dos textos literários em (A) lírico; (B) dramático; (C) narrativo.
Esta arrumação não fica muito longe da de Busto (Bruno Aleixo) — poesia; teatro; prosa —, que parece demasiado
centrada no contraste entre versos e prosa.
Em termos de Modos
literários, porém, devemos considerar: (A) lírico; (B) dramático;
(C) narrativo.
Classifica os seguintes excertos quanto ao
modo literário. (Relanceia a página em que estão, apenas para teres ideia dos
textos em que se inserem os fragmentos.) Não ligues, para já, à coluna mais à direita.
Trecho |
Autor |
Modo |
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Ondas do mar de Vigo, / se vistes meu amigo? / E
ai Deus, se verrá cedo! [p. 28] |
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O Page do Meestre, que estava aa porta, como lhe
disserom que fosse pela vila segundo já era percebido, começou d’ir rijamente
a galope em cima do cavalo em que estava, dizendo altas vozes, braadando pela
rua: / — Matom o Meestre! Matom o Meestre nos Paaços da Rainha! Acorree ao
Meestre que matam! [p. 81] |
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Mãe — Toda tu estás aquela.
/ Choram-te os filhos por pão? // Inês
— Prouvesse a Deos que já é razão / de eu não estar tão singela. [p. 123] |
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Um mover d’olhos, brando e piadoso, / sem ver de
quê; um sorriso brando e honesto, / quási forçado; um doce e humilde gesto, /
de qualquer alegria duvidoso; [p. 196] |
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O recado que trazem é de amigos, / Mas debaxo o
veneno vem coberto, / Que os pensamentos eram de inimigos, / Segundo foi o
engano descoberto. [p. 262] |
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Alugo um barco para alcançar Tidore, a ilha em
frente neste tabuleiro de xadrez recheado de peças que é o mapa das Molucas. Atravesso
um braço de mar da largura do Tejo, nada mais, e já estou do lado de lá. [p.
289] |
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Géneros
dentro de cada modo literário
[modo narrativo:]
epopeia, romance, novela,
conto, …
[modo dramático:]
tragédia, comédia, farsa,
...
[modo lírico:]
soneto, ode, canção, écloga,
…
Os três textos que criarás
podem ser fragmentos de um texto maior (como se só estivesse na página um
recorte do texto completo). O tema será o mesmo nos três fragmentos. [No
slide, explicarei o resto.]
Tema comum: _________.
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TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê umas páginas que copiei de uma gramática sobre ‘Modos literários’ (o link ficará realçado a cor berrante). Conclui a redação que iniciaste agora e trá-la na próxima aula.
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