Thursday, September 08, 2022

Aula 3-4

Aula 3-4 (19 [3.ª, 1.ª], 20/set [5.ª, 4.ª]) Sobre textos devolvidos (feitos na última aula); e ainda sobre aulas (cfr. Apresentação).

Esta folha trata de aspetos ligados às aulas de Português da tua turma ou à nossa escola em geral. Vai lendo as frases e preenchendo as palavras cruzadas.

Como é costume em palavras cruzadas, só ponho informação para o que ocupa pelo menos duas quadrículas. Nas linhas em que há mais do que uma palavra, as informações aparecem separadas por barras (||).



1. Antes de adotar o nome de um escritor nascido em 1900, e falecido às 14 horas do dia 8 de Fevereiro de 1985, a nossa escola chamava-se Escola Secundária de ______. || Em francês, para perguntarmos a idade a alguém, dizemos: «Quel ___ as-tu?».

2. Nos Lusíadas, o poeta _____ os feitos gloriosos dos portugueses (verbo «exaltar», na 3.ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). || Abreviatura de «Senhor» (ao contrário).

3. Em Português não haverá aqueles testes (marcados antecipadamente, feitos numa aula inteira, etc.) que farás na maioria ___ outras disciplinas. «Então como é que seremos avaliados?», perguntam. Serão avaliados por tudo o que forem fazendo. || Um século antes de Jesus nascer, as moedas não tinham gravado «Séc. I ___».

4. Farei que as aulas terminem sempre à hora certa; mas, se der o ____ para a saída (que aliás não há) e estivermos ainda a falar ou a terminar algum trabalho, peço-lhes que não arrumem logo as coisas à pressa. || Abreviatura de «Senhor», em inglês.

5. A aula é uma ___ altura para mascar pastilha elástica. || Para Fernando Pessoa (aliás, para o heterónimo Alberto Caeiro), «O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, / Mas o Tejo não é mais belo que o ___ que corre pela minha aldeia». || A sala da ___ (sigla) da escola fica no bloco C; no mesmo piso, ao fundo, tens a biblioteca (também é possível levar livros para casa, por, salvo erro, períodos de cinco dias).

6. Aqui vai um exemplo de ____ ouvido na televisão: queixava-se Luís Filipe Vieira, quando ainda era presidente do Benfica, de que «os super-sumos já queriam arranjar novos jogadores» (a palavra correta é «suprassumo»). || Abreviatura de «televisão».

7. A ele recorremos quando ignoramos o significado de uma palavra (em casa, tenta ter um à mão).

8. Interjeição que exprime medo ou dor, mas não é «ai».

9. Há palavras variáveis e palavras invariáveis: «palavras», «variáveis» e «invariáveis» são ______ variáveis (mas, por exemplo, «e» é uma palavra invariável). || A partir de agora, devem trazer sempre o manual Letr__ em dia (cada um o seu, não um por carteira!); e nada de chegar à sala e dizerem que ainda têm de o ir buscar ao cacifo.

10. Infinitivo do verbo «Asilar». || Nas aulas vão sobretudo fazer tarefas para treino da leitura e da escrita, já que é ___ o principal objetivo da disciplina de Português.

A. Antónimo de «mal». || É importante que tragam sempre algumas folhas onde escrevam o que eu lhes peça, e que essas folhas possam ficar no dossiê ou serem-___ entregues; queria também que trouxessem sempre caneta, lápis, borracha. || Interjeição que significa ‘para cima’.

B. Nuno Markl, __-aluno da ESJGF, escreveu o argumento da série 1986, que se passa, em boa parte, aqui na escola e cujo enredo se inspira na experiência de Markl como aluno da então Secundária de Benfica. || Provavelmente, não te deitas a horas ____.

C. «O Epaminondas não tem jeito nenhum para o críquete: é um _____» (vegetal). || Aqui fica uma homenagem à falecida Isabel II: li há tempos A leitora incomum, de Alan Bennett, que cria uma ficção engraçada que trata do gosto de ler e da rainha, com que ___ algumas vezes. || E outra homenagem a escritor falecido a semana passada, Javier Marías, talvez o mais importante autor espanhol da atualidade: o seu primeiro livro que __ foi Vidas escritas, pequenas biografias sobre escritores a partir de retratos de cada um.

D. Na __UL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) têm surgido ideias interessantes acerca do que deve ser a universidade. || No sul de França, antigamente, falava-‑se a «língua d’__». || Muitas palavras que herdámos da presença dos árabes na península começam por esta sílaba.

E. Pronome pessoal inglês. || O tipo de aulas que faremos permite que, ao mesmo tempo que se treina a leitura e a escrita, eu ___ verificando o vosso aproveitamento.

F. Tudo o que fores fazendo em aula ficará guardado no teu dossiê (ou no teu ____), que escusas de trazer sempre. || Abreviatura de estação de rádio (que até está agora instalada relativamente perto da área da nossa escola).

G. Episódio trágico (na sequência de naufrágio) narrado nos Lusíadas é o de Manuel de Sousa Sepúlveda, cuja mulher, Leonor de Sá, preferiu enterrar-se no solo a ser vista ___.

H. A nossa _______ tem o nome de um poeta que foi também excelente prosador (as suas crónicas, memórias, diários são bem agradáveis, embora seja mais referido como autor das Aventuras de João Sem Medo). || Não faremos sumários, nem abriremos lições; porém, ___ quiseres consultar sumários, aulas, apresentações usadas, etc.,  vê o blogue Gaveta de Nuvens (o título é o de um livro de José Gomes Ferreira).

J. Há muitas _______. Se já tens alguma em casa, aproveita-a, que virá a ser útil. Se não tens, as sínteses no final do manual, bem como algumas reproduções de páginas de gramática que estão em Gaveta de Nuvens, serão decerto suficientes.

L. Quando ______ na aula de Língua Portuguesa, devo usar folhas com margens, porque o excelso professor que as vai ler pode querer aí corrigir alguma coisa. || ___ já completaste as palavras cruzadas, repara no desenho de Bernardo Marques, em que José Gomes Ferreira está no canto superior direito, a fumar.



Provavelmente, já conheces a repartição dos textos literários em (A) lírico; (B) dramático; (C) narrativo. Esta arrumação não fica muito longe da de Busto (Bruno Aleixo) — poesia; teatro; prosa —, que parece demasiado centrada no contraste entre versos e prosa.

Em termos de Modos literários, porém, devemos considerar: (A) lírico; (B) dramático; (C) narrativo.

Classifica os seguintes excertos quanto ao modo literário. (Relanceia a página em que estão, apenas para teres ideia dos textos em que se inserem os fragmentos.) Não ligues, para já, à coluna mais à direita.

Trecho

Autor

Modo

 

Ondas do mar de Vigo, / se vistes meu amigo? / E ai Deus, se verrá cedo! [p. 28]

 

 

 

O Page do Meestre, que estava aa porta, como lhe disserom que fosse pela vila segundo já era percebido, começou d’ir rijamente a galope em cima do cavalo em que estava, dizendo altas vozes, braadando pela rua: / — Matom o Meestre! Matom o Meestre nos Paaços da Rainha! Acorree ao Meestre que matam! [p. 81]

 

 

 

Mãe — Toda tu estás aquela. / Choram-te os filhos por pão? // Inês — Prouvesse a Deos que já é razão / de eu não estar tão singela. [p. 123]

 

 

 

Um mover d’olhos, brando e piadoso, / sem ver de quê; um sorriso brando e honesto, / quási forçado; um doce e humilde gesto, / de qualquer alegria duvidoso; [p. 196]

 

 

 

O recado que trazem é de amigos, / Mas debaxo o veneno vem coberto, / Que os pensamentos eram de inimigos, / Segundo foi o engano descoberto. [p. 262]

 

 

 

Alugo um barco para alcançar Tidore, a ilha em frente neste tabuleiro de xadrez recheado de peças que é o mapa das Molucas. Atravesso um braço de mar da largura do Tejo, nada mais, e já estou do lado de lá. [p. 289]

 

 

 

 

Géneros dentro de cada modo literário

[modo narrativo:]

epopeia, romance, novela, conto, …

[modo dramático:]

tragédia, comédia, farsa, ...

[modo lírico:]

soneto, ode, canção, écloga, …

 

Os três textos que criarás podem ser fragmentos de um texto maior (como se só estivesse na página um recorte do texto completo). O tema será o mesmo nos três fragmentos. [No slide, explicarei o resto.]

Tema comum: _________.

 

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TPC — Em Gaveta de Nuvens, lê umas páginas que copiei de uma gramática sobre ‘Modos literários’ (o link ficará realçado a cor berrante). Conclui a redação que iniciaste agora e trá-la na próxima aula.

 

 

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