Aula 5-6
Aula 5-6 (21 [4.ª], 23 [3.ª, 1.ª], 26/set [5.ª]) Sequências
do manual e calendário. Aspetos da citação na p. 18: como citaríamos os últimos
quatro versos na p. 262? (cfr. Apresentação).
Tipologia textual
Cada tipo
de texto (ou protótipo textual) define-se
por um determinado grupo de características, podendo algumas destas
características ser constantes e outras variáveis. [...] A maior parte dos
textos é constituída por numerosas sequências, as quais poderão atualizar
diferentes tipos textuais. De facto, num mesmo texto costumam ocorrer sequências de diferentes tipos (por
exemplo, num texto narrativo é habitual surgirem sequências de tipo descritivo
e sequências de tipo conversacional).
Existem múltiplas formas de atualização do tipo textual narrativo: contos, fábulas,
histórias, parábolas, reportagens, notícias e relatos de experiências pessoais.
O texto narrativo centra-se na ação, no relato dos acontecimentos.
As sequências textuais que atualizam o tipo textual descritivo são construídas
em torno de um dado objeto, acerca do qual se predicam diversos atributos. Os
textos descritivos são uma exposição de diversos aspetos que configuram o
objeto sobre o qual incide a descrição. Tudo pode ser objeto de descrição, mas
as descrições mais frequentes incidem sobre pessoas e personagens (quer traços
físicos quer atributos psicológicos), espaços e situações atmosféricas.
O objetivo central dos
textos/discursos que atualizam o tipo textual
argumentativo consiste em justificar ou refutar opiniões. As sequências
textuais e os textos de tipo argumentativo são frequentes nas interações
verbais do nosso dia-a-dia: na propaganda política, nos debates televisivos
sobre questões polémicas e mesmo em situações informais de interação sobre
aspetos práticos.
Estão associados ao tipo textual expositivo (também já se
usou explicativo) os textos em que
se apresentam análises e sínteses de representações conceptuais. Podemos
encontrar este protótipo textual nos manuais das disciplinas científicas, em que
se passa constantemente da exposição — sucessão de informações com o objetivo
de dar a conhecer algo — à explicação — com o intuito de fazer compreender o
«porquê» do problema e a sua resolução. Já agora: também as presentes
definições de protótipos textuais se enquadram no protótipo expositivo.
Os
textos que atualizam
o tipo de texto instrucional (ou diretivo, ou também injuntivo)
têm subjacente o objetivo de
controlar o comportamento dos
seus destinatários. Este protótipo textual é atualizado numa grande diversidade
de textos, desde enunciados simples (como «Proibido tirar fotografias») até às
regras de utilização de um software. Todas as instruções (receitas de
culinária, instruções de montagem, etc.) se incluem neste protótipo.
O tipo de texto conversacional, também designado «dialogal», é atualizado em textos produzidos
por, pelo menos, dois interlocutores que tomam a palavra à vez. Este tipo textual
manifesta-se, por exemplo, nas interações orais quotidianas, nas conversas
telefónicas, nos debates e nas entrevistas.
O tipo textual preditivo
informa sobre o futuro. Manifesta-se em boletins meteorológicos, horóscopos,
profecias.
Dados os
seguintes fragmentos, tenta identificar de que tipo de texto se trata:
1 Naquela noite o vento uivava, vadio.
Os galhos dos castanheiros rumorejavam, nervosos, batidos pelo vendaval e pelos
cocós de cão...
O texto de que foi retirado
este trecho será do tipo ______.
2 Quando falamos de «tipos de texto», tentamos
sistematizar, arrumar, organizar nuns poucos «gavetões» semânticos produtos discursivos
que, apesar de em número infinito, apresentam características comuns que aproximam
alguns deles entre si.
O texto de que foi retirado
este trecho será do tipo ______.
3 — Como se chama este cão?
— Cocó.
— Essa é boa! A um cão não
se chama «Cocó»!
— Então?
— Um cão é «Ringo»,
«Faísca», «Rex», «Hermenegildo».
O texto de que foi retirado
este trecho será do tipo ______.
4 Crianças: devem
tomar um comprimido, três vezes ao dia, antes das principais refeições. Adultos: dois comprimidos, três vezes ao
dia, antes do principal cocó.
O texto de que foi
retirado este trecho será do tipo ______.
5 Se a é igual a
1 e b é igual a 1, então a é igual a ⅞ de 2 + 74 ÷ 5 × 24
cocós de cão.
O texto de que foi
retirado este trecho será do tipo ______.
6 A boneca tem feições de marfim; pálidas, lisas, de veludo;
e os seus cabelos são ondas de ouro, descendo, levemente, sobre os ombros...
O texto de que foi
retirado este trecho será do tipo ______.
7 Fará bom tempo
O texto de que foi
retirado este trecho será do tipo ______.
[exercício de: Álvaro
Gomes, Gramática pedagógica e cultural da
língua portuguesa, 2006; definições adaptadas de glossário da TLEBS; cocós,
granizo e Hermenegildos meus]
Veremos cinco sketches da série Barbosa. Poderíamos considerar que todos exemplificam
o tipo textual conversacional, já que mostram personagens em diálogo. Porém,
abstraindo-nos dessa moldura geral, é possível descobrir em cada cena o protótipo,
ou os protótipos, mais presentes.
Sketch |
Tipo textual |
|
«Matarruanos
dão indicações» |
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«Sobrevivente
de desastre» |
[considerando
a situação de entrevista] |
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[fala
do sobrevivente] |
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«Funcionário
que bolsa» |
[discurso
do «chefe»] |
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«Bom
dia, boa tarde» |
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«Javard
Air» |
[observações
dos passageiros até se sentarem] |
|
[intervenções
do comandante-comissário] |
|
Esses fragmentos pertencerão a tipos textuais diferentes. Idealmente,
haveria no final sete desses recortes, mas admito que não chegues a percorrer
os sete tipos e fiquemos só com uns quatro ou cinco, dependendo do tempo que
consigamos ter.
Haverá um tema agregador, comum a todos os fragmentos: ________.
[tipo ______]
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[tipo ______]
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[tipo ______]
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[tipo ______]
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[tipo ______]
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[tipo ______]
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[tipo ______]
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TPC — Relanceia o capítulo de gramática sobre ‘Tipos textuais’
que vai ficar realçado em Gaveta de
Nuvens.
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