Thursday, September 08, 2022

Aula 17-18

Aula 17-18 (14 [1.ª, 3.ª], 17 [5.ª], 18/out [4.ª]) Explicação sobre correção de escritos que se entregavam.

Na p. 34, o texto ensaístico «A cantiga de amigo: a confidência amorosa e a relação amorosa» sintetiza o que já vimos nestas últimas aulas acerca de cantigas de amigo. Vai lendo o texto e completando as lacunas com as doze palavras que te são dadas:

a) _________________

b) _________________

c) _________________

d) _________________

e) _________________

f) _________________

g) _________________

h) _________________

i) _________________

j) _________________

k) _________________

l) _________________

A seguinte cantiga de amigo de D. Dinis foi transcrita nos cancioneiros com uma estrofe a menos (repara que só aparecem a seguir sete tercetos — ou sete dísticos e o respetivo refrão —, quando se esperaria número par de estrofes). Porém, podemos deduzir onde se situaria a estrofe em falta e reconstituí-la, graças ao paralelismo típico das cantigas.

Tenta (i) perceber qual é o ponto em que falta uma estrofe; e (ii) reconstruir essa estrofe em falta (talvez à direita da zona em que a devêssemos inserir).

Mia madre velida,

vou-m’a la bailia

               do amor.

 

Mia madre loada,

vou-m’a la bailada

               do amor.

 

Vou-m’a la bailia

que fazem em vila,

               do amor.

 

Que fazem em vila

do que eu bem queria

               do amor.

 

Que fazem em casa

do que eu muit’amava

               do amor.

 

Do que eu bem queria;

chamar-m’am garrida

               do amor.

 

Do que eu muit’amava;

chamar-m’am perjurada

               do amor.

velida = ‘bela’ || bailia = ‘baile’ || loado = ‘louvado’ || garrida = ‘alegre’ || perjurado = ‘falso’

Em «Castigadores da parvoíce» (série Meireles), uma das atitudes parvas castigadas é a má flexão de certas formas verbais. As formas que surgem mal conjugadas são da ____ pessoa do ____ do ________ dos verbos «chegar», «vir», «dizer», «fazer», «baldar-se». As personagens dizem, por exemplo, «ouvistes» (em vez de «ouviste»).

As formas em -stes («ouvistes», etc.) até podem ser corretas, se corresponderem à __ pessoa do _____, que usaríamos se tratássemos alguém por «vós». Nos textos medievais que estamos a ler, a terminação -stes corresponde, é claro, a esta segunda pessoa do plural, a forma de tratamento então usada com interlocutores plurais (e também para com um só indivíduo com estatuto especialmente elevado).

Flexiona: «Eu cheguei; tu ______; ele _____; nós _____ [com acento, para distinguir do Presente]; vós ______; eles ______.».

«Às Vezes (Escuto e Observo Erros de Português)» (D.A.M.A. / Vasco Palmeirim): 

Às vezes oiço cada coisa e não fico ok
Às vezes leio em português que não está bem
Ninguém faz de propósito, eu sei
Mas acontece tantas vezes — ai Jesus, minha mãe!

Sei que às vezes eu pareço zangado
Mas isto faz-me ficar preocupado
Não quero ver a nossa língua neste estado
O português anda a ser tão maltratado
Quando há faltas para amarelo entradas de pé em riste
Gente que em vez de «estiveste» pergunta «onde é que tu estives-te?»
Às vezes é deixar o hífen bem sossegado
E não pôr a vírgula entre o sujeito e o predicado
Eu não sou perfeito, não sou uma Edite Estrela
Mas sei que não se pede uma «sande de mortandela»
Passam horas, dias, choro: fico muito triste
Quando «houveram novidades», porque isso não existe
São raros os casos de plural do verbo «haver»
E são muitos os que compram um automóvel num «stander»
E isto não são histórias tipo «era uma vez»
Isto é o que se passa com o nosso português

Refrão

Se eu tivesse poderes, homens e mulheres não diziam «quaisqueres»

Eu sei que é difícil distinguir o «à» do «há»

Para onde é o acento? Qual deles leva o «h»? Oh mãe!
E acredita rapaz — que toda a gente é capaz
De não escrever um «z» na palavra «ananás»
E era maravilha — ver «você» sem cedilha
E que ninguém dissesse «há muitos anos atrás»
Aquilo que eu quero como tu muito bem vês
Sendo bem sincero quero bom português
E tenho a certeza que toda a gente consegue
Se até JJ sabe dizer Lopetegui

Refrão

«Há-des» — isto assim não está bem

«Salchicha» — isto assim não está bem
«Devia de haver» — isto assim não está bem
E dizer «tu fizestes» também não está bem!

Refrão

Completa:

Erro

Forma corrigida

Explicação do processo que leva ao erro. [Conselho.]

estives-te

 

______

Toma-se como pronome o que é parte da forma verbal. [Saber flexão dos verbos; experimentar substituir falso pronome.]

pôr vírgula entre o sujeito e o predicado

não pôr vírgula entre o sujeito e o predicado

Na oralidade, por vezes, fazemos essa pausa. [Ter em conta que a _______ depende sobretudo da análise da sintaxe, não é mera equivalência da entoação.]

sande de mortandela

sandes (ou sanduíche)

Derivação não afixal ainda não aceite — «sande» seria um singular de «sandes» (e «sandes» já é uma acomodação popular do ______ «sanduíche»).

_______

Nasalização indevida (talvez por assimilação ao m- inicial).

houveram novidades

houve novidades

O complemento direto «novidades» é interpretado como ______. [Recordar que o verbo haver é impessoal.]

stander

_____ [no pg. do Brasil: estande]

Acomodação ao português de um empréstimo, assumindo-
-se ser o final do étimo semelhante ao de outros anglicismos.

quaisqueres

quaisquer

Fez-se plural das duas palavras-base, esquecendo-se que uma delas («quer») é uma forma ______.

á

à

Esquece-se que o acento usado na contração a + a é grave. [Recordar as poucas palavras com este acento: à, às, àquele(s), àquela(s), ______, àqueloutro(s), àqueloutra(s).]

à cinco anos

há cinco anos

Confunde-se o «há» destas expressões com a contração de ______ e determinante. [Perceber que há sentido de ‘existência’ («haver»), embora de tempo.]

ananaz

______

Faz-se erro de ortografia advertível apenas por memória.

voçê

você

Esquece-se que ci e ce nunca levam ______. [Ao contrário de -ça, -ço, -çu — que se opõem a ca, co, cuce e ci contrastam com que, qui.]

há muitos anos atrás

há muitos anos

Faz-se um pleonasmo: «atrás» repete o que já está _______ em «há».

há-des

______

Faz-se analogia com outras pessoas do verbo e dos verbos em geral (a 2.ª pessoa costuma terminar em -s). [Recordar que «de» é uma preposição.]

salchicha

salsicha

Assimila-se som da penúltima sílaba ao da última ______.

deve de haver

______

Usa-se regência errada.

fizestes

fizeste

Faz-se analogia com o que é habitual na 2.ª pessoa dos outros tempos verbais (terminar em -s), o que é favorecido por já não se usar a 2.ª pessoa do plural (que é efetivamente em -tes). [Conhecer o pretérito ______.]

Alguns constrangimentos para se criar uma cantiga de amigo

1.ª estrofe

1.º verso — Vocativo a um confidente (natureza; alguém, mas não o amado; um objeto); última palavra em I

2.º verso — A rapariga exprime um sentimento ou relata uma ação; última palavra terá rima em I

3.º verso — Refrão (ter em conta que se repetirá nas estrofes todas)

2.ª estrofe

1.º verso e 2.º verso — Muito próximos dos da 1.ª estrofe (mas com última palavra com A)

3.º verso — Refrão

3.ª estrofe

1.º verso — Igual ao segundo da 1.ª estrofe

2.º verso — Ter em conta que última palavra rimará em I

3.º verso — Refrão

4.ª estrofe

1.º verso — Igual ao segundo da 2.ª estrofe

2.º verso — Muito próximo do da estrofe anterior (mas última palavra com tema em A)

3.º verso — Refrão

5.ª estrofe

1.º verso — Igual ao segundo da 3.ª estrofe

2.º verso — Ter em conta que última palavra rimará em I

3.º verso — Refrão

6.ª estrofe

1.º verso — Igual ao segundo da 4.ª estrofe

2.º verso — Muito próximo do da estrofe anterior (mas última palavra com tema em A)

3.º verso — Refrão

 

_______________________________

_______________________________

               ________________________

 

_______________________________

_______________________________

               ________________________

 

_______________________________

_______________________________

               ________________________

 

_______________________________

_______________________________

               ________________________

 

_______________________________

_______________________________

               ________________________

 

_______________________________

_______________________________

               ________________________

 

 

 

#