Aula 29-30
Aula
29-30
(4 [1.ª, 3.ª], 8 [5.ª], 9/nov [4.ª]) Correção
de questionário de compreensão sobre a apreciação crítica «Amor, via Twitter»
(ver Apresentação).
Parágrafo 1 (ll. 1-6) — Ao contrário
do que acontece na literatura, tenho razões para associar amor a batatas; por
isso vou escrever sobre elas. (20)
Parágrafo 2 (ll. 7-20) — . . . . . .
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Parágrafo 3 (ll. 21-25) — . . . . . .
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Parágrafo 4 (ll. 26-28) — . . . . . .
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Escreve
um Alfabeto Pessoal. Repara
no exemplo a seguir — só para as primeiras letras do alfabeto.
Evita
que as frases sirvam apenas para declarar aquilo de que gostas ou de que não
gostas. Boa solução é não te limitares a qualificar o que escolhes («é bom»,
«mau», «gosto de», etc.) e usares antes uma redação «de comentário» aos temas destacados.
Nota que a palavra que é escolhida pode nem ser o exato assunto, servindo
afinal como pretexto para se aludir ao tema que importa mesmo. Podes alternar
letras tratadas em algumas linhas com outras
que desenvolvas apenas numa frase curta.
A, de Automóvel. Desconfio
da importância que em Portugal se dá aos automóveis, prejudicando quem usa os
transportes públicos (e os passeios, paisagens, etc.). Admiro o trabalho da
ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados), um dos raros exemplos de
intervenção da «sociedade civil».
B,
de Bife à Império. Foi o texto que
lemos há pouco que me lembrou «batatas fritas», embora não sejam estas que
quero recordar, antes todo o Bife à Império. Tenho-o recomendado a alunos,
sobretudo aos que vão para o Técnico, que confirmam que vale a pena. A mim, que
por lá passei religiosamente em várias décadas, lembra-me com quem ia em criança,
em adolescente, e depois, e depois, e depois já não. Bife e molho mantêm-se
excelentes; batatas, um pouco menos.
C,
de Castanhas. Andei no Liceu Dona Leonor
a partir do 5.º ano, o atual nono, em 1974-75, o que explica que nada tivesse
sido convencional (aliás, salvo erro, no ano anterior o liceu ainda era
exclusivamente feminino). Recordo um dos hábitos de então: no inverno, o grupo
dos que moravam em Benfica ia apanhar o autocarro a Entrecampos, compartilhando
as castanhas assadas compradas no caminho.
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TPC — Vê a ficha já corrigida em torno de «Cantigas de escárnio e maldizer» (ficha 3 do Caderno de atividades, pp. 7-8) que fica
reproduzida em Gaveta de Nuvens.
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