Aula 41-42
Aula 41-42 (29/nov
[5.ª], 2 [1.ª, 3.ª], 6/dez [4.ª]) Sobre os «alfabetos pessoais» que se
devolviam (ver Apresentação).
A exemplo do que fizemos
há umas aulas a propósito de crónica de RAP, escreverás agora uma frase com até
vinte palavras para cada parágrafo da crónica de MEC, isto é, Miguel Esteves Cardoso, «Os
nossos ambíguos» (p. 27).
Há semanas pedi-lhes frases-resumos,
agora serão frases-sínteses, o que implica que o sistema de narração pessoal
desapareça e passemos a reportar o texto já com mais distância, na 3.ª pessoa
(«Segundo o cronista, ...»), com a preocupação ainda mais marcada de apurar apenas
a mensagem essencial. Mantém-se a necessidade de não ultrapassarem as vinte
palavras.
1.º parágrafo (ll. 1-4) |
Para
o cronista, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . |
2.º parágrafo (ll. 5-12) |
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
3.º parágrafo (ll. 13-18) |
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
4.º parágrafo (ll. 19-20) |
Conclui,
não sem ironia, que mais vale assumirmos que aqueles com quem conversamos nas
redes sociais são sempre «ambíguos». |
Se te despachares,
responde a 4. e 5. do manual (p. 27):
4. _________________
5. _________________
A hiperonímia é uma
relação de hierarquia entre um termo subordinado (hipónimo) e um seu subordinante (hiperónimo): o hipónimo é um membro da espécie, da classe, que o
hiperónimo designa.
Por exemplo, a palavra
«crocodilo» é ______ de «animal». Entretanto, «animal» é ______ de «crocodilo».
O hiperónimo «animal» tem aliás muitos outros seus hipónimos: «gato», «lesma»,
«pulga», «caracol», ________. Estes termos subordinados a um mesmo hiperónimo
são, entre si, co-hipónimos.
Dou-te pares de
co-hipónimos. Encontra o seu hiperónimo:
Os co-hipónimos «cravo» e
«piano» têm como hiperónimo «_______».
Os co-hipónimos «cravo» e «rosa» têm como hiperónimo
«______».
Os co-hipónimos «Camões» e «Fernando Pessoa» têm
como hiperónimo «______»
Nada impede que termos que
são hipónimos de um outro termo mais geral que os subordina sejam, por sua vez,
hiperónimos de termos mais específicos: «animal» é ______ de «mamífero»;
«mamífero» é ______ de «cão»; «cão» é ______ de «cão de caça», «cão pisteiro»,
«rafeiro» (e estes termos são entre si ______).
Outra relação que
estrutura o léxico é a de holonímia. Um termo representa o
todo; e outro, a parte: «mesa» é holónimo
de «tampo»; e «tampo» é merónimo de
«mesa».
Mais exemplos: «ponteiro»
é merónimo de ______; «espelho retrovisor» e «volante» são entre si co-merónimos (e sabemos que o seu
holónimo é «_______»); «mão» é holónimo de «_______».
Completa com holónimo / merónimo / hiperónimo / hipónimo:
«cáfila» é ________ de
«camelo».
«vaso sanguíneo» é ________ de «sistema
circulatório».
«cocó» é ________ de «excremento».
«texto dramático» é ________ de «Farsa de Inês Pereira».
Preenche:
Merónimos |
Holónimos |
Castelo Branco, Lisboa, Faro |
|
|
casa |
Morfologia, Sintaxe, Fonética |
|
|
livro |
Depois
de veres trecho de Último a sair,
completa com hiperónimo, hipónimo, holónimo, merónimo:
«museu» é _______ de «exposição»; || «quadro» é _______ de «museu»; ||
«artista» é _______ de «Jackson Pollock»; || «pintor» é _______ de «Pollock»;
|| «Louvre» é ______ de «museu»; || «Magritte» é _______ de «homem»; ||
«corrente artística» é _______ de «pictomarista»; || «Lourenço Marques
(Maputo)» é _______ de «Moçambique»; || «Bélgica» é _______ de «país». São co-hipónimos ______ e «Bélgica». || São co-merónimos «quadro»
e ______.
Escreve um texto cujos
períodos comecem sempre por nova letra segundo a ordem do alfabeto (A, B, C, D,
...). Género do texto será à tua escolha. Título será «Mundial».
Aqueles tempos ainda eram
de euforia pós-revolucionária. Bastou alguém lembrar que faltava um
liceu em Benfica para logo se criar uma comissão. Convém lembrar que os
adolescentes dos anos setenta tinham de ir estudar para o D. Pedro V, o Dona
Leonor, o Padre António Vieira ou mais longe ainda.
De cada vez que ...
. . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . .
TPC — Lê a ficha do Caderno
de atividades sobre ‘Geografia do Português no mundo’ (p. 49), que fica, já
corrigida, em Gaveta de Nuvens. (Dá um relance, entretanto, à p. 306 do
manual, sobre o mesmo assunto.)
#
<< Home