Thursday, September 08, 2022

Aula 41-42

Aula 41-42 (29/nov [5.ª], 2 [1.ª, 3.ª], 6/dez [4.ª]) Sobre os «alfabetos pessoais» que se devolviam (ver Apresentação).

A exemplo do que fizemos há umas aulas a propósito de crónica de RAP, escreverás agora uma frase com até vinte palavras para cada parágrafo da crónica de MEC, isto é, Miguel Esteves Cardoso, «Os nossos ambíguos» (p. 27).

Há semanas pedi-lhes frases-resumos, agora serão frases-sínteses, o que implica que o sistema de narração pessoal desapareça e passemos a reportar o texto já com mais distância, na 3.ª pessoa («Segundo o cronista, ...»), com a preocupação ainda mais marcada de apurar apenas a mensagem essencial. Mantém-se a necessidade de não ultrapassarem as vinte palavras.

1.º parágrafo (ll. 1-4)

Para o cronista, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2.º parágrafo

(ll. 5-12)

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3.º parágrafo

(ll. 13-18)

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4.º parágrafo

(ll. 19-20)

Conclui, não sem ironia, que mais vale assumirmos que aqueles com quem conversamos nas redes sociais são sempre «ambíguos».

 

Se te despachares, responde a 4. e 5. do manual (p. 27):

4. _________________

5. _________________

A hiperonímia é uma relação de hierarquia entre um termo subordinado (hipónimo) e um seu subordinante (hiperónimo): o hipónimo é um membro da espécie, da classe, que o hiperónimo designa.

Por exemplo, a palavra «crocodilo» é ______ de «animal». Entretanto, «animal» é ______ de «crocodilo». O hiperónimo «animal» tem aliás muitos outros seus hipónimos: «gato», «lesma», «pulga», «caracol», ________. Estes termos subordinados a um mesmo hiperónimo são, entre si, co-hipónimos.

Dou-te pares de co-hipónimos. Encontra o seu hiperónimo:

Os co-hipónimos «cravo» e «piano» têm como hiperónimo «_______».

Os co-hipónimos «cravo» e «rosa» têm como hiperónimo «______».

Os co-hipónimos «Camões» e «Fernando Pessoa» têm como hiperónimo «______»

Nada impede que termos que são hipónimos de um outro termo mais geral que os subordina sejam, por sua vez, hiperónimos de termos mais específicos: «animal» é ______ de «mamífero»; «mamífero» é ______ de «cão»; «cão» é ______ de «cão de caça», «cão pisteiro», «rafeiro» (e estes termos são entre si ______).

Outra relação que estrutura o léxico é a de holonímia. Um termo representa o todo; e outro, a parte: «mesa» é holónimo de «tampo»; e «tampo» é merónimo de «mesa».

Mais exemplos: «ponteiro» é merónimo de ______; «espelho retrovisor» e «volante» são entre si co-merónimos (e sabemos que o seu holónimo é «_______»); «mão» é holónimo de «_______».

Completa com holónimo / merónimo / hiperónimo / hipónimo:

«cáfila» é ________ de «camelo».

«vaso sanguíneo» é ________ de «sistema circulatório».

«cocó» é ________ de «excremento».

«texto dramático» é ________ de «Farsa de Inês Pereira».

Preenche:

Merónimos

Holónimos

Castelo Branco, Lisboa, Faro

 

 

casa

Morfologia, Sintaxe, Fonética

 

 

livro

Depois de veres trecho de Último a sair, completa com hiperónimo, hipónimo, holónimo, merónimo:

«museu» é _______ de «exposição»; || «quadro» é _______ de «museu»; || «artista» é _______ de «Jackson Pollock»; || «pintor» é _______ de «Pollock»; || «Louvre» é ______ de «museu»; || «Magritte» é _______ de «homem»; || «corrente artística» é _______ de «pictomarista»; || «Lourenço Marques (Maputo)» é _______ de «Moçambique»; || «Bélgica» é _______ de «país». São co-hipónimos ______ e «Bélgica». || São co-merónimos «quadro» e ______.

Escreve um texto cujos períodos comecem sempre por nova letra segundo a ordem do alfabeto (A, B, C, D, ...). Género do texto será à tua escolha. Título será «Mundial».

Aqueles tempos ainda eram de euforia pós-revolucionária. Bastou alguém lembrar que faltava um liceu em Benfica para logo se criar uma comissão. Convém lembrar que os adolescentes dos anos setenta tinham de ir estudar para o D. Pedro V, o Dona Leonor, o Padre António Vieira ou mais longe ainda.

De cada vez que ...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

TPC — Lê a ficha do Caderno de atividades sobre ‘Geografia do Português no mundo’ (p. 49), que fica, já corrigida, em Gaveta de Nuvens. (Dá um relance, entretanto, à p. 306 do manual, sobre o mesmo assunto.)

 

 

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