Aula 51-52
Aula 51-52 (19/dez [1.ª, 3.ª, 5.ª], 4.ª [4/jan]) Correções
de contos em cem palavras (ver Apresentação).
Imagina-te jornalista do
século XIV. Escreve a notícia correspondente ao episódio que Fernão
Lopes relata em «Do alvoroço […]» (que está nas pp. 81-83 do manual, mas que já
fomos lendo, ouvindo, resumindo, por estes dias), incluindo:
— título apelativo;
— subtítulo (que
complementa o título);
— um parágrafo curto (só
um período) com o chamado lead (informações essenciais acerca do
acontecimento: Quem? O quê? Quando? Onde?);
— dois parágrafos de corpo
da notícia, com informações sobre as causas (Porquê?) do acontecimento e
as suas circunstâncias (Como?).
(Hoje em dia, cada vez
menos as notícias obedecem a estas regras. Por razões óbvias, na imprensa
escrita a notícia breve tem dado lugar a uma pequena reportagem, com mais desenvolvimento
do que a notícia tradicional. Mas tentarás seguir o modelo mais clássico. A
seguir reproduzi uma notícia saída no Público deste sábado — 17-12-2022 —
adota mais ou menos esse modelo tradicional.)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. .
Assistimos a um trecho de Língua
(cfr. aula anterior, onde já ficou toda a tabela preencher e cuja apresentação
traz já a correção integral; na Apresentação da aula de hoje fica só a correção
da 2.ª parte).
Tanto a Crónica
D. João I, no episódio da revolução-golpe de 1383, como Expiação, na
parte que decorre antes da Grande Guerra, mostram situações em que alegados
criminosos são, injustamente, castigados.
Fernão
Lopes, Crónica de D. João I, cap. 11 |
Joe Wright,
Expiação, fim da 1.ª parte |
______ é morto pelo Mestre de Avis. |
______ é detido pela polícia. |
O conde João Fernandes Andeiro foi acusado de
estar a matar o Mestre por notícia propagada pelos que manipulavam o _____. |
Robbie foi incriminado por _____, que parece consciente
de estar a mentir (ou se quis convencer do que vira). |
O povo de Lisboa acolhe bem o boato porque já
antes desconfiava do Andeiro («o traidor») e _______ a rainha Leonor Teles («a
aleivosa»). |
Briony deixa-se convencer de que vira mesmo o
violador ______ pela cena da biblioteca, pelo cartão que lera e pelos ciúmes que
sentia. |
O Mestre (com a conivência dos _______ que tudo
tinham planeado) é quem escapa às consequências do assassinato que cometera. |
Paul Marshall (com a conivência da própria ______, que terá percebido ser ele o
violador) é quem se salva de ser apontado como criminoso. |
Todos se rendem ao novo herói, o Mestre de Avis.
O povo tratará de matar ainda outro suspeito de ser antagonista, o ______. |
Se descontarmos Marshall (e talvez Briony e
Lola), apenas acreditam na inocência de Robbie a sua mãe e ______. |
TPC — Além de fazeres a tarefa explicada na folha distribuída (um exercício de flexão de verbos), deves
estar a atento a indicação de trabalhos que porei em Gaveta de Nuvens (e
que podes começar a fazer a partir daí); lê bem as instruções desses trabalhos.
#
<< Home