Crítica geral às «leituras»
Um conselho para o futuro: leiam sempre os enunciados das tarefas. Tudo o que vou aqui criticar estava advertido nas
instruções para este trabalho.
Prevenia-os da necessidade de
dar ao ficheiro nome segundo o modelo «Leitura de Fulano do 10.º #.ª» (tantas vezes
que tive eu de os reescrever). Indicava também que a imagem devia ser criativa (e
não uma capa de livro tirada de net). Fixava um tempo mínimo de três minutos
(já agora, «mínimo» não implica que se fizesse só exatíssimos três minutos, ou mais
dois ou três segundos, parecendo às vezes que se quis evitar gastar uns
segundos a mais com um trabalho...). Assinalava que o formato seria de vídeo — ainda
não pude relancear os trabalhos em PPT ou os que estão sem imagem ou com imagem
e áudio desmontados. Deixá-los-ei para o final.
Também sugeri que não gastassem
muito tempo a fazer «apresentação» (sempre lhes disse que não queria apresentações)
ou sinopse do livro lido. Era um trabalho mais pessoal, escrito por vocês.
Texto devia estar escrito e com
certa elaboração (era oral formal: leitura em voz alta de um texto fixado por
escrito). Houve casos em que se apostou num quase improviso, em conversa, mas
não era isso que se pretendia. Por vezes, a leitura parece pouco ensaiada, com hesitações,
tropeções. Repetiam a gravação. E, antes de começar a gravar, deveria ter
havido ensaios.
Não acho mal que leiam o que
lhes seja sugerido por outrem, mas teria preferido que tivessem discutido comigo
o que iam ler (foram chamados à classroom para isso e esperei durante meses). Vejo
agora que alguns optaram por livros que eu talvez tivesse desaconselhado, alguns
até serão mais difíceis do que outros que me pareceriam mais interessantes. Também
não se pretendia que usassem livros já lidos no letivo anterior.
«Romance» não quer dizer paixão:
em literatura, «romance» é um livro narrativo maior do que a novela.
Finalmente: tantos livros que
ficaram a meio (ou no início). Tantos afazeres que vocês têm! Tanta preguiça
que leva a não chegarem ao ponto em que o livro se torna mesmo apetecível.
Espero pôr uma classificação de cada «leitura» ainda esta noite (domingo, dia 22) no caso do 10.º 1.ª e do 10.º 3.ª; amanhã (segunda, 23), as do 10.º 5.ª; as da turma 10.º 4.ª só talvez na terça, 24. Quando puder, daqui a largos
dias, farei comentário a cada um dos trabalhos. Fiz já estas críticas para
depois evitar estar a repeti-las individualmente e para desabafar já por
escrito as minhas fúrias, atenuando a irritação presencial. E, claro,
felizmente houve muitos que tiveram atenção ao que era pedido.
#
<< Home