Aula 77-78
Aula 77-78 (22 [4.ª], 24 [1.ª, 3.ª], 27/fev [5.ª]) Entrega das
primeiras versões dos textos para Concurso do PNED; distribuição de formulários
para preparação das candidaturas.
Assistência a parte do
vídeo com encenação de Farsa de Inês
Pereira (vv. 258-373/405).
Preenche as tabelas com
exemplos de Programa do Aleixo e Farsa de Inês Pereira.
Personagens
Processos
de caracterização |
||
Direta |
autocaracterização |
|
heterocaracterização |
|
|
Indireta |
|
Conceção |
|
modelada ou redonda |
|
plana |
|
tipo |
|
Inês
Principal
defeito: ...
Principal
qualidade: ...
Lema
de vida: ...
Está
na peça para: ...
Pero
Principal
defeito: ...
Principal
qualidade: ...
Lema
de vida: ...
Está
na peça para: ...
Lianor
Principal
defeito: ...
Principal
qualidade: ...
Lema
de vida: ...
Está
na peça para: ...
Mãe
Principal
defeito: ...
Principal
qualidade: ...
Lema
de vida: ...
Está
na peça para: ...
Escreve comentário
comparativo entre a letra da canção «Antes de ela dizer que sim» e a cena da Farsa
em que intervêm Inês e Pero Marques (vv. 258-364). Inclui duas citações do
texto e duas citações da cantiga. Pelo menos, 150 palavras. A caneta.
. . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
.
Classifica quanto à função
sintática os segmentos sublinhados:
Antes Dela [aliás, porque não pode haver contração: de
ela] Dizer Que Sim (Bárbara Tinoco)
Ele não sabe o nome
dela
Tem medo de perguntar
Ela é como atriz de novela _______
Que ele gosta de ver sonhar
Ela não sabe o nome dele
Tem medo de perguntar
E, se as promessas coradas _______
Foram bebida a falar,
E ele não contou
Mas ela não escondeu
Com quem a noite passou, _______
Jura ela o seu Romeu
Ele quer mais
Ela também
Talvez por isso nesse dia
Ele foi vê-la à luz do dia ________
Ele gosta das formas dela ________
E ela diz que ele tem bom ar
O mundo finge não saber ________
Que ele não é rapaz de fiar
Ela tem um novo sorriso
Mas medo de o partilhar ________
Ele gosta mais do que é preciso
De a desafiar
Ele, que sabia de cor _________
As moças mais fáceis,
Engates mais rascas;
Ela, que ficava em casa fechada _________
Com medo de ser
Só mais um rabo de saias;
Ele agora diz que a ama, _________
Dormem juntos só a dormir
Gosta dela de pijama
E ela de o corrigir…
Ela
agora diz que o ama,
Dormem
juntos só a dormir,
Gosta
dele desarmado,
E
ele de a ver despir.
E
as velhinhas, na cidade,
Sussuram no meu tempo não era assim,
Oh
onde já se viu dois enamorados,
Com
cara de parvos,
Antes
de ela dizer que sim.
Mas
ele ainda se lembra,
De
descer aquelas escadas,
Ganhar
coragem, perguntar,
E
como raio tu te chamas.
Ela
fingiu-se de irritada,
Ofendida
pela trama, __________
Reuniu
coragem para o amar, _________
Perguntou
e tu como raio te chamas.
TPC
— Na secção da Classroom que abrirei só para esse efeito, descarrega uma versão
já emendada do texto que te devolvi (sobre ‘Ética na vida e no Desporto’).
#
<< Home