Tuesday, September 06, 2022

Aula 77-78

Aula 77-78 (22 [4.ª], 24 [1.ª, 3.ª], 27/fev [5.ª]) Entrega das primeiras versões dos textos para Concurso do PNED; distribuição de formulários para preparação das candidaturas.

Assistência a parte do vídeo com encenação de Farsa de Inês Pereira (vv. 258-373/405).

Preenche as tabelas com exemplos de Programa do Aleixo e Farsa de Inês Pereira.

Personagens

Processos de caracterização

Direta

autocaracterização

 

heterocaracterização

 

Indireta

 

 

Conceção

modelada ou redonda

 

plana

 

tipo

 

Inês

Principal defeito: ...

Principal qualidade: ...

Lema de vida: ...

Está na peça para: ...

Pero

Principal defeito: ...

Principal qualidade: ...

Lema de vida: ...

Está na peça para: ...

Lianor

Principal defeito: ...

Principal qualidade: ...

Lema de vida: ...

Está na peça para: ...

Mãe

Principal defeito: ...

Principal qualidade: ...

Lema de vida: ...

Está na peça para: ...

Escreve comentário comparativo entre a letra da canção «Antes de ela dizer que sim» e a cena da Farsa em que intervêm Inês e Pero Marques (vv. 258-364). Inclui duas citações do texto e duas citações da cantiga. Pelo menos, 150 palavras. A caneta.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Classifica quanto à função sintática os segmentos sublinhados:

Antes Dela [aliás, porque não pode haver contração: de ela] Dizer Que Sim (Bárbara Tinoco)

Ele não sabe o nome dela

Tem medo de perguntar

Ela é como atriz de novela   _______

Que ele gosta de ver sonhar

 

Ela não sabe o nome dele

Tem medo de perguntar

E, se as promessas coradas   _______

Foram bebida a falar,

 

E ele não contou

Mas ela não escondeu

Com quem a noite passou,   _______

Jura ela o seu Romeu

 

Ele quer mais

Ela também

Talvez por isso nesse dia

Ele foi vê-la à luz do dia   ________

 

Ele gosta das formas dela   ________

E ela diz que ele tem bom ar

O mundo finge não saber   ________

Que ele não é rapaz de fiar

 

Ela tem um novo sorriso

Mas medo de o partilhar   ________

Ele gosta mais do que é preciso

De a desafiar

 

Ele, que sabia de cor   _________

As moças mais fáceis,

Engates mais rascas;

 

Ela, que ficava em casa fechada   _________

Com medo de ser

Só mais um rabo de saias;

 

Ele agora diz que a ama,   _________

Dormem juntos só a dormir

Gosta dela de pijama

E ela de o corrigir…

Ela agora diz que o ama,

Dormem juntos só a dormir,

Gosta dele desarmado,

E ele de a ver despir.

 

E as velhinhas, na cidade,

Sussuram no meu tempo não era assim,

Oh onde já se viu dois enamorados,

Com cara de parvos,

Antes de ela dizer que sim.

 

Mas ele ainda se lembra,

De descer aquelas escadas,

Ganhar coragem, perguntar,

E como raio tu te chamas.

Ela fingiu-se de irritada,

Ofendida pela trama,   __________

Reuniu coragem para o amar,   _________

Perguntou e tu como raio te chamas.

TPC — Na secção da Classroom que abrirei só para esse efeito, descarrega uma versão já emendada do texto que te devolvi (sobre ‘Ética na vida e no Desporto’).

 

 

#