Aula 97-98
Aula 97-98 (29/mar [4.ª], 31/mar [1.ª, 3.ª], 3/abr [5.ª])
Correção de acróstico sobre Crónica de D. João I; e de comentário feito
na aula anterior.
[Exemplo de comentário:]
Com efeito, também nós,
inicialmente, considerámos Inês pcduma personagem plana.
Nessa primeira impressão, coincidente cacom o «primeiro ato» da
farsa, Inês parecia psuma verdadeira personagem-tipo.
Ilustraria o tipo vicentino da rapariga fútil (leviana, como diz Cristina
Almeida Ribeiro). Procedia de modo previsível, obedecendo apenas ao seu
capricho, casar com um homem «discreto» (galanteador e que soubesse tocar
viola). Não faz caso dos conselhos da mãe e de Lianor. Não pondera a hipótese cnde
Pero ser um bom partido e acredita cona retórica de Brás da
Mata. É uma caricatura cnda rapariga casadoira, só
preocupada cacom as aparências.
No entanto, a má
experiência do casamento com o escudeiro faz que Inês se torne objetiva, fria.
Transforma-se conuma personagem mais complexa. Assim, depois
que casa de novo, agora com Pero Marques, temos até dificuldade cnem
definir a sua psicologia: mantém-se ansiosa capor
divertimento, desejosa cade namoricos, mas, dir-se-ia,
não abdica code certo espírito de desforra. Achamo-la pcdpróxima
de Georgina (que também preferiu um asno).
Leituras
em voz alta
F de Fernando — ...
...
A ...
...
R de Rúben
Semedo — Se for verdade que o ex-Fofó (que
todos dizem «discreto no falar»)
sequestrou e
maltratou alguém, podemos dizer que é uma espécie de Brás da Mata.
S ...
...
A ...
...
D de Disparate
— Pero Marques reaparece como personagem de Juiz da Beira, onde, mais do que
para ilustrar o
tipo do simplório, surge como pretexto de uma série de ações disparatadas.
E ...
...
I ...
...
N de Nonas
(ou Novenas) — Quase nem reparamos que a Farsa, pertencendo ao modo
dramático, é,
ainda assim, teatro em verso (as suas estrofes têm nove versos, são nonas).
Ê ...
...
S ...
...
P ...
...
E ...
...
R ...
...
E ...
...
I de Inesinha
— ...
...
R ...
...
A ...
...
TPC — Faz (completa)
acróstico de Farsa de Inês Pereira.
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