Tuesday, September 06, 2022

Aula 97-98

Aula 97-98 (29/mar [4.ª], 31/mar [1.ª, 3.ª], 3/abr [5.ª]) Correção de acróstico sobre Crónica de D. João I; e de comentário feito na aula anterior.

[Exemplo de comentário:]

Com efeito, também nós, inicialmente, considerámos Inês pcduma personagem plana. Nessa primeira impressão, coincidente cacom o «primeiro ato» da farsa, Inês parecia psuma verdadeira personagem-tipo. Ilustraria o tipo vicentino da rapariga fútil (leviana, como diz Cristina Almeida Ribeiro). Procedia de modo previsível, obedecendo apenas ao seu capricho, casar com um homem «discreto» (galanteador e que soubesse tocar viola). Não faz caso dos conselhos da mãe e de Lianor. Não pondera a hipótese cnde Pero ser um bom partido e acredita cona retórica de Brás da Mata. É uma caricatura cnda rapariga casadoira, só preocupada cacom as aparências.

No entanto, a má experiência do casamento com o escudeiro faz que Inês se torne objetiva, fria. Transforma-se conuma personagem mais complexa. Assim, depois que casa de novo, agora com Pero Marques, temos até dificuldade cnem definir a sua psicologia: mantém-se ansiosa capor divertimento, desejosa cade namoricos, mas, dir-se-ia, não abdica code certo espírito de desforra. Achamo-la pcdpróxima de Georgina (que também preferiu um asno).

Leituras em voz alta

Completa, usando o que já conheças ou que ainda possas investigar acerca de Gil Vicente e da Farsa de Inês Pereira. Faz trabalho criativo e cuidadoso. Alguns conselhos que dei para Alfabeto Pessoal e para acróstico com Crónica de D. João I são úteis ainda.

F     de Fernando ...

        ...

A     ...

        ...

R     de Rúben SemedoSe for verdade que o ex-Fofó (que todos dizem «discreto no falar»)

        sequestrou e maltratou alguém, podemos dizer que é uma espécie de Brás da Mata.

S      ...

        ...

A     ...

        ...

 

D     de DisparatePero Marques reaparece como personagem de Juiz da Beira, onde, mais do que

        para ilustrar o tipo do simplório, surge como pretexto de uma série de ações disparatadas.

E     ...

        ...

 

I      ...

        ...

N     de Nonas (ou Novenas)Quase nem reparamos que a Farsa, pertencendo ao modo

        dramático, é, ainda assim, teatro em verso (as suas estrofes têm nove versos, são nonas).

Ê     ...

        ...

S      ...

        ...

 

P     ...

        ...

E     ...

        ...

R     ...

        ...

E     ...

        ...

I      de Inesinha — ...

        ...

R     ...

        ...

A     ...

        ...

TPC — Faz (completa) acróstico de Farsa de Inês Pereira.

 

 

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