Aula 99-100
Aula 99-100 (3
[1.ª, 3.ª], 4/abr [5.ª, 4.ª]) Num dos episódios finais
de Último a sair, Rui Unas e Bruno
Nogueira ensaiam clichés para usarem assim que um deles seja expulso.
Quando, às vezes, lhes critico o uso de lugares
comuns em redações, estou a pensar, no fundo, no que se vai designando
agora mais como «cliché» (< fr. cliché,
‘chapa ‘).
Classifica
a função sintática que desempenham os constituintes sublinhados.
Clichés de despedida (e supostos
clichés) |
Funções sintáticas |
Se tu saíres, eu também saio. |
modificador (de frase) |
A casa não será a mesma coisa sem ti, Rui. |
|
Eu fico lá fora, à tua
espera, meu. |
|
Até a barraca
abana. |
|
A casa, sem ti, vai ficar
muita vazia, meu. |
|
Foi o país e o mundo. |
|
Que dizem os teus
olhos? |
|
Eles só passam as imagens
que lhes convêm. |
|
Quando
lavas os pés, vais
mesmo lá abaixo ou esfregas os pés um no outro? |
modificador (do grupo
verbal) |
Outros trechos |
Funções sintáticas |
Faltam aqui coisas,
tipo... |
|
Estás a ver, correu-me
mal. |
|
Só havia uma hipótese de
ele não sair. |
|
Unas e Bruno consideram
Roberto incapaz de tal coisa. |
|
Unas e Bruno consideram
Roberto incapaz de tal coisa. |
|
Classifica o ato ilocutório presente em cada uma
das intervenções (de Último a sair,
expulsão de Débora):
Intervenções |
Atos de fala |
Eliminada.
(no gráfico) |
|
Os
portugueses acabaram de decidir. |
|
Fogo,
meu! (dito por Luciana Abreu) |
|
Baza! |
|
Vou
ser a única mulher aqui na casa. (Luciana,
chorosa) |
|
Tem
dois minutos para abandonar a casa. |
|
Ah!
Lindo, lindo, lindo! (Roberto Leal a
ver Débora a abraçar Unas) |
|
Porque
é que fizeste isso, Débora? (por Unas) |
|
Só
tenho pena de não ter comido o açoriano. |
|
Amo-te
Débora! (por Débora) |
|
*
Sim, vou descongelar duas portadas para o jantar do César. |
|
Questionário
de gramática — Versão com Paulinho
incapaz de marcar golos
Sem
consultares outros elementos além desta folha, classifica quanto à função
sintática (sujeito, predicado, vocativo, modificador de
frase; complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome; complemento
do nome; complemento do adjetivo) as expressões sublinhadas. Não é
obrigatório que estejam representadas todas as funções e pode haver funções que
apareçam mais do que uma vez.
Com frequência, a
acentuação das esdrúxulas é esquecida pelos alunos. |
1 — 2 — |
Armindo, por favor, com a gentileza que todos te reconhecem,
traz-nos o DVD de O Leitor. |
1 — 2 — |
Saoirse Ronan, a
Briony de Expiação, também é atriz
interveniente em A Paixão de Van Gogh.
|
1 — 2 — |
A fútil Inês Pereira achava o bom do Pero Marques demasiado simplório. |
1 — 2 — |
Os sportinguistas
consideram Paulinho incapaz de marcar golos. |
1 — 2 — |
Hawking,
que comunicava por meio dos músculos da bochecha, sofria de esclerose lateral
amiotrófica. |
1 — 2 — |
Foi dedicado a
Bernardo Sassetti, sentidamente, um dos últimos discos de Rui Veloso. |
1 — 2 — |
Quando foi para Arzila, o cobarde Brás da Mata disse ao moço que vigiasse Inês.
|
1 — 2 — |
No Centro Ismaili, com a sua faca bué fofa, Abdul agrediu-nos. |
1 — 2 — |
Classifica
o ato de fala quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo,
assertivo, expressivo, diretivo):
Percebes os atos de fala? |
|
Declaro-te que não foi
culpa minha. |
|
Versão com surto psicótico de Abdul
Sem
consultares outros elementos além desta folha, classifica quanto à função
sintática (sujeito, predicado, vocativo, modificador de
frase; complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome; complemento
do nome; complemento do adjetivo) as expressões sublinhadas. Não é
obrigatório que estejam representadas todas as funções e pode haver funções que
apareçam mais do que uma vez.
Para teu bem, Inês,
por favor, não dês o sim ao repelente Brás da Mata. |
1 — 2 — |
Invólucros para recolha
de cocós foram oferecidos à
escola por um antigo aluno. |
1 — 2 — |
Kate Winslet, a Hanna
Schmitz de O Leitor, foi protagonista
de Titanic. |
1 — 2 — |
Porque Maguire é suplente, o capitão tem sido Bruno, que anda zangado com
Crisnaldo. |
1 — 2 — |
A
declaração da UELVA nomeou o nosso mestre único responsável pelo sorteio da Champions. |
1 — 2 — |
Chegaram anteontem, pelas
dezoito e trinta,os livros que a Hanna
pedira. |
1 — 2 — |
Cumprimentei-te
junto da porta de emergência, com a consciência absolutamente tranquila. |
1 — 2 — |
Regressaram de Castelo
Branco ontem mesmo os cães da Alzira. |
1 — 2 — |
O Moço, descontente com
o Escudeiro, sublinhava que não tinha calçado decente. |
1 — 2 — |
Classifica
o ato de fala quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo,
assertivo, expressivo, diretivo):
No dia 17 de abril cá
estarei na nossa aula. |
|
Tenho dúvidas
de que Abdul tivesse um surto psicótico. |
|
Liga
dos Campeões —
Sorteio
10.º
1.ª
Potes de ... |
Alunos |
Baiernes, Reais,
Peessegês e Portos [1 (19-16,5)] |
Miguel, Laura, Neves,
Alex |
Liverpuis, Barcelonas,
Sevilhas e Chélsis [2 (16-14,5)] |
Bea, Alice, Margarida,
Inês |
Benficas, Spórtingues,
Ínteres e Chaquetares [3 (14-13)] |
Cecília, Constança, João,
Joana, Ester, Matilde Ch., Matilde S., Macedo, Mada, Tiago, Cristian |
Marselhas, Céltiques,
Rângeres e Zagrebes [4 (13-os que não
chegaram a ler)] |
Clara, Duarte, Leo,
Lucas, André, Leandro, Rodrigo, Bernardo |
10.º
3.ª
Potes de ... |
Alunos |
Baiernes, Reais,
Peessegês e Portos [1 (18-16,5)] |
Bea, Letícia, Leonor,
Marta, Ana, Carlos |
Liverpuis, Barcelonas,
Sevilhas e Chélsis [2 (15-13,5)] |
Joana, Carol, Rodrigo,
Augusto, Mariana R., Helena, Henrique, Anna |
Benficas, Spórtingues,
Ínteres e Chaquetares [3 (13,5-12,5)] |
Artur, Tiago N.,
Carolina, Gonçalo, Talia, António, Mariana |
Marselhas, Céltiques,
Rângeres e Zagrebes [4 (12-8)] |
Neuza, Diogo, Ribeiro,
Afonso, Eduardo, Tiago E., Zé, Bia |
10.º
4.ª
Potes de ... |
Alunos |
Baiernes, Reais,
Peessegês e Portos [1 (17-16)] |
Joana B., Sofia, Gonçalo,
Margarida R., Carolina, Marta |
Liverpuis, Barcelonas,
Sevilhas e Chélsis [2 (16-14,5)] |
Ranya, Afonso, Rafa,
Leonor, Leonor F., Leonor Maria |
Benficas, Spórtingues,
Ínteres e Chaquetares [3 (14-12,5)] |
Joana C., Lourenço,
Martim, Margarida N., Sarah, Santi, Miguel |
Marselhas, Céltiques,
Rângeres e Zagrebes [4 (12-os que não
chegaram a ler)] |
André, João, Ana, Lara,
Mariana A., Mariana R., Eliana, Manuel, Elton, Francisco |
10.º
5.ª
Potes de ... |
Alunos |
Baiernes, Reais,
Peessegês e Portos [1 (15,5-14)] |
Frederico, Miguel,
Matilde, Salvador, Tiago M. |
Liverpuis, Barcelonas,
Sevilhas e Chélsis [2 (14-13,5)] |
Giuliana, Rosa, Leonor,
Sara, Tomás, Duarte, André, Ana |
Benficas, Spórtingues,
Ínteres e Chaquetares [3 (13,5-12)] |
Gonçalo S., Tiago C.,
Rodrigo, Guilherme, Rita A., José |
Marselhas, Céltiques,
Rângeres e Zagrebes [4 (11,5-os que
não chegaram a ler)] |
Santiago, Joana, Rita S.,
João, Matias, Gonçalo F., Luna, Rafaela |
Nota importante — Alunos do mesmo país (carteira) não podem ficar no mesmo
grupo.
Grupo A |
Grupo B |
Grupo C |
Grupo D |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Apurados para os oitavos de final (os quatros
primeiros de cada grupo) |
|||
|
|
|
|
Apurados para a Liga Europa (quintos, sextos,
sétimos, oitavos) |
|||
|
|
|
|
Como se trata de fase em poule, a classificação de cada grupo resultará
das pontuações de vários «jogos», incluindo leitura em voz alta mais ou menos
expressiva, em geral a preparar em casa. São apurados para a fase final da Liga dos Campeões os quatro primeiros
de cada grupo, seguindo-se eliminatórias, segundo estrutura muito inteligente
(A1 × B4; B1 × A4; ...). Restantes clubes (isto é, alunos) ficam apurados para a Liga Europa. Este outro troféu será
disputado logo em eliminatórias, definidas também segundo as classificações
obtidas na fase preliminar da Liga dos Campeões. Os derrotados nos oitavos de
final da Liga dos Campeões também se incorporarão numa eliminatória posterior
da Liga Europa.
TPC férias — Aproveita para ler
livros (vê agora se ainda se convém que te empreste algum). Já quase no final
das férias, devo pôr anúncio de leituras de sonetos a fazer para efeitos de
Liga dos Campeões (por favor, consulta blogue; e tem manual contigo).
#
<< Home