Aula 101-102
Aula 101-102 (5/abr [4.ª]; nas outras turmas esta aula
será dada mais à frente) Correção do trabalho de gramática (ver Aula
103-104, já que nas outras turmas foi aí que se fez a correção do
questionário). Correção da crónica gastronómica (ver Apresentação).
Relance
a exemplares de «Fugas dos leitores» (Público)
[Só um exemplo aqui:]
As folhas que distribuí
são de um suplemento-revista (Fugas) que sai aos sábados com o Público.
(As crónicas gastronómicas de Miguel Esteves Cardoso, que já relanceámos em
aula, costumam ser a penúltima página deste suplemento.)
A coluna que nos interessa
agora chama-se «Fugas dos leitores». É escrita por leitores e é acompanhada por
uma fotografia, que costuma ser também da autoria de quem escreveu a crónica
de viagem. Os textos têm cerca de três mil caracteres (um pouco mais de quinhentas
palavras).
Ao mesmo tempo que relanceies
os textos que te calharam, verifica a qual dos tipos seguintes correspondem (E,
PT ou ALD) e preenche as linhas em baixo.
[E] — Viagem ao
estrangeiro (com destino a uma dada localidade ou a toda uma região ou mesmo
país).
[PT] — Descrição de
localidade portuguesa visitada em turismo.
[ALD] — Texto sobre
localidade portuguesa que se conhece por vivência familiar (terra dos avós ou
dos pais, lugar onde se costuma passar as férias repetidamente, etc.).
Tipo da crónica: E
/ PT / ALD
Título: ____________________
Localidade (ou região) que é o foco do texto: _____________
País: _______________
Tipo da crónica: E / PT / ALD
Título: ____________________
Localidade (ou região) que é o foco do texto: _____________
País: _______________
Tipo da crónica: E / PT / ALD
Título: ____________________
Localidade (ou região) que é o foco do texto: _____________
País: _______________
Tipo da crónica: E / PT / ALD
Título: ____________________
Localidade (ou região) que é o foco do texto: _____________
País: _______________
Escreve texto ao mesmo
estilo, de crónica de viagem. Pode ser num dos três tipos que enunciei. Texto
deverá ter, para já, umas 300 palavras.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
TPC férias — Aproveita para ler
livros. Já quase no final das férias, devo pôr anúncio de leituras de sonetos a
fazer para efeitos de Liga dos Campeões (aqui).
#
<< Home