Aula 105-106
Aula 105-106 (18 [5.ª], 19 [4.ª], 21/abr [1.ª, 3.ª]) Correções
(ver Apresentação).
Na p. 194, vai lendo «Lá
vai ela, formosa e segura. Scooters da Coleção de João Seixas». Não uses
outras páginas do manual nem outros recursos.
«cantada»
(l. 1) quer dizer
a)
‘criticada’.
b)
‘relatada’.
c)
‘descrita’.
d)
‘musicada’.
A
1.ª pessoa do plural usada em «intitulámos» (l. 4) remete para
a)
os vários organizadores da exposição.
b)
o autor do texto.
c)
o organizador, ou os organizadores, da exposição.
d)
todos os utilizadores de scooters.
O
título da exposição, «Lá vai ela, Formosa e Segura» (l. 4), decorre
a)
da interpretação de verso de Camões.
b)
da inspiração num poema de António Gedeão.
c)
da recuperação de um provérbio popular.
d)
de alusão à rainha consorte do Reino Unido Camila.
«fenómeno
que cruza a Europa e os Estados Unidos» (ll. 9-10) significa ‘fenómeno
a)
comum a Europa e Estados Unidos’.
b)
que vai alternando entre os dois continentes’.
c)
que foi objeto de cancelamento nos Estados Unidos e na Europa’.
d)
que não se impôs nem na Europa nem nos Estados Unidos’.
Em
«A Vespa recebe um destaque pois ganha uma popularidade tal que a torna quase
no seu sinónimo» (ll. 10-13), «seu» tem
como antecedente
a)
«Estados Unidos» (l. 10).
b)
«a Europa e os Estados Unidos» (ll. 9-10).
c)
«scooter» (l. 8)
d)
«Vespa» (l. 10).
Em
«a torna» (l. 12), o pronome encontra-se em próclise (ou seja, anteposto ao
verbo)
a)
por causa do tempo verbal.
b)
por estar numa oração subordinada.
c)
por estar numa oração subordinante.
d)
por o autor ser brasileiro.
O
ato de fala em «Símbolo do bom design italiano, é hoje um clássico do
século XX e um objeto de culto» (ll. 13-15) é
a)
declarativo.
b)
assertivo.
c)
diretivo.
d)
compromissivo.
Nas
linhas 16-20 destacam-se aspetos
a)
orgânicos e de design.
b)
tecnológicos e literários.
c)
gastronómicos e desportivos.
d)
de design e económicos.
O
constituinte «Económica, funcional e bela» (ll. 20-21) desempenha a função sintática
de
a)
modificador de frase.
b)
modificador do grupo verbal.
c)
modificador apositivo do nome.
d)
modificador restritivo do nome.
Nas
linhas 20-25 salienta-se
a)
a qualidade estética da Vespa.
b)
o perigo de picadas de vespas.
c)
a integração da Vespa no design italiano.
d)
a funcionalidade e a beleza da Vespa.
Segundo
as linhas 27-30, a exposição
a)
aposta na mostra de cores e linhas das scooters ao longo dos tempos.
b)
teve a preocupação de pôr a lado a lado scooters e exemplos da moda na
mesma época.
c)
cinge-se aos modelos de scooters ainda que num largo período temporal.
d)
aproveita para estimular conversas entre agentes da moda e utilizadores de scooters.
O
constituinte «de linhas e silhuetas» (l. 28) desempenha a função sintática de
a)
complemento do adjetivo.
b)
complemento oblíquo.
c)
complemento do nome.
d)
complemento direto.
O
constituinte «cerca de 20 peças de moda e cerca de 80 scooters» (ll. 30-31)
desempenha a função de
a)
complemento direto.
b)
complemento oblíquo.
c)
complemento do nome.
d)
sujeito.
O
museu que albergou a exposição é
a)
o Mudo.
b)
o MUDE.
c)
a Coleção João Seixas.
d)
o Lisboa.
Relativamente
a «scooter», «Vespa» é
a)
merónimo.
b)
hiperónimo.
c)
hipónimo.
d)
holónimo.
Tendo
em conta que o étimo de «lambreta» é o italiano «lambretta» (‘pequena’) e que «scooter»
nos chegou do inglês, diremos que estamos perante, respetivamente, um
a)
empréstimo do italiano e um galicismo.
b)
um italianismo e um empréstimo do francês.
c)
um anglicismo e um italianismo.
d)
um empréstimo do italiano e um anglicismo.
O
texto é uma
a)
apreciação crítica.
b)
exposição introdutória à exposição.
c)
narrativa de um evento.
d)
descrição de scooters.
Leituras em voz alta
de sonetos na p. 196
(«Um mover d’olhos, brando e piadoso»; «Leda serenidade deleitosa»)
Com o texto da p. 198 regressamos
à medida velha. Está em redondilha {escolhe} menor/maior, já que os seus versos têm _____ sílabas
métricas, são pentassílabos {confirma,
fazendo a divisão em sílabas métricas do v. 1 }:
Aquela
cativa
O subgénero escolhido
também é típico da poesia camoniana de raiz mais tradicional, já que se trata de endechas (neste caso, quadras agrupadas em oitavas, com rima
emparelhada e ________).
O tom é _______, mesmo se
se trata de amor. Ao longo das cinco estrofes, esse caráter leve assenta
bastante no trocadilho entre «cativa» (‘escrava’, a escrava Bárbara) e «cativo»
(‘aprisionado’, metaforicamente, pela paixão).
Vai copiando os versos de «Aquela cativa» (poema
também conhecido como «Endechas a Bárbara escrava»), mas acrescentando em cada
verso a(s) palavra(s) suficiente(s) para transformar estas redondilhas menores
(pentassílabos) em redondilha maior (heptassílabos). A rima manter-se-á, pelo
que deves intervir apenas no início ou no meio de cada verso.
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TPC — Continua a preparar
leitura em voz alta dos sonetos que te couberam (cfr. aqui).
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