Aula 119-120
Aula 119-120 (17 [4.ª], 22/mai [1.ª, 3.ª, 5.ª]) Correção
de texto argumentativo sobre «Bicho da terra tão pequeno». Enquadramento do
passo a ler a seguir na ação de Os
Lusíadas (VIII, 96-99).
Reconstitui as quatro estâncias cujos
dísticos recortados tens no envelope. Deves aproveitar o que já sabes acerca do
esquema rimático seguido nas estrofes de Os Lusíadas (a-b-a-b-a-b-c-c). Os
recortes A, B, C, D são os primeiros, respetivamente, da primeira, segunda, terceira e quarta estância.
Os restantes dísticos estão todos muito bem desordenados.
A |
Nas
naus estar se deixa, vagaroso, |
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Até
ver o que o tempo lhe descobre; |
B |
A
Polidoro mata o Rei Treício, |
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Só
por ficar senhor do grão tesouro; |
C |
Este
rende munidas fortalezas; |
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Faz
trédoros e falsos os amigos; |
D |
Este
interpreta mais que sutilmente |
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Os
textos; este faz e desfaz leis; |
E |
Que
corrompe este encantador, e ilude; |
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Mas
não sem cor, contudo, de virtude! |
F |
Este
deprava às vezes as ciências, |
|
Os
juízos cegando e as consciências. |
G |
Pode
o vil interesse e sede imiga |
|
Do
dinheiro, que a tudo nos obriga. |
H |
Este
corrompe virginais purezas, |
|
Sem
temer de honra ou fama alguns perigos; |
I |
Veja
agora o juízo curioso |
|
Quanto
no rico, assi como no pobre, |
J |
Que
não se fia já do cobiçoso |
|
Regedor,
corrompido e pouco nobre. |
K |
Pode
tanto em Tarpeia avaro vício |
|
Que,
a troco do metal luzente e louro, |
L |
Entrega
aos inimigos a alta torre, |
|
Do
qual quási afogada em pago morre. |
M |
Até
os que só a Deus omnipotente |
|
Se
dedicam, mil vezes ouvireis |
N |
Este
a mais nobres faz fazer vilezas, |
|
E
entrega Capitães aos inimigos; |
O |
Entra,
pelo fortíssimo edifício, |
|
Com
a filha de Acriso a chuva d’ouro; |
P |
Este
causa os perjúrios entre a gente |
|
E
mil vezes tiranos torna os Reis. |
Faz uma releitura das
estâncias nas pp. 274-275 (Os Lusíadas, VIII, 96-99). Identifica a
estância (96, 97, 98 ou 99) correspondente a cada síntese:
a) O poder corruptor do
dinheiro: na amizade, na fidelidade, na integridade. Os bens materiais são mais
fortes do que os valores morais de cada um. = ___
b) O poeta exemplifica como
a ambição pode corromper os mais poderosos: no Direito, na Monarquia e, até, no
Clero. = ___
c) O poeta dá exemplos de
histórias trágicas da Antiguidade Clássica, para demonstrar que o «vil metal»
leva a cometer, desde sempre, as maiores atrocidades. = ___
d) O poder do dinheiro
tanto corrompe pobres como ricos. = ___
Convém perceberes a cadeira anafórica
em que assentam estas estrofes finais do antepenúltimo canto dos Lusíadas. Ao referente — ao termo
antecedente — «dinheiro» (est. 96, v. 8) sucedem-se vários termos
anafóricos (uns sete pronomes demonstrativos «este» e um grupo nominal
«este encantador [este feiticeiro]», todos correferentes, é claro).
Depois, preenche a tabela, copiando as transcrições do texto que podem abonar
cada uma das afirmações da coluna à esquerda.
O
poder corruptor do dinheiro percorre todas as camadas sociais. |
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A
deterioração dos valores da classe nobre é destacada pelo poeta. |
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O
dinheiro influencia a compreensão das situações. |
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Nem
os membros religiosos (os sacaninhas!) escapam à influência negativa do
dinheiro. |
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O
domínio do dinheiro pode influenciar situações legais. |
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Sob
influência do dinheiro, o ser humano pratica ações desleais. |
«Faz tredoros e falsos os
amigos; / Este a mais nobres faz viver vilezas, / E entrega Capitães aos
inimigos» (est. 98, vv. 2-4); «Este causa os perjúrios entre a gente / E mil
vezes tiranos torna os Reis» (99, vv. 3-4). |
Vamos continuar a procurar analogias entre Cantar
2 e Os Lusíadas.
Trecho
deCantar 2 |
Os
Lusíadas, III-VIII |
O objetivo de Moon (ou, melhor, do seu grupo —
podemos considerar que o herói é _________) é fazer um grande espetáculo em Redshore
City. |
O objetivo de Vasco da Gama (ou, melhor, dos portugueses
— podemos considerar que o herói é _______) é difundir a fé e expandir o reino.
|
Depois de ter tido de ________ uma série de hesitações
dos artistas (provocadas por descrença no êxito da aventura ou fraca
autoestima), Moon, com a ajuda preciosa de ________ (que argumenta ter até encontrado
babysitter para os seus leitões), consegue que todos entrem na camioneta que
os levará à grande cidade. |
Depois de terem tido de ________ uma série de obstáculos
(provocados por Baco) com a ajuda preciosa de Vénus, aportaram em Melinde, onde
o Gama (cantos III-V) narrou ao rei local a primeira parte da viagem e episódios
da história de Portugal (uma analepse que resolve o problema de termos
encontrado as naus já no ______, o tal começo in media res). |
Chegados a Redshore, conseguiram introduzir-se em
zonas reservadas da Crystal Tower, até chegarem à fala com o lobo-magnata _______.
É ele que avaliará o resultado, como prometera num cartão: «Não faças ______,
Moon. Senão, ...». |
Chegados à ______, foram bem recebidos inicialmente.
Há até novo relato de factos da história de Portugal (a pretexto de figuras em
bandeiras), ao Samorim e ao Catual (espécies de rei-governador e regedor-polícia
locais), desta vez por Paulo da Gama, irmão de _____. |
Porém, de _________ dependerá a concretização do
espetáculo. Havia ______ anos que desaparecera da vista do público, desde que
morrera a mulher e se recolhera numa mansão inexpugnável. Para tentar
convencer Clay a regressar, Miss Crawley, num espampanante carro vermelho,
desloca-se à fortaleza do leão misantropo, não se esquecendo de levar uma
cesta de fruta como presente, mas é brutalmente __________, regressando a Redshore
City cheia de mazelas. |
Porém, _____ volta a interferir, divulgando
falsidades sobre as intenções dos portugueses naquelas terras. Por sua
influência, altera-se o comportamento do Catual, que, para deixar partir os navegantes
portugueses, lhes exige a entrega de mercadorias. É esta atitude interesseira
que inspira ao poeta, no final do canto VIII, uma reflexão sobre o poder do
_______. As fazendas exigidas pelo Catual acabam por ser ________ pelo Gama e
a armada inicia o regresso a Portugal. |
Entretanto, a jovem loba ______, filha de Crystal,
aproveita as vertigens de Rosita para se _________ na preparação do
espetáculo. |
Entretanto, _______ prepara uma surpresa aos seus
protegidos lusitanos, uma ilha maravilhosa habitada por ninfas, que ________ os
amores dos marinheiros. |
TPC —
Prepara leituras em voz alta. Lá para o final da semana tentarei pôr áudio (está
aqui) para advertir dificuldades.
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