Tuesday, September 06, 2022

Aula 119-120

Aula 119-120 (17 [4.ª], 22/mai [1.ª, 3.ª, 5.ª]) Correção de texto argumentativo sobre «Bicho da terra tão pequeno». Enquadramento do passo a ler a seguir na ação de Os Lusíadas (VIII, 96-99).

Reconstitui as quatro estâncias cujos dísticos recortados tens no envelope. Deves aproveitar o que já sabes acerca do esquema rimático seguido nas estrofes de Os Lusíadas (a-b-a-b-a-b-c-c). Os recortes A, B, C, D são os primeiros, respetivamente,  da primeira, segunda, terceira e quarta estância. Os restantes dísticos estão todos muito bem desordenados.



A

Nas naus estar se deixa, vagaroso,

 

Até ver o que o tempo lhe descobre;

B

A Polidoro mata o Rei Treício,

 

Só por ficar senhor do grão tesouro;

C

Este rende munidas fortalezas;

 

Faz trédoros e falsos os amigos;

D

Este interpreta mais que sutilmente

 

Os textos; este faz e desfaz leis;

E

Que corrompe este encantador, e ilude;

 

Mas não sem cor, contudo, de virtude!

F

Este deprava às vezes as ciências,

 

Os juízos cegando e as consciências.

G

Pode o vil interesse e sede imiga

 

Do dinheiro, que a tudo nos obriga.

H

Este corrompe virginais purezas,

 

Sem temer de honra ou fama alguns perigos;

I

Veja agora o juízo curioso

 

Quanto no rico, assi como no pobre,

J

Que não se fia já do cobiçoso

 

Regedor, corrompido e pouco nobre.

K

Pode tanto em Tarpeia avaro vício

 

Que, a troco do metal luzente e louro,

L

Entrega aos inimigos a alta torre,

 

Do qual quási afogada em pago morre.

M

Até os que só a Deus omnipotente

 

Se dedicam, mil vezes ouvireis

N

Este a mais nobres faz fazer vilezas,

 

E entrega Capitães aos inimigos;

O

Entra, pelo fortíssimo edifício,

 

Com a filha de Acriso a chuva d’ouro;

P

Este causa os perjúrios entre a gente

 

E mil vezes tiranos torna os Reis.

Faz uma releitura das estâncias nas pp. 274-275 (Os Lusíadas, VIII, 96-99). Identifica a estância (96, 97, 98 ou 99) correspondente a cada síntese:

a) O poder corruptor do dinheiro: na amizade, na fidelidade, na integridade. Os bens materiais são mais fortes do que os valores morais de cada um. = ___

b) O poeta exemplifica como a ambição pode corromper os mais poderosos: no Direito, na Monarquia e, até, no Clero. = ___

c) O poeta dá exemplos de histórias trágicas da Antiguidade Clássica, para demonstrar que o «vil metal» leva a cometer, desde sempre, as maiores atrocidades. = ___

d) O poder do dinheiro tanto corrompe pobres como ricos. = ___

Convém perceberes a cadeira anafórica em que assentam estas estrofes finais do antepenúltimo canto dos Lusíadas. Ao referente — ao termo antecedente — «dinheiro» (est. 96, v. 8) sucedem-se vários termos anafóricos (uns sete pronomes demonstrativos «este» e um grupo nominal «este encantador [este feiticeiro]», todos correferentes, é claro). Depois, preenche a tabela, copiando as transcrições do texto que podem abonar cada uma das afirmações da coluna à esquerda.

O poder corruptor do dinheiro percorre todas as camadas sociais.

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A deterioração dos valores da classe nobre é destacada pelo poeta.

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O dinheiro influencia a compreensão das situações.

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Nem os membros religiosos (os sacaninhas!) escapam à influência negativa do dinheiro.

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O domínio do dinheiro pode influenciar situações legais.

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Sob influência do dinheiro, o ser humano pratica ações desleais.

«Faz tredoros e falsos os amigos; / Este a mais nobres faz viver vilezas, / E entrega Capitães aos inimigos» (est. 98, vv. 2-4); «Este causa os perjúrios entre a gente / E mil vezes tiranos torna os Reis» (99, vv. 3-4).

Vamos continuar a procurar analogias entre Cantar 2 e Os Lusíadas.

Trecho deCantar 2

Os Lusíadas, III-VIII

O objetivo de Moon (ou, melhor, do seu grupo — podemos considerar que o herói é _________) é fazer um grande espetáculo em Redshore City.

O objetivo de Vasco da Gama (ou, melhor, dos portugueses — podemos considerar que o herói é _______) é difundir a fé e expandir o reino.

Depois de ter tido de ________ uma série de hesitações dos artistas (provocadas por descrença no êxito da aventura ou fraca autoestima), Moon, com a ajuda preciosa de ________ (que argumenta ter até encontrado babysitter para os seus leitões), consegue que todos entrem na camioneta que os levará à grande cidade.

Depois de terem tido de ________ uma série de obstáculos (provocados por Baco) com a ajuda preciosa de Vénus, aportaram em Melinde, onde o Gama (cantos III-V) narrou ao rei local a primeira parte da viagem e episódios da história de Portugal (uma analepse que resolve o problema de termos encontrado as naus já no ______, o tal começo in media res).

Chegados a Redshore, conseguiram introduzir-se em zonas reservadas da Crystal Tower, até chegarem à fala com o lobo-magnata _______. É ele que avaliará o resultado, como prometera num cartão: «Não faças ______, Moon. Senão, ...».

Chegados à ______, foram bem recebidos inicialmente. Há até novo relato de factos da história de Portugal (a pretexto de figuras em bandeiras), ao Samorim e ao Catual (espécies de rei-governador e regedor-polícia locais), desta vez por Paulo da Gama, irmão de _____.

Porém, de _________ dependerá a concretização do espetáculo. Havia ______ anos que desaparecera da vista do público, desde que morrera a mulher e se recolhera numa mansão inexpugnável. Para tentar convencer Clay a regressar, Miss Crawley, num espampanante carro vermelho, desloca-se à fortaleza do leão misantropo, não se esquecendo de levar uma cesta de fruta como presente, mas é brutalmente __________, regressando a Redshore City cheia de mazelas.

Porém, _____ volta a interferir, divulgando falsidades sobre as intenções dos portugueses naquelas terras. Por sua influência, altera-se o comportamento do Catual, que, para deixar partir os navegantes portugueses, lhes exige a entrega de mercadorias. É esta atitude interesseira que inspira ao poeta, no final do canto VIII, uma reflexão sobre o poder do _______. As fazendas exigidas pelo Catual acabam por ser ________ pelo Gama e a armada inicia o regresso a Portugal.

Entretanto, a jovem loba ______, filha de Crystal, aproveita as vertigens de Rosita para se _________ na preparação do espetáculo.

Entretanto, _______ prepara uma surpresa aos seus protegidos lusitanos, uma ilha maravilhosa habitada por ninfas, que ________ os amores dos marinheiros.

TPC — Prepara leituras em voz alta. Lá para o final da semana tentarei pôr áudio (está aqui) para advertir dificuldades.

 

 

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