Aula 109-110
Aula 109-110 (2 [5.ª, 4.ª], 5/mai [3.ª, 1.ª]) Correção
do trabalho com «A senhora do cãozinho» truncado (ver Apresentação).
Na
p. 216 temos um texto que ainda representa a vertente tradicional da lírica camoniana (em «medida
velha»); ao lado, na p. 217, estão dois textos que ilustram o Camões lírico clássico (e, portanto, em «medida
nova»). Veremos ainda um sketch que não exemplifica nenhuma das vertentes,
aliás nem sequer a poesia de Camões.
Depois de leres
os poemas, completa as colunas relativas aos textos.
|
«Verdes são os campos» |
«A fermosura desta fresca serra» |
«Alegres campos,
verdes arvoredos» |
«Filósofo matarruano» |
Modo |
_________ |
lírico |
_________ |
[dramático] |
Género |
cantiga |
____________ |
_________ |
sketch |
Metro |
_________ (redondilha menor) |
decassílabo |
_________ |
------------- |
Esquema rimático |
mote: A-B-C-B voltas: D-E-E-D-D-__-F-__ G-H-H-G-G-B-C-__ |
A-B-B-A A-B-B-A __-__-__ D-E-C |
A-B-B-A A-B-B-A C-D-E __-__-__ |
------------- |
Destinatário(s) |
campo, ___, gado |
______ («te», «sem ti») |
______, árvores, águas,
montes, penedos, ... |
[entrevistador] |
A natureza serve para... |
_____ com os olhos da amada (também verdes e
belos) |
realce da ausência da _____ (sem ela, até a beleza
da natureza magoa o poeta) |
contraste com o espírito do poeta (a _____ da
paisagem não impede que o «eu» a regue com «lágrimas saudosas») |
putativa _____ de «tetinhas» pelo matarruano |
Sentimento |
_____, amor |
_____, saudade |
desilusão («lembranças ____») |
_____ fetichista, luxúria |
Tipo de natureza |
pastoril (bucólica), mediterrânica, correspondente
a um ________ |
pastoril (_____), mediterrânica, cor-respondente
a um locus amœnus, ainda que com mar
e serra |
mediterrânica, cor-respondente a um locus amœnus
mesmo se com «silvestres montes» e «___ penedos» |
a de um locus amœnus (campo, pássaros, árvores,
abelhas, ____, mel); mar, algas, corais, golfinhos, ... |
Na
p. 218, lê o enquadrado «A representação da natureza». Responde a 1:
____.
Agora vai até à
p. 196. O
soneto «Um mover d’olhos, brando e piadoso» faz um retrato de mulher em termos
petrarquistas (cfr. p. 200; e p. 230, quarto parágrafo). Ao longo do
poema, a anáfora — com o artigo indefinido «um» e «uma» — contribui para esta
idealização da mulher. Completa a tabela:
Elementos
físicos e morais |
Expressões
caracterizadoras |
o olhar |
«brando e _______» |
o sorriso |
«________ e honesto, / quási forçado» |
o rosto |
«doce e _______»; «de qualquer alegria _______» |
o desembaraço |
«_______ e vergonhoso» |
a postura |
«gravíssim[a] e _________» |
a bondade |
«pura»; «manifesto indício da alma, limpo e
_______» |
o ousar |
«_________» |
o medo |
«_________» |
o ar |
«_________» |
o sofrimento |
«_______ e obediente» |
Leituras
em voz alta
Vamos procurar analogias entre Cantar 2
e Os Lusíadas (que estudaremos em breve):
Início
de Cantar 2 |
Os
Lusíadas, canto I |
No começo há um encaixe: estamos a assistir a um
______. Só depois, quando nos é dada uma imagem dos bastidores e de Moon,
percebemos que aquelas peripécias (de uma adaptação de Alice no país das maravilhas,
de Lewis Carroll) não pertenciam ao _____ nível narrativo. |
No começo também ainda não temos a ação propriamente
dita. Primeiro, há a ______ (poeta anuncia o que vai «cantar»), a Invocação
(pede inspiração às Tágides, ninfas do Tejo) e a Dedicatória (a D. Sebastião).
Só na estância 19 é que entramos na Narração, e ficamos a saber que as ______
navegam já no Índico. |
O tópico desta parte é a presença entre a
assistência ao espetáculo de uma caça-talentos, a cadela ____, estando Buster
Moon e o seu grupo ansiosos com o veredito da importante crítica. ______ vai anotando
os gestos da canina «scouter», informando Moon. A certa altura, porém, Suki
abandona a sala, o que preocupa Moon, que ainda procura convencê-la a ficar
e, depois a irá seguir no meio do trânsito, com risco de algum acidente _____. |
O tópico desse começo da
Narração, porém, nem vai ser bem a viagem, porque, a partir do final da
oitava 19, passamos ao ‘plano da mitologia’ e assistimos ao Consílio dos
deuses no _____ (convocados por Mercúrio, por ordem de Júpiter), com o debate
entre _____ (que não quer que os portugueses cheguem à Índia, por recear perder
o seu estatuto no Oriente) e Vénus (que defende os portugueses, que lhe _____
o seu amado povo romano, dadas a coragem e a língua). |
O passo termina com Moon a não se ______ com a
sentença, exarada pela cadela «olheira», de que o seu grupo não era suficientemente
bom, e mostrando-se decidido a provar que não era assim, o que vai obrigar a troupe
a viajar para outra ______, a sofisticada Redshore. |
O Consílio (estrofes 19-41) termina com Marte,
antigo apaixonado de Vénus, a ______ igualmente os portugueses, sustentando que
se cumprisse a determinação de Júpiter, que reafirma que os portugueses, povo
valoroso, seriam ajudados na «costa ______ como amigos», e seguiriam depois a
«sua longa rota». |
TPC — [para as turmas 1.ª
e 4.ª, a quem se esqueceu de o fazer, recordo o tepecê anterior:] Lança na
Classroom, com as correções que eu tenha introduzido, o texto da «Fuga»; [para
as turmas 3.ª e 5.ª:] Escreve e descarrega na Classroom crónica para «Fugas
dos leitores».
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