Aula 113-114
Aula 113-114
(9 [5.ª, 4.ª], 12/mai [3.ª,
5.ª]) Sobre verbetes corrigidos (ver Apresentação). Explicação
sobre modalidades (e valores modais).
«O
desensofador» (série Lopes da Silva) |
modalidade |
Ui! |
|
Não lhe vou mentir: está
muito complicado... |
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Vai ser preciso desmontar:
tenho de tirar a almofada. |
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Tenho de fazer a verificação do forro a nível do
extravio de acepipes. |
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Não pode recolocar agora? |
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Não posso voltar cá. |
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Tenho um serviço num
dentista que deve ser demorado. |
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Que horror: parece impossível!
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Parece incrível como há
gente assim em pleno século XXI... |
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E posso colocar eu a almofada? |
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Por mim, pode. |
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Pode só virar o fecho éclair
ao contrário... |
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Pode meter mal a almofada... |
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A única coisa que pode acontecer é desfigurar o sofá para
sempre. |
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Posso oferecer-lhe uma cerveja? |
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Devemos ter cuidado com chaves e
naperons — o mundo tornou-se complicado para os sofás. |
|
Na p. 278, lê o texto em «Praticar» e resolve 1 e 2:
1. ______________
2. _____
Depois de ouvires «Fiscal das danças ridículas»
(série Lopes da Silva), preenche a coluna do meio, relativa ao ato ilocutório
(assertivo, expressivo, diretivo, compromissivo, declarativo):
Passo de «Fiscal das danças
ridículas» ou de separadores |
Ato ilocutório |
Descrição útil para tipificar
ato |
[Incorreu
na prática de danças ridículas.] Vai ter de abandonar o estabelecimento. |
|
Frase
deôntica dita por um «fiscal de danças ridículas». |
Vi-o
a efetuar uma espécie de um comboiinho. |
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Relato,
relativamente a que o enunciador se responsabiliza, de um acontecimento anterior. |
O
que é que eu fiz? |
|
Interrogação
dirigida ao fiscal. |
Não
posso pactuar com comboiinhos! |
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Frase
na 1.ª pessoa, dita com ênfase, com indignação. |
Não
vou fechar os olhos a uma situação como a que o vi fazer. |
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Frase
com complexo verbal (ir + infinitivo
do verbo principal) com valor de futuro próximo. |
Não
perca a atualização das notícias sobre a seleção nacional. |
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Frase com uso do conjuntivo, correspondente a imperativo
negativo. |
Ao
contrário do que fora anunciado, Paulo Ferreira não jantou o prato de peixe. |
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Informação,
relato de uma circunstância, negando-se informação anterior. |
Vamos ter oportunidade de ouvir uma entrevista com Dona
Maria da Conceição Ferradinha, uma alentejana que viu o autocarro da seleção
duas vezes. |
|
Frase
com complexo verbal (ir + infinitivo
de verbo principal) com valor de futuro próximo. |
Ui,
tantos episódios! |
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Frase
exclamativa, com algum teor descritivo, mas sobretudo admirativa. |
Agora
é calcar! |
|
Frase
de teor apelativo, ainda que sem uso de modo imperativo. |
Eu
estou a perder a cabeça! |
|
Descrição
de estado de espírito, sublinhada com nervosismo evidente. |
Itens de exame em torno de atos ilocutórios
[2014, 1.ª fase]
2.3.
Classifique
o ato ilocutório presente em «Como um dia veremos.» (linha 29). [É por isso que, para além do culto que a obra de
Eça legitimamente merece, por mérito próprio e grandeza genuína, se deve
reconhecer, para sermos justos, que muita da admiração totalitária que Eça
desencadeia nasce porventura duma espécie de preguiça e lentidão em entender,
ainda nos nossos dias, a linguagem diferente daqueles que lhe sucederam. O que
não parece vir a propósito, embora venha. Como um dia veremos.]
R.: ____________________
[2013, 1.ª fase]
1.7. Na frase «E, após isso, ninguém
lerá uma só palavra posta por mim num pedaço de papel.» (linhas 9 e 10), o
autor realiza um ato ilocutório
(A) compromissivo. | (B) declarativo.
| (C) expressivo. | (D) diretivo.
[2013, 2.ª fase]
2.2.
Classifique
o ato ilocutório presente em «A sua poesia ainda tem segredos para si?» (linha
21).
R.:
__________________
Escreve um
soneto mais otimista do que «Erros meus, má fortuna,
amor ardente» (p. 191). Diria mesmo: um poema na direção emocional contrária,
um poema em que desespero, lamento, desilusão dessem lugar a alegria,
entusiasmo, fruição.
Respeitarás um esquema rimático ABBA ABBA CDE CDE. Os versos
de rima B terminarão em –aram, como
podes ver a seguir. Manterás também as poucas palavras que registei nas linhas,
mas, como se vê, podes trocar-lhes género e número e, se quiseres, optar por
«se juntaram» em vez de «se conjuraram». Não te preocupes com a métrica. E,
claro, o soneto não tem de se reportar a Camões.
(Ao escolheres as primeiras rimas, tem em conta que ficas
obrigado a obedecer-lhes
___ meu(s)/minha(s), boa(s)/bom/bons
__, amor __ A
Em minha(s)/meu(s) _____ se conjuraram/juntaram B
__________________________________ B
__________________________________
A
__________________________________ A
__________________________________ B
__________________________________ B
__________________________________ A
__________________________________ C
__________________________________ D
__________________________________ E
__________________________________ C
__________________________________ D
__________________________________
E
TPC — Porei em Gaveta de
Nuvens ficha do Caderno de atividades sobre Valor modal, já
corrigida. Não deixes de a ver. Se ainda ainda não o entregaste, não esqueças também
o texto de «Fuga».
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