Tuesday, September 06, 2022

Sonetos para leitura em voz alta

 

Sonetos de Camões cuja leitura em voz alta deve ser preparada

Cada aluno preparará a leitura de quatro sonetos, embora não os vá ler todos em aula. Os alunos do grupo A preparam os sonetos 1 a 4; os do grupo B, os sonetos 5 a 8; os do grupo C, 9 a 12; e os do grupo D, 13 a 15 e 1. (Recordo os grupos de cada turma: 10.º 1.ª; 10.º 3.ª; 10.º 4.ª; 10.º 5.ª.) As leituras podem começar ainda na primeira semana de aulas, mas decerto não logo na primeira aula. Na coluna da direita esclareço palavras de pronúncia difícil em cada soneto.

 

página

primeiro verso do soneto

pronúncias que aconselho

1

190

O dia em que eu nasci, moura e pereça

moura = m[ôrr]a

2

191

Erros meus, má fortuna, amor ardente

 

3

196

Um mover d’olhos, brando e piadoso

ũa = uma

4

196

Leda serenidade deleitosa

 

5

202

Amor é um fogo que arde sem se ver

 

6

203

Tanto de meu estado me acho incerto

nũ’hora = num’hora | ũ’hora = um’hora

7

205

Sete anos de pastor Jacob servia

Jacob = Jac[ó]

8

206

Como quando do mar tempestuoso

 

9

208

Transforma-se o amador na cousa amada

 

10

217

A fermosura desta fresca serra

avorrece = a[b]orrece | mores = m[ó]res | mor = m[ó]r

11

217

Alegres campos, verdes arvoredos

 

12

219

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

 

13

222

O tempo acaba o ano, o mês e a hora

ledo = l[ê]do

14

227

Cá nesta Babilónia, donde mana

 

15

232

Grão tempo há que soube da Ventura

fero = f[é]ro