Aula 103-104
Aula 103-104 (17 [1.ª, 3.ª, 5.ª], 18/abr [4.ª]) Correção
do questionário de gramática [exceto na 4.ª, onde já fora feita na aula 101-102].
Solução
da versão com Paulinho incapaz de marcar golos
Com frequência, a acentuação das esdrúxulas
é esquecida pelos alunos. |
1 — Complemento do nome 2 — Complemento agente da passiva |
Armindo, por favor, com a gentileza que todos te
reconhecem, traz-nos o DVD de O Leitor. |
1 — Vocativo 2 — Complemento direto |
Saoirse Ronan, a Briony de Expiação, também é atriz interveniente
em A Paixão de Van Gogh. |
1 — Modificador apositivo do nome 2 — Predicativo do sujeito |
A fútil Inês Pereira achava o bom do Pero
Marques demasiado simplório. |
1 — Sujeito 2 — Predicativo do complemento direto |
Os sportinguistas consideram Paulinho incapaz
de marcar golos. |
1 — Complemento direto 2 — Complemento do adjetivo |
Hawking, que comunicava por meio dos músculos
da bochecha, sofria de esclerose lateral amiotrófica. |
1 — Sujeito 2 — Complemento oblíquo |
Foi dedicado a Bernardo Sassetti, sentidamente,
um dos últimos discos de Rui Veloso. |
1 — Complemento indireto 2 — Sujeito |
Quando foi para Arzila, o cobarde Brás da Mata
disse ao moço que vigiasse Inês. |
1 — Modificador do grupo verbal 2 — Complemento direto |
No Centro Ismaili, com a sua faca bué
fofa, Abdul agrediu-nos. |
1 — Modificador do grupo verbal 2 — Complemento direto |
Percebes os atos de fala? |
Diretivo |
Declaro-te que não foi culpa minha. |
Assertivo |
Solução
da versão com surto psicótico de Abdul
Para teu bem, Inês, por favor, não dês o sim
ao repelente Brás da Mata. |
1 — Vocativo 2 — Complemento indireto |
Invólucros para recolha de cocós foram oferecidos à
escola por um antigo aluno. |
1 — Sujeito 2 — Complemento agente da passiva |
Kate Winslet, a Hanna Schmitz de O Leitor, foi protagonista de Titanic. |
1 — Modificador apositivo do nome 2 — Predicativo do sujeito |
Porque Maguire é suplente, o capitão tem sido
Bruno, que anda zangado com Crisnaldo. |
1 — Modificador do grupo verbal 2 — Sujeito |
A declaração da UELVA nomeou o nosso mestre
único responsável pelo sorteio da Champions. |
1 — Complemento do nome 2 — Predicativo do complemento direto |
Chegaram anteontem, pelas dezoito e trinta, os livros que a
Hanna pedira. |
1 — Predicado 2 — Sujeito |
Cumprimentei-te junto da porta de
emergência, com a consciência absolutamente tranquila. |
1 — Complemento direto 2 — Modificador do grupo verbal |
Regressaram de Castelo Branco ontem mesmo
os cães da Alzira. |
1 — Complemento oblíquo 2 — Sujeito |
O Moço, descontente com o Escudeiro, sublinhava
que não tinha calçado decente. |
1 — Complemento do adjetivo 2 — Complemento direto |
No dia 18 de abril cá estarei na nossa aula. |
Compromissivo |
Tenho dúvidas de que Abdul tivesse um surto
psicótico. |
Assertivo |
O sketch que veremos serve-nos para tratar
de questões de flexão de formas verbais (pessoa, tempo, modo) e, sobretudo, do Imperativo:
Em
«Instrutor que canta o yodel» (série Meireles) predominam as frases diretivas.
Surgem formas verbais na 2.ª pessoa do singular do _______ («Entra», «Mete uma abaixo, homem», «Faz
inversão de marcha», «Fica sabendo
que em mais de vinte anos», «Está
calado, pá»), mas também da 3.ª pessoa do singular do ______ do Conjuntivo («Fique sabendo que o yodel até ajuda»);
da __ pessoa do _______ do Presente do Conjuntivo («vamos lá a fazer essa inversão de marcha»); e da 2.ª pessoa do
singular do ______ do Indicativo («vais
começar»; «tiras o travão de mão»).
Ou
seja: são vários os tempos que acabam por poder funcionar como Imperativo. Nas
gramáticas mais tradicionais, o Imperativo
surge só com duas pessoas (as segundas, do singular e do plural, para «tu» e
«vós»). Mas, como já quase não usamos «vós» mas antes a terceira pessoa
(«você»), o imperativo acaba por se servir da 3.ª pessoa do Presente do _______,
no singular e no plural: «fique», «fiquem». Para a 1.ª pessoa do plural, serve
também o _________ do Conjuntivo: «fiquemos». Na negativa, o Imperativo
socorre-se das formas do Presente do Conjuntivo. Passa tu para a negativa:
Entra
| ______; Mete | _______; Faz | _______; Está | ________.
Completa o que falta ao mote e às
voltas, que transcrevi já segundo a ordem mais natural do português:
mote, vv. 1-3 || Leanor vai para
fonte, pela verdura, _________. Vai fermosa [= bela] e não segura.
voltas, 4-10 || Na cabeça _____ o
pote [a bilha, a vasilha]; nas mãos
de prata, o ______ [tampo]. [Tem] uma
cinta de escarlata _____, um sainho [colete]
de chamalote [lã]. Traz a vasquinha [saia plissada] de _____ [todos os dias] mais branca que a neve
pura. Vai fermosa e não segura.
11-17 || A ______ descobre a
garganta; o ___________, os cabelos d’ouro. Tem fita de cor d’encarnado. [É]
tão linda que _________ o mundo. Nela chove tanta ______ [beleza], que dá graça [beleza]
à fermosura [beleza]. Vai fermosa e
não segura.
O «Poema da autoestrada», de António Gedeão, alude ao de Camões:
Poema da autoestrada
Voando vai para a praia
Leonor na estrada preta.
Vai na brasa, de lambreta.
Leva calções de pirata,
vermelho de alizarina,
modelando a coxa fina
de impaciente nervura.
Como guache lustroso,
amarelo de idantreno,
blusinha de terileno
desfraldada na cintura.
Fuge, fuge, Leonoreta.
Vai na brasa, de lambreta.
Agarrada ao companheiro
na volúpia da escapada
pincha no banco traseiro
em cada volta da estrada.
Grita de medo fingido,
que o receio não é com
ela,
mas por amor e cautela
abraça-o pela cintura.
Vai ditosa, e bem segura.
Como um rasgão na paisagem
corta a lambreta afiada,
engole as bermas da
estrada
e a rumorosa folhagem.
Urrando, estremece a
terra,
bramir de rinoceronte,
enfia pelo horizonte
como um punhal que se
enterra.
Tudo foge à sua volta,
o céu, as nuvens, as casas,
e com os bramidos que
solta
lembra um demónio com
asas.
Na confusão dos sentidos
já nem percebe, Leonor,
se o que lhe chega aos
ouvidos
são ecos de amor perdidos
se os rugidos do motor.
Fuge, fuge, Leonoreta.
Vai na brasa, de lambreta.
António
Gedeão, Obra Completa, 2004
Na esteira de Gedeão, podemos imaginar uma matriz
para criar uma série de textos paralelos, se formos variando os seguintes
elementos do mote:
Leonor |
vai |
para a fonte |
pela verdura |
descalça |
Leonor |
vai
voando |
para
a praia |
na
estrada preta |
na
brasa, de lambreta |
Protagonista |
«ir» ou outro verbo idêntico |
lugar para onde |
lugar por onde |
modo |
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As tuas versões serão em prosa, semelhantes aos três parágrafos em que linearizei o
poema de Camões (e, claro, sem rima).
Além da mudança nos elementos das cinco
colunas, haverá, desde logo, a mudança
de século (XVI > XXI). Tenta que o tipo, a caracterização do protagonista,
revele qualidade na observação. Sê bastante descritivo. O próprio Camões também foi muito fotográfico. Nos nomes,
evita os de colegas.
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TPC — Vai já preparando as
leituras em voz alta de sonetos (vê aqui a distribuição dos sonetos).
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